Destaques

ADI reuniu-se com a União de Juízes de Língua Portuguesa

Num comunicado de imprensa que fez chegar a redacção do Téla Nón, o partido Acção Democrática Independente, liderado por Patrice Trovoada, dá conta que  foi recebido na terça – feira pela União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa, na sequência da denúncia que apresentou sobre a alegada utilização política do sistema judicial de São Tomé e Príncipe.

Segundo a nota de imprensa da ADI assinada por Patrice Trovoada, a União de Juízes da CPLP, prometeu levar o caso ao Conselho Executivo. Um órgão que agrupa representantes de todos os países de língua portuguesa. Mais ainda, a nota da ADI, refere que a sua  “queixa”, será também apresentada à Associação Internacional de Juízes.

 

Segundo a ADI, a União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa, registou com preocupação o conteúdo da sus queixa. «Designadamente no que respeita à alegada violação dos direitos humanos e de outras questões suscitadas que possam contender com a independência dos tribunais e dos juízes em São Tomé e Príncipe, dando disso conta ao Conselho Executivo desta associação internacional e às demais associações de juízes que são membros da UIJLP”, nas palavras do juiz Nuno Coelho», refere a nota de imprensa da ADI, subscrita por Patrice Trovoada.

Na última sessão plenária da Assembleia Nacional, antes do desacato protagonizado pelo secretário-geral da ADI, Levy Nazaré, ainda na fase de interrupções consecutivos da intervenção do Primeiro-ministro Gabriel Costa, por parte da bancada da ADI, este trocou palavras com alguns deputados da referida bancada parlamentar. Tais palavras também foram entregues à União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa para fazer justiça. «Os senhores [deputados do ADI] querem que se marque imediatamente a data das eleições para que os processos pendentes em tribunal possam suspender-se”. Gabriel Costa estaria a referir-se a eventuais processos judiciais contra elementos do ADI e jornalistas, desconhecendo-se como é que o primeiro-ministro poderia ter sabido da existência de processos que estão em segredo de justiça», diz o Comunicado da ADI.

O leitor deve consultar na íntegra o comunicado de imprensa da ADI, assinado por Patrice Trovoada, para ter mais detalhes. CLIQUE –ComunicadoADI_ 2 DE JULHO 2014

 

Abel Veiga

    37 comentários

37 comentários

  1. Lódoma

    3 de Julho de 2014 as 10:15

    Aqueles que acreditam em ADI e Patrício Trovoada depois vão se arrepender se o povo tiver memória curta vou relembrar o que foi dito por Sum Fachico Bêbê Zaúa santopé lentla galafa trabadô vidja ubuê dê o mais recente é ninguê cu naquelêfá fica cu dgêlu sê tlóca.
    Quero dizer com isso que é bom lembrar passado ver presente e pensar no futuro.

    • mandja

      4 de Julho de 2014 as 23:46

      É verdade , Lodoma. Se realmente o P. Trovoada sente-se e pensa STP , sabe que para defender uma causa, para o país, ser patriota…é no terreno é que se faz, neste caso em STP. Dizia o A. Santos, no seu comentário sobre à conduta do P.Trovoada”do pastor q abandona os seus rebanhos na tempestade”. Como pode o P.Trovoada pensar curtir , viver numa boa, sem maca, longe de STP , deixar os outros na confusão (criada por ele), nao dar a cara durante 2anos….vir, à seguir vir mostrar a cara para as eleições, para o PODER. Quem pode votar por alguém instável, incompetente, corrupto, cambalacheiro “i tutti cuanti sinistra”. Ñ deixem que o P. Trovoada régresse à STP para, de novo espalhar confusões nos espiritos… Corram, definitivamente, com ele de STP.

      • Janota

        19 de Agosto de 2014 as 2:08

        Caros compatriotas. Não é com intrigas e insultos sobre a
        idoneidade das pessoas. É coisa todos sabemos. As histórias na nossa terra são muitas vezes criadas para denegrir a imagem de qualquer cidadão, seja ele político, comerciante, jornalista, taxista ou um pescador. Nós simplesmente, inventamos coisas e acrescentamos mais. Há coisas que estão mal no nosso país. Ainda há pessoas sérias e honestas em STP. Nós devíamos exigir a todos os governantes melhores políticas para melhorar a vida da população. Termino, dizendo que as instituições devem funcionar independentes de quem governa. Deixarmos as querelas partidárias que só servem a alguns e aos mais distraídos O povo deve julgar nas urnas com o seu voto. O povo e a terra em primeiro lugar. Só assim poderemos ter melhor qualidade de vida. Obrigado a todos.

  2. adalberto

    3 de Julho de 2014 as 11:18

    Palhaços.

  3. Estudante

    3 de Julho de 2014 as 11:58

    O ex 1º Ministro esta cavando seu próprio buraco. Povo sarmento te agradece, terás um bom descanso.

    • Estudante

      3 de Julho de 2014 as 11:59

      “povo santomense”

  4. Minha Avô

    3 de Julho de 2014 as 12:55

    Olha o MALANDRO!!! Vem explicar a justiça sobre as origens dos 600.000,00 euros que o senhor depositou no BGFI BANK e deixa de expedientes escapatórios

  5. DEUS É JUSTO

    3 de Julho de 2014 as 14:57

    Vocês querem servir-se da justiça para ganhar eleições, agora toma!! Isso não se faz! Um bom democrata não deve recorrer a tramoias para perseguir pessoas e tentar tirar proveitos eleitorais. O Gabriel há-de comer o pão que o Diabo amaçou. Ainda há-de ser julgado por abuso do poder, tráfego de influência e mais.. O tempo dirá! A verdade é que naquela altura ele estará sozinho na justiça e os companheiros da Tróica hão de se rir dele! Vai aprender uma boa lição! Dêçu pagá!! Anda a meter demais, agora é que são elas!!!

    • mandja

      3 de Julho de 2014 as 22:36

      E antes, camarada invejoso, a alma beafada já terá feito justica …você, P.TROVOADA e todos que lhe querem mal terao à vossa boa parte do que lhe desejam. Gabriel Costa esta bem protegido, nada e ninguém lhe fara seja o que for, embora os Sãotomenses fazem tudo para prejudica-lo, mas em vao.

  6. Ze Cangolo

    3 de Julho de 2014 as 15:04

    Oh Patrice. Ésta tua fotografia a rir, parece a minha avó a fazer chichi.
    O teu riso é sinico, riso de malandro. Riso de muçulmano que come carne de porco. Riso para enganar o Zé Povinho dando-lhe sementes para depois lhe roubar toda a safra e o respectivo terreno cultivado.
    Quieiii tipuuu….Lega-nom cu vida nom! Ba le-le nem nguê tela-bo ni gabon!

    • mandja

      4 de Julho de 2014 as 21:41

      Adorei…Patrice Trovoada, vá para o Fanal, fazer o teu ramadan , oportunista.,

  7. Ê BÔBÔ Ê

    3 de Julho de 2014 as 15:17

    Costuma-se dizer: Quando o mal é demais o diabo até vira as costas:
    Foi o que aconteceu com o Gabriel. Tanta bandidagem, instrumentalizando a justiça para perseguir Patrice Trovoada e os outros até que que Deus abriu boca do Gabriel para ele dizer a verdade! E não é só ele; O presidente do Supremo Tribunal já tinha mandado recados na abertura do ano judicial: Mas isto não se faz a cidadãos, nem aos profissionais da Justiça! Os Magistrados devem dizer justiça em nome do povo, de forma isenta, livre, sem pressão, sem serem instrumentalizados. Primeiro é por si só um abuso do poder e a falta de respeito para com os profissionais da justiça(magistrados). Eu peço a todos os Magistrados, que denunciem em boa hora toda esta falcatrua para que todos os envolvidos possam aí sim ser responsabilizados. Não se pode estar a dizer que a justiça está doente e essas mesmas pessoas andarem a comprometer a própria justiça, tentando corrompê-la. É um pecado!! Se for o meritíssimo Juiz Bandeira eles jamais conseguirão corromper. Por isso peço ao Presidente do Tribunal Supremo que mantém a sua conduta de sempre, como homem firme e que não se deixa levar por essas acções no mínimo baixas e de todo condenáveis! Um bem haja a todos!

    • mandja

      3 de Julho de 2014 as 23:28

      Amadurecido, quem é você para julgar o Gabriel Costa e o juiz ou outros juristas. Magistrados? Diga ao seu líder Patrice Trovoada que deve ir responder à STP, à justiça, pelos actos dele, desvios de bens de STP , os 700 000 00$ que ele meteu num banco no Gabao na conta dele….sobre a tentativa (1 vez mais), para eliminar fisicamente o Pinto da Costa (aqueles que ele meteu no complot, estao presos e estão là à espera dele). P. Trovoada está atrapalhado e vai destraindo os outros para justificar a ausência dele de STP, desde que deixou o PODER. Um HOMEM de verdade, que pretende poder dirigir o seu país e o seu povo, tem que ser mais responsável, mais assumido, mais sério, mais honesto…e não fugir com as calças nas mãos , porque é um mentiroso, bandido, GATUNO, incapaz, covarde…;ladrao Éis o que é o P. Trovoada. Ele não engana, senão a alguns imbecis, ignorantes e corruptos, porque estas TRETAS de queixas no TPI, junto do tribunal do CPLP….é para “basofear” junto dos militantes e certos parvalhotes. P. Trovoada é um ZERO, um gajometro reles sem dira nem Beira

  8. JUSTO

    3 de Julho de 2014 as 15:22

    O Gabriel Costa e os presumíveis envolvidos deverão ser exemplarmente responsabilizados!

    • mandja

      3 de Julho de 2014 as 22:50

      E tu sacana? Vocês têm dirigentes politicos que merecem…que gente falsa e oportunista. Os militantes do ADI têm um Bom piloto no leme. Un sacré voyou….P.Trovoada.

  9. Tina t

    3 de Julho de 2014 as 16:10

    ADI cavando sua própria sepultura. Não se preocupem, o povo colocará coroa de flores nela.

    • mandja

      3 de Julho de 2014 as 23:40

      Estou consigo, Tina. Também penso assim….outros politicos têm falhado, certo. Mas como o P. Trovoada, creio que nunca terao. Sãotomenses, sejam mais refletidos e corram definitivamente com o P.Trovoada de STP. Ele quer levar a violência para poder reinar …e destruir STP e o seu povo. Não céda à vingança dos Trovoada.

  10. Eu também sou filho da terra

    3 de Julho de 2014 as 16:43

    De facto o filho do peixe sabe nadar. O presidente do partido ADI está a fazer-se de vítima para obter o benefício de dúvida do povo santomense. O pai fez o mesmo aquando do incidente do censo que levou à sua detenção no decurso do início da independência. Ele refugiou-se no estrangeiro, e por falta de cabal esclarecimento da situação pelo actual Presidente da República junto da população, o seu regresso ao país foi coroado de êxito, pois o povo julgou-lhe aplicando a regra de benefício da dúvida, isto é, em caso de dúvida julga-se a favor do réu. Assim ele conseguiu concretizar o seu objectivo de retirar o maior proveito possível da conquista da independência deixando o povo na miséria. Portanto, se não houver cabal esclarecimento da situação do presidente do partido ADI junto da população por quem de direito, poderá acontecer o mesmo. Se não fizerem isso, ou seja, se não tirarem essa dúvida ao povo, depois não venham se queixar da eventual victória da ADI nas próximas eleições legislativas.
    Abram os olhos.

  11. A. Dos Santos

    3 de Julho de 2014 as 16:52

    Meus senhores e minhas senhoras, a final de conta o ADI é um partido politico em Sao Tomé e Príncipe ou é um partido politico na diaspora? Como é que um partido pode ter as chefia a no estrangeiro, é os seus deputados em Sao Tomé? Isto so acontecer mesmo em Sao Tomé. Si o Patricio diz-se ser o lider do ADI entao tera que estar com os militantes. Um bom pastor nao abandona o seu rebanho debaixo da tempestade.

  12. Original

    3 de Julho de 2014 as 17:00

    Esta manobra de diversão já está a atingir os seus limites.

  13. jordan19000@hotmail.com

    3 de Julho de 2014 as 19:24

    Força Adi agora vai ser muito para Gabriel costa

    • mandja

      4 de Julho de 2014 as 0:08

      ….lambedor de rabiosque, quanto é o Patrice Trovoada lhe tem comprado para fazer-lhe publicidade falsificada.

  14. Mé dobô

    3 de Julho de 2014 as 19:41

    «Os senhores [deputados do ADI] querem que se marque imediatamente a data das eleições para que os processos pendentes em tribunal possam suspender-se”. – Gabriel Costa – caiu-lhe a mácara, a boca abriu e saiu-lhe a verdade,em plena sessão parlamentar no plenário, a justiça está refém da política e dos políticos da troica, Pinto da Costa, Gabriel Costa, Alcino Pinto, estão a fazer das suas, O procurador geral da república, frederic Samba está sambando, uma pouca vergonha nacional, a queixa crime do ADI contra estes senhores no TPI tem toda razão de ser, tinha razão o presidente do supremo tribunal de justiça e tribunal constitucional José Bandeira na abertura do ano judicial. SR Pinto da Costa marque as eleições e deixa de casmurrice!

    • mandja

      4 de Julho de 2014 as 0:15

      …perder tempo consigo, nao vale a pena…é gente como você que leva STP à perdicao, dirigido pelos corruptos…P.T. e companhia.

  15. Sama Bobô

    3 de Julho de 2014 as 21:23

    Estou a gostar. O Patrice está agindo muitíssimo bem. E mesmo assim. Ao menos tudo ficará esclarecido. Um país onde sempre houve tantos casos de corrupção. Porquê tanta perseguição? O que sao 500.000 euro para os políticos em S. Tomé? Força Patrice!

  16. mandja

    3 de Julho de 2014 as 22:44

    …é assim mesmo. Mas, sff, traduira porque muitos ñ compreendem o forro. Estou à 200% consigo, o lugar do P. Trovoada não é em STP.

  17. mandja

    3 de Julho de 2014 as 23:59

    Excelente…se todos os Sãotomenses fossem esclarecidos como você, já há muito tinham virado o Patrice Trovoada, Lévy Nazaré e desfeito o inútil ADI….realmente o líder é um nacional estrangeiro, sem sentimento de patriotismo.

  18. Dia

    4 de Julho de 2014 as 7:45

    Oh meus senhores nós estamos perdendo nosso tempo. Porque tudo isso é uma pouca vergonha. Tanto da parte do governo na pessoa do seu chefe máximo e o Patrício, estão a manchar o pais ao todo nível.
    O que disse o chefe do governo na ultima secção do parlamento revela que não é muito seguro. Se internamente há um caso de confidencialidade entre eles o 1º Ministro não tem que dar com a língua nos dentes. Ele não é muito seguro como homem do estado, porque quando é muito atacado perde sentido e diz o que não devia. Caso fosse PR já o teria deixado a baixo.

  19. sotavento

    4 de Julho de 2014 as 8:57

    Creio que a roupa suja se lava em casa.é patetico isto , delinquente denuciando delinquentes.

    • mandja

      4 de Julho de 2014 as 21:53

      Sotavento tem razao…Patrice Trovoada é 1 verdadeiro delinqüente…assim como alguns do governo actual. Todos devem desaparecer da cena política de STP.

  20. H. Borges

    4 de Julho de 2014 as 9:06

    Dou os meus parabéns a esta acção do ADI, independentemente de ser ADI ou IDA, PCD ou PDC, MLSTP ou LMLSTP, ou qualquer outro palavrão o mais importante é actuarmos em prol da verdadeira justiça, em prol da verdadeira democracia, em prol de STP e não de determinados santomenses. Pois, muitos andam a defender que não queremos dividir os santomenses em santomenses de primeira e de segunda, mas na pratica têm feito coisas aberrantes para a nossa unidade e para nossa afirmação enquanto povo. Quando as coisas chegam a este nível a que recorrer a outras instâncias, quanto mais, quando as instâncias locais estão corrompidas (e ninguém que venha responder este comentário e dizer que é mentira, senão estaria a ser simplesmente, ingénuo ou extremamente partidário). Aqui não há que ter papas na língua ou esta treta de que “roupa suja se lava em casa”. Quem gosta de andar asseado que não atire lama para a roupa branca do outro, para não dizer repetidas vezes “quem não deve não teme”, expressão, várias vezes usadas por parte a parte, mas alguns apenas para justificar os seus intentos de inventar e reinventar criminosos. Qualquer dia, de tanto inventar e reinventar criminosos, a maquina de invenção atrofia-se e todo mundo vira criminoso (graças a Deus, o nosso povo não tem o espírito de muitos povos cuja acção revolucionaria nos testemunham as telas da televisão, caso contrário teríamos “primaveras” de muitas coisas, o melhor, Gravanas de muitas coisas. Mas não precisamos chegar a este extremo, ainda podemos acreditar que existem indivíduos, ainda com seus interesses pessoais (todo o mundo os tem), que têm sonhos sérios de um dia ver um STP onde possamos verdadeiramente respirar, Unidade, Disciplina e Trabalho, os que categoricamente gerarão o tão esperado Desenvolvimento. Doa a quem doer, mas eu acredito que entre os peixes podres ainda existe aquele que está menos podre e cuja podridão não nos provocará aquela forte coceira na boca que não para suportar quando o peixe está demasiado podre. Eu acredito, quem não quer acreditar critiquem-me agora. Até já.

    • mandja

      4 de Julho de 2014 as 22:08

      Borges, voce e o primeiro “partidário” do ADI do P. Trovoada. Como pode pretender que ele pode ir por 1 queixa contra A, B ou C, de STP, ora que ele mesmo deve apresentar-se junto da justiça de STP, para responder aos actos graves, cometidos por ele, quando foi chefe do governo….ele, deve resolver este assunto, como um homem honesto e digno de confiança. À partir de uma conduta leal ele poderá tentar de ser mais credível …mas não e o caso, infelizmente. Sem querer contrária-lo, Borges. Bem haja!

      • H. Borges

        7 de Julho de 2014 as 11:57

        Meu caro, Obrigado por sua resposta, pois já esperava algumas reacções, simplesmente porque as verdades sempre doem. Apenas fico perplexo com o seu comentário, sobretudo por:

        1.º: Afirmar que sou o primeiro “partidário do ADI” (Repare, meu caro, é que ao fazer isto, sem ter qualquer elemento objectivo, cingindo-se apenas no meu comentário, revela que Você sim não é do ADI, o que por si só converte o seu comentário em meramente parcial. Eu pelo menos não tenho nada de especial em relação a este ou aquele partido, não nutro ódios contra A ou B, nem morro de amores por nenhum deles. Aliás, no meu comentário apenas afirmei e volto a citar “que entre os peixes podres ainda existe aquele que está menos podre e cuja podridão não nos provocará aquela forte coceira na boca que não dá para suportar quando o peixe está demasiado podre.” Ora bem caberá ao caro internauta interpretar qual dos nossos peixes(partidos políticos e respectivos dirigentes) são mais podres do que outros. Acredito que para as pessoas totalmente neutras como eu e reforço a expressão “totalmente”, pois, graças a DEUS não morro de amores por A, B, C, ou D, é muito mais fácil saber entre A, B, C, ou D, quem é o menos podre. A carapuça sempre há de servir aos respectivos peixes.

        2.ª questão: O sr afirma que o Ex primeiro Ministro Patrice Trovoada deverá responder pelos actos graves que cometeu e o respondo-lhe, se efectivamente os cometeu, categoricamente deverá arcar com as consequências. Mas, contrariamente a si eu não possuo elementos para afirmar ou confirmar que o Homem cometeu tais actos de que afirma.

        Assim eu resumo que contrariamente ao meu comentário o seu é verdadeiramente partidário. Caso contrario, refute-se. Obrigado

        Um bem haja, igualmente.
        ,

        • mandja

          11 de Julho de 2014 as 1:38

          Pela sua resposta é difícil acreditar nos seus fracos e longos argumentos (vazios)…e acho que o Borges está de má fé…é óbvio que voce “est bel et bien du parti ADI , voire meme, l’ami de P.Trovoafa”. Mas…tudo bem!

  21. eduardosantos

    4 de Julho de 2014 as 17:29

    Onde há deus não há noite, quem deve vai pagar e quem fez mal ao povo desta terra tb vai pagar. 38 anos da nossa imdepencia só andam a distrair o povo para saber da vida e impedir os outros para não saírem do banco, mas tarde ou mais cedo a verdae virá.

  22. Tudo o vento levou

    6 de Julho de 2014 as 22:33

    infelizmente ainda temos a lei da rolha no nosso stp….
    por isso nao posso deixar o meu comentario.

  23. Picasso Lavres

    19 de Agosto de 2014 as 11:07

    Sem vergonha falta de o que fazer, se esse tipo realmente quer bem do povo conforme diz não é necessário este espectaculoso sem moral. Quer um concelho senhor inteligente?, faz uma campanha limpa e juntas sem ofensas e ameaças mostra que realmente queres bem deste povo, e perder ou ganhar as eleições ficas no sei país para conheceres a dificuldade deste povo. faz com que as pessoas acreditem em sim mostrado a verdade isto é coisa que nenhum politico são-tomense e nenhum partido politico deste país faz dizer a verdade e mostrar ao povo o que esta a se passar no país.
    cambardas de corruptos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo