Destaques

MLSTP condena alegada queixa da ADI ao TPI

Num comunicado emitido no dia 18 de Junho, o MLSTP, considera a acção do partido ADI em apresentar queixa contra altos dirigentes políticos e militares do país no Tribunal Internacional, como sendo ridícula e sem sustentação no quadro do direito penal internacional. «Ela só demonstra o estado de desespero e desorientação em que se encontram altos responsáveis da ADI e em particular o seu “querido dirigente” no estrangeiro já há mais de 18 meses», lê-se no comunicado do MLSTP.

Diz ainda o MLSTP que o acto da ADI constitui completa ausência de sentimento patriótico e demonstração de um profundo desprezo pelas conquistas democráticas «do nosso povo», refere o comunicado, para depois acrescentar que a decisão da ADI não surpreende o MLSTP, tendo em conta a «sinuosa vida política e pessoal de Patrice Trovoada, as suas ausências e aparições, e o modo como ele tem tratado o nosso país, como de um trampolim para única e exclusivamente servir os seus interesses pessoais», frisa o documento.

O MLSTP considera de insano o acto do ADI e Patrice Trovoada de solicitar a Associação Internacional de Juízes uma fiscalização ao sistema judicial são-tomense. «Este acto insano só pode ter justificação no facto de alguns dos seus dirigentes e em especial o seu Presidente estarem neste momento sob a alçada da justiça por prática de vários e graves crimes de delito comum, como entre eles, de branqueamento de capitais», pontua o MLSTP.

Abel Veiga

    15 comentários

15 comentários

  1. arroz podre

    20 de Junho de 2014 as 9:40

    Afinal, qual dos partidos políticos estão mais desesperado e desorientado em São Tomé e príncipe?
    Não será, aquele que a figura do seu Presidente não dá para ser candidato as eleições?
    Não será esse partido que sabe que irá perder as eleições?
    Aqueles que o nome figura na lista que foi entregue a TPI não devem ter medo se não têm rapo na estrada.
    Muita tensão arterial!!!!!

  2. Fitchim de flôgo

    20 de Junho de 2014 as 12:30

    Sr. Arroz podre; qual é o presidente do partido que se encontra REFUGIADO?

    • Ernesto Franklin

      20 de Junho de 2014 as 12:48

      O senhor Fitchim sabe mesmo o significado da palavra refugiado? Se o senhor diz que o PT está refugiado, então o Sr está a dar-lhe a razão de que ele é perceguido pelo poder politico ou porque o país está numa situaçao de incegurança em que as pessoas têm que fuzir para as suas seguranças. Lembre-se que não constitui crime a facto de alguem nao se sentir segura no seu país e refugiar-se no outro.

      • gente

        23 de Junho de 2014 as 1:18

        Quem, neste nível, escreve “incegurança” com “c” não merece definitivamente qualquer consideração. Vamos escrever melhor, senhores “intolerantes” (…) e “ignorantes” (…)

        • INOCENTE

          23 de Junho de 2014 as 13:10

          Nao consegues dar a sua opniao? So consegues ler os erros dos outros? Se leu bem, a palavra foi mai escrita sim mas mais em baixo ela está escrita da forma correcta. Isto demostra o lapso na escrita e nada mais. O autentico ignorante é aquele que pensa que escrever mal é ser intolerante e ignorante. Queres dizer-me que a sua mae é intolerante e ignorante? haja paciencia para suportar tanta burrice… ou nao gostou do meu comentario?

  3. Felisberto Bandeira

    20 de Junho de 2014 as 15:10

    O que Patrice tem feito e clara demostração de frustração do desespero, desorientação , e fora de si mesmo ,de certeza que O Patrice perdeu controle das coisas,Isto e sujar o bom nome de de STP a nível nacional e internacional.
    Este individuo quer apenas nos enganar o Povo que abra bem os olhos isto manobra politica pra ganhar ponto …

  4. Jacinto Cabral

    20 de Junho de 2014 as 17:44

    O MLSTP /PSD condena tudo neste pais e ate mesmo todos os cidadãos estão condenados por eles a morte lenta.

    se eu pudesse tambem os colocava no inferno eles têm a minha vida destruida , estou a espera da primeira oportunidade para manda los a prisão perpetua . malandros

  5. eduardosantos

    21 de Junho de 2014 as 10:54

    Meus amigos o que estão a procura é que muitos dirigentes deste País vão para a cadeia, ora vejamos durante 37 anos cometeram tantos crimes contra este País e Povo e até agora nada aconteceu, o partido que governou 2 anos é que desgraçou este País e Povo o relógio anda a volta e o Supremo já disse não arranjam vosso problema e depois nós resolvemos!… Vamos esperar para ver. BFS

  6. Fernando Rimoy

    22 de Junho de 2014 as 15:52

    Kuá skabi, essas eleições muito chôro.

  7. Fuba Cu Biçu

    22 de Junho de 2014 as 18:38

    No meio de toda esta história é bom que quem está por detrás de todo subterfúgio a jogar a catarda na sombra reconheça o mal que fez esta Nação e o seu povo desista das suas intentonas e deixe quem quer fazer algo de bom que o faça porque o povo está a sofrer. O ADI governou três meses não o deixaram e o povo voltou a coloca-lo no poder embora com maioria relativa no espaço de dois anos demonstram a sua capacidade e só não vê quem tem memória curta. Que marquem eleições e devolva o poder a quem quer fazer algo de bom. Sabemos que não só um justo na face da terra, mas ao menos lebre dos mais necessitados com farelo

  8. de Ceita

    23 de Junho de 2014 as 10:25

    Se os dirigentes do ADI têm de ser condenados, pelos crimes que lezaram o estado, estaremos definitavamte num país de loucos. Com tantos dirigentes que desde 1975, lezaram e continuam a lezar o estado santomense, e que continuam impunes, e são eles que estão a forçar a condenação dos dirigentes do ADI, como se fossem diferentes deles. Até parece que STP, é uma gleba que os filhos roubam mais os « enteados» não.

    • souba

      24 de Junho de 2014 as 10:00

      eu ti pergunto nao sabes o que é um enteado?

  9. Honorio Lavres-Filho da Terra.

    23 de Junho de 2014 as 13:23

    Caros Amigos Políticos de STP!!

    Com o tempo todos se descobrimos, as mentiras mais ocultas,as razoes mas certas e, os amigos mas falsos.

    Ha pessoas que si acham muito grandes, mas o famoso Navio Titanic também era grande e afundou-se.

    Meus caros amigos,temos consciência que existe muitos políticos STP que tenham processos sumários nos nossos tribunais, e que muitos destes processo já estão no caixote do lixo, então sou da opinião que si aprova uma lei para todos os políticos STP,quando for solicitado pelo tribunal, perdem automaticamente a sua imunidade,e só volta a o terem, a pós finalização do processo, tenho eu a certeza que muita coisa melhora-si no Pais.
    Nao si faz Politica com ódio,si faz politica com vontade popular, para manter viva a Democracia, quando isso não acontece, então a democracia esta comprometida!!!!!

    Honório Lavres
    Reino Unido-Londres

  10. Problema de STP resolve-se com Agua grande e Mezochi

    24 de Junho de 2014 as 0:56

    Meus camaradas de luta,esteve a ler os comentários todos,quero pedir a todos que leiam com atenção o comentário do senhor H.Lavres, pela uma boa democracia os políticos deveriam responder afirmativamente este pedido dele,senhores eu sou de MLSTP,vou votar no MLSTP sem duvidas, eu quero que vocês colocam o pais na linha certe, convidam este senhor e outros que estão na Diáspora para contribuir para desenvolvimento do pais sem desconfianças sem rancor, estive a fazer comentário com a minha esposa sobre comentário do senhor Lavres, ela diz-me que ele e do MDFM, e que e um admirador do senhor fradique e que ele e do Príncipe ,falem com o senhor Fradique de Menezes para convidar este senhor e outros como senhor Adelino cassandra para apoiar o pais, por favor,o pais esta mal meus senhores, e que o Camarada Pinto da costa que marca urgentemente as eleições,o pais não deve estar a ser governado por muito tempo por um primeiro Ministro que não tem nenhum aval do povo, só dos partidos, e mesmo os partidos não consultaram os seus militantes sobre a figura deste primeiro Ministro,numa das reunioes o nosso camarada do partido disse que este primeiro ministro iria sair ate hoje nada, vamos senhores , não dormem, tenho 59 anos sou militante do MLSTP a 32 anos,aceita o comentario do senhor H.Lavres que vive no reino unido,se o pais toma outro rumo por favor camarada osvaldo.Bem aja.

  11. feijoada

    26 de Junho de 2014 as 12:09

    Os dirigentes de STP pós 1975

    Desde 1975 até a data presente, deparamos com manchete de escândalos. Tornou-se quase banal a notícia de indiciamento de autoridades dos diversos escalões não só por um crime, mas por vários. A rotina de desfaçatez e indignidade parece não ter limites, levando os já conformados cidadãos santomenses a uma apatia cada vez mais surpreendente, como se tudo fosse muito natural e devesse ser assim mesmo; como se todas as mulheres e homens deste país nas mais diferentes épocas, fossem e tivessem sido igualmente desonestos, numa mistura indistinta de escárnio e afronta.

    Os santomenses cada vez mais se agigantam nesta decadente REPÚBLICA. Fazem menções e comparações entre os Mandos e Desmandos de toda a classe politica e não só… Lembram das Ditaduras do 1º Governo Autoritário, das Dissoluções parlamentares e de governos, das Intervenções Militares, das corrupções….etc.
    Ao longo destes anos (após a independência de 1975) foram tortuosos meandros de falcatruas, fracassos… Ilusões. Não satisfeitos sempre quererão REFUNDAR a desgraça que foi e está sendo esta nossa ilha chamada ilhas maravilhosas de São Tomé e Príncipe, porque finalmente descobriram que não tem funcionado. São Tomé e Príncipe considerada a NAÇÃO DE TERCEIRA CATEGORIA, lambuzada no pegajoso lodo do submundo de um inimaginável Paraíso deste suposto Violentado Estado Democrático de Direito, dirigido por dirigentes Criminosos, Aliados, Coligados, Interpartidárias, do Poder Constituído. Até parece, que por alguma razão estranha estes dirigentes nas suas fúteis particulares utopias acreditam mesmo que o STP foi inventado.

    Oportunistas, muitos desses dirigentes nunca deixarão de ser o que foram, vêem sistematicamente matando direta ou indiretamente com suas incompetências, negligências e inconsequências das suas delinquências os santomenses. Um dia serão condenados por seus crimes do passado e presente, abrigadas ilicitamente pelo constituição da República. Tais como ébriados abutres pelo odor da carniça da suas deploráveis ambições, organizados em grupos já identificados, entendem que a população providencialmente tenham esquecidos das mazelas.
    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” Disse: Ruy Barbosa ,Escritor, Jurista e Político.
    Infelizmente, vivenciamos tempos muito estranhos, em que se tornou lugar-comum falar dos descalabros que, envolvendo a vida pública, infiltraram no parlamento, composta na menor parte, de gente ordeira e honesta. Um misto de revolta, desprezo e até mesmo repugnância. São tantas e tão deslavadas as mentiras, tão grosseiras as justificativas, tão grande a falta de escrúpulos que já não se pode cogitar somente de uma crise de valores, senão de um fosso moral e ético que parece dividir o País em dois segmentos estanques ─ o da corrupção, seduzido pelo projeto de alcançar e permanecer no poder de uma forma ilimitada e duradoura, fugindo da punição, ─ e a grande massa comandada apesar do mau exemplo, esforça-se para sobreviver e progredir.

    Que deus abençoe todos aqueles que podem pelo menos amendruar esses carrascos do poder.

    Viva STP – Não se esqueçam que Somos Todos Parentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo