Destaques

Trovoada destaca-se como “Sábio” em questões africanas  

O ex-Presidente Miguel Trovoada, que foi nomeado este mês pelo Secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-mon como representante especial da ONU para a Guiné Bissau, fez parte também do “Painel de Sábios de África”.

Um grupo criado no quadro da ex-OUA, composto por 5 individualidades africanas, cada uma representava uma região do continente negro. Miguel Trovoada representou a região da África Central. Uma das missões do grupo de “Sábios Africanos”, foi ajudar os países africanos na resolução de crises e conflitos que sucedem após os processos eleitorais.

Trovoada teve a sua primeira missão espinhosa na qualidade de “Sábio de África”, na promoção do diálogo e concertação na República da Costa do Marfim. O conflito político e militar na Costa do Marfim, estava na fase inicial. Trovoada, participou no esforço de África para aproximar as partes que estavam em contenda.

O Téla Nón recorda que após uma das missões na Costa do Marfim, como habitualmente o ex-Presidente da República veio a São Tomé. Concedeu uma entrevista a imprensa na sua residência privada, e apontou o que era no seu entender, a raiz do conflito que estava a eclodir na Costa do Marfim. Segundo Trovoada, a Costa do Marfim estava a beira do precipício, porque «uns Costa Marfinenses, começaram a sentir, e a se considerar como sendo mais Costa-marfinenses que outros».

Um nacionalismo exacerbado, que acabou por dividir o país dos Elefantes, e a eclosão de uma guerra fratricida, que só terminou em 2011, com a captura do então Presidente Gbagbô, acualmente a contas com o Tribunal Penal Internacional.

O são-tomense Miguel Trovoada, tem agora mais um desafio importante desta vez, no quadro das Nações Unidas. O fortalecimento da paz e da democracia na Guiné Bissau, país de expressão portuguesa que nos últimos anos viu os seus filhos derramarem tanto sangue, em guerras, assassinatos e golpes de Estado.

Fortalecimento da estabilidade política e militar, no país de Amílcar Cabral, após as eleições gerais desta ano, deverá ser missão principal do único são-tomense, reconhecido como “Sábio”, na gestão de crises no continente africano.

Antes da nova missão como representante do Secretário Geral das Nações Unidas na Guiné Bissau, Miguel Trovoada que fez dois mandados como Presidente de São Tomé e Príncipe(1991-2001), desempenhou as funções de Secretário Executivo da Comissão do Golfo da Guiné durante 8 anos.

Uma organização que agrupa 8 países da região mais rica de África por causa da exploração de petróleo. Promoção da Paz e da Segurança no Golfo da Guiné, foi a sua principal acção como perito africano, em articulação com os Chefes de Estado dos 8 países, destacando-se as potências emergentes na região, nomeadamente Angola, Guiné Equatorial e a Nigéria.

Apesar de muito trabalho como Secretário Executivo da Comissão do Golfo da Guiné com sede em Luanda-Angola, sempre que teve folga Miguel Trovoada, vinha a sua terra natal, ao seu berço, para descansar ou conviver com os seus familiares e amigos.

Ainda em Março passado, esteve em São Tomé. Para além de ter feito uma intervenção política no seu torrão natal, o Téla Nón apurou que Trovoada aproveitou o recenseamento eleitoral que decorria na altura, para actualizar o seu cartão de eleitor. Não abdica do exercício do seu direito de cidadania são-tomense apesar da função que ocupa no estrangeiro.

Agora como representante do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné Bissau, tudo indica que Miguel Trovoada, continuará a vir a sua terra natal espontaneamente, sem necessidade de haver momentos especiais.

Abel Veiga

    55 comentários

55 comentários

  1. Eusebio Neto

    14 de Julho de 2014 as 13:30

    Sao noticias como esta que os cidadãos santomense tem necessidades. Nossos compatriotas a actuarem em grandes palcos internacionais e a favor da paz e do desenvolvimento de outros povos e consequentemente de S Tome e Príncipe. Também não e menos verdade que esse estatuto, o patamar de eligivel para cargos tao honrosos resulta de muitos anos de auto-construção feita de forma seria, limpa e profissional. E esse exemplo que urge ser seguido pelos politicos santomenses em geral e pelos mais novos (candidatos a políticos) em particular. Ao contraraio de outros, Patrice Trovoada, antigo PM tem o privilegio de ter bem próximo de si essa grandiosa figura politica santomense que alias e seu pai mas pelos vistos o jovem líder (?) da ADI teima em não seguir as pesadas do seu progenitor. Inacreditável, quantos não gostariam de ter um pai dessa dimensão para se aconselhar junto dele e reunir os seus ensinamentos!? Ao presidente Trovoada quero desejar o maior sucesso no cumprimento de mais essa difícil mas muito honrosa missão que lhe foi confiada, O seu sucesso pessoal/profissional terá inevitavelmente repercussões muito positivas no nosso pais. Viva S. Tome e Principie e parabéns ao Miguel Trovoada.

    • T. Mendes

      15 de Julho de 2014 as 11:46

      Pois é, muitas das vezes os nosso ódios pelas pessoas, é tão grande que não nos permite ser honestos com nós mesmos.

      Se como dizes Sr Eusébio Neto, o problema é Patrício Trovoada, porque o Pinto da Costa não aproveitou esse sábio, que o senhor mesmo mencionou, o pai do PT?

      Pois o odio do Pinto da Costa, o mau génio, não lhe permite ser também o sábio, pois ele tem um passado e idade que ele poderia por em valor para o bem de STP e da sua própria imagem.

      Em vez disso ele esta a contrubuir para desunir mais os politicosa santomense. Vê só o que está a acontecer com o MLSTP, partido que ele viu naacer. Qual mais valia ele trouxe para o seu próprio partido, que lhe deu a oportunidade sem experiencia nenhuma de ser Presidente, alias a única actividade de desenvolveu e pelo visto de uma forma péssima. Mesmo tendo uma segunda oportunidade coisa que não +e dada a todos, o que ele está a fazer. Sempre a jogar sujo, a jogar casca de banana para os outros.

      Vê só como ele expos um dos seus fieis discípulos o Osvaldo Abreu. Porque ele não orientou este jovem a ter respeito pela direção do seu partido, mesmo não concordando com a forma como os dirigentes queriam que ele governasse. Como ele colaborou na destruir politicamente o Osvaldo ele está por desmantelarão do MLSTP, porque ele acha que todos devem obedecer cegamente aos seus ideias e nunca é capaz de dizer claramente e no tempo oportuno o que ele pensa, quero para STP.

      Outra verdade. O Miguel Trovoada vem sempre ao seu país natal como afirmaste, pois ele não está ser perseguido, pois não constitui ameaça politica para as ambições do Exmo. SR. PR, nem foi-lhe dito, pelo Pinto da Costa para abandonar a politica santomense , como foi o caso do seu filho.

      Que Deus dê sabedoria ao S. Excia. Sr. Pinto da Costa. Que com esta noticia ele não sinta mais inveja dos Trovoadas, mas sim trabalha para também ser considerado o sábio da politica santomense e possa contribuir com a sua experiência a resolver conflitos internos e ano nível internacional.

      AMEM

      • Eusebio Neto

        15 de Julho de 2014 as 16:48

        Meu caro, acredito que voce vai perceber o pouco que lhe vou dizer:

        Miguel Trovoada e Pinto da Costa nunca declaram nutrir ódio por outro!
        Miguel Trovoada e Pinto da Costa são como o Lionel Messy e Cristiano Ronaldo, os dois lutam pela bola de ouro!

        Os nossos jovens políticos como Patrice Trovoada, Gabriel Costa, Delfim Neves, Levy Nazaré, etc são como Luiz Suarez, ate com os dentes tentam ganhar o jogo!

        O odio de que fala entre Pinto da Costa e Miguel Trovoada e uma invencao de cabecas ocas, de ma fe e descerebradas que povoam o nosso pais. MT e PC são simples e salutarmente os maiores adversários políticos do nosso pais. E Deus lhes vidas longas e saudáveis para fazer politica limpa e seria em S, Tome e Príncipe.

        Um pequeno aparte para seu conhecimento e dizer que o presidente MT e mais um dos muitos cidadãos santomenses que tem exercido grandes funções por este mundo fora. Lembra-se de Maria de Amorim, Arlindo Gomes, Helder Barros, Agapito Mendes Dias, Carlos Tiny, etc? Mesmo Pinto da Costa já fez missão internacional. Pois, este e extrato da lista de compatriotas nossos que tem elevado o nome de S. Tome e Príncipe na arena internacional. E os mais jovens pretendentes ao trono nacional que exemplos tem dado? Alguma vez você já viu ou ouviu Leonel d’Alva, Evaristo de Carvalho, Guadalupe de Ceita e muitos outros metidos nessas bagunças que os nossos jovens mercadores políticos tem feito? NÃO!!!! Por isso, em vez de estarmos a falar e a tentar lançar ódio onde ele não existe, devemos e exigir aos Levy Nazaré, Delfim Neves, Jorge Amado, etc respeito ao povo santomense e disciplina na forma de fazer politica porque só assim mais MT e PC surgirão no nosso pais. Pense nisso meu caro compatriota. Parabéns pela sua opinião. Abs

      • Françoi Pires

        16 de Julho de 2014 as 12:30

        T. Mendes
        Lê a Bíblia Sagrada e veras quem é o verdadeiro sábio
        O Verdadeiro sábio não são aqueles semeia entre os homens o ódio causando a destruição e a desunião.
        Os sábios são os que entesouram conhecimento, mas a boca do tolo está perto da própria ruína.
        Va devarinho e com Deus, veras quem é este sábio.

        Obrigado

        • Françoi Pires

          16 de Julho de 2014 as 16:32

          Correção
          não são aqueles que semeia …

  2. Mria Madre Deus

    14 de Julho de 2014 as 14:53

    Esta sabedoria e essa inteligência toda devia servir em primeiro lugar para desenvolver a sua terra durante os 10 anos do seu mandato como presidente, mais os outros como primeiro ministro e outros como alto dirigente da sua terra e não a dos outros.

    • Pires

      15 de Julho de 2014 as 11:21

      Pois para isso, os outros políticos tinham que jogar limpo. Pois uma pessoa só não salvará STP, por mais sabia, competente que seja.

      Todos devemos participar e colaborar. A politica se faz confrontando as ideias, os programas e os ideais políticos, não confrontando pessoas, perseguindo, ameaçando, achando que uns são mais santomenses que outros, que uns têm direito de fazer politica e outros não.

      A inveja não nos levara ao lado nenhum. Se não formos capazes de utilizar os nossos sábios, sorte para os outros povos que terão a inteligência de o fazer.

      Que isso sirva de reflexão para os santomenses.

  3. DE STP

    14 de Julho de 2014 as 15:00

    É de se lhe tirar o chapéu! Cidadãos como esses dignificam o bom nome de STP. Não podemos é ter cidadãos que desempenham a mais alta magistratura no país e refugia-se no silêncio e na boa vida e que não se ouve pelo menos a sua voz numa actividade de interesse público: sendo orador num seminário ou proferindo palestras,etc, pelo menos isso. Ficam na boa vida durante anos e anos, sem actividade nenhuma e depois surgem como raposas a procura de frangos para comer!

  4. Democracia

    14 de Julho de 2014 as 15:08

    Parabéns ao Sr. Miguel Trovoada e ao País que nos viu a nascer! É sinal que temos homens capazes de assumir funções do índole internacional de grande prestígio. Futuramente espero que alguns quadros possam seguir a pesada do Ex-Presidente da República. Assim sendo, ganhamos maior visibilidade perante a comunidade internacional

  5. Minha Avô

    14 de Julho de 2014 as 15:14

    Miguel Trovoada é realmente um grande “sábio”!!! É por isso que São Tomé e Príncipe está como está!!!Ele foi amigo de NINO e andou a vender arroz podre para Guiné Bissau. Um grande complexado e incompetente.

    • mandja

      15 de Julho de 2014 as 1:51

      Minha Avó, agradeço-lhe imenso de dizer à verdade sobre este vadio do Miguel Trovoada, pois que juntou-se com o defunto presidente da Guiné Bissau, Nino Vieira(q lhe dava mesada enquanto refugiado politico em França- pantin onde morava e o filho tinha l’argent de poche, dado todos os meses pelo sobrinho do Nino Vieira que trabalhava na embaixada da Guiné Bissau, com apoio nas provas). Nesta altura estava dava apoio ao presidente Nino Vieira contra o ex. Presidente bissau-guineense Luis Cabral(irmão + novo do pai da independência da GB e de Cabo Verde, Amílcar Cabral), que foi victima da traição do seu pministro, Nino Vieira, com um golpe de estado, em 14 de novembro de 1980…o Amílcar Cabral deve estar à virar na cova, o facto de saber que este individuo, q nunca fez parte dos líderes africanos, tão pouco de Sábio, muito menos de amigo do povo bissau-guineense e da luta armada, por cima um tipo invejoso, rancoroso, odioso, que nada fez de Bom para o seu país STP…venha hoje instalar-se na GB., com o objectivo de trabalhar para à PAZ….será que Miguel Trovoada, já que é considerado Sábio, que dê bons conselhos ao GATUNO do filho P.Trovoada, que fique e ajude o seu país STP, que precisa énormément de toda a massa cinzenta dele. Na GB, há gente capaz, inteligente, corajosa, competente e capaz, o Miguel Trovoada não é Benvindo na Guiné Bissau. Espero que ele não vá a GB.

      • T. Mendes

        15 de Julho de 2014 as 11:57

        Vocês vão morrer de inveja. Problema vosso.

        Enquanto os cães ladram, a caravana está a passar.

        Aconselha o vosso “Pai Grande” a trabalhar para também ser reconhecido um dia como “Sabio Africano” para o orgulho de todos nós filho desta terra maravilhosa. E você mesmo o filho desnaturado, que não é capaz de reconhecer o merrito de um dos filhos da terra, só devido uê chá.

    • Eterno Madiba

      15 de Julho de 2014 as 9:43

      Porquê ser tão invejoso meus senhores! E se ele fosse mendigo e hoje no apogeu? Há individuo no nosso país que nunca fez outra coisa na vida, senão pregar à toa. E há quem vê isto como coisa grande. E lhe dão esse nome!

  6. Original

    14 de Julho de 2014 as 15:16

    Eh!Sábio para resolver problemas dos outros, e não consegue meter
    ordem do Partido que criou e que é de cá.

    • mandja

      15 de Julho de 2014 as 2:15

      É mesmo verdade, é Sábio, mas incapaz de orientar o partido ADI que ele criou. Não é capaz de pôr ordem e de encontrar solução para o país dele, STP, que ele tanto ama….é muito curioso para um senhor considerado Sábio. Afinal é como um Pai que não se ocupa dos filhos e do lar, deixando-os entregues vai dar de comer aos outros….estranho e ESCANDALOSO! à eles mesmos, passando fome….mas

    • mandja

      15 de Julho de 2014 as 3:49

      Creio que devemos todos estar de acordo com um abaixo assinado contra esta nomeação do Miguel Trovoada, junto das Nações Unidas, como secretário para o assunto da paz… Não é justo, Miguel Trovoada não merece um posto desta envergura. Se ele quer ser útil, que vá ajudar o seu país STP, que está um CAOS.. Que deixe os guineenses resolverem os seus problemas, porque não precisam de gente des-honesta e de má indola como o Malabarista Miguel Trovoada.

      • Eterno Madiba

        15 de Julho de 2014 as 9:54

        O senhor diga por favor. Qual santomense que merece este lugar?Porquê que não faz a proposta para si? Já que o senhor julga ser um santo. Não é que sou amigo dos trovoadas. Mas cada um deve esforçar para o seu mérito. E o senhor deveria fazer o mesmo. Ao invez de vestir essa pele de forro e invejar do sucesso do seu compatriota.

        • mandja

          18 de Julho de 2014 as 18:55

          …em todo o caso, a Guine Bissau não precisa de gente como o Miguel Trovoada, porque este individuo pensa únicamente nele, do seu bem estar e dé celebridade, porque é um “mégalomane”. Não quer ajudar à ninguém senão a ele , por outro lado, ele foi o conselheiro do presidente assassinado Nino Vieira…deu o que deu na GB(seria melhor q vocês se informassem sobre o fulano antes de defendê-Lo …évitando muitas catástrofes). Aliás, q fez ele em STP, até hoje? So pensou nele, na familia, Enriquecer, passar o poder ao gatuno do filho(em combinação com o seu comparsa Fradique Menezes, mas depois ñ deu….). Na Àfrica não podemos mais continuar à apostar, à confiar cargos sérios, de responsabilidade à aqueles que há mais de 40 nada fizeram para o país e para o seu povo(…porque o povo résume-sé nele , na familia e nas amantes), porque Sao egoistas, incompetentes, servindo-se no povo para chegar ao PODER….os Trovoada São “às” na manobra e servem-se dos outros como trampolim, depois rejeitam-te, fazem-te cair fora. Todos os saotomenses o sabem!!!

    • T. Mendes

      15 de Julho de 2014 as 12:01

      O partido ADI está mais forte do que nunca e vocês sabem disso perfeitamente, para o vosso desgosto. É o MLSTP que precisa de um salvador, e não estejam enganados, não contam com o “Pai Grande” ele só vai vos destruir ainda mais.

  7. arroz podre

    14 de Julho de 2014 as 15:20

    Quem sabe, sabe.
    Não há sucessos sem sacrifício.
    É único São-tomense que Nações Unidas apostou.
    Dá o Cesar o que é de Cesar.
    Dá o preguiçoso o repouso no pantufo.

  8. vencha

    14 de Julho de 2014 as 20:51

    Abel Veiga, a traduçao pode nao ser correcta!!! Em frances SAGE nao quer dizer SABIO em portugues. Pode significar cauteloso, prudente e mesmo experiente e conhecedor, malandro. Claro, de sabio Miguel Trovoada nao tem nada. É sim um grande malandro e corrupto, como os demais membros do seu comite dos desgraçados e vampiros africanos.

  9. Tudo o vento levou

    14 de Julho de 2014 as 23:16

    sera que estou a ler bem?
    sera que ja se pode falar verdade em s.tome?
    a esmola quando e muito o pobre desconfia.
    Arroz podre tesns nota 10 por ter dito uma verdade.

    muita pena quando jonalistas nao deixam passar a verdade crua e nua
    obrigado…

  10. Herman Costa

    15 de Julho de 2014 as 1:05

    meus caros, deixem de proferir comentários tristes e vergonhosos, trata-se de um cidadão são tomense a ocupar funções na ONU, e considerando como um dos sábios do continente africano, é algo inédito e que enaltece o nome e a imagem do nosso país, é motivo de orgulho para todos nós.

    • mandja

      18 de Julho de 2014 as 19:11

      Por esmola, pensem melhor sobre STP, sobre a situação riddificil que que se vive….o que serve q o Miguel Trovoada esteja tenha sido nomeado pelo ONU (1 posto de paz …) E na Terra dele tudo está mal….sendo ele mesmo uma das causas. O que vai ganhar STP e o seu povo? Vai dar de comer ao povo, vai dar trabalho?? Todo o beneficio desta nomeação é únicamente para o curriculum do Miguel Trovoada, para ganhar kumbu, ter fama e deixar fama (um dos maiores sonhos do M.T., o de fazer parte dos heróis africanos…o q duvido). Aliás, este tipo de postos é obtido mais por relações, simplesmente, alguem já disse, Sábio em français não significa “savant” , felizmente). Enfim!

  11. zeme almeida

    15 de Julho de 2014 as 1:39

    Está mais que provado que nós os saotomense nao sabemos dar valor as nós proprios.Aqui fala-se de alguém que marca diferenca em Africa,estranha-me aparecer pessoas com desmacha-prazer,de querer deitar abaixo um cidadao que é filho da terra.É o saotome que temos,saotmenses dias apos dias se vem notando uma grande divisao entre os filhos da terra.Ou querem nos dizer que o Eis-presidente Miguel Trovoada também é Gabonés.Só falta isto.Gentes invejosas.Comentários tristes,a Democracia trouxe-nos muitas novidades,nao há respeito para com as pessoas.Muito triste

  12. mandja

    15 de Julho de 2014 as 2:03

    Saotomenses, não se Ipiranga com os básicos Trovoada que muito gostam de fama,de serem admirait….nada fazem, São pessoas que tentam enganar à todos……vivem da aparência para impressionar…mas posso vos confirmar, povo saotomense, vocês têm muita massa cinzenta na vossa pequena sociedade….escritores, intelectuais…por exemplo Francisco Tenreiro etc, etc. Vocês não precisam de um Trovoada (gente cheiinha de mancha, de sujidade, q prejudicou o povo saotomense, unicamente), para engrandecer STP.

  13. mandja

    15 de Julho de 2014 as 3:40

    Queria acrescentar que durante este GOLPE de ESTADO, intitulado pelo Nino Vieira (o golpista),”movimento réajuster de 14 de novembro”, não se conhece precisamente , até hoje o número de mortos(camuflados pelo Nino V.) . Assassinaram algumas personalidades do partido PAIGC : Otto Shartz, Buscardini….. Quem é apoiado e é conselheiro de um sanguinario, como que se lhe pode considerar? Um homem que fez complot para suprimir fisicamente um camarada, merece ser confiado uma tarefa importante …à da paz num país de um ex.golpista, seu amigo, cujo papel era de conselheiro. Duvido! Aliás, recusou, categoricamente, esta situação. Por esta e mais razões, é que digo que o Miguel Trovoada é a personna non grata, na Guiné Bissau.

  14. Homem do campo

    15 de Julho de 2014 as 8:06

    Sabio?!!!! Por isso a nossa Africa vai deste modo.
    Saabio?!!!!

    • mandja

      15 de Julho de 2014 as 9:30

      …também acho! Tão Sábio, que até hoje nada soube fazer para STP. Estes Trovoada, vivem de EXPEDIENTES , de esquemas e debrouiadices…São os parasitas da sociedade e por cima pretenciosos. Ele q vá para Guiné Bissau…este povo não tem a memória curta, sabem muito bem “quem é quem” e o tempo dirá o resto. Qui vivra verra!Pubis di KABRAL ka tá durci…i brabu!

  15. Feiticeiro de Ocá

    15 de Julho de 2014 as 9:49

    Maria de Deus, mandja, Original, têm comportamentos típicos de muitos Santomenses: Invejosos, rancorosos e ociosos! Aos 60 anos, se lá chegarem serão autênticos feiticeiros, chamados de feiticeiros vivos!

    • Original

      15 de Julho de 2014 as 13:11

      Não retiro nem um ponto daquilo que disse porque aplicação de sabedoria deve começar em nossa casa.Se Miguel Trovada com aquilo que contribuiu em S.Tomé é sábio, então somos todos parvos e burros.Veja S.Tomé por acaso foi governado por um sábio para hoje ser aquilo que é.

    • mandja

      18 de Julho de 2014 as 19:21

      Começando por voce, feiticeiro Oca. Nha kintis y djukumo, kintis malgos, ka bu danal Kunbersa i pudi mandjiu i danau bu bida.

  16. PERCA DE TEMPO

    15 de Julho de 2014 as 9:56

    Vencha, a sua palavra e opinião são iguais a palavra dos burros ; não chegam aos céus. Se for por suas palavras o mundo será surdo e cego! Flominga scá mecê suá lixe!

  17. zito

    15 de Julho de 2014 as 9:59

    Gosto de receber estas notícias para projetar o meu País.

  18. mesquinho

    15 de Julho de 2014 as 10:00

    CUÁ S’CÁ DOÊ mandja!!!!! Cuidado com tensão alta! A inveja faz subir a tensão! Muito cuidado!

    • mandja

      18 de Julho de 2014 as 19:37

      ….é este o seu comentário? Onde passou o seu ou seus argumentos? O nome q escolheu “irônicamente”, MESQUINHO, vai-lhe tão bem, dir-se-ia luvas. Normalmente, ñ perco o meu precioso tempo com gente e questão de BAIXARIA. Allez, Petit Imbecil, bon vent!

  19. Lima de Carvalho

    15 de Julho de 2014 as 10:26

    Essa sabedoria só serve para estrangeiro e estrangeiros, durante 10 anos o excelentíssimo senhor Miguel Trovoada só fez borradas, com quedas sucessivas de governo e com maioria.

  20. Minha Avô

    15 de Julho de 2014 as 10:37

    António JAY, toma cuidado com Trovoada. Ele foi muito amigo do NINO VIEIRA. O dinheiro da Guiné Bissau e da Costa de Marfim, do Gabão é que sustentava o Miguel e o filho em Paris/Pantin. JAY abri olho. Não deixa Trovoada entrar na Guine Bissau. Ele morde e sopra ao mesmo tempo.

  21. Patriótico

    15 de Julho de 2014 as 12:27

    Este espaço reservado aos internautas para opinarem sobre vários assuntos divulgados pelo Jornal Tela Nón, deveria ser um palco de trocas de ideias sólidas e críticas construtivas.
    Infelizmente o Telá Nón tem deixado passar intervenções destrutivas e censuráveis de alguns internautas, nomeadamente Minha Avô, Mandja, Maria Madre Deus e outros, que nada tem contribuído para melhoria do referido Jornal.
    Abaixo críticas destrutivas e viva críticas construtivas.
    Temos que valorizar os feitos alcançados pelos São-tomenses, independentemente da sua ideologia política, religiosa, crença, sexo e não só.
    Parabéns Senhor Miguel Trovoada, apesar de não tido boas recordações suas enquanto chefe do Estado!

    • mandja

      15 de Julho de 2014 as 20:20

      Ainda bem que o Patriótico é um vulgo internauto sem poder…felizmente, .para nós que lêmos, analisamos, refletimos…e depois dámos o nosso palpite. É obvio, q ñ estámos todos de acordo com a situação que nos é apresentada, mas devemos respeitar a opinião de cada, desde o momento que seja argumentada com informacoes fundadas. Preocupa-me o seu intolerante, feroz e didaturial/condenável artigo contra nós : minha avó, etc. ! Você e intolerante

  22. Patriótico

    15 de Julho de 2014 as 12:30

    Quis dizer apesar de não ter tido…

    • mandja

      18 de Julho de 2014 as 19:46

      Patriótico, voce no poder, seria ditadura, um autêntico estado novo. Todas as opiniões na sociedade, é que fazem o mundo….não é possível estar-se de acordo com todos à 100%, felizmente.

  23. António Menezes

    15 de Julho de 2014 as 15:29

    Sabem porquê que STP não tem pessoas nas instituições internacionais? Muito simples. Os políticos pensam que tendo o cartão do PCD ou de MLSTP se pode trabalhar no exterior, meus amigos a nossa competência é vista no exterior de qualquer modo. Não tenho nada contra esse ou aquele santomense, mas os políticos nada fazem para promover os santomenses. Vejam só como se nomea os embaixadores p.e., uma vergonha. Pois meus amigos um santoemnse numa organização internacional sendo desde ou daquele partido é sempre bom, mas a nossa classe politica como é estrangeira não estão interessados, até arranjam conselheiros estrangeiros, não querem ver os SANTOMENSES…mas vai mudar. Conselheiros estrangeiros sem conhecimento, sim, esses a nossa classe politica , gostam.

  24. Sama Bobô

    15 de Julho de 2014 as 18:33

    Credo! Depois de ler alguns comentarios, fiquei muito triste,por isso é que não avançamos. Santomense é terrível, mau, mofino. Non cá fica nai mo de pena de cadela. Podem crer, têm o que merecem. Que tristeza!!!!!

  25. mandja

    15 de Julho de 2014 as 20:03

    Jovem Eterno, acredita-me (se quiser), não tenho esta característica, de ser invejoso. Deus deu-me esta humilde graça. Em STP vocês têm muita gente capaz, mesmo no seio da juventude. O meu sentimento, pelo que conheço dos Trovoada é a facilidade de manipular(por magia ou algo muito parecido) os outros, iludindo a todos com cambalacho, São eles poucos, direi mesmo, uma excepção que nunca fizeram algo de especial mas com astucia (q é a sabedoria dos malandros), conseguem infiltrar-se por simpatia, Cunha ….pelas portas de cavalo. Se ele quer realmente fazer algo de bem, que o faça em STP, porque é de uma importância capital…aquilo está a precisar. Sera que vocês não compreenderam q i Miguel Trovoada só pensa nele, a ganhar cada vez mais, à ter fama. Ele age para e por ele, STP não faz parte da preocupação dele e tão pouco do filho P.T….o povo para eles não existem, São individualistas, egoistas, interesseiros, oportunistas, corruptos….e GATUNOS! É um facto, contra os factos ñ há argumentos. Não sou invejoso e muito menos de gentalha como eles: impostores e usurpadores. Eis o que constato.! Há muitos VERDADEIROS SÁBIOS que vivem e morrem na ignorância, ora que tinham mèrito….não é o caso do Miguel Trovoada que nao tem o profil de Sábio , que por cima nada fez para o merecer. Lamento muito q assim seja. Enfim!!!

  26. mandja

    15 de Julho de 2014 as 20:38

    Termino, para dizer ao Patriótico, q fico-lhe muito grata de ver em nós adversários que lhe marcaram, chocando-lhe, graças à VERICIDADE dos nossos sólidos propósitos. Excelente! Sabia que a vida e a sociedade não avancam com mentiras, ilusões, má fé….mas sim com a verdade. Não é nos enganarmos, a ser imbecis, cegos ….é que avançamos. Diga, qual é o seu centro de interesse na vida? O que é q lhe incomoda nos nossos “DIZERES”.? Acha q nós lhe incomodamos ? Porquê?

  27. mandja

    15 de Julho de 2014 as 20:46

    …queria dizer que muitos Sábios sao ignorados e morrem no anonimato absoluto . É pena!

  28. Delfina de Jesus

    15 de Julho de 2014 as 23:25

    Sr. Miguel este é um presente envenenado para si. Conhecendo os seus maus hábitos de usar mulheres de outrem como o seu filho, na guiné Bissau o sr que se cuide porque guinenses não brincam em serviço em materia de ajuste de contas. Tome a mulher e Nino Vieira e Kumba Yalá. A Dª Helena ficou abandonada a transformar a Fundação Solidariedade em sede de ADI.MT é um malandro celebro perguntem aos seus camaradas do CLSTP.

  29. zeme almeida

    16 de Julho de 2014 as 1:54

    Cuidado com o seu coracao mandja.Se fazes estes comentários para divertir as pessoas também é bom.É bom aparecer pessoas destas nestes espacos para divertir-nos.O senhor fala muito e nao fala nada.ZERO a esquerda

    • mandja

      18 de Julho de 2014 as 20:04

      De facto, o Gemedor sente-se ofendido? Faz parte dos” assistidos”, digo, daqueles que recebem os misères tostoes do P.Trovoada? Compreendo que se sinta diminuído por não saber exprimir-se por escrito, de se sentir frustrado por não saber argumentar, visto não ter conhecimentos sólidos….está perdoado, jamais atacarei os fracos ….como o Zeme.

  30. Santomense

    16 de Julho de 2014 as 9:05

    Este artigo é deveras importante, no entanto temos um compatriota que monopolizou o espaço com vários comentários, manifestando e repetindo em todos eles sempre a mesma mensagem: do ódio, da inveja, da ociosidade, da raiva, da vileza, do rancor, da ignorância, da infelicidade e frustração que o consome a alma…
    Aproveito este espaço para lançar um forte apelo, para os que eventualmente o conheçam para o ajudar, pois enquanto Santomense deve ser ajudado a superar o momento que atravessa!

  31. Bobuwabo

    16 de Julho de 2014 as 11:15

    Boas Palavras, Sabio de Africa! vç não sabe o q é Sabio, é por isso o P. Trovada esta a usar ESTA SABEDORIA engar os Santomense. lembra q kadaf não levou nada! onde foi a sua sabedoria. isto é demais…….

  32. manuel soares

    17 de Julho de 2014 as 7:41

    Parabéns sr Miguel Trovoada, fico feliz pela notícia e pela projecção que ela dá à São Tomé e Príncipe, alegria e sentimento de fazer parte desta terra do sábio, onde os homens são inteligentes e têm o saber como arte do bem fazer e de produzir a paz e concórdia entre os homens, viva meu país e viva o homem são-tomense, um bem haja à todos!

  33. anilza da graça

    19 de Setembro de 2014 as 11:39

    Muita das vezes perdemos tempo a preocupar com o que não devia, por razões muito simples.a minha velha mãe nos dizia: Os que trabalham nunca são bem visto.Os… que enganam POVO é que são bem visto. Um dia trarei ao público o que MT me disse no seu gabinete quando ainda era o presidente da nossa terra infelizmente.Não é menos certo que os verdadeiros trabalhadores deste país são bem vistos e reconhecidos. Temos no país uma franja de gente que querem ser gente a custa de nem sei o quê e a qualquer preço. Criou-se neste país um grupo de mercenários sobre a capa de bons politicos.Cuidado para que não seja tarde. Raciocinio simples:Ganho três milhõs mensal e tenho carro de 30 mil Euros e tenho diversas mulheres que dou 500 mil dobras todos os dias.Politicos há que têm negócios no exterior usando o nome do Povo.Quem pagará? Cuidado ó Povo santomense para não ser tarde demais e depois envolver nosso Povo em caos caos e mais caos.

  34. anilza da graça

    19 de Setembro de 2014 as 11:46

    queria eu dizer:…
    não são bem vistos e reconhecidos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo