Destaques

Carta Rogatória versus Queixa-crime no TPI

O Presidente da ADI, Patrice Trovoada assinou no dia 15 de junho uma queixa-crime, contra os mais altos dirigentes de São Tomé e Príncipe. A queixa terá sido apresentada ao Tribunal Penal Internacional. Uma cópia da queixa-crime caiu no correio electrónico do Jornal Téla Nón, enviada pela desconhecida- STPmedia.

Segundo o documento o partido ADI decidiu apresentar a queixa-crime no Tribunal Penal Internacional contra os maus altos dirigentes do Estado São-tomense por perseguição política aos membros e simpatizantes do partido, a jornalistas e outros cidadãos, e por violação da constituição do país.

Manuel Pinto da Costa, Presidente da República, Alcino Pinto Presidente da Assembleia Nacional, Gabriel Costa Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Óscar Sousa Ministro da Defesa e Ordem Interna, e Roldão Boa Morte Comandante Geral da Polícia Nacional são os altos dirigentes do Estado, visados na queixa-crime da ADI ao Tribunal Penal Internacional.

No documento assinado por Patrice Trovoada, é dito que o partido ADI, solicitou ao TPI  que sejam  investigados todos os alegados crimes cometidos pelo actual Presidente da República de 1975 até 1991. Mais ainda, Patrice Trovoada enquanto líder da ADI, anuncia no documento que foi apresentada uma reclamação e um pedido de intervenção sobre o sistema judicial de São Tomé e Príncipe, à Associação Internacional de Juízes e à União Internacional dos Juízes da Língua Portuguesa. Isto porque segundo a ADI, os magistrados são-tomenses estão a ser pressionados e manipulados pelo poder político.

Este ponto levantado pela ADI na queixa interposta ao TPI, dá vida a informação sobre uma Carta Rogatória, que a justiça são-tomense teria enviado a Portugal, exactamente para que o Presidente da ADI, que se ausentou do país há quase 2 anos, logo a seguir a queda do seu governo, fosse inquirido no âmbito de um conjunto de  processos crimes de que é alvo, apurou o Téla Nón de fonte judicial.

A fonte judicial, garantiu ao Téla Nón que um dos crimes de que Patrice Trovoada é procurado para ser ouvido, tem a ver com o desvio de documentos do Estado. Para além do antigo Primeiro-ministro, o ex-Ministro das Obras Públicas Carlos Vila Nova e o ex-Ministro Secretário do Governo Afonso Varela, são também arguidos nesse processo de desvio de documentos do Estado.

O negócio pouco claro em torno dos navios que foram apreendidos nas águas territoriais são-tomenses pela guarda costeira, alimenta outra queixa-crime que segundo a fonte do Téla Nón o ex-Primeiro Ministro deve ser ouvido.

A justiça são-tomense, também quer interpelar Patrice Trovoada, no âmbito da queixa-crime apresentada ao Ministério Público, pelo partido PCD sobre os indícios de branqueamento de capitais, alegadamente praticados pelo ex-Primeiro Ministro, quando no exercício das suas funções teria feito sair do país mais de 600 mil euros em cash, que foram depositados numa conta na sede do banco BGFI em Livreville-Gabão, destacou a fonte do Téla Nón.

Depois de uma ausência de cerca de duas semanas em missão no estrangeiro, o Procurador-Geral da República Frederique Samba, deve chegar a São Tomé esta sexta – feira.

O Téla Nón vai continuar a procurar mais detalhes a volta da busca que a justiça são-tomenses estará a fazer no sentido de ouvir Patrice Trovoada em torno dos supostos crimes que terá cometido enquanto chefe do governo. O leitor tem acesso também a uma cópia da queixa que Patrice Trovoada e ADI apresentaram ao TPI, contra Pinto da Costa, Alcino Pinto, Gabriel Costa, Óscar Sousa e Roldão Boa Morte. CLIQUE  –Comunicado ADI_150614

Abel Veiga

    55 comentários

55 comentários

  1. Gente

    20 de Junho de 2014 as 2:32

    Gente, o que é isso? não dá pra acreditar….Não parece uma coisa séria, mais parece uma briga doméstica, infantil, irracional, sem lógica….total impertinência. Esse blá blá blá não é coisa digna pra o nosso país…Que coisa???E esses senhores foram mesmo dirigentes~?????lamentável…

    • Bulhão - Papagaio

      20 de Junho de 2014 as 11:54

      Meus Senhores, já diziam a muito tempo das manobras feitas pelo Patrice Trovoada e o seu governo.
      AGOSTINHO FERNANDES, anda muito calado o que se passa.
      Aonde estão os peixes da Geopesca? Os brancos foram embora. Aondes estão os barcos (em Lisboa ou em Libreville)?
      Os sócios da empresa se preparem PT (e os trovoadas)a casa na rua da caixa está feichada.

      Agostinho Fernandes se prepare.
      Ao digníssimo Procurador Geral da República, investigue o caso Geopesca e todos os seus problemas. Deve tb inquerir Agostinho Fernandes ele sabe muito.

  2. João ninguém filho de Zé quem é

    20 de Junho de 2014 as 5:36

    Pois,por isto este senhor ausentou do pais!
    E o ADI anda por aí ENGANANDO A. POPULAÇÃO.
    Obrigado Telenon pelas informações.
    O povo nas eleições já podem saber QUEM É QUEM neste paiís.

  3. Semedo

    20 de Junho de 2014 as 7:49

    Mais uma fantochada
    .a dita queixa é um mero comunicado político sem quaisquer fatos concretos que preencham os tipos criminais da competência do Tribunal Penal Internacional.
    São Tomé não assinou nem ratificou o tratado de criação do TPI e as apontadas atuações “criminosas” não preenchem qualquer dos tipos criminais que determinam a competência do tribunal.

  4. PIDO MAMOM

    20 de Junho de 2014 as 9:02

    Gostei! Esses dirigentes devem até ser objectos de um mandato de captura pelo Tribunal Penal Internacional dado o abuso do poder que esses governantes da tróica têm feito nos últimos 18 meses de desgoverno, de desnorte, de perseguição, de corrupção, de venda anárquica de bens do estado em proveito de grupos, de desrespeito pela lei mãe da república que é a constituição, pelo assalto ao poder, pela compra fraudulenta e criminosa do arroz apelidado de arroz podre, pela tentativa de manipulação da justiça para fins político-eleitorais, pela fome em que introduziu no país, pelo manipulação da comunicação social(Rádio Nacional, TVS, pelo adiamento das eleições e o desejo de retirar ao povo o direito de votar e escolher livremente quem quer que o governa, pela ameaça a democracia… É preciso que o Tribunal Penal Internacional vá até ao fim para duma vez por todas acabar com o abuso do poder neste país.

    • joao ninguém filho de ze quem é

      20 de Junho de 2014 as 9:28

      Sr PIDU MAMON!
      O Sr é mesmo Santomense e vive em STP?
      Acha que um corrupto e deliquente como Patrice Trovoada e seus lacaios vende-patria,com tantos problemas com a justiça santomense estão em condições de encontrar um rumo capaz de levar este nosso belo país à algum porto?

      Alah-Alah-Ahah!!!!

      • INOCENTE

        20 de Junho de 2014 as 12:39

        É verdade, o senhor Joao Ninguem tem a razao. Somente os corruptos sem escrupolos dos integrantes da TROIKA podes levar esse país ao porto de águas lamacentas.O senhor ainda nao se deu conta o tipo de dirigentes tanto do ADI como da TROIKA ha neste nosso belo país. Desde quando a segueira tomou conta de si?

  5. sa cuá non mé

    20 de Junho de 2014 as 10:20

    Roupa suja se lava em casa! quando engloba-se pessoas externas demonstra a nossa imaturidade para resolver os nossos problemas. Não será uma oferta dissimulada da ADI para encontrar parceiros internacionais para os seus planos! Tudo começa a ser duvidoso. ADI dei o meu voto pra ti não perca assim o pedal. Esta a tempo de fazer a volta a face e mudar de ataque. estou me decepcionando demais! A imagem é muito importante pra o desenvolvimento de um Pais. Levamos muito tempo pra a construir. Por Favor não a destrua em dias que não a poderemos reconstruir durante algum tempo de mandato que possivelmente teremos.

  6. Distrito de Cantagalo

    20 de Junho de 2014 as 11:10

    O ADI em particular o Senhor Patrice Trovoada não tem legitimidade para fazes tais acusações, visto que só ele esta sendo acusa de vários crimes de corrupção activa, e só em dois anos de governação juntou tantos crimes contra o estado, crimes esses que lesão a população que cada bla bla bla vê o seu pão de cada dia mais carro e sem melhorias salariais. Espero que o Presidente da Republica marque logo essas eleições, para que o povo Santomense tenha voz, nessa lambança que eles estão a fazer.

  7. Distrito de Cantagalo

    20 de Junho de 2014 as 11:23

    eu não sou do partido A, bem B e muito menus do C, no meu ver esses dirigentes Santomenses deveriam fazer como o Rei de Espanha, abdicar do cargo e deixar aos seu filho, netos que somos nos filhos da terra.
    parece que os Politicais Santomenses ficaram parados no tempo, não desenvolvem, não evoluem, não dá passos largos, não têm ideias para que o pais saia dessa desgraça em que se encontra. um pais pequeno que num só ano entra milhões de ajudas internacionais, um pais so com cerca de 180 milhões de habitantes, e com um orçamento de estado que ronda o mesmo valor da população 180 milhões de dólares.
    se nos que somos da nova geração não juntarmos e tomarmos conta daquilo estaremos condenados ate esses velhos saírem do poder.
    chega de comentário, repito de só comentar faça a sua parte como jovem, como Santomense dê o seu contributo que esse Pais maravilhoso agradece.

    • Maiker

      20 de Junho de 2014 as 15:09

      O senhor anda mesmo desnorteado, 180 milhões de habitantes?hahahahah

      • ferpenapandopo

        20 de Junho de 2014 as 21:49

        Já ultrapassou a Nigéria???

    • Corretor

      21 de Junho de 2014 as 6:52

      Por favor, a próxima vez leia o seu comentário antes de o submeter…além dos erros ortográficos, há dados que não correspondem a realidade…180 milhões de habitantes? o mais incrível é que o senhor acredita que somos de facto 180 milhões de habitantes, porque fez paridade do número de habitantes ao orçamento do país que de facto está correcto…

  8. Riboqueano

    20 de Junho de 2014 as 11:33

    É triste e constrangedor constatar que o Patrice Trovoada e o ADI estão a utilizar este expediente dilatório e patético para esconder problemas de natureza judicial ou criminosa que o líder do ADI, Patrice Trovoada, está envolvido. Só que, na minha opinião, é pior a emenda do que o soneto. Este expediente do prevaricador ou vilão querer se transformar em vítima, esticando a corda para que os outros percebam que a sua posição na história não é aquele que todos presenciaram ou percepcionam, em vez de servir os interesses do prevaricador, aumentam as suspeitas provocadas tendo em conta o ruído produzido nesta confusão toda, ainda por cima numa iniciativa que aparentemente o alvo principal não são somente os dirigentes políticos nacionais mas sobretudo o povo de S.Tomé e Príncipe que também se sente humilhado com esta iniciativa. Como é possível que alguém que aparentemente tenha cometido crimes, que foi indiciado por autoridades competentes da justiça do referido país, em vez de criar condições para responder perante tal sistema Judicial, tentando demonstrar a sua inocência, tente forjar como estratégia de defesa, um contra ataque desta dimensão internacional para salvar a sua pele, tentando atingir a honorabilidade dos próprios órgãos de aplicação da justiça deste mesmo país que indiciaram-no como potencial criminoso? Parece-me óbvio que a interpretação que se pode tirar deste expediente, qualquer pessoa mais ou menos ignorante, é que este contra ataque foi feito para controlar estragos criminais e políticos que foram praticados por este senhor, intimidar os agentes judiciais e políticos do país e em última instância, arquitetar uma estratégia de vitimização pré-eleitoral.
    Não me parece sensata nem inteligente esta estratégia.

  9. FRUTA PÂO

    20 de Junho de 2014 as 11:47

    Esta queixa peca por tardia! Mas antes tarde do que nunca. Esses ditadores têm de ser apanhados. Força TPI. Não tolera. Estão muito à vontade. Pensam que este país é propriedade deles. Vamos, ataca os gajos!!

  10. MERCADO DE CÔCO CÔCO

    20 de Junho de 2014 as 11:54

    É pra saber!Esse presidente da república e os seus estão ´muito soberbos e não respeitam ninguém, não respeitam constituição, não têm respeitado nada. Quer dizer o povo ficou lixo pra essa gente. Obrigado Patrice Trovoada.Força!

    • mandja

      23 de Junho de 2014 as 0:12

      Se por acaso, o tal Patrice Trovoada for um dia presidente ( espero que nunca será), vai vender STP e o seu Povo…

  11. Fitchim de flôgo

    20 de Junho de 2014 as 12:23

    Um verdadeiro filho da terra, resolve o seu problema dentro do seu país natal. Que decepção!?

    • santola

      20 de Junho de 2014 as 19:31

      Pois é.

  12. Zé Povo

    20 de Junho de 2014 as 12:43

    O Patrice que devolva para os cofres do Estado santomense os cerca de setecentos mil euros que depositou num banco gabonês e que devolva aos santomenses o valor de mais de 30 milhões de dólares que recebeu como reconhecimento diplomático comm Kosovo.
    Como o dinheiro não esta a ser bem repartido, os barões do ADI já começaram a brigar entre eles e não sabem que vai ser a cabeça de lista do partido para as proximas eleições. Isto está feio, está mesmo um pidu-mamom….
    Fui……

  13. Original

    20 de Junho de 2014 as 12:53

    Conheci muitas histórias do quexoso que ficou detido não tenham dúvidas.

  14. Maria silva

    20 de Junho de 2014 as 13:51

    Na minha humilde opiniao falta mais Pessoa nesta queixa crime como:
    Miguel dos anjos Trovoada; por apoderar de coisa publica ” roubo ” !!
    Fradique Melo de Menezes!
    Patriço Emeri Trovoada ; por comtribuir ativamente em fazer de stp uma republica das bananas!!!
    E mais e mais pessoas.
    Nós ze povinho é que deveriamos fazer uma queixa crime contra esses tds que um dia foram e sao diriguentes deste stp, por ter nos deixado em situacao que estamos desde 1975 ate a data presente!!!!

    • mandja

      20 de Junho de 2014 as 22:56

      O seu comentário é JUSTO . Excelente análise, seria útil para o país STP que houvesse mais gente esclarecida como você…ha muito já teriam corrido com os Trovoada e todos os dirigentes corruptos. Muito bem, Maria, gostei!

  15. O EX.

    20 de Junho de 2014 as 15:53

    Sr.PIDU MAMOM o Sr. é mesmo um PIDU MOM, até esta parecendo que o Sr. vive dos Pidus Mamons dos ganaciosos do ADI.

    Ministerio Publico seja agil e rapido também vos pesso para tentar mandar investigar as relações do Sr. Patrice Trovoada com os Islamitas porque ele parece ser muito amigo deles. Tenhamos cuidado pk daqui a pouco é capaz de começar a haver rebentamentos de Bombas em STP, e ataques radicais, ficam de olho nos islamitas que entram no pais. Têm que mandar desarmar todos os individuos ligados a ADI e o Sr. Patrice Trovoada, e emitir mandato em todas as propriedades desses individuos.

    Essa queixa ao TPI é uma distração para desviar atenção.

    Cuidado gente

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 0:14

      …também acho. Pode-lhe sair o tiro pela colatra. É o que será, porque o Patrice Trovoada tem muita caçarola com ele, há muita culpa no cartório e ele ñ vai escapar como o pai Miguel…ils, vraiment, mégalomanes ces Trovoada…tarés, va!

  16. Francisca CL

    20 de Junho de 2014 as 21:51

    Este pais deve ter Mel

    • santola

      21 de Junho de 2014 as 12:47

      Falando em mel, só pra avisar que STP não é dos políticos mas sim do povo.

  17. Ponha Boca Não Tira

    20 de Junho de 2014 as 22:23

    Torna-se ridículo, infelizmente, este papel que o ADI está a fazer. Este não é o meu ADI que ajudei a fundar e transformar num dos maiores partidos nacionais. Este não é o meu Patrice Trovoada que eu admirava nas estratégias políticas para ganhar eleições. Até parece que este ADI tem infiltrados que está a dirigir estas estratégias para rebentarem com o partido nas próximas eleições. Eu não posso acreditar que quem conhece S.T.P possa estar a por em prática esta estratágia errada que o ADI está a utilizar. Mas nós vamos apresentar queixa no Tribunal Penal para quê, minha gente? Este tribunal ainda vai gozar conosco. Vão pensar que não temos nada para fazer ou que somos malucos. Os problemas políticos resolve-se com política e não com Tribunais. Este é um erro grave que aconselharam Patrice a fazer. Eu não posso concordar com isto. Além disso isto só nos tira legitimidade para pedir a realização dec eleições. Se estamos a dizer que não há democracia, que há ditadura, se estamos representados na Assembleia Nacional, como é que temos condições de andar a pedir eleições? Além disso as nossas ações durante o final do nosso governo não foi muita famosa. Não deveríamos abandonar a Assembleia Nacional. Isto tira legitimidade agora para chamar outros ditadores. Assim não vamos lá, meus amigos.

    • Manuel Vicente Sousa

      21 de Junho de 2014 as 10:04

      Ainda bem que a experiência nos diz que quem se esconde e mandam bocas, não têm firmeza, daí que os teus comentários só fazerem ecos junto das pessoas do teu entorno. não passam de alucinações e convulsões mentais.

  18. mandja

    20 de Junho de 2014 as 23:13

    …como o P. Trovoada desapareceu há já quase 2 anos de STP, sem pensar nas consequências do seu acto e conduta individualiste, egoísta, oportunista…abandonando os seus moleques do ADI…lança uma mentira (embora de 1 certa gravidade), para tentar espalhar confusões e inventar uma falsa explicação do porquê da ausência dele em STP, já que ele saotomenso e homem politico!!! Não lhe deixem aproximar-se de STP .

  19. Lódoma

    21 de Junho de 2014 as 6:48

    Atenção animal ferido é perigoso ADI Patrício Trovoada são animais feridos alguém pode informar o povo saotomense que profissão tem o Patrício? O que ele tem feito para adquirir tanto dinheiro? Será dinheiro limpo? Esse homem mesmo fora do país pode estar a nos vender por não ter deixado os dóceis da sua governação. Atenção com as movimentações dos grupos crentes alinhados a ADI e Patrício

  20. eduardosantos

    21 de Junho de 2014 as 11:00

    Se Deus der vida a este Homem que merece H grande ainda vai ser Presidente deste País e sei que ele não tem por habito de vingar mas revolucionar este País sim e os seus colaboradores é que irá tratar dos que tanto mal fizeram este País e a este Povo que estão a morrer de miséria. BFS

    • mandja

      21 de Junho de 2014 as 21:58

      Diga lá, quanto lhe foi pago pelo Patrice Trovoada? Você tem à certeza que gosta de STP? Vive em STP? Se é o caso, o seu propósito é preocupante para o futuro de STP…espero q você seja um caso único!

  21. Distrito de Cantagalo

    21 de Junho de 2014 as 18:53

    o partido ADI pode sim ganhar as eleições mas nunca terá maioria absoluta. O que virá a dar no mesmo em termos Parlamentares.
    para todos que defendem esse partido corrupto, desonesto, ladrão só tenho a dizer emigrem porque com ADI serão escravos em Sao Tomé e Principe.
    e respondendo ao Senhor Maiker e ao senhor Ferpenampodopo, pelo facto de eu ter enganado em relação aos números, nao quer dizer que nao saiba que a população Santomense ronda os 180 Mil Habitantes.
    Obrigado

    • H. Borges

      23 de Junho de 2014 as 10:35

      Parece que os Senhores feudais estão com medo de tornar escravos. (Cu seringa.<<HEHEHEHEHEHEHEHEHEHE»»

  22. Lakito

    21 de Junho de 2014 as 19:56

    Vocês os meus compatriota, são lambedor de bota ! Quando o Sr Gabriel esteve a disser que tudo poderia está melhor, que quem Estragou São Tomé foi o Sr Patrice trovoada, meus Sr eu estava para ver coisa melhor que o Sr Gabriel ia fazer para superar o Sr Patrice trovoada. Pra mim este Sr que Sr PR colocou como primeiro ministro foi muito grave, um país e seu povo ñ podes está a sofrer por cusa de um grupo de gente que quero está no poder sem legitimidade, a coisa está muito mal em São Tomé, todos nós encaremos esta realidade actual no nosso país.por isso vamos pedir encarecidamente ao Sr PR para ele marcar eleições, só assim o povo que lhe elegeu o Sr sai de sofrimento.

  23. Eusebio Neto

    21 de Junho de 2014 as 20:04

    Sinceramente a que ponto chegamos!? Sera que alguém acredita que toda essa luta, essa guerra e esses esforços são por amor a pátria e ao povo santomense? Não, ninguém acredita nisso! Estamos perante a mais flagrante demonstração de oportunismo descarado, sem-vergonhice gritante e desespero asfixiante. E o pior e que algumas pessoas teimam em pensar que ainda existem parvos e idiotas em S. Tome e Príncipe. E também querem fazer de idiotas pessoas e instituições internacionais de larga experiencia e movidas por cérebros cheios de competência. A cegueira desses cidadãos santomenses(?) e tao grave que ate se esquecem de detalhes hiper-importantes tais como mandar investigar as atrocidades cometidas no pais a partir de 1975, exactamente o período em que Miguel Trovoada, pai do Patrice Trovoada foi Primeiro Ministro e exerceu muitos outros cargos governamentais e decisores. Ou o Patrice Trovoada quer desviar atenção das autoridades judiciais portuguesas e não só sobre as graves suspeitas que lhe são imputadas ou se trata de momentos de distúrbio mental.Sera que os santomenses, o povo santomense esta vivendo num regime ditatorial de partido único ? (In)felizmente para uns e/ou para outros essas distrações que nos tem sido oferecidas pelo antigo chefe do governo, tem beneficiado algumas pessoas: co-lideres do ADI, conselheiros do PT e ate o advogado que mesmo sabendo que tudo isso não passa de uma pura brincadeira, no exercício das suas funções, tem se limitado a fazer o que lhe e pedido e recebido os seus devidos honorários. Senhor PGR da RDSTP, cabe a V. Excia não se deixar distrair por esses truques de baixíssima qualidade e continuar a “pressionar” as autoridades portuguesas para que PT seja urgentemente ouvido e responsabilizado, caso haja provas. pelos seus crimes. Alias sera a melhor ocasião para ele se defender e acusar aqueles contra quem ele tem provas de terem cometido crimes. Sera que num pais onde o Levy Nazaré SG da ADI diz o que publicamente diz, não e democrático? Não tem liberdade de expressão? Deixem de nos distrair e façam politica!

  24. filho da patria

    22 de Junho de 2014 as 9:15

    de muito longe vos digo q em um pais de direito democratico onde a democracia reina o Patricio Trovoada jamais seria um representante maximo desta nobre patria , mas ate q n e mal passar uma pente fina na vida d todos politicos santomense, mas o mas desta lista e que faltan ali citar os nomes dos comandante do navio como SR MIGUEL TROVOADA ,FRADIQUE DE MINEZES, e ele proprio PATRICE TROVOADA ……

  25. Minha Avô

    22 de Junho de 2014 as 17:17

    SEABRA escreveu ” Continuaçao, sobre a queixa do lider do partido do ADI, Patrice Trovoada, que meteu uma queixa junto do TI contra o actual presidente Pinto da Costa e o governo do Gabriel da Costa, como 1° ministro.
    Ora bem, se os TROVOADA estao hoje em STP, devem imenso ao apoio incondicional dos estudantes saotomenses que se encontravam em França, sobretudo do Pascoal Daio e do Gabriel da Costa (hoje detestado pelos Trovoada, porque nao jogou com eles o jogo do odio, do rancor, contra o Pinto da Costa , Daniel Daio, Costa Alegre etc).
    Quero chamar a atençao a todos os militantes e amigos da liberdade, da democracia, da paz social e politica em STP, para que tenham muito cuidado com a manipulaçao que os TROVOADA querem impôr em STP de meter uns contra os outros, para eles poderem REINAR e finalmente vingarem-se do Pinto da Costa. Eis o ùnico OBJECTIVO dos malditos TROVOADA. Querem desta vez , levar o pvo de STP à uma definitiva PERDA, assim o pais fica destruido, desprezado pelo mundo, enquanto os TROVOADA( cobardes como sao …), levar a victoria…creio que hoje, todos os saotomenses deram bem conta do VICIO, da PERVERSIDADE , da MALDADE, da Mà Fé, dos TROVOADA, que nunca tiveram nem estima, nem consideraçao, nem amor, nem respeito e muito menos PATRIOTISMO para STP…é de uma importância CAPITAL que o POVO DE STP toma consciência disto.
    Certo, hà problemas politicos, sociais e economicos em STP, mas pode-se resolver com o tempo e na paz.Nao creio que seja com a VIOLÊNCIA, que o partido ADI, pelo intermediàrio do Levy e outros, propoêm…nada se resolve com o sangue. Se nao houve guerra, durante a colonizaçao, acho que nao é agora, depois da independência é que um nacional estrangeiro, contrariado contra uma pessoa que ele detesta, que venha a ter este PODER, uma influência NEFASTA, para destabilizar STP, porque quer-se VINGAR do Pinto da Costa(aliàs, o Patrice Trovoada basiou-se no governo do P. da Costa de 1976 à 1990…é obvio, que se trata de um RANCOR de longa data, que os TROVOADA querem concretizar a todo o preço, seja como fôr, tem que se realizar. Como o Miguel Trovoada nao conseguiu quando tentou, agora quer levar a maioria com ele, tal um dirigente de uma seita…lavando o cérebro de muitos, de condicionà-los para que se lancem , sem muito reflectir.
    Camaradas e irmaos saotomenses, como é que podemos considerar a estes individuos que nos enduzem para fazer o que nao é bom para a colectividade? Lembrem-se, que os TROVOADA têm saida, quando tudo destruirem em STP, pois que têm outras nacionalidades e jà roubaram o suficiente em STP para nao mais precisarem de vocês , gentalha do povo, como pensam os TROVOADA, que hoje enganam-vos para melhor tirarem PROVEITO da situaçao.
    Vamos continuar a apoiar-vos, para que STP mude para o MELHOR…Sem cair nos extrêmos, na violência, como deseja a familia e os partidàrios dos TROVOADA .
    Bem haja, estàmos juntos…a luta contra os TROVOADA continua, a victoria é CERTA!!!!

    • INOCENTE

      22 de Junho de 2014 as 22:01

      Que ironia. Nao queres que o povo lute contra o Pinto da Costa e a Troika que está neste momento a delapidar o país mas queres que o povo lute contra os Trovuadas que nem estao no poder. O mais engraçado é que estás neste momento a conviver com os verdadeiros ladroes do país mas dizes que os Trovuadas andaram a roubar no país…Porque tanto medo?

      • mandja

        24 de Junho de 2014 as 0:29

        …não se deve perder o tempo com os imbecis. Eles provocam à perda do combate de uma causa justa…escuta-los é desperdício de energia. Ignoremos os idiotas!

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 0:35

      Que quet você dizer com “seabra escreveu” transcrevendo textualmente o conteúdo do escrito do Seabra . O que significa. Eu acho que o comentário do Seabra é EXCELENTE. E você?

  26. mandja

    22 de Junho de 2014 as 23:50

    Já está realizado, imbecil Eduardo Santos, alias, Nazaré Lévy. Quando é que você vai abrir os olhinhos da cegueira, idiota? Não indola outros tantos nesta seita “trovoadora” , para desfazer STP e o seu povo todo. Se não o fizer por si, faça em nome dos seus antepassados! Já é tempo de reflectir por si, pela sua cabecinha, promets-lhe que é capaz…tente.

  27. feijoada

    23 de Junho de 2014 as 8:57

    Eu não estou com medo de queixa nenhum…. Todos que delapidaram e enriqueceram e que por sua vez disseram publicamente que tiveram 24 viaturas e boas casas, dinheiro ( muitos dólares) no teto de casa, outros até disseram que deram o partido mais de 500 mil dólares, compraram arroz podre para população, caso STP-trading, casas pré-fabricadas, passeios, barco apreendido, aqueles que escondem no parlamento para fugirem do tribunal, etc, etc…. Esses sim, devem responder no TPI. Estou plenamente de acordo que todos os criminosos de colarinho branco desde 1975 devem sim responder e ser penalizado pelos seus crimes.

    • santola

      23 de Junho de 2014 as 10:30

      Concordo consigo.

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 0:55

      …começaria pela familia Trovoada, primeiri no + velho Miguel, que complotou para à eliminacao fisica do presidente Pinto da Costa, em 1978. Podemos continuar com outros…mas os Trovoada têm 1 péssimo dossiê .

  28. CASCATA

    23 de Junho de 2014 as 9:59

    Só o Patrice Trovoada é capaz de inverter o rumo tão perigoso que esses Troicanos e assaltantes do poder têm levado o país. Tanta montagem contra ele, mas o homem é forte e corajoso. Ó Patrice podes crer: Tens muitos inimigos, mas tens um amigo que é muito superior a todos os inimigos juntos; Sabes quem é? É o povo! E é ele quem mais ordena! Esses inimigos só têm uma hipótese: Não marcar eleições: Só assim!! Mas Deus é grande e o sr PR por mais que arraste as eleições como tem feito, uma coisa é certa: a bola está do lado dele!

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 0:45

      Imbecil, simplesmente. Já recupreou algumas migalhas…umas misères sobras, talvez dólares, que lhe #escorregou o P. Trovoada? Pobrezinho!

    • souba

      24 de Junho de 2014 as 10:14

      O povo és tu e os familiares completo?

  29. JOAO ALMEIDA

    23 de Junho de 2014 as 10:01

    É preciso ter muita lata senhor trovoada.

  30. Problema de STP resolve-se com Agua grande e Mezochi

    23 de Junho de 2014 as 20:23

    Meus camaradas de luta,esteve a ler os comentários todos,quero pedir a todos que leiam com atenção o comentário do senhor H.Lavres, pela uma boa democracia os políticos deveriam responder afirmativamente este pedido dele,senhores eu sou de MLSTP,vou votar no MLSTP sem duvidas, eu quero que vocês colocam o pais na linha certe, convidam este senhor e outros que estão na Diáspora para contribuir para desenvolvimento do pais sem desconfianças sem rancor, estive a fazer comentário com a minha esposa sobre comentário do senhor Lavres, ela diz-me que ele e do MDFM, e que e um admirador do senhor fradique e que ele e do Príncipe ,falem com o senhor Fradique de Menezes para convidar este senhor e outros como senhor Adelino cassandra para apoiar o pais, por favor,o pais esta mal meus senhores, e que o Camarada Pinto da costa que marca urgentemente as eleições,o pais não deve estar a ser governado por muito tempo por um primeiro Ministro que não tem nenhum aval do povo, só dos partidos, e mesmo os partidos não consultaram os seus militantes sobre a figura deste primeiro Ministro,numa das reunioes o nosso camarada do partido disse que este primeiro ministro iria sair ate hoje nada, vamos senhores , não dormem, tenho 59 anos sou militante do MLSTP a 32 anos,aceita o comentario do senhor H.Lavres que vive no reino unido,se o pais toma outro rumo por favor camarada osvaldo.Bem aja.

  31. Sama Bobô

    25 de Junho de 2014 as 23:04

    Deixem o Patrice em paz. Preocupem se com problemas de S. Tomé, que não poucos. O Patrice é um grande lider.

  32. carapau

    26 de Junho de 2014 as 19:17

    O patrice Trovoada mostrou com este gesto, total desprezo pelo povo sãotomense. Não existem fundamentos jurídicos para apresentar queixa no TPI contra as principais figuras sãotomenses. O Patrice fugiu de STP, agora fugiu de Portugal com medo de si próprio. É falso que tenha medo do Pinto Da Costa, tem medo das suas acções enquanto Primeiro Ministro.

    Uma vergonha!!!

  33. DA CU LIGUI

    28 de Junho de 2014 as 1:38

    Uma coisa é certa Patrice não vai regressar ao país. Ele tem processo, não tem humildade de responder perante autoridades, tem verhonha, é arrogante…..Não vem!Tantos processos que ele tem…adeua congo! Achem!!!

  34. PREOCUPADO

    1 de Julho de 2014 as 15:45

    Se repararem, se é que todos SANTOMENSE não sabem, desde Libreville “Gabão” que TROVOADA, vem criando problema. Os membros do CLSTP/MLSTP, estiveram divididos. Tudo engendrado pelo Trovoada. Isso tudo que está acontecer, é para fazer o povo dormir. Enquanto o povo dorme, o Trovoada vai vivendo a sua vida. Portanto, os São-tomenses que abram os olhos. Os Trovoadas. Não tenham amor com este POVO. Tendem sim, amor em altos negócios, em ruína do País, São Tomé e Príncipe, que eles dizem que também fazem parte. Um PATRIOTA, não age da maneira com eles agem. São-Tomenses, sobretudos os menos esclarecidos. Estejam atentos., como verdadeiros São-Tomenses. Se nós, não pormos travões em nós próprios, quando despertarmos, já será muito tarde.
    Quando um homem quer uma mulher, ele luta ao lado dela, demonstrando as suas qualidades. E quando um homem promete muito, cuidado que ele pode não assim tanto para dar. Os dois anos que o PATRICE TROVOADA, esteve como 1º Ministro, só estiveram a entreter os Santomenses, com a sua capacidade enganadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo