Destaques

Fradique diz estar pronto para servir o povo 

O Ex-Presidente da República Fradique de Menezes, que actualmente é Presidente do partido MDFM-PL, não afasta a possibilidade de vir a assumir cargos de responsabilidade nomeadamente a governação do país.

Face aos rumores que o apontam como possível Primeiro-ministro de um futuro governo, com o MDFM-PL a testa, Fradique de Menezes, não desmente nem confirma. «Eu não posso dizer que sim ou que não. Eu não posso de maneira nenhuma hoje, virar para as pessoas e dizer assim, não senhor eu não serei candidato», declarou o Presidente do MDFM.

Ao mesmo tempo que, se manifesta disponível Fradique de Menezes, tem receios. «Também não quero que se pense que depois de 10 anos de Presidente, eu vou outra vez complicar a minha vida, e ir agora ser candidato a primeiro-ministro», acrescentou.

No entanto fez questão de anunciar ao país, que ele é daqui. Daqui nunca saiu desde que deixou de ser Presidente da República. Aqui vive, trabalha, e sempre aqui estará com o seu povo. «Mas uma coisa é certa, estou aqui desde que deixei de ser Presidente, estarei sempre presente, tenho a minha vida cá, tenho os meus negócios aqui e vou continuar, darei toda a minha colaboração e o futuro dirá», pontuou.

 

Abel Veiga

    34 comentários

34 comentários

  1. João Gomes

    9 de Julho de 2014 as 16:01

    …pensava eu que depois dos 2 mandatos, ia-se aposentar-STP, que futuro!

    • Atento ao Dossier

      11 de Julho de 2014 as 15:08

      Desta vez é que ele vai oferecer a sua bela mansão
      à beira mar,para que o povo que o eleger possa desfrutar
      das suas super mordomias,convém ser de barriga cheia…

  2. Ponha Boca Não Tira

    9 de Julho de 2014 as 16:02

    Fradique daria um bom primeiro-ministro para este país. Acabava com este abuso e indisciplina que existe no país. Precisamos de líderes fortes e que sejam exemplo a seguir.

    • António Menezes

      12 de Julho de 2014 as 13:09

      Francamente, parece que algumas pessoas vivem na lua. Não acredito…

  3. Eu

    9 de Julho de 2014 as 16:09

    como brincadeira o maior crescimento do PIB de STP foi durante o governo dele…ate eu o achava incompetente mas ate agora foi o melhor que se teve. enfim! volta que gen contenta com voce mesmo

    • Martelo da Justiça

      10 de Julho de 2014 as 15:39

      Que idiotice!!!!

  4. nadaver

    9 de Julho de 2014 as 16:10

    …Sr. Fradique, crie fundações de caridade, com o prestígio e o dinheiro que ganhou durante os seus dois mandatos…se é que esse prestígio existe!? Deixa a política ativa para os outros. Sou natural de Madalena, teu vizinho… Um conselho aqui de Cabo Verde!

  5. arroz podre

    9 de Julho de 2014 as 16:44

    O tempo já se foi.
    Se queres gastar dinheiro sem sucesso, então experimenta.
    Conselho de amigo.

  6. Meikatatekishi

    9 de Julho de 2014 as 17:11

    É caso para se dizer: Fradique ça miná téla. kkkkk

  7. mandja

    9 de Julho de 2014 as 21:07

    Creio que o tal Fradique Menezes precisa é de uma aposentacao e de repouso, deixando a nova geração dirigir STP. Mas ele pode ser útil, e para isso ñ deve incomodar…que fique silencioso no canto dele…cela rend service au pays et fait des vacances aux politiciens…ele está decidido a retirar, de novo, o posto de pm ao Gabriel Costa. Porque tem o Fradique Menezes tanta birra contra G.C.? Que lhe deixe em paz. Quanto à”combine” com o M. Trovoada, que lhe cedeu o lugar, com acordo feito q o F.Menezes devia depois passar le fauteuil à son fiston P. Trovoada, de presidente…e nada! Hoje há rivalidades, o F. Menezes vive em STP, o Patrice ñ. Eis a diferença…mas não é o caso do patriota G.Costa .

  8. J.P

    9 de Julho de 2014 as 22:41

    Fradique seria um ótimo primeiro ministro deste país. Ele não admitia esta brincadeira que eu estou a ver cá em S.Tomé onde todos querem mandar e dar ordens.

  9. Atento ao Dossier

    10 de Julho de 2014 as 0:19

    A Ganancia na maioria das vezes leva a desgraça…

  10. FUTURO

    10 de Julho de 2014 as 1:41

    Este Ex.Presidente merece o meu respeito foi o melhor presidente que já esteve nos tronos do palacio do povo , Fradique de Menezes!

    Será que as pessoas ñ estão a ver que São Tomé já ñ precisa de mais nenhum partido político ???
    Será que o o povo ñ vé que há pessaos que andam a debochar deles ???
    obs : A maioria dos políticos de stp ñ têm amor pela bandeira nem pelo povo mas sim pelo seu bolso cheio de notas !
    Meus irmão e minhas irmãs vamos juntar as mãos , vamos trabalhar , vamos manter a humildade, e amemos a pátria, Stp não merece que o estamos a fazer com ela !!

  11. manuel soares

    10 de Julho de 2014 as 6:31

    Sinceramente, o sr fradique de menezes depois de 10 anos como presidente, onde só fez asneira, tirou governos e pôs quem quis, como é o caso do governo de Posser da Costa e Tomé Vera Cruz, Patrice e Rafael, reinou sem postura e etica de estadista, criou um clima de hostilidade com o nosso parceiro de sempre Angola com acusações de golpes de estado infundado, promoveu o não saber para o poder, destruiu o seu próprio partido por mero negócio pessoal, decidiu nas últimas eleições legislativas entregar o poder ao ADI e ao Patrice Trovoada, regressou anos depois apoiando a troica e agora quer lamber o tacho, por amor a terra descanse em paz sr Fradique, recorde-se que caldo de galinha e água quente nunca fez mal a ninguém

  12. Barão de Água Izé

    10 de Julho de 2014 as 7:56

    O Sr. Fradique de Menezes, será um empresário com muita experiencia, mas domina bem ci^^encia politica? Por que n~~ao lutou pelo Presidencialismo (democrático)? Na sua vida profissional divide o poder para ter conflitos permanentes na gest~~ao? Creio que o seu tempo passou. Há momentos na politica, ou se apanha o barco, ou ficamos em terra.

  13. Ze Cangolo

    10 de Julho de 2014 as 8:11

    Finalmente minha gente.
    Se é verdade que o Fradique está disposto a voltar a politica ativa, então seja bem vindo senhor Fradique.
    O senhor deu provas de que é capaz, deu provas quetem visão e por isso deixou grandes marcas, só não vê quem não quer ver.
    Tenho a certeza que se o seu nome vir ao de cima como candidato á primeiro ministro, nem o Rafael Branco, nem o Osvaldo Vaz, nem o Patrice Trovoada levarão alguma coisa. O senhor é que é de facto o homem amigo do Povo pequeno. Infelizmente os ditos intelectuais de colarinho branco não vão muito com a sua cara, mas deixa estar porque o que interessa é ver este país ganhar outro rumo.
    Conta com o Povo senhor Fradique que até já se pode dizer que STP já tem um novo primeiro ministro e ele chama-se Fradique de menezes.

  14. LÔÇÔ

    10 de Julho de 2014 as 8:48

    Oh oh oh oh oh oh oh! Francamente! Outra vez este senhor?!!! Mas isto é abusar deste povo! Uns governam 15 anos voltam, outros governam 10 anos voltam. Quer dizer, este país virou mãe Joana! A culpa não é deles! Estão a ver um povo que consente é por isso!! Mas se ele tentar vai-se arrepender porque todo o dinheiro ganho nos últimos 10 anos, non cá cumé lóló!!

  15. Jorge Alberto

    10 de Julho de 2014 as 10:00

    Ainda me lembro daquela tarde de sexta-feira,da qual não posso neste momento precisar a data exata,em que chovia copiosamente na zona sul do país. O que quero referir desenrolou-se no ano letivo transato. Um grupo de adolescentes, devidamente uniformizados, caminhavam de Colónia Açoreana em direção a Ribeira Afonso pedindo boleia a tudo quanto passava como transporte motorizado.
    Naquele momento ocorreu-me que também adolescente residente em Pantufo devia assistir as aulas na cidade capital, isto em pleno período colonial, tínhamos a sorte de conseguir frequentemente do Sr. X, que mais tarde vim saber que foi um dos heróis rescapado do Massacre de Batepá.
    Completamente ensoupado um deles confidenciou que guardava saudades da época da presidência do Sr. Fradique de Meneses e ressaltou que hoje como eleitor não desperdessaria os seus votos, caso este senhor se apresentasse, para que os seus irmãos mais novos possam vir a ter melhores condições de ida a escola.
    Sabemos de si que é um trabalhador incansável e que ama o país onde o viu nascer. São políticos com este perfil que precisamos para a reconstrução nacional.

  16. câmblassato

    10 de Julho de 2014 as 10:48

    O pior de tudo, e o que me preocupa, é que a dita nova geração não está a fazer algo que preste. Esses Srs. vão e regressam porque o lugar por eles deixado e que devia ser ocupado por jovens “inovadores” tem sido um vazio ou ocupados por pessoas medíocres e atrasados.
    É uma pena!

  17. Estanislau Afonso

    10 de Julho de 2014 as 11:07

    Força Fradique de Menezes, o povo esta consigo, vossa excelência tem qualidade para ser um bom primeiro Ministro. Serei o seu primeiro apoiante.

  18. Edson

    10 de Julho de 2014 as 12:00

    A nossa mente, o sr fradique de menezes depois de 10 anos como presidente

  19. Antonio Costa Carlos

    10 de Julho de 2014 as 17:09

    Finalmente uma notícia de alivio para mim.
    Fradique de Menezes candidato á primeiro-ministro. Muito bem. Isto sim é que ele deveria ter sido antes de ter aceite ser candidato à presidente da república. Mas antes tarde do que nunca e tendo ele acumulado já alguma experiencia como presidente, o país vai estar de parabens tendo-lhe como primeiro ministro e Pinto da Costa como presidente.
    Essa con vivencia politica vai ser boa para o país e para os santomenses poderem desxcançar em paz.
    Bem haja e força mano Fradique.
    O MLSTP e o PCD como membros da troika, se querem o bem estar do pais e das pessoas como dizem deveriam se jun tar a este movimento e trazer o país a luz.

  20. Aristides Torres

    10 de Julho de 2014 as 17:23

    Certamente que depois desta pre-disposição do senhor Fradique de menezes a ADI ja não consegue ter sono.
    Basta vermos para a forma como Fradique esmagou Patrice Trovoada naz presidenciais de 2006.

  21. Súm Bebezaúa

    10 de Julho de 2014 as 18:21

    Fradique tem condições políticas para desempenhar bem o lugar de primeiro-ministro deste país. Isto vai agitar o panoramoa político cá da terra.

  22. Mulher Perfeita

    10 de Julho de 2014 as 18:52

    Viva Fradique de Menezes. O melhor presidente que o país já teve. Muitas felicidades para si. O país agradece este seu gesto.

  23. manuel soares

    10 de Julho de 2014 as 19:34

    Meus caros concidadãos estamos a dormir ou a nossa mente nos traiu, outra vez este senhor para governar o país, por amor à Deus, sejamos conscientes e razoáveis, este senhor fradique, nunca mais, o tempo passa e por vezes a quem passa com o tempo, fradique é o problema e não a solução, ele que continue a sua vida empresarial e deixa a política para os jovens com sonhos e que tenta o futuro melhor para a sua família.

  24. saudosofrancisca

    10 de Julho de 2014 as 20:42

    Senhor Fradique,

    Trate lá dos seus negócios e nos deixe em paz, das instabilidades estamos fartos e demasiado cansados. O Senhor como Presidente, foi muito mau, que nem com o Governo do seu próprio partido o Senhor não conseguiu coabitar, só deu provas de um mau Presidente, até me parece que o Senhor só se sente bem no poder. Por outro lado, penso que dentro do seu partido existem outras figuras, que possivelmente trará ou poderá dar melhores contribuições.rr

  25. Original

    11 de Julho de 2014 as 7:48

    Eh!Quando o País não anda é que dá possibilidade de cada um comer beber e dizer que está disponível para governar este Povo.Se o País evoluisse…
    O Fradique foi Presidente como? Concentrado na sua quinta misturando governação com negócios ficava-se sem saber onde começava uma coisa e onde terminava,tinha linguagem pouco convencional para um Chefe de Estado e quer voltar de novo tudo bem como a povo se calhar ainda não sabe o que quer,precisa safar-se através de algumas gorjetas.Os ditos políticos da nossa sociedade só estão a explorar e tirar vantagem da pobreza deste povo, não só ausência de dinheiro mas principalmente na mentalidade.

  26. Zé Povo

    11 de Julho de 2014 as 8:34

    Cheira-me que todos os que estão a se opor a uma possivel candidatura do Fradique de menezes à função de primeiro ministro são os rapazolas da ADI. Eles sim é que têm problemas de complexo. Eles sim serão os mais diretamente derrotados porque sabem que uma saida do Fradique no terreno será como um furação a passar-lhes por cime.
    O Partido do Fradique fez com que ADI ganhasse as eleições de 2010, mas depois trairam o MDFM e o Fradique, pelo que temem agora uma possivel desfora.
    Para o bem do país, o MLSTP,e o PCD deveriam juntar-se à esta causa como já disse alguem. Aliás penso que essa disponibilidade do Fradique deve ser algo cozinhado pela troika, já que na realidade nem Osvaldo Vaz nem Xavier Mendes e nem mesmo o chefe da PEPS têm estofo para fazer frente ao Patrik

  27. fluta cu cocôndja

    11 de Julho de 2014 as 13:10

    o alivio dos políticos é que a maioria da populaçao somos idiotas, por isso nenho politico que chega la quer ver um povo culto, um povo que tem conhecimento, porque o povo culto é instrumento mas valioso para desenvovimento do país, assim que eles saberaao quem escolher para ser seu representante, porque um presidente, um ministro, e os deputados nao é nada mas que representante de povo… mas como têm povo enganado dizem ser governo, os escrovos ke têm govenante…, bem de olhada bem feita nao estamos livre ainda, somo livres de colonos e escravos de nossos propios compinches…. desgraçados, um grupo de familia pensam ke sao dono de país, cuando maiorias a gente ver sofrimento nos olhos, sofrem calado porque nao sabem a onde recorrer…

    • fluta cu cocôndja

      11 de Julho de 2014 as 13:16

      em vez de pensar em futuro do país somengte pensao em intereses pesoal e mas nada… usam povo para ficarem ricos a custa de povos e dizem ser filhos de terra, compatriotas, NAO TÊM VERGONHA NA CARA…

  28. Original

    11 de Julho de 2014 as 17:18

    Sr. Fradique,com tanto dinheiro que tem em vez de implementar projetos que gera rendimentos para famílias através da mão de obra,Príncipe está mal em termos de transporte marítimo porquê que não lança SOS junto aos outro empresários de S.Tomé tendo em conta que é amigo deste povo, para encontrar uma solução internamente sem estar sempre a pedir,pedir?Porquê que não lutamos contra problemas que enfermam a nossa sociedade e concentramos energias nas batalhas de uns contra outros?parecemos animais selvagens irracionais quadruperos de mato e às vezes animais irracionais entende-se melhor que nós.Sr.Fradique há muitas formas de ajudar este povo se é que tem amor a eles,sem preocupar como governá-los.
    O País como é uma casa sem ordem,interessa uns para enriquecer e
    outros para tornarem mais ricos.Não gostam deste povo o que querem é mamar e continuar a mamar mas tudo que tem princípio tem um fim.

    Obrigado

  29. Mário Miranda Correia

    13 de Julho de 2014 as 18:48

    Muitos países gostariam de ter um candidato a primeiro ministro, como Vª Excelência. Se for essa a vontade do povo, penso que não terá alternativa, e que deve aceitar o desafio.

  30. Por bem de STP

    13 de Julho de 2014 as 22:08

    Sr Fradique Menezes!
    Candidate-se por favor.
    Senhor sim pode zelar pelo POVO PEQUENO.
    Senhor dá emprego aos Santomenses.
    Senhor deixou poder,está aí no país connosco?não abandonou STP e fugiu do país.
    Portanto,CANDIDATA.
    Terá VOTOS do POVO PEQUENO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo