Política

Miguel Trovoada critica políticas de Pinto da Costa com vista a realização do Diálogo Nacional

O ex-Presidente da República Miguel Trovoada convocou uma conferência de imprensa, mas acabou por se transformar numa comunicação de mais de 3 horas, sem perguntas dos jornalistas. Atacou duramente as acções de Pinto da Costa, no sentido da realização do Diálogo Nacional.

As posições assumidas pelo Presidente Manuel Pinto da Costa desde a abertura do processo de auscultação das populações com vista a realização do diálogo nacional, mereceram atenção especial de Miguel Trovoada.

No distrito de Caué na abertura da auscultação das populações, Pinto da Costa disse que os partidos políticos não são donos do país nem da democracia, apesar de ter reconhecido que as forças políticas desempenham papel importante para o fortalecimento do regime democrático.

O discurso de Pinto da Costa que não foi bem recebido pelos partidos políticos, ganhou mais força quando na sua argumentação enviada para o Tribunal Constitucional solicitando a fiscalização preventiva da nova lei eleitoral, o Chefe de Estado são-tomense, referindo-se há um dos pontos que lhe suscita dúvidas, perguntou se a Democracia é feudo dos partidos políticos.

Miguel Trovoada, diz que notou no país um clima diferente. «Notei um clima de uma certa “partidofobia” exagerada. Não sei o quê que se tem contra os partidos políticos. Se estamos a falar de democracia os partidos políticos são fundamentais. Talvez se quer fazer a democracia directa, talvez como na Grécia antiga», afirmou, o ex-Presidente.

Trovoada avançou com um discurso, que coloca os partidos políticos em São Tomé e Príncipe, como pilares fundamentais do sistema democrático, onde a sociedade civil, é débil sem presença e intervenção. «Onde é que se elaboram as leis? Onde é que se apuram as maiorias que constituem governos para aplicar os programas aprovados na Assembleia?. Quer-se acabar com os partidos políticos? Quer-se fragilizar o partidos políticos?» interrogou.

O Diálogo Nacional que está a ser promovido pelo Presidente da República Manuel Pinto da Costa, mereceu comentários de Miguel Trovoada. O ex-Presidente e arquirival de Pinto da Costa, , concentrou a sua reflexão nos episódios da última edição do programa Cartas na Mesa de São de Deus Lima. «Segui o programa Cartas na Mesa, que era mesmo Cartas na Mesa sem batota, as pessoas se exprimiram, e disseram coisas interessantes», frisou.

Do que ouviu no programa Cartas na Mesa, com destaque para a posição manifestada pelos três partidos políticos que formam a maioria parlamentar, o MLSTP, o PCD e o MDFM, segundo a qual desconhecem o documento de base que vai orientar o Diálogo Nacional, Miguel Trovoada tirou várias conclusões. «Esta falta de respeito pelas pessoas , falta de respeito pelas instituições, subalternizar tudo pensando que a lei é a nossa própria vontade, ..isso não existe em democracia», declarou.

Para Miguel Trovoada, o fundamental para São Tomé e Príncipe, é a estabilidade. «Temos que cultivar a estabilidade». Acrescentou parafraseando o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama que « A democracia não precisa de homens fortes, mas sim de instituições fortes». O diálogo deve ser algo contínuo, segundo o ex-Presidente.

Na sua primeira intervenção política, desde que cumpriu dois mandatos como Presidente da República, de 1991 à 2001, Miguel Trovoada, falou do partido que foi criador a ADI e também do seu filho Patrice Trovoada, seu actual Presidente da ADI. O filho que segundo o pai, recebeu ordens de Pinto da Costa para se afastar da vida política, iss0 no calor da crise política de Dezembro do ano 2012.

Trovoada Pai, é político nato, verdadeiro animal político. A semelhança de alguns políticos da sua geração, sente-se na conversa com os mesmos, o prazer de viver e fazer política, só política.

Uma sensação diferente quando se está diante dos políticos da nova geração. Nota-se rapidamente que são homens de negócios implicados na política. Coisa que nem sempre os filhos herdam dos pais.

Abel Veiga

75 Comments

75 Comments

  1. Fernado Castanheira

    18 de Março de 2014 at 11:45

    Em vez de ajudarem o Povo so trazem estas conversas imundas para fazer o boi dormir. Isto ja estamos cansados. Trabalhem mais.

    • Santana Grande

      18 de Março de 2014 at 12:12

      Meu caro, só posso concordar contigo. Miguel fez, quando foi Presidente da República, o que de pior qualquer presidente poderia fazer.
      Destituiu um governo legítimo do PCD por birra, má-fé, porque achava-se poderoso e único dono do país, porque não admitiu compartilhar o poder com outros. É bom lembrar que o PCD tinha maioria absoluta nesta altura. Ele não teve piedade do PCD nesta altura nem do próprio país. O país pagou caro este ato do senhor Miguel Trovoada. Além disso ele queria vingar-se do Daniel Daio e da família Costa Alegre. O país pagou caro este gesto do senhor Miguel Trovoa e nunca mais conheceu estabilidade. Naquela altura as pessoas do PCD compararam o Miguel ao Fugimori. Ninguém se lembra disto agora. Porquê que o senhor Miguel Trovoada não falou disto nesta entrevista? Ele não se preocupou em prejudicar o país para aumentar o seu imenso poder político naquela altura.
      Naquele momento ele não se lembrou que o país deveria precisar de instituições fortes e não de homens fortes. Onde é que este slogan estava escondido naquela altura? Temos que ser sérios e honestos. Eu sei, no entanto, que estas qualidades não existem na política. Mas, neste caso, ele é igual ou pior do que o Pinto da Costa. Portanto não deveria se transformar em vítima como se ele fosse o modelo de político que o país mais precisa. Muito pelo contrário. O que ele fez foi um exercício de vitimização para esconder as suas frustrações perante os problemas políticos que o filho enfrenta neste momento. Neste exercício de vitimização ele tentou instrumentalizar os partidos políticos que se têm queixado do comportamento político do Pinto da Costa. Só que estes partido políticos não conhecem Miguel Trovoada. Ou conhecem-no mal. Uma vez resolvidos os problemas políticos do seu filho ele deixará cair estes mesmo partidos políticos e mandará o seu filho prender todos os dirigentes políticos destes partidos que têm problemas com a Justiça. Esperem para ver o que vai acontecer. Alguém ainda se lembra porquê que o Carlos Neves, o Edgar Neves, O Jaime Menezes, o Rodrigo Cassandra, o Diogo e outros abandonaram o ADI? Perguntem ao Miguel Trovoada, aos próprios e ao Patrice Trovoada. Eles saberão explicar. Eles, família Trovoada, nuca permitiram que os outros tivessem algum protagonismo dentro do ADI porque sempre pensaram que o ADI era uma propriedade privada da família Trovoada. Porquê que o Miguel Trovoada não falou disto na sua entrevista? Só quem não conhece este senhor é que o compra. Delfim Neves que se ponha a pau. Isto já parece mais uma monarquia do que uma democracia.

    • Cafuka

      18 de Março de 2014 at 13:43

      Subscrevo senhor Santana Grande. Este indivíduo que aparece agora a criticar o seu amigo Pinto da Costa fou o grande responsável para a situação de instabilidade e confudão que o país vive atualmente. Toda a gente atenta ao fenómeno político aqui em S.Tomé sabe o que ele fez ao PCD quando era presidente da república. O Daniel Daio e os irma~so Costa Alegre mais o Oldegário Tiny e o João Bonfim se quiserem falar darão toda a informação sobre aquilo que aconteceu. Ele comportava-se como se fosse o dono do país, mandava no governo, só queria que o governo fizesse o que ele mandasse porque queria aumentar o seu poder condicionando todos os outros órgãos de soberania. Onde é que está hoje em dia o Daniel Daio? Onde é que está hoje em dia o João Bonfim? Onde é que está hoje em dia o Costa Alegre? Onde é que está hoje em dia o Oldegário Tiny? Onde é que está hoje em dia a Alda Bandeira? Ele eliminou toda esta gente da política para aumentar desmesuradamenmte o seu poder em S.Tomé. Todavia ele não falou disto na entrevista que deu.
      Depois disso, as pessoas já não se lembram que foi ele que escolheu e decidiu que o presidente seguinte depois dele teria que ser o Fradique de Menezes. Ele sozinho e os seus familiares decidiram isto e determinaram esta ato ao país. Alguém se lembra disto ainda. E o quê que o Fradique de Menezes fez pelo país? Voltou a crias só instabilidades política, demitindo uma grade quantidade de governos porq

    • Teodora

      18 de Março de 2014 at 14:08

      Grande bandido este Miguel Trovoada. Ele só faz estas coisas para defender o filho dele. Estou farto destas pessoas.

    • Lucas Melo

      20 de Março de 2014 at 18:23

      Este homem deveria ter vergonha na cara!
      O que fez para STP? Só aparece para criar mais conflito ou ressuscitar conflito do passado.
      O que fez para STP como Presidente da Republica?
      Foi secretário executivo da comissão do golfo. O que fez em benefício de STP?
      Sem vergonha…

    • Trindadense

      18 de Março de 2014 at 14:16

      Este homem não é bom. O Miguel Trovoada é muito mau e só pensa politicamente nele e na família dele. Quem está convencido que vai para política pela mão do Miguel Trovoada e vai ter algum sucesso é melhor ficar sossegado.
      Eu ainda me lembro o que certas pessoas como Carlos Neves, Gabriel Costa e outros fizeram para que este homem fosse presidente da república quando ele regressou do exilo. Deram tudo o que tinham para que ele tivesse êxito. Quando ele conseguiu abandonou esta gente toda e até perseguiu alguns deles. Este homem é muiuto mau.
      Perguntem ao PCD o que Miguel Trovoada fez a este partido. Foi o PCD praticamente que elegeu Miguel Trovoada. Assim que ele conseguiu a presidência do país ele derrubou o governo do PCD.
      Ele é muito ingrato.
      Agora como ele sabe que o filho está em maus lenções ele já está a preparar as condições para ajudar o filho e qquem sabe candidatar às próximas eleições presidenciais. Aqueles que estãoi convencidos que vão ajudá-lo para serem recompensados tirem o vosso cavalinho da chuva. Ele não agradece. Pelo contrário, ele persegue-vos. Eu conheço muito bem este homem.
      Pergutem ao Oné, ao Guadalupe e outros a qualidade humana deste homem.

  2. anonimo

    18 de Março de 2014 at 12:09

    100% de acordo consigo senhor Castanheira….

    • mandja

      18 de Julho de 2014 at 20:41

      …é exactamente o que se passou. O Gabriel Costa, o Pascoal Daio, em França foram eles de uma importância capital para o “come back” da família Trovoada para STP assim como para o sucesso politico do Miguel Trovoada e da intronisacao do filho P.Trovoada na vida política do país.Inclusive, o Miguel Trovoada prejudicou directamente a vida sentimental do casal G.C. com a noiva , porque a separação improvisada (visto que o GC não tinha ido para ficar em STP, de via regressar à França), porque o MT tinha a precisão da presença do GC em STP…assim foi. Eis q hoje ñ São mais amigos….é assim, a justiça das terras da Guiné é misteriosa e poderosa. Cá se faz, cá se paga. Ainda estámos no princípio da justiça do “tchon”. Gabriel Costa é amigo, Bom politico e compétente….mas terá q passar à justiça tradicional do mal que fez à pequena ….é normal!

  3. Zé Vinga

    18 de Março de 2014 at 12:24

    Porque que o Senhor Pinto da Costa decidiu agora voltar ao passado e desenterrar uma etapa triste para a nossa história?
    Nem o Pinto da Costa, nem o Trovoada são os culpados por esta situação toda que o país conhece hoje. Nunca se entenderam e com suas clivagens foram adiando e odiando o país, enquanto que em Cabo Verde por exemplo, Aristides Pereira e Pedro Pires sempre se entenderam e Cabo Verde é o que é hoje, um país de harmonia e de desenvolvimento médio, enquan to que em STP lá estão novamente os dois “barrões” a soltarem fumo pelas ventas.
    Por favor, deixem o povo viver em paz!

    • Ano Velho

      19 de Março de 2014 at 17:32

      Porque alguém levantou o problema e ele tinha que responder. Ate parece que foi orquestrado por ADI para permitir que o Miguel Trovoado desse o se xou, que só ele sabe fazer. Esse Senhor tem uma lata!!
      Já repararam que ele passou a vida a defender o seu filhote com cara de inocente e a deitar lagrimas de crocodilo?? Ele já não engana ninguém.

    • coboconi

      20 de Março de 2014 at 10:59

      você é Alguen do palácio. Todos estes comentarios são feitos por dois indivíduos. Eu trabalho aqui, fiquem a saber que não se safam, povo vai mandar na urna de forma violenta.

  4. Lede di alami

    18 de Março de 2014 at 12:30

    Sempre tiveste medo da justica, sempre foste traidor, es um dos piores, destruiste tudo que o pais tinha de bom, “AMOR, PAZ,” apoderaste de Francisco Cabral, e muitos mais, entraste no poder , saiste, deixaste o pais, com, Prostituicao, Crime, corrupcao, droga, fome e miseria, os 15 anos do pinto nao existia nada disso, por mim o senhor e Z.

    • Lódoma

      19 de Março de 2014 at 12:33

      Este homem é pior que cobra preta é um rancorista se povo tem memória curta vou deixar uma pergunta no ar (lembrão dos militares que participaram no golpe militar contra ele? Onde estão eles?) Portanto estou de acordo contigo 100% este homem é bruxo.

    • anônimo

      22 de Março de 2014 at 11:06

      O único bruxo é o ditador venerado por vcs, o nosso grande Cucucu pleto.

  5. Jaca dochi

    18 de Março de 2014 at 12:33

    Tell pere tel. fil.

  6. Dos santos

    18 de Março de 2014 at 13:15

    Eles não são os unicos culpado,a culpa é dos políticos da nova geração que não transmitem confiança para povo

    • djatta

      18 de Março de 2014 at 16:06

      …nao estou de acordo consigo, dos Santos. Note que para que a nova geraçao transmita , dê gosto e motive o povo, teri que lhes ser inculcado tais principios. Creio nao ter sido o caso. E vocessemecê,a que geraçao pertence?
      Afastem os TROVOADA destas belas ilhas, sao eles um do mal deste pais… sao “feiticeiros”!!!

    • seabra

      18 de Março de 2014 at 16:09

      Miguel Trovoada jà està rico, jà vingou, agora quer vir ensinar aos outros a HONESTIDADE ora que ele nao tem nem em ” AMOSTRA”…bazaaaaaaaa!!!

  7. Eterno Madiba

    18 de Março de 2014 at 14:05

    Eu, Paquete considero os dois homnes, grandes bandidos e vendedores da pátria. Até porque foram colegas da infância! A única diferença é que enquanto um é sábio o outro nunca fez nada na sua vida senão presidente de S. Tomé e Príncipe.

  8. vencha

    18 de Março de 2014 at 14:19

    Miguel Trovoada ficou rico com o dinheiro de Taiwain. Agora quer dar licoes aos outros!!! Corrupto nato.

  9. Filipe Samba

    18 de Março de 2014 at 14:28

    A questão ou o problema que está na origem do conflito é a ambição do poder.
    Durante o mandato de Sua Excia Dr. Pinto da Costa as empresas Agricolas estavam em bom estado sem perseguição dos desterrados de Angola.
    Porqê o Senhor Trovoada expulsou as gloriosas FAPLAS de Stome e Principe, mas continua a viver no solo patrio angolano com todas as condições, melhor 100 vezes do que os Sanzaleiros de STP em condições animalesco sem esperança de uma vida melhor; Nascem, Crescem e morrem.
    O seu slogan Gabão (Tonga) devem ser expulsos de STP sem Direito de Trabalho, não podem falar a lingua materna Kimbundo, Umbundo. Graças a intervenção de Angola na Pessoa de Sua Excia Dr. Fenando da Piedade (Nando), estagnou este processo.
    »O galo que canta de manha a tardinha vai cair no Bico de folção»

  10. Justiça e Verdade

    18 de Março de 2014 at 14:56

    Pelo que sei e que se pode confirmar, Pinto devia ser julgado no tribunal Penal Internacional8TPI), pela tortura, pela perseguição e pela morte injustificada e cruel dos cidadãos santomenses.Mas ele tem razão: Quem diria que este monstro regressaria ao poder??É pena que todos estamos a pagar pelo regresso deste inimigo do seu próprio povo! Não, não estou cá para defender ninguém, longe disso, mas quem conhece a história e conviveu um pouco com o regime do ditador Pinto da Costa, sabe que o povo (quem o voltou a eleger, salvo a inocência) pintou mais uma vez de negro a nossa história e hipotecou o nosso futuro coletivo. Que pena, Quem diria que este predador implacável voltasse ao poder, quem diria!!!!!!!

  11. Militar

    18 de Março de 2014 at 15:00

    É por esse motivo que STP não vai a frente cheio de odio e mais….
    Mas isso um dia vai acabar pode crer meus Senhores que pensam que sao dono do Pais.

  12. carlos bom jesus

    18 de Março de 2014 at 15:03

    o senhor Miguel trovada foi um presidente que foi para puder fazer a sua vida em custa da democracia não fez nada para s.t.p

  13. Homem do campo

    18 de Março de 2014 at 15:09

    Confesso que faz-me confusão ouvir esse senhor, falso profeta, mensageiro do odio e do mal. Miguel Trovoada não deve continuar a pensar que ele pode, ele querer, ele faz…S. Tomé e Príncipe padece de um cancro maligno é a familia trovoada. Santo Deus, porquê que esse sr. e o seu filho não sentem pena deste povo e vá pra bem longe daqui.
    Quem esse sr. pensa que é para continuar a querer lançar esse clima de tensão no país? Já ganhou dinheiro em Angola, na comissão do golfo. Tem mais do que 70 anos. Vai embora e viva a sua vida, mas deixe-nos em paz. raios……….

    • Saudoso Francisca

      18 de Março de 2014 at 16:00

      O Homem do campo, deveria tentar entender que o Sr Miguel Trovoada, foi tocado e só veio dar o dito por não dito, ou seja revelar aquilo que muitos de nós não sabia e desconheciamos. Por isso, acho que o Homem do campo, deve ser mais cuidadoso na linguagem.

    • Pão com Chouriço

      18 de Março de 2014 at 16:18

      Meu caro, como é que ele vai embora se ele pensa que vive numa monarquia em que os poderes têm que passar de pais para filhos? Isto há-de continuar assim até um dia que Deus quiser. Admite-se que um homem que mais instabilidade criou no país vem agora aparecer como um Santo a criticar os outros quando ele mesmo foi o maior instabilizador deste país, derrubando governos, achando que era dono do país, etc? Quem demitiu sem mais nem menos o governo do PCD com maioria absoluta? Quem afastou o Daniel Daio? Quem afastou o Costa Alegre?
      Quem decidiu que Fradique seria presidente do país e colocou-o lá? Este homem não tem moral nenhuma para falr dos outros.
      Tenho dito.

    • angustiado esperancoso

      19 de Março de 2014 at 13:24

      Voces tenhem todos razao porque, a razao deixou de ser razao.TODOS DEIXARAM DE VER A PALMA DA MAO E OBSECADAMEMTE ESTAO A OLHAR PARA TRAZ DELA. O que fazer? Somos um pais perdido.

  14. Põe boca não tira

    18 de Março de 2014 at 16:27

    O maior pecado deste país foi ter Pinto da Costa e Miguel Trovoada como presidente da república. Cultivaram os dois uma cultura de ódio que foi passando de geração a geração, e hoje é o que se vê…muito ódio entre as pessaoas, espírito de vingança o que nada favorece o clima de paz, tranquilidade que sempre caraterizou esse país……mas reza a história ….”AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA”…..

    • mandja

      18 de Julho de 2014 at 22:28

      Poe Boca..,você disse uma tão boa e útil verdade. Estes 2 , Pinto e Trovoada São ambos responsaveis da situação actual em STP e por cima iinculcaram o ódio. Diria mesmo, incutiram este sentimento aos que continuam o processo de continuar à encaminhar o país…especialmente o Trovoada, que tem o filho P.T. que é igualito ao “papai” Miguel +. Há muito ódio , inveja, rivalidade, ciúmes entre os saotomenses. Eis porque STP não funciona.

  15. Anzol sem isca

    18 de Março de 2014 at 16:28

    Compatriotas,

    Uma vez que o povo assistiu a toda essa tempestade até então convém se acalmar, em certo momento da vida a resignação também é uma forma de alcançar a vitória. Ao ter em conta que não há homem que vive eternamente, esses barões não escapam a lei da natureza. Depois de 40 anos da independência não conseguiram aproveitar a alta potencialidade da riqueza do solo e subsolo para melhoria da situação socioeconómico de menos de 200 mil filhos de STP, não é agora que estão quase na porta de saída para eterno descanço é que irão conseguir, ao menos que nos apresentem essa vara mágica.

    Não é por acaso que Pinto da Costa e Miguel Trovoada, assombrados por seus contemporâneos de bom nível académico e de larga experiência na área administrativa, justiça, agricultura etc, priorizaram o silenciar, neutralizar e afastar esses melhores filhos dessa terra, para se apropriarem de STP.

    Que fiquem a saber de uma vez por toda, Pinto da Costa e Miguel Trovoada, frequentaram a mesma escola política onde aprenderam Primeiro… eu, Segundo…eu, Terceiro…eu, Quarto …eu, Quinto…eu–eu–eu–eu–eu, e a disciplina filosófica é ódio, vingança, represália, e têm mentalidade de oportunismo e ambição de poder vitalício.

    Vamos rezar a Deus para que não entrem na luta de ajuste de contas porque quando elefante e leão (os dois grandes) lutam, o capim é que sofre (povo é que sofre).

    Santomense é povo humilde e pacato mas é preciso estudar e organizar de forma a estar bem preparados para substituir e assumir o virar de página enquanto os dois barões ainda se digladiam.

    Vamos acreditar e ter fé, depois de tempestade chegará bom tempo, não há mal que sempre dure.

  16. manuel soares

    18 de Março de 2014 at 17:07

    Boa, bonito serviço, já viram o que dá um mau gestor, já viram? isto é o que o sr presidente Pinto da Costa quer como diálogo nacional? Por amor de Deus meus srs vamos pensar no povo de São Tomé e Príncipe, chega disto, só ódio e rancor, vamos mais é pensar positivo e no nosso futuro colectivo nestas ilhas maravilhosas.

  17. Original

    18 de Março de 2014 at 17:34

    É pena que que ao abrir este jornal, sou obrigado a ver cara de certos judas deste Páis.Este homem pensa que tanto ele como filho fram modelos na democracia neste País?Quem meteu banho neste país que depois deu origem á corrupção de forma exagerada? Esqueceu? O Sr.deveria ter outra forma de contribuir para este País sem estar com Pinto na boca como pastilha onde não consegue engolir nem deitar fora.Cuidado para eu não me chatear.

  18. Camarada

    18 de Março de 2014 at 18:31

    O culpado disto tudo e o povo que vota nestes senhores. O povo tem que aprender a votar em STP . Ha que se fazer um trabalho muito serio ao eleitores antes da eleicao. Isto tudo e demagogia politica nenhum politico fala verdade ao povo porque a politica tornou-se um negocio , compra barato e vende caro. Homens com 70 e tal anos deveria e estar a ajudar a resolver os problemas nao meter lenha na fogueira. O povo que nao vai na conversa porque eles sao grande amigos

    • Papa Figo

      18 de Março de 2014 at 19:54

      Enquanto Miguel Trovoada não desgraçar este país ele não fica sossegado. Como é possível que uma pessoa que sempre teve responsabilidades políticas no país, desde a independência nacional aparece agora a falar dos outros como coisa que ele não tem nada a ver com o assunto em causa?
      O grande problema do nosso país é que continuamos a tratar estas pessoas como coisa que elas são Reis do país. Só elas é podem decidir o nosso futuro. Só elas é que podem indicar os candidadtos para a presidência da república. Só elas é que podem ter filhos e familiares políticos. Só elas é que podem definir o rumo do desenvolvimento do país.
      Este senhor já foi ministro, primeiro-ministro, presidente da república, representou o país em altos cargos no estrangeiro, escolheu e impôs o candidato Fradique de Menezes como presidente da república sem consultar ninguém. Agora quer colocar o seu filho como presidente. Mas o país é dele, minha gente? O povo não tem olhos para ver estas coisas? Ele não é culpado. Culpado também é o povo que volta e meia vai na cantiga destes homens em troca de meia dúzia de tostões. Com papas e bolos ele e o seu filho têm enchido a barriga deles e dos familiares deles e estão todos muito ricos.
      Malvados!!!!!

    • Jangada de Pedra

      19 de Março de 2014 at 10:14

      Meu caro amigo, há muito tempo que eu tirei a conclusão que isto é uma monarquia autêntica. O poder passa de pais para filhos e de filhos para netos. Aquilo que este senhor Miguel Trovoada está a fazer é exatamente isto. Tentar transformar o país numa autêntica monarquia sem no entanto mudar o regime. Onde já se viu uma coisa desta? Ele foi presiden te 10 anos. Meteu lá o Fradique. Agora quer meter o filho. Depois o filho mete lá o neto. E assim sucessivamente. Como bem dizes a culpa não é só deles. Também é nossa. Direta ou indiretamente todos contribuímos para este estado de coisas.

    • mandja

      18 de Julho de 2014 at 22:46

      Papa Figo, fico tão aliviada e Feliz quand leio os comentários como o seu..bem esclarecido, forte mensagem justa. Grande artigo. Gostei “bouée. Louvain seja à Deus, bencaos abundantes.

    • amigo

      19 de Março de 2014 at 5:28

      Bem dito. Tinhamos um unico homem politico honesto, sabio, verdadeiro democrata, sem mancha de corrupçao ou maldade, respeitado no pais e no exterior: o Dr Carlos Graça. Quando candidatou-se para às presidentiais sofreu uma pesada derrota. Temos os dirigentes que merecemos.

  19. vencha

    18 de Março de 2014 at 20:11

    Eu conheço bem Miguel. Com esse falatorio todo ele quer preparar o regresso do seu filho Patrice. Mas, uma coisa é certa. Patrice tem que explicar no tribunal aonde ele viu tanto dinheiro que foi entregue a mao em sao tome ao director do bgfi. Por outro, o Miguel tambem vai ter que explicar na justica as alegacoes do dr. Guadalupe e de Ome Pires dos Santos sobre o desvio de 12 milhoes de dolares.

  20. vencha

    18 de Março de 2014 at 20:18

    Dinheiro de Taiwain, da Costa de Marfim, do kosovo, da Libia, dos Marrocos ele e filho comeram tudo. O Homero Salvaterra, Carlos Neves, o Ovideo Pequeno, o Salvador dos Ramos ficaram a ver o navio e a contar dedo. Fui…

  21. JÃO Nazaré

    18 de Março de 2014 at 20:20

    O problema deste pais tem um nome Pinto Da Costa ele não sabe fazer mais nada se não só sabe viver do suor do povo. Os dias dele são agora numeros , Mundo é de Deus Pinto .

    Obrigado Trovoada .

  22. Gugu

    18 de Março de 2014 at 21:51

    Exmo sr Dr. Miguel Trovoada vs Pinto da Costa,

    Cada um de vós apresenta a sua versão dos fatos, para mim e para uma grande parte dos santomenses, estamos pouco lixando para o o aconteceu. Faz parte do passado. Os tempos eram outros, os contextos eram outros, cada um agiu de acordo com a sua ideologia politica.
    Como o sr próprio reconheceu todos nós erramos. Os vossos problemas é que são ambos dois arrogantes e nenhum quer dar o braço a torcer.

    Sigam o exemplo de Nelson Mandela, pessem naquilo que gostariam de ouvir de vós quando um dia não fizerem mais parte deste mundo.

    Vocês são os maiores responsáveis pelo estado deste pais e a sorte dos santomenses é que Pinto da Costa não tem descendentes com inteligência suficiente para ir continuando a infectar a nossa terra com o vosso vírus.

  23. Gugu

    18 de Março de 2014 at 21:57

    Bixô com vocês e espero que isto não seja mais um inicio de campanha para as eleições de 2016. São Tomé não é vosso.

    Pinto da Costa, Miguel Trovoada, Pinto da Costa Miguel Trovoada, Pinto da Costa, Miguel Trovoada, Pinto da Costa Miguel Trovoada. Ano vai, ano vem. Kendeço padê Klusso.

  24. FCL

    18 de Março de 2014 at 22:37

    Agora quer debate de velhos para discutirem assuntos que não interessam a ninguém. Não esqueça de tomar comprimidos para a tensão e tensão sem “n”.

  25. Maria Trovoada

    18 de Março de 2014 at 23:46

    Miguel Trovoada planeou um Golpe de Estado através de senso da população em 1979, e nós todos os jóvens daquela altura fomos insitados pelo Miguel Trovoada para fazer desobediência, de modo a derrubar Pinto da Costa, que se encontrava de viagem a Rússia, quando morreu Agostinho Neto em Moscovo.

    O golpe falhou e Miguel Trovoada fugiu para pedir asilio na Embaixada. Se o senhor não se sentia culpado, então porque que figiu a reunião par ir esconder na Embaixada de ONU ? Porque que nao foi para reuniao do comite central para responder as perguntas? Entao o senhor nao e’ democrata para responder na reunião? O seu filho Pagrice tambem fugiu mocao de censura, fugiu varias acusacoes mas anda la fora com TV na net a mandar bocas, a espera de momento para vir so ocupar poder. tal pai tal filho.

    Eu sou do ADI mas acho que quem não deve não teme.

    Em 1992 Miguel Trovoada fingiu de vítima, inocente, enganou o povo e ganhou as eleicções presidenciais, oferecido por Pinto da Costa.

    Agora Miguel Trovoada volta outra vez como vitima tambem das “TORTURAS” para fazer campanha descaradamente, para o seu filho.

    Creedo homem, maldita hora que o nosso pais conheceu esse tipo de líder, mentiroso e sem vergonha nem personalidade.

    Coitado do povo de STP que fica sempre a aceitar cornos

    • Djattà

      21 de Março de 2014 at 14:59

      …Maria Trovoada, serà aquela que escreveu um artigo no téla-non a felicitar à equipa do Patrice Trovoada, Varela Afonso etc, criticando o Gabriel da Costa, quando foi eleito 1° ministro? ?ao serà a LAVINIA, por acaso(sobrinha do Miguel Trovoada, que vive em França?)?
      Em todo o caso, podemos é constatar que a familia Trovoada é uma verdadeira MAFIA, que regressou a STP para praticar VENDETTA e destruir completamente STP…O Miguel Trovoada, prometeu, quando estava em Paris, no meio dos politicos bissau-guineenses (que sustentava a familia TROVOADA em França, do governo do defunto Nino VIEIRA), que ia para STP mandar e que até a camisa dele ia mandar naquele povo…a partir dele , toda a geraçao TROVOADA seria quem ia dirigir STP…de facto, està a cumprir o que prometeu VINGAR do Daniel Daio e outros tantos politicos de STP. O que eu nao compreendo, como é que é possivel que votem por ele, como é que os santomenses podem ter os olhos fechados e dar chicote para serem chicoteados pelos TROVOADA? Como é que um Afonso VARELA, que parecia ser patriota, ter sidomilitante activo da JOTA, dar apoio e ser o braço direito do Patrice TROVOADA? Como é que os militantes e membros do partido ADI (criado pelos mesmos TROVOADA), ainda nao se aperceberam que o Patrice TROVOADA està a servir-se de STP edo povo para enriquecer-se, para além de VINGAR, de sertomar STP como uma roça que pertence aos MAFIOSOS Trovoada? Esta “lenga-lenga” vai continuar até quando?
      Se STP precisa de apoio e de conselho para pôr fim a este mandato TROVOADA que nao hesitem…trao o bom apoio dos vizinhos e irmaos angolanos e bissau-guineenses (que também têm conta a resolver com os TROVOADA, que participaram a fazer dsefalgue na economia bissau-guineense, através do Nino Vieira, com provas em apoio).
      A terra de STP, pertence ao povo e nao aos TROVOADA…nem aos homens politicos. Mas devemos reconhecer que a perda de STP sao os TROVOADA. O filho P. Trovoada, està à espera, instalado no estrangeiro, o momento de regressar para mandar…pergunto, com que DIREITO?

      Miguel Trovoada, é daqueles homens , que Amilcar CABRAL dizia ser perigoso para um pais independente, porque é um “BARRIGA DE MEIA, OPORTUNISTA,QUIBINISTA…”, a elimanar( nao fisicamente), mas na sociedade…Trovoada faz parte dos da SOCIEDADE DOS MALANDROS .Povo de STP, corram com a familia TROVOADA, que regressou ùnicamente para vos DESTRUIR!!!

      Viva o povo de STP, viva Pinto daCosta (que apesar de tudo, quer o bem de STP), viva a liberdade…abaixo os bandidos TROVOADA!

  26. Santomense

    19 de Março de 2014 at 1:32

    Sinceramente, nao vejo nenhuma diferenca nestes dois velhos caducos. O Povo sim tem culpa, por nao saber votar. Cobra comendo cobra. Pinto da Costa desgracou o pais, Miguel completou e o Fradique aproveitou das circunstancias. Trovoada Jr(Patrice) certamente pediu o papai pra entrar nesta briga do Gargantuas. Por fvr, mandem os dois pra cadeia ou expulse-os de stp. Miguel pra Libreville, e o Pinto pra Luanda. Sera q. nao temos nova GERACAO para Governar o Pais? Pinto esteve 15 anos no poder. Miguel foi preso em 79, mas nuca reclamou, ainda qndo esteve no poder, so ate entao. O Pai deve proteger o filho ainda q. o dito cujo sefado ecorrupto como ele . Enquanto isso…vamos rezando pra dias melhores…Amem !!!

    • J.J

      19 de Março de 2014 at 9:44

      Miguel Trovoada conhece o país que tem e nada melhor que se vitmimizar para ajudar o filho e preparar-se para mais uma vez entrar na política de novo e recolher aquilo que faltava para viver os seus últimos dias como o maior milionário deste país.
      Um grande artista, este senhor. Ele sabe-a toda. E também conhece o povo do seu país.
      A culpa não é dele. A culpa é também do povo. Pel aminha parte ele pode tirar o cavalinho da chuva. O país não é dele. O país é do povo.

    • Flor

      19 de Março de 2014 at 9:53

      Subscrevo. Este Miguel Trovoada com cara de lata aparece agora a verter lágrimas de crocodilo como coisa que ele fosse um Santo. Ele pensa que pode enganar o povo toda a vida? Ele pensa que o povo não aprende? É verdade que existe muita ignorância ainda em S.Tomé mas nem todo a gente é burra ou estúpida. O senhor em causa deu uma grande entrevista a criticar o outro. Esqueceu-se todavia de dizer todos os males que ele próprio fez ao país. Falta de vergonha. Ou ele pensa que o povo todo é burro? Vai mas é trabalhar, bandido!!!!

  27. incrédulo

    19 de Março de 2014 at 8:10

    O Srº. Miguel Trovoada desgraçou este País e quero que o seu filho Patrice Trovoada vem contribuir a desgraçar os Santomenses, porque eles pensam que têm os olhos abertos, cuidado. Santomé é Deus Poderoso, mau,

  28. silvestre

    19 de Março de 2014 at 8:57

    Meus caros, como dizia alguns estes só fazem boi dormir. Nós santomenses, todos bem representados na sociedade temos que sentar a mesa e deixar o passado remoto e analisar o recente, porque delas só podemos tirar ilações. Vamos definir 4 ou 5 ações fundamentais para alavancar o País e todos se comprometem a cumprir.

    Isto de lavar roupa suja e culpar os outros pela nossa incapacidade não é bom para STP.

    Caso contrario adeus.

  29. 3 Macucu

    19 de Março de 2014 at 9:38

    Oque povo queria ,ouvir senhor nao disse ,qual foi, o motivo da sua cadeia ,quando era primeiro MINISTRO isso é que povo quero saber, para dar ,razao a quém deve e culpa para quém é culpado é isso que queremos saber o qué que moltivou tudo isto , nem PINTO nao disse e senhor também nao ficamos sem saber a verdadera causa disto esse é o moento propio para nos dizer as verdades estamos a espera okay

  30. Lódoma

    19 de Março de 2014 at 10:25

    Atenção com este aldrabão Miguel Trovoada é ele quem implantou pena da morte em S. Tomé estão a esquecer disso é ele quem criou confusão no recenseamento eleitoral é ele o maior instabilizador deste País

  31. Fédé ká Dóxi

    19 de Março de 2014 at 10:44

    O Miguel Trovoada vs Pinto da Costa são irmãos siameses.

    Pergunte ao Pinto da Costa e ao Miguel, o que é feito dos verdadeiros fundadores do MLSTP.
    O que Miguel fez ao Dr. Guadalupe e ao Oné?
    O Oné vem para São Tomé, atarantado. De 75 até ao final de mandato de Pinto da Costa, o Oné transformou-se em Pescador na Guiné Equatorial. O Dr. Guadalupe está na rua das amarguras. Imaginem quem são esse dois Senhores. Francamente! Nen têm vergunha. Os dois querem lavar as suas imagens. O povo que abra os olhos.

  32. Lódoma

    19 de Março de 2014 at 12:14

    Sr. Miguel Trovoada se tivesse carácter nunca iria falar do que falou porque é o senhor actor e mentor das instabilidade que esta nesse país não esta nem sequer estará em condições de dar concelho a ninguém.

  33. 3 Macucu

    19 de Março de 2014 at 12:36

    Isto é o momemto propio que povo esperava para ovir de voçes os dois é pena que muitos jà nao fazem partes de mundo de vivo eu tenho certeza que mesmo aqueles que jà moreram estao atentos para ouvir de voçes os dois e saber qual é a vossa disisao para esse povo que està e continua no vosso poder e sofrer no silencio com medo de? até quando, todos jovéns que imigraram ,jà estao todos velhos sem saber qual é a dereçao que eles devem tomar ,por causa dessa politica de odios , vingança eu nao acredito que voçes sao verdadeiramente amigos como outro disse eu tenho certeza que mesmo aguà que voces utilisao é mineral, e povo bebe plovaxi se EMAE cortar energia ,se vejamos vossas casas estarà, eluminada e povo com cafucàs se vermos bém as cisas quém viveu bém desde 75 até agora sao voçes e continuam a viver e com dimagogia comopovo é mesmo assim vamos supotar em ciléncio até um dia chegar e vai chegar esse dia tarde ou cedo
    estou nesse momento a escrever com lagrimas nos olhos porque a minha juventude acabou na imigraçao por causa de ?

    • mandja

      18 de Julho de 2014 at 23:52

      Compadeco e compreendo o seu caso….por causa dos corruptos como M.Trovoada, F. Menezes, Pinto da Costa….São os responsaveis desta situação, deste exílio forçado. Pagarao por tudo isto e mais. Todos aqueles q contribuiram para o regresso da familia Trovoada(ora q estavam com o P. da Costa), têm a sua parte de responsabilidade….se bem q ajudaram o M.Trovoada a regressar para STP porque também tinham o intéresse deles (Gabriel Costa,Pascoalo Daio …). Ao Gabriel Costa, saiu-lhe o tiro pela colatra, esta ingratidao dos Trovoada foi pago porque Gabriel pensou primeiro nele, depois nele, e só nele esquecendo da pequena com quem ele tinha compromisso….é o que dá de prejudicar os outros pensando egoistamente no seu intéresse pessoal, como fez o Gabriel Costa. Ele foi muito injusto e mau com à companheira, porque casou com à outra pequena sem romper com aquela que estava à espera dele em França. Meu kamba Gabriel Costa, cometeu um êrro imperdoável, todos os nossos camarada da Guiné Bissau não apreciaram está péssima condutor do pm GABIKA. Chocou-nos à todos …mas ele até hoje (q eu saiba),não pediu desculpa desta falha…pergunto se pode-se perdoar à um tamaho ÊRRO , de prejudicar alguém toda uma vida.

  34. hj

    19 de Março de 2014 at 14:07

    Deus me perdoe,mas gente que é para morrer não morre, so passa a vida a infernizar a vida do outro.un convetakuá,credo

  35. Felisberto Bandeira

    19 de Março de 2014 at 14:13

    Analise que eu faço na base deste comentário, se as eleições fosse amanha Pinto da Costa ganharia com maioria absoluta ,isto vem mais uma vez demonstrar que Pinto da Costa esta no Apogeu, a sua popularidade esta em alta ,já desde agora quero vos dizer que a população sim , e o pilar da Democracia e não os Partidos políticos como uns andam falando

    • Saudoso Francisca

      19 de Março de 2014 at 15:07

      Sr Felisberto Bandeira,
      Não nos distraia, seja sério, acho de que o sr nem gosta de si próprio.

  36. Eusebio Neto

    19 de Março de 2014 at 15:53

    Não pude estar presente na tao propalada entrevista que o nosso compatriota e antigo chefe de estado santomense Miguel Trovoada, mas, através das antenas da RDP Africa acabo de escutar um vasto “extracto” desse depoimento. na verdade a minha e acredito, a expectativa de muitos os cidadãos santomenses e não era imensa. Mas para os mais atentos a calma e certeza eram grandes, Miguel Trovoada não ia dizer nada diferente daquilo que ele disse. No entanto ha pontos que carecem de sustentação, provas e testemunhos de pessoas isentas e idóneas. Por exemplo, o que disse MT sobre a sua prisão na era do de partido regime de que ele também uma pedra angular, nada ou muito pouco foi dito. Com esse depoimento mais razão ganham os que defendem aqueles que dizem que foi o desfecho de uma guerra entre “placelas”. Claro cada “uma” conta como melhor lhe convém mas “nenhuma” consegue provar que tem menos responsabilidades na situação que o pais hoje conhece. Quanto ao respeito e possível alteração da Constituição elaborada pelo Professor Jorge Miranda, MT foi no mínimo infeliz para não dizer cínico. Como pode dizer que a constituição foi alterada para servir a uma pessoa (Pinto da Costa) e a um partido (MLSTP) e que ele Miguel Trovoada estava contra se, curiosamente a primeira pessoa que jurou cumprir essa constituição e alias a utilizou ao extremo, foi exactamente ele!? Todos os santomenses e não só, não se esqueceram foi a mesma constituição “reprovada” por Miguel Trovoada que ele usou para demitir Daniel Daio e Norberto Costa Alegre! Diz ainda o MT que a constituição previa que o PR podia presidir ao Conselho de Ministro quando quisesse e que ele, Miguel Trovoada não estava de acordo. Sejemos coerentes, o MT usou essa prerrogativa para presidir reuniões do CM e quando quis demitiu os governos que não lhe convinham. Meus irmãos, se Miguel não estava de acordo com aquela constituição, pergunto, o que lhe impediu para que, por sua iniciativa negociasse com o parlamento a sua correcção e actualização? Nada! Por duas vezes jurou-a e usou-a a seu bel prazer
    para mandar e desmandar em STP. Relativamente as legitimidades do actual presidente da republica e do antigo PM Patrice Trovoada, acho que MT deve ter-se distraído. Porque de um politico da sua experiencia, jamais se esperaria tamanha bandeira. Ninguém pode tirar legitimidade a esses dois lideres de órgãos de soberania, nenhum e mais legitimo que outro pode a nossa actual Constituição, esta que parece ser de total confiança do MT, não prevê essa distinção de níveis de legitimidades. E mais, e preciso que o MT tenha presente e honestamente diga ao povo santomense e ao mundo que, na verdade o nosso Povo votou no Pinto da Costa para ser Presidente da Republica e na Acção Democrática Independente (ADI) para formar o Governo da Republica Democrática de S. Tome e Príncipe. Ninguém votou no Patrice Trovoada. Pergunto: será que a ADI teria o mesmo resultado se ela se denominasse Patrice Trovoada?
    Sobre o Dialogo Nacional, MT devia, em primeiro lugar explicar ao povo santomense o que se passou com os resultados do Fórum Nacional que ele promoveu/apadrinhou e quantas vezes ele dialogou com os partidos e a sociedade civil durante os 10 anos que ele foi nosso presidente, num momento em que 90% da nossa população lhe dava crédito total.
    Por fim dizer que, infelizmente, como um dia disse o mais puro dos santomenses Fradique Bandeira Melo de Menezes, curiosamente o PR que você “fabricou”, nenhuma família e nenhum cidadão santomense e dono de S. Tome e Príncipe.

    Que saudades tenho do Fradique! Volta Fradique, volta!

    Como poderá o senhor convencer o povo santomense que quer ajudar o nosso pais se tudo que aqueles que não seu querido filho e ou seus fanáticos seguidores fazem ou dizem é errado e mau? Em vez de andar a maldizer e criticar negativamente as acções dos seus adversários políticos, não os procura e com eles discuta as suas ideias para o bem da Nação que um dia lhe elegeu convencida que a sua legislatura traria bem-estar e felicidade para os santomenses? Para alem de ter assinado acordos com Taiwan em condições ate hoje muito translucidas (ate opacas) que nos deram algumas migalhas de dólares, qual a grande marca de realização de interesse nacional, o deixou? Será que o senhor Miguel dos Anjos(?) da Cunha(!) Lisboa Trovoada(!) se acha isento de quaisquer responsabilidades nas dificuldades e fraudes que nos atormentaram durante todos estes anos de independência? É isso que o senhor pensa e quer nos dizer? “Bámu ié fála cópé” porque de santos este pais sempre esteve e está muito carente! Cada poltrona das nossas instituições públicas e palacete das ruelas deste pais estão mais é saturadas de pecadores, oportunistas, mentirosos e diabos envernizados de patriotas nacionalistas.
    Por favor, poupem-nos dessas tristes cenas, já estamos fartos de sermos usados para alimentar as vossos guerras pessoais e familiares. Porque não se aposentem ou vão para o exílio mesmo aqui dentro!?

    Mas a luta continua, Viva S. Tome e Príncipe e viva o Povo Santomense!

  37. Martelo da Justiça

    19 de Março de 2014 at 17:53

    Estando o Miguel Trovoada a frente do MLSTP, porque naquela altura o Pinto ainda andava a estudar, porque razão os membros do MLSTP da altura preferiram chamar o Pinto da Costa para tomar conta dos destinos do Movimento e posteriormente do novo Estado em vez do Miguel Trovoada??? Alguém pode-me explicar isso??

  38. J.M.M.

    19 de Março de 2014 at 20:02

    Na minha modesta contribuição, deste jeito não vamos a lado algum, os prolemas do passado cabe os senhores Miguel Trovoada e Pinto da Costa sentarem e resolverem quanto antes, acho que basta de estarmos a tocar nestes assunto que não contribui em nada para o que se pretende fazer em S.T.P.
    Acredito que o Pais gostaria que ambos se entendessem duma vês por toda e juntos podemos resolver os grandes desafios do futuro de S.T.P., Quem sou eu para julgar os senhores cabe cada um de nos fazermos a parte que nos compete pensar em S.T.P e das futuras gerações, estamos ainda a tempo, vamos criar oportunidades dos homens ainda serem capazes de se entender para o bem comum, se as pessoas cometerem os erros cada um sabe o que fez de bom e o que fez de mal, mais a historia acabara de da razão a quem tem razão e da a culpa de quem tem a culpa, vamos duma fez por toda acabar com as divergências existente vos peso tentam quanto a tempo fazer alguma coisa em Nome deste Pais que vocês dessem AMAR, o futuro deste Pais também em grande parte e da vossa responsabilidade.
    Fico por aqui
    Viva S.T.P E Viva a Democracia.

  39. Velha Geração

    19 de Março de 2014 at 21:30

    Não dei ouvido o que ele falou…

  40. Luís Gonçalves

    20 de Março de 2014 at 10:13

    Pra min isso não foi uma conferência de imprensa, foi uma comunicação incompleta, do sr Miguel Trovoada aos jornalistas presentes, onde os mesmos não tiveram direito de fazer perguntas. Sujeria á São Lima que o convidasse para uma sessão de “CARTAS NA MESA”, porque essa palhassada que vi partes, só veio complicar e não esclarecer. O motivo da prisão não foi esclarecido, o poquê da sua fuga e pedido de axilo, em vêz de voltar pra reunião do comitê central no 2º período para responder as críticas que lhe tinham sido feitas na sessão, quem não deve não teme!…Continuo a pensar e dizer que Miguel Trovoada é o maior desestabilizador dessa terra, senão vejamos:
    -Antes da indepedência tinha problemas sérios com os camaradas do MLSTP (furtos, desvios de dinheiro do movimento,etc,etc). Após a independência instrumentalisou pessoas contra o 1º receseamento. No multi-partidarismo derrubou governo legitimamente eleito do PCD-GR com maioria absoluta, partido que o ajudou ser eleito PR, derrubou outros tantos governos eleitos democraticamente, criou um partido político, ilegal, porque enquanto PR a lei não o permitia. Assinou acordo com Taiwan (bom) mas, usurpou grande soma, em vêz de pôr á disposição do país. Quando Fradique foi eleito presidente instigou-o a derrubar o governo legítimo de Posser da Costa, enfim, mil e uma peripécias que poderiamos descrever. Basta perguntar dona Helena quem é esse senhor. O país só tomará outro rumo quando a geração da independência (coisa boa e indiscutivel) deixarem de estar em política ativa e de interferirem em assuntos políticos do país. Estou cassado destes políticos e de suas políticas, tenho esperança que as coisas irão mudar um dia. VIVA STP.

  41. Carla Tavares Norano

    20 de Março de 2014 at 10:59

    Estão a criar precendentes. Acabem logo com isso.

    Apostem na democracia, justiça Paz

  42. Dos santos

    20 de Março de 2014 at 11:01

    Como é que o nosso País vai disenvolver se politicos ainda estão a viver do passado,esses senhores têm que saber que o país é de todos os Santomense,estamos a ficar cansado do Sr.Miguel e seu Filho,porque queremos ideias construtiva para futuro dos nossos filhos.

  43. Gente

    20 de Março de 2014 at 12:30

    E agora que ele não tem nenhuma ocupação, vai se ocupar de destruir todas as boas intenções, de forma que promova a si próprio….sinceramente, é muita vaidade e “sabedoria” pra poucos avaliadores….Este cara vive disso….slogan de um “grande político..”..lá entre nós, talvez simm…tão mal educado é esse homem…meu deus!

  44. Auditor Senior

    20 de Março de 2014 at 17:43

    Mas uma vez ficou provado que existe de facto um pacto de silencio entre os velhos amigos e ” Donos de STP” ….os que herdaram STP nas mãos dos Portugueses

  45. Trovao

    20 de Março de 2014 at 18:39

    O Sr. Miguel Trovoada gosta de democracia or de oligarquia?

    Oligarquia: “Governo de poucas pessoas. Ocorre quando um pequeno grupo de pessoas de uma família, de um grupo econômico ou de um partido governa um país, estado ou município. Uma das características desta forma de governo é que os interesses políticos e econômicos do grupo que está no poder prevalecem sobre os da maioria.”

    • Leonenses

      20 de Março de 2014 at 22:27

      É mesmo isto, meu caro. Isto é uma autêntica Oligarquia. Este senhor foi: ministro, primeiro-ministro, presidenre da república, representante do país no Golfo da Guiné. Depois: colocou Fradique de Menezes na presidência. Agora quer colocar o filho na presidência. Kêkua!???!!!!! O quê que nós forros fizemos para aturar este senhor? O país é dele só? Ele quer tudo para ele, para família dele. E o povo? E os outros? Desde quando ele comprou o país e pôs no nome dele?

  46. Idalecio Stock

    21 de Março de 2014 at 8:14

    Cuidado com essa verme do sr trovoada ,e o pior de todos os políticos que o pais conheceu,só quer destrair a atenção do povo para ilibar o seu filho dos crimes cometido a quando foi primeiro .abre o olho e prendem este senhor.

  47. nadeli

    21 de Março de 2014 at 10:54

    Este senhor, que já foi duas vezes presidente deste país e que é um dos maiores responsáveis pela instabilidade política crónica que o país vive, deveria ter vergonha na cara.
    Chegou ao poder prometendo mudança, mas só nos trouxe instabilidade governativa. É preciso não esquecer que o primeiro governo democraticamente eleito com maioria absoluta (governo de Norbero Costa Alegre) e dos melhores que o país já teve, foi demitido por este senhor que fazendo-se passar por democrata, não passava de um ditador porque na verdade o que queria é que o Norberto Costa Alegre Fizesse tudo o que ele queria.

    Não satisfeito, criou o ADI que foi o partido que introduziu o banho neste país e fez com que as eleições em STP nunca mais fossem livres e justas.

    Ainda não satisfeito, estabeleceu relações diplomáticas com a China Taiwan, recebeu milhões de dólares e levou a que os chineses continentais fossem embora do país.

    Apropriou-se da casa onde mora neste momento (antiga casa da liga dos interesses indígenas e antiga residência oficial do primeiro Ministro) que foi reabilitada com dinheiro do povo, e que custou ceca de 700 mil dólares americanos

    Como se ainda não bastasse, à semelhança de outros malandros que nos governam, nomeadamente os do MLSTP, comprou parte das casas de Ribeira Peixe.

    Depois de tudo e porque o crime compensa e ainda conseguiu um cargo na Comissão do Golfo da Guiné.

    Agora, que está desempregado e porque o seu mandato não foi renovado, regressa ao pais, para vir desenterrar coisas no passado que não interessam o povo com a intenção de seguramente tirar algum protagonismo.

    Se quer contribuir para esclarecer o passado escreva memórias, o país não precisa de assistir a mais nenhuma cena de ajuste de contas.

    É lamentável que 38 anos depois, os protagonistas sejam os mesmos, mas tudo isso é porque os politicos da nova geração também não são sérios, porque senão nenhum dos dois teria palco para atuar.

    O país não é de Miguel Trovoada nem de Pinto da Costa.

  48. Anónimo

    21 de Março de 2014 at 14:58

    Caros leitores, Eu José Vila Nova vulgo ” José Vingá, venho por este meio contrariar o comentário publicado no jornal Téla-nóm no dia 18 de Março de 2014, em que fazia referencia o nome Zé Vinga, porque tem posto em causa a imagem da própria pessoa.
    Neste âmbito venho desmentindo a tal informação, dizendo publicamente a pessoa que teria feito que tem usado o mesmo nome de forma a difamar a pessoa em causa.
    Portanto chamo atenção a este mesmo indivíduo que procure outra forma de comentar a informação não usando o mesmo nome. Caso contrario, se continuar com a mesma atitude as medidas serão tomadas junto as autoridades competente.
    OBS: caso a pessoa não teria intenção de usar o mesmo nome no intuído de difamar a mi minha pessoa apelo a boa compreensão que não volte a repetir o mesmo nome ” Zé Vingá” nos seus comentários.

  49. Valter Loi-Heng

    15 de Julho de 2014 at 14:13

    Miguel Trovoada vs Pinto da Costa
    Briga de comadres….!!! Vamos trabalhar meus senhores, pensem em algo que beneficie o pais e o nosso povo. Sempre a chrorarem pelo vinho derramado” o nosso pais precisa andar para frente… Não consigo intender como e que o nosso povo ainda da um voto de confiança nesses dois…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top