Política

“ADI e seus simpatizantes brigam com a imagem do Estado”

É desta forma que o Conselho de Ministros reagiu, as cartas que surgiram nos últimos dias no país, endereçadas às principais instituições internacionais e ao TPI, tendo o partido ADI e seus simpatizantes como subscritores das mesmas, segundo o conselho de ministros.

Segundo o Conselho de Ministros, as cartas da ADI e dos seus simpatizantes « brigam com a imagem do Estado são-tomense, e prejudicam os esforços do Governo para atrair investimentos externos e combater a pobreza».

Pela voz do Ministro da Educação, Cultura e Formação, Jorge Bom Jesus, enquanto porta voz do Conselho de Ministros, veio a condenação. «O Conselho de Ministros condena a atitude anti-patriótica que coloca os interesses meramente partidários e eleitoralistas acima dos interesses da nação transmitindo para o mundo a imagem que em nada reflecte a realidade, social e política do país», refere o conselho de ministros.

O Governo, acrescenta que as justificações expressas nas cartas da ADI e dos eus simpatizantes, constituem mentiras grosseiras. «Dizer-se que em STP há violação dos direitos humanos e da liberdade de imprensa ou ainda que há intromissão do poder político nas esferas dos tribunais é uma mentira grosseira e inaceitável», precisa o Conselho de Ministros.

Para o Conselho de Ministros, a mentira grosseira da ADI, só é «concebível na estratégia de manobras dilatórias para desviar as atenções sobre os casos de justiça que envolvem os altos dirigentes da ADI», frisou.

O Governo garante que a democracia funciona em São Tomé e Príncipe. «A separação de poderes é uma realidade e ninguém pode arrogar o direito de estar acima do primado da lei. Se há processos em tribunal que envolvem dirigentes da ADI , é normal que haja responsabilização dos titulares dos cargos políticos», concluiu.

Abel Veiga

 

    17 comentários

17 comentários

  1. H.Vaz

    23 de Junho de 2014 as 3:08

    Os dirigentes de STP precisam primar pelas criticas construttivas capazes de depertar o bom rumo de desnvolvimento do pais e nao luta de poderes ate mesmo omissao do bom senso para com os filhos da propria naçao, eu penso que devemos ter um pensamento positivo ao longo prazo e nao pensamentos mesquinho como podemos constactar nestas acusaçoes insustentaveis.
    Caba ku kua ce fa inen mano, kê kuaaa.

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 2:16

      De facto , é verdade…o objectivo dos dirigentes “escrocs” e o lider em chefe do ADI, P.Trovoada é de distrair e confudir os DEMAIS sobre a partilha entre eles dos bens de STP desviados pela cabeça do partido ADI, o VOYOU P. Trovoada. Quem São os 11individuos em questão…devem ser denunciados pelos nomes deles, porque São inimigos da patria. Eu vœu escrever ao papa Francisco e a União Europeia, sobre este assunto e contar bem ” les com mencements et les aboutissants de cette histoire, depuis l’embrouille entre Pinto et M. Trovoada (docs.justificatifs à l’appui”. Vou fazer um abaixo assinado contra os 11imbecis e farei uma emissao ,em Paris, sobre o assunto . Preciso dos nomes destes traidores da pátria, para desarma-los….é imperativo. Estámos convosco, povo saotomense, e com o nosso kamba o pm Gabriel da Costa….à GB, à malta lusófona está contigo, tens o grande apoio dos CABRAL, sempre! Estámos juntos , Tchuka!

  2. Eterno Madiba

    23 de Junho de 2014 as 8:05

    Eu não subscrevo a atitude do ADI e seus simpatizantes! Mas como politicos que são devem ter os seus motivos. Até porque cada um luta com arma que tem.

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 2:29

      … R você luta co .z inteligência@

  3. feijoada

    23 de Junho de 2014 as 9:02

    A imagem do estado santomense já era desde 1975 até a data presente. Muita gente esta com medo dessa queixa. Quem não deve não teme…Haverá mais queixas…

  4. POVO DE STP

    23 de Junho de 2014 as 9:35

    Quem brigou com a imagem do estado é o PR que admitiu que este indivíduo fosse primeiro ministro sem o voto popular(inconstitucional). Um país democrático onde vinham havendo eleições normalmente e hoje a realização das eleições transformou-se num pesadelo e passou a ser uma incógnita, isso sim briga com a imagem do país! Ninguém está distraído acerca do rumo que o país tomou nos últimos 18 meses!!!!! Atenção!!!!

  5. eduardosantos

    23 de Junho de 2014 as 9:54

    A imagem de STP só será reconhecida depois de clarificação do Poder, outra coisa pk que não se fala de outras queixas crime que estão no MP de STP dos Dirigentes do MLSTP, PCD e só se fala do ADI.

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 2:25

      Nazaré Levy….reflété! Porque se condena unicamente o seu partido ADI e o seu Mestre P.Trovoada? Porque ele está a destruir STP pelo ódio feroz e pela vingança cega que querem concretizar na pessoa do Pinto da Costa…para obter o que desejam, estão prontos à levar STP e a população a um CAOS total e destruir o país. Isto porque não tem um sentimento patriota. Que desatino!

  6. helio matos

    23 de Junho de 2014 as 12:44

    Dr Gabriel Costa definitivamente perdeu o sentido das coisas. Coitadinho, acho que o proximo passo sera a psicatria. Lamentavel

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 2:40

      E voce? Sabe o que quer dizer no kriol da Guiné “mandjir”? Você será o primeiro a ficar louco. Não é brincadeira, eu falo muito à serio, em alguns dias faço-lhe ficar sem noção da realidade. Atencao…na faça + mediocres comentarios sobre o Gabriel…e por cima falsos.

  7. Honorio Lavres-Filho da Terra.

    23 de Junho de 2014 as 13:14

    Caros Amigos Políticos de STP!!

    Com o tempo todos se descobrimos, as mentiras mais ocultas,as razoes mas certas e, os amigos mas falsos.

    Ha pessoas que si acham muito grandes, mas o famoso Navio Titanic também era grande e afundou-se.

    Meus caros amigos,temos consciência que existe muitos políticos STP que tenham processos sumários nos nossos tribunais, e que muitos destes processo já estão no caixote do lixo, então sou da opinião que si aprova uma lei para todos os políticos STP,quando for solicitado pelo tribunal, perdem automaticamente a sua imunidade,e só volta a o terem, a pós finalização do processo, tenho eu a certeza que muita coisa melhora-si no Pais.
    Nao si faz Politica com ódio,si faz politica com vontade popular, para manter viva a Democracia, quando isso não acontece, então a democracia esta comprometida!!!!!

    Honório Lavres
    Reino Unido-Londres.

  8. Saudoso Francisca

    23 de Junho de 2014 as 16:10

    Que imagem, devolvam o poder ao povo, vocês pensam que nos enganam. A imagem é marcar eleições e saltar, o Senhor não foi eleito e se tiver culpa, responda sem temer.

  9. Problema de STP resolve-se com Agua grande e Mezochi

    23 de Junho de 2014 as 20:59

    Meus camaradas de luta,esteve a ler os comentários todos,quero pedir a todos que leiam com atenção o comentário do senhor H.Lavres, pela uma boa democracia os políticos deveriam responder afirmativamente este pedido dele,senhores eu sou de MLSTP,vou votar no MLSTP sem duvidas, eu quero que vocês colocam o pais na linha certe, convidam este senhor e outros que estão na Diáspora para contribuir para desenvolvimento do pais sem desconfianças sem rancor, estive a fazer comentário com a minha esposa sobre comentário do senhor Lavres, ela diz-me que ele e do MDFM, e que e um admirador do senhor fradique e que ele e do Príncipe ,falem com o senhor Fradique de Menezes para convidar este senhor e outros como senhor Adelino cassandra para apoiar o pais, por favor,o pais esta mal meus senhores, e que o Camarada Pinto da costa que marca urgentemente as eleições,o pais não deve estar a ser governado por muito tempo por um primeiro Ministro que não tem nenhum aval do povo, só dos partidos, e mesmo os partidos não consultaram os seus militantes sobre a figura deste primeiro Ministro,numa das reunioes o nosso camarada do partido disse que este primeiro ministro iria sair ate hoje nada, vamos senhores , não dormem, tenho 59 anos sou militante do MLSTP a 32 anos,aceita o comentario do senhor H.Lavres que vive no reino unido,se o pais toma outro rumo por favor camarada osvaldo.Bem aja.

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 2:50

      Você tem é inveja do pm Gabriel da Costa….porque têm burra dele? Porque ele e honesto , inteligente e trabalhador. O essencial é que e trabalhe bem….é o caso. Nada avança em STP porque há muita inveja e más ondas.

  10. santa catarina

    24 de Junho de 2014 as 15:14

    “brigam com a imagem do Estado são-tomense, e prejudicam os esforços do Governo para atrair investimentos externos e combater a pobreza»”.A imagem do estado já tinha sido posta em causa depois do golpe de estado parlamentar que contou com a participação directa dos elementos do PCD, MLSTP, MDFM e com o apoio material e esperitual do Pinto da Costa. A imagem do estado esta posta em causa deste a prisão dos navios pretoleiros e coma queixa aprsentada pelo Estado do Malta contra o estado STP, quando deveria ser com Pinto ad Costa, Gabriel Costa, Alcino Pinto,Oscar de Sousa, Posser da Costa, e o tal juiz pedofilo.
    Estes senhores deveria ter vergonha na cara mais são judas temos que entender.O MLSTP esquivou do debate e deixou para o governo este mesmo governo considerado de fraco e incompetente pelo Jorge Amado numa entrevista a Radio estrangeira. Ai não se estava a por em causa a imagem do país.Meus senhores bricadeira tem hora. Marca as eleições e deixe de truques.

  11. Sama Bobô

    25 de Junho de 2014 as 7:21

    Santa Catarina! Apoio lhe. Tem razão. Marquem eleições.

  12. escravidão

    1 de Dezembro de 2014 as 14:09

    O discurso do nosso ministro de educação é vergonhosa. O nosso pais nunca foi e acho que nunca será democrático. Os nossos dirigentes fazem o que bem entendem, os tribunais não funcionam, há corrupção em todo os ministérios e a nossa televisão não foge a essa regra. Na educação até os serviços falsificam os certificados de conclusão do ensino secundário, a saúde anda uma “merda” porque o estado não disponibiliza verbas, e mesmo se disponibilizar os nossos ditos ministros levam o dinheiro para casa como se fossem seus rendimentos, das cartas de condução que circulam na praça a maioria é falsificada. O estado santomense no seu esplendor.
    E ainda dizem que não existe democracia em STP?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo