Destaques

“Vem ai mau tempo, vem ai Trovoada Forte!”

“Vem ai mau tempo, vem ai Trovoada Forte!”

O que pretende o ADI ?? !! ..

Gozar com o Povo ou brincar com o Estado?

O Presidente da República marcou a data das eleições. As eleições tiveram lugar desde 12 de Outubro passado. Alguns dias depois o Supremo Tribunal de justiça publicou os resultados definitivos das eleições e ficou claro que o ADI teve maioria absoluta. Muito bem, se ganhou, se o Povo depositou confiança nesse Partido, então ADI deve ser chamado para governar.

E foi o que fez o Presidente da República.

O Presidente numa carta endereçada ao ADI convidou esse Partido a  indicar o nome da pessoa que deverá ocupar a função de Primeiro Ministro e assim formar o Governo para garantir a governação do país, porque o País não pode ficar parado.

Como manda a lei, logo a seguir a publicação dos resultados pelo Supremo Tribunal, Gabriel Costa que liderou o XV governo constitucional pediu a demissão do seu Governo ao Presidente da Republica o que foi logo de seguida aceite.

Então, pode-se considerar que o país está sem Governo legitimo, esperando que ADI forma o governo respeitando a vontade do Povo, expressa nas urnas no dia 12 de Outubro.

Verdade porém é que ADI se recusa em enviar o nome da pessoa que deve ser chamada para ser o Primeiro Ministro e formar o governo.

ADI quer primeiro que os Deputados tomem posse na Assembleia Nacional!

Porque isso primeiro, se isto nunca foi pratica no nosso País, e se o Povo pediu em massa ao ADI para assumir as rédeas da governação?

Medo de alguma coisa, receio de alguma situação? O que será?

Porquê que ADI não dá uma devida explicação ao Povo?

O País não pode continuar sem Governo legitimo porque as escolas precisam de continuar a funcionar, os hospitais precisam continuar a funcionar, comida não pode falhar para o povo, agua e luz deve continuar a ser fornecido aos consumidores, os combustíveis não podem falhar porque senão os transportes não funcionam, os trabalhadores precisam dos seus salários e etc, etc, e… etc.

Por isso, o MDFM/PL lança um grito de alerta ao partido vencedor das eleições e aos demais decisores da Nação, no sentido de “pararem de brincar com o Povo, pararem de gozar com o Povo e lidarem com a governação do País com a devida postura e elevação porque senão, mesmo aos olhos dos parceiros de cooperação, aos olhos da comunidade internacional não passaremos de ser um Estado sem noção de Estado!.. 

Apesar da derrota nas eleições passadas de 12 de Outubro, o MDFM/PL reafirma que tudo fará para estar ao lado do Povo de S.Tomé e Príncipe, um povo que não pode mais continuar a sofrer, alertando o Povo das brincadeiras de mau gosto porque somos a verdade, produzimos a verdade e somos Liberais.

Por um S.Tomé e Príncipe melhor, estaremos sempre presentes e…, sempre vigilantes!

Gabinete de Imprensa do MDFM – PL

66 Comments

66 Comments

  1. JB

    7 de Novembro de 2014 at 12:18

    A questão é bem simples dado que o ADI vencedor legitimo das eleições de 12 de Outubro quer primeiro a tomada de posse dos seus deputados e aqueles que têm problemas com a justiça terão logicamente a imunidade e não podem comparecer junto aos tribunais para responder os processos que cada um tem individualmente. O problema não se prende somente com o ADI, mas sim, é uma prática corrente do nosso país dos deputados que têm problemas coma justiça seja de que partido forem.

    • arroz podre

      7 de Novembro de 2014 at 16:41

      Peço a MDFM/PL para marcar o seu congresso e organizar o partido, depoi, falar do ADI.
      O País encontra-se parado e sem governo legítimo desde Dezembro/2012.
      A culpa não é do ADI.
      Tenham calma amigos de onça, o dia 22 de Novembro está preste a chegar.
      Paciência é o melhor remédio.

    • Bruno F.

      7 de Novembro de 2014 at 17:10

      Não são só os deputados que têm imunidade parlamentar. Acho que os membros do
      governo também têm.

  2. Xuxanti

    7 de Novembro de 2014 at 12:32

    Ficam calmos e comessam a fazer o vosso trabalho de casa porque tb a victoria do ADI tambem veio de voçes Sabem porquê? Porque voçes andaram a falar mal do ADI em vez de convençer ao povo sobre o vosso sobre o vosso projecto governação.
    Por isso que Dizem no crioulo forro Suba ku manha Damion Bixentchi po te ceto.
    Por isso não chorem por leite deramado.

    • BintouDjallo

      7 de Novembro de 2014 at 14:51

      XUXANTI, em quê é que faz avançar a situaçao em STP, com o seu mediocre comentàrio? VA-ZI-oooooooo!!!!!!!!

  3. pichotada

    7 de Novembro de 2014 at 12:45

    Na minha opinião querem criar uma tempestade nessa linda ilha, o que tem ADI a ver com a demissão do primeiro ministro??
    Eles não são obrigados a indicar o nome da pessoa que vai ocupar a função do primeiro ministro, enquanto eles tiverem dentro do tempo da referida indicção. confesso que estou curioso e muitos tb querem saber quem será o possível primeiro ministro mais isso não justifica a tal pressão. já agora não gostei do tema desse artigo. por favor não façam a tempestade criando artigo.

    • BintouDjallo

      7 de Novembro de 2014 at 14:48

      Hà comentàrios extrêmamente NULOS; Claro que a demissao do pm tem a ver com o ADI, porque foi o partido para quem você e muito outros “BANHISTAS” votaram, e tem a maioria absoluta. Em principio, se você tem um pouco da noçao da constituiçao de STP, é deste partido que deve “sair” o pm…entretanto, o pais està parado, porque querem cambiar os principios constitucionais, para que arranje o eventual pm, na pessoa do P. TROVOADA, que anda algures, em vez de estar em STP para formar o governo. Compreende?

  4. Bruno F.

    7 de Novembro de 2014 at 12:49

    MDFM precisa perceber que país tem leis e é com base nelas que se tem que agir. É preciso entender que algumas praticas que se transformou em tradição em STP, tem que acabar. Cumprir a lei tanto para a tomada de posse como para todo resto. Mudança é também rotura com muitas das praticas que vocês de MDFM e companhias nos habituaram.

    • Fala ceto

      8 de Novembro de 2014 at 1:09

      Muito bem Bruno F estou de acordo com tua humilde opinião este país precisa de seguir as leis… ou não será necessários cria-las se não cumprimo-as.

  5. zeme almeida

    7 de Novembro de 2014 at 14:02

    Passou ai mau tempo,passou ai trovoada forte,no dia 12/10/2014,que arrasou com o partido MDFM/PL e o seu unico subrevivente.Este partido depois de perder tudo quer reclamar com que eles perderam,com este temporal.A culpa foi totalmente a vossa,preferiram juntar-se aos outros partidos,para fazerem frente ao temporal,esqueceram-se que a natureza a qualquer momento pode fazer das suas.Deixaram tudo a perder de quem é a culpa!

  6. RL

    7 de Novembro de 2014 at 14:33

    Pediram maioria o povo obedeceu. Qual o receio de tomar a rédea da coisa e por isso a funcionar. Muito estranho. Há algo ai que o povo precisa saber. Será que é só por motivo de estar a cumprir a constituição?

  7. BintouDjallo

    7 de Novembro de 2014 at 14:40

    Quem ainda tem dùvida sobre a mà versaçao do P.T. ?
    Dizia o braço direito dele, Lévy Nazaré ” quem nao deve nao teme…”. Mas parece que o P.T. teme pela verdade que deve dizer junto da justiça de STP, quanto aos possiveis CAMBALACHOS e des-HONESTIDADE cometidos durante o seu breve mandato (que aliàs nunca ele termina): desvios de dinheiro, negociatas sujas, etc, etc…
    Là que o homem tenha razao de dar o “LARGO”, que o faça, mas nao tem direito , absolutamente nenhum de fazer parar o pais, à espera que ele decida, como lhe arranja melhor. E simplesmente INADMISSIVEL esta situaçao.
    Aqueles portuguesinhos que lhe apoiam, podem pelo menos respeitar STPe chamà-lo a atençao sobre esta escandalosa situaçao do STAND BY, por causa de um homem, que nao quer assumir os seus êrros, indo responder à justiça do pais que ele pretende querer ser ou ser mesmo o LIDER NUMBER 1.
    E ai, o povo, STP, que devem pensar?
    Nao se trata assim, aqueles que votaram e depositaram confiança em alguém. Chama-se a este tipo de conduta de falta de RESPEITO, falta de CONSIDERACAO e sobretudo de TRAICAO!
    Como pode um ùnico homem, de querer mudar o sistema de um pais, da sua constituiçao, porque quer que se faça como ele decidiu, como lhe convém? Num partido responsàvel ADI, penso, que deviam ser os membros deste mesmo partido, que deviam chamar atençao ao P.T. sobre a lamentàvel atitude dele como homem(antes de mais …).
    Como é possivel que todos se calem, sem denunciar a gravidade e o prejuizo que este individuo tem estado a dar à STP?
    No partido ADI, nao hà homens capazes de ocuparem o posto de pm? Pelo que eu saiba, todos eles, pelo menos a maioria, sao formados intelectualmente, sao patriotas (talvez nem todos…), sao inteligentes, porque é que nao podem tomar decisoes, se é que desejam ver STP progredir, funcionar correctamente, para els e os seus filhos?
    Nao podem deixar o PT destruir uma luta de longos anos pela a independência. Quanto ao TUGAS que estao por detràs deste apoio “MALSAIN” junto do PTé porque querem açambarcar o pais (como fizeram outora co Angola, que correu com eles).
    P.T. assinou o pacto com os inimigos de ontem, nao por amor mas por DINHEIRO que podem partilhar, pois que se lhe dao proteçao, ele reembolsa com os bens tirados de STP e dà os direitos aos TUGAS de virem catar àgua, à vontade, como se fosse a casa de campo de todos, menos dos verdadeiros nacionais, digo dos sao-tomenses.
    Eis o que vai -se passar em STP, se o PT conseguir desviar-se da justiça, das contas que tem e deve dar à STP!!!

  8. PITEU

    7 de Novembro de 2014 at 14:49

    MDFM/PL ainda existe?

    Depois do vendaval do dia 12?

    Deveriam mais é ter a calma e começarem a trabalhar.Porque vocês têm quatro anos para se organizarem.
    Isto é se conseguem sobreviver sem qualquer deputado durante quatro anos.

    Portanto, sê inteligente e comecem a trabalhar ao invés de tentarem criar trapalhada numa coisa que toda gente sabe que é assim que diz a lei.

    Querem passar por cima da Lei e criar o governo antes que os deputados tomem posse?

    Brincadeira MDFM/PL.
    Vocês não têm jurista?

    Antes de escreverem essas asneiras, deveriam contactar primeiramente o vosso gabinete jurídico.

  9. MÉ SOLO

    7 de Novembro de 2014 at 14:53

    Isto mesmo MDFM/PL, fazer oposição com elevação, com carácter pois não deixa de ser a sua obrigação como partido Liberal que é.

    o ADI de facto esta a brincar com todos e todos inclusive aqueles que acreditaram nas suas promessas e lhe deu a maioria absoluta. O ADI não pode parar o país, as intituições precisam funcionar. O ADI nem que ter noção de estado, o que será do povo nos próximos dias, vem aí o mês de Dezembro,mês de festas, o povo precisa passar a quadra festiva com dignidade(energia, salário, décimo terceiro,etc, etc).

    Se este é o TANGO que o lider do ADI disse que tem que dançar, ele sabe com quem dançar, o povo Santomense não sabe dançar TANGO porque não faz parte da nossa cultura, o povo quer sim arroz(12 mil dobras), feijão, açucar, óleo, energia, saúde educação, emprego, leite, autocarro escolar, transportes público, etc, etc.

    O povo já sofreu demais e precisa ser tratado com maior dignidade, o facto de ter a maioria absoluta não lhe dá direito de parar o país que precisa caminhar e a passos largos.O ADI prometeu tem que cumprir.

    È pra saber quem mandou ACREDITAR

  10. Ze Cangolo

    7 de Novembro de 2014 at 14:54

    Finalmente apareceu uma oposição digna disso.
    Bem, nem diria oposição, mas sim uma força politica capaz de quebrar o silencio em torno de toda esta brincadeira. Só por isso, parabens ao MDFM.
    Pois, é necesário que se diga sim que STP não deve se transformar num pais de desmando onde nem seque se respeita o Presidente da república e a constituição. É de facto inadmissivel essa brincadeira do ADI?!. Se ganharam qual o receio de assumir a governação? Ou não têm os tomates no lugar? Ou as negociatas com a mafia ainda não concluiram?
    Na realidade o país não pode fica parado e pelos vistos ADI só vai ao Governo em principios de Dezembro. Claro que esse partido não quer pagar o 13º mês aos coitados dos trabalhadores da função publica tal como prometeram ao Cauiki. Isso é mesmo uma brincadeira do ADI para com o povo de sãotomense.
    Já agora um conselho meu ao MFDM. Não fiquem murchos porque voces são a alternativa da verdadeira mudança, só que infelizmente no vosso seio reinaram muitos infiltrados que começaram a vos distruir desde 2010 quando induziram o Fradique a mandar votar na ADI.Era trabalho de casa previamente encomendado e que fez com que muita gente ganhasse bom dinheiro.
    Fui….

  11. Trabalho de casa (T.P.C)

    7 de Novembro de 2014 at 15:00

    Não continuem atacando o ADI. Foram estes ataques ao ADI e ao seu líder durante estes dois últimos anos , que transformaram este partidinho, no Partido Gigante que é hoje. Preocupem-se em arrumar a vossa casa, em arranjar mais presidentes adjuntos honorários que tenham tempo para fazer o T.P.C e conversar com as massas. Alguém que não seja apenas… Blá, blá blá, na comunicação socia…(sabem quem é…, Para que dentro de quatro anos recuperarem o deputadozinho que perderam nesta eleições. Chatiche, estão a massadar !!!

    • Bintoudjallo

      7 de Novembro de 2014 at 20:23

      TPC , é assim que você pensa que STP vai progredir? No silêncio absoluto do que se passa depois das eleições do 12/10? STP está parado por causa de 1 só individuo, P.T.. Ora que tem gente competente no ADI, que pode ser pm e formar governo. O único que nao tem formacao superior, o menos capacitado intelectualmente, o Trovoada, é que tem o pais parado, se movimento ….nao é possível!
      Espero que os outros membros da ADI reajam, pelo respeito daqueles que apostaram neles e pelo amor e respeito ao povo. Afinal, quem sofre as consequências é o POVO (as crianças, os velhos, as mulheres, os doentes , etc….).
      Reflitam , a situação é grave e desesperante !

    • INOCENTE

      9 de Novembro de 2014 at 19:14

      O país andou parado, isto é, atrazado durante os dois ultimos anos mas eu nao via o seu comentario com toda essa preocupaçao. Porque voces insistem que esse país tem um dono e que os outros nao podem governar? Porque que so acham que somente os da TROIKA podem governar o país? Porque de todo esse futurismo pessimista no proximo governo do ADI? Qual é o seu medo Bintoudjallo? Onde está a violaçao da lei por parte do ADI?
      Sao pessoas como voce que poem-nos a pensar que o PT e o ADI sao realmente melhores para o país…

    • Lavinia de Palma

      9 de Novembro de 2014 at 23:58

      Inocente “Sabichao”, você faz parte dos militantes ADI, sem dúvida…a vossa “assinatura” é a má fé, é fugir à verdade e à responsabilidade, é a preguiça, a deshonestidade, para uma boa parte entre vocês. Imitam e seguem o vosso líder Patrice Trovoada, que compra tudo e todos com dinheiro, para fazer passar as ideias dele, para obter a todo o custo o PODER para ser idolatrado, admirado, dominar…é um “mégalomano”! Porque razão é que ele nao quer ir responder à justica? Ora ,que outrora houve esta questão de processo contra o pr Fradique , ele foi espontaneamente se presentar ,assim como a Maria das Neves, (pm na altura) para o mesmo caso GAG. Porque é que o P.T. nao faz o mesmo? Aí ha gato, com o GATUNO.
      Aliás, não quer dizer, que mesmo não sendo o caso, que sera ele o pm, creio que o Varela ou o Agostinho, têm qualidades para desempenhar o cargo do pm. Não penso ser uma boa coisa de ter o P.T. como pm, por várias razões…citarei só 2:
      – corrupção+queixa -crime, impossível para ser pm
      – o ódio , a inimizade etc que existe entre P.T. e o pr Pinto da Costa, sera garantida a DESTABILIDADE de STP.
      Etc,etc….

    • Ernesto Franklin

      10 de Novembro de 2014 at 12:30

      Lavinia de Palma, estás cheia de raiva dentro de ti até que não consegues coordenar bem as tuas ideias e nem se que consegues ter um raciocínio lógico. Vivo do meu suor e fora da minha terra ao contrario voce que anda cheio(a) de medo por causa, se calhar, do teu tacho que deve estar em risco. Voces dão nojo com esses vossos comentarios repetitivos sobre o ADI e PT.
      Uma pergunta: se o PT for a PRR responder pela queixa crime contra ele e sair livre das acusaçoes? é isso que diz que ele não é corrupto ou criminoso? Os outros dirigentes que ja lá estiveram, são inocentes? Até então em STP ningem é ou foi responsavel pelos sussessivos desvios de fundos e má gestão da coisa pública principalmente depois da introduçao da democracia. Isto significa que não existem políticos corruptos em STP?
      Guardem a vossa raiva e dores de cotovelo e ajude a melhorar a justiça no país.

  12. CEITA

    7 de Novembro de 2014 at 15:48

    Santomense merece dirigente que tem…, então é só aguentar

  13. Fernando Castanheira

    7 de Novembro de 2014 at 16:22

    Tao simples. Quem nao sabe que Patrice Trovoada quer fugir as contas com a justica?
    Sendo deputado e com a capa de imunidade adeus….

  14. flaseto

    7 de Novembro de 2014 at 16:46

    Fradique que tenha calma, assim ainda corre o risco de apanhar AVC, não se pode cometer erros por toda vida. Chegou a hora de se inverter a ordem das coisas, e por isto, o Fradique que tenha calma, blú, blú blú na ça lutá fá. Gostaria de dizer ao Fradique de Menezes, que para além dos deputados da ADI, os deputados do PCD e MLSTP também tomarão posse no dia 22/11/2014, e lá estará o DELFIM NEVES e outros tantos da Troika que também serão empossados. O Tela Non deve ir com calma para não tropessar, o título deste comunicado de Imprensa não tem nada a haver com Trovoada. Juizinho ao Abel.

  15. Artilharia Pesada..

    7 de Novembro de 2014 at 17:17

    O MDFM deveria é ter vergonha, deviam estar a pensar e repensar na nova estratégia para as próximas eleições porque como partido politico corre sérios riscos de desaparecer da senda politica nacional, durante dois anos de governação da troika em que o MDFM fez parte não vi nenhuma evolução no país senão retrocesso, o país retrocedeu no tempo 2 anos, por isso esperem serenamente que dentro de 15 dias vai ser apresentado o nome do candidato do ADI ao cargo de primeiro ministro para liderar o governo legitimo e não de batotas como aquele que o vosso partido fez parte.
    Antes de marcarem eleições para 12 de outubro o que nunca aconteceu no nosso país deveriam pensar primeiramente no país mas não o fizeram pensaram somente em adiar as eleições para que o povo esquecesse de Patrice Trovoada, defender interesses de grupos, alterar lei eleitoral etc…
    As coisas só têm q ser do vosso jeito, agora acabou pq vai-se inverter o curso da historia ou seja tudo o que anteriormente se fazia mal agora vai ser feito corretamente abolindo todas as mas praticas do passado.
    Desta vez não tem assalto ao poder, por isso não ousam nem tentem fazer nada para não haver convulsão social em s.t.p ok.
    Bem haja S.T.P !!!!!

    • Manuel Vicente Sousa

      8 de Novembro de 2014 at 6:50

      Grande comentário.

  16. Sousa Sintra

    7 de Novembro de 2014 at 17:27

    Isso mesmo MDFM.
    Concordo com pontos de vista aqui emitidos de que o MDFM poderá a curto prazo vir a recuperar o seu lugar. Mas para isso é na realidade necessário fazerem um congresso para porem a corre para fora os juoes cavalos, os olintos neves e os orlandos fernandes. Todos eles uma corja de bandidos de andaram a sugar o Fradique e depois puseram-se em fuga.
    Na verdade ADI precisa de ter uma oposição que diga a verdade. Não é para criar confusões mas uma oposição real e com visão.
    MDFM existe sim e acredito que se for um congresso para eleição de gente séria, terão pela frente uma nobra missão.
    Fizeram muito por este povo, pela juventude e pelas nossas crianças mas o Povo preferiu confiar no ADI então ADI que assuma a governação porque de verdade o país não pode parar.

  17. Catarina Alquerubim

    7 de Novembro de 2014 at 17:45

    Fernando Castanheira tu és um burro e palhaço. PT mesmo sendo apenas membro de Governo goza de imunidade. Informa-te junto a teus patéticos do partido histórico MLSTP. Voçês levaram vassourada no dia 12/10/2014 e mais episódios vai acontecer no vosso partido. Os parasitados do estado fora de poder 4 anos vai doer muito. A travessia do deserto vai ser longa. Cultiva-te e aparece…

  18. MÉ SOLO

    7 de Novembro de 2014 at 17:57

    Caro Piteu, só gostava de lhe dizer que o MDFM/PL perdeu uma BATALHA e não perdeu a GUERRA. E lhe digo mais, mais vale perder com dignidade do que ganhar com promessas falsas. O povo quer o ARROZ a 13 mil dobras que foi prometido pelo ADI, o povo quer ver S.T.P transformado em DUBAI, talvés nem o seu neto.

    O sr acha justo o país estar parado por causa do capricho de um individuo que diz gostar do povo?

    o Patrice Trovoada não gosta de trabalhar, como executivo nunca deu provas, gosta sim é de boa vida, viajar, viajar.

  19. Bintoudjallo

    7 de Novembro de 2014 at 20:27

    De facto, Fernando. Embora as pessoas saibam, porque é évidente, mas preferem fazer silêncio, como se estivessem hipnotizados ….

  20. Juvenal AAfonso

    7 de Novembro de 2014 at 20:56

    Num pais sério, o MDFM deixaria de existir como partido, pois o numero de votos que obteve não é digno de ser chamado partido.
    O MDDFM transformou-se num Quebrado em vez de partido. Este artigo tem possivelmente como objetivo quebrar a mágoa que está no coração dos dirigentes do MDFM.
    Mesmo não tendo nenhum deputado, foram ao Palácio no dia que o Presidente convocou aos partidos que tiveram deputados para a consulta.. Deviam ter mais é vergonha. Podiam dizer o que forram fazer ao Palácio, não tendo nenhum deputado?
    Quando tinham aconselhado ao Presidente marcar eleições em Setembro, devido os constrangimentos que estamos a viver hoje, qual foi a vossa resposta. Então agora aguentam, e deixam de lágrimas de crocodilo.
    O país já se encontra parado a muito tempo. O país tem estado sem Governo a muito tempo. Vivemos sem governo até que o Delfim escreveu a carta para um Governo amigo a pedir ajuda para os famintos santomenses. Onde é que estava o MDFM na altura. Veio o arroz podre e obrigaram o povo a comprar e comer arroz podre. Onde é que estava o MDFM. A energia foi todo este tempo a conta gotas, com desculpas de que o morcego é que cortava energia, ora eram os militantes de ADI é que estavam a dar os fios de energia com tiro, ou seja coisas de bôbo devido a inexistência do Governo.
    Por isso este povo está habituado a estar sem Governo. Por isso não se preocupem
    MDFM que cresça e depois apareça
    Bem Haja STP

    • Lavinia de Palma

      10 de Novembro de 2014 at 0:08

      Afonso, a sério? Voce acredita no que disse? Se é o caso é preocupante de ler comentários ligeiros, sem reflectir. É com muita pena que Li tal observacao!

  21. Isidoro Porto

    7 de Novembro de 2014 at 22:35

    A culpa não pode morrer solteira. Fazer oposição sem sentido de estado, não nos leva a lado nenhum. Antes pelo contrário, nos afunda cada vez mais.
    Não posso deixar de lembrar ao MDFM que ainda faz parte da TROIKA cessante, que:

    1. Foi a troika que preferiu opor ao ADI aquando da marcação da data das eleições. Naquela altura o ADI sugeriu que as eleições fossem realizadas em em Julho ou Agosto por diversas razões bem argumentadas. A Troika preferiu contrariar, propondo-as para Outubro. Onde estava o sentido de estado da TROIKA em relação as consequências que o pais está vivendo agora, tendo em conta o cumprimento da lei em relação aos prazos para as tomadas de posse dos novos Deputados e da formação do novo Governo? A TROIKA (incluindo o MDFM não previu isto? E agora, de quem é a culpa? O ADI, garantidamente NÃO.

    2. O ADI tendo em consideração a sequencia do empossamento dos novos deputados e tomada de posse do novo Governo, pediu a TROIKA que agilizasse o empossamento dos novos deputados, para que o Governo fosse empossado o mais rápido possível, tendo em conta as consequências (para todo o país) da tomada de posse tardia do Governo, a TROIKA, incluindo o MDFM) preferiu ditar um NÃO. De quem foi a culpa? Do ADI? Seguramente que nâo.

    A verdadeira razão para que o ADI quisesse o empossamento dos deputados quanto antes (na minha modesta opinião) foi que queriam sair que os sete deputados adicionais saíssem da miséria quanto antes com os salários CHORUDOS que auferirão. Quanto mais tarde tomarem forem empossados mais tarde auferirão os tais salários.
    Do lado da TROIKA, a verdadeira razão para socorrerem da lei constitucional para adiarem o empossamento dos deputados ate 22 de Novembro, (na minha modesta opinião) foi de quererem que os 5 deputados do MLSTO, 2 do PCD e 1 do MDFM que deixarão o Parlamento auferissem mais uns chorudos salários de mês de Novembro. Caso os novos deputados fossem empossados em Outubro passado, 5 deputados do MLSTP, 2 do PCD e 1 do MDFM perderiam os salários de Novembro.
    E o Presidente da Republica espera serenamente pela vontade do ADI. Mais um vez foi feito o recurso a lei para defender os bolsos privados em detrimento do povo que tanto dizem defenderem.

    Agora me digam de quem é a culpa?

    RESPONDAM-ME POR FAVOR.

  22. Manuel Vicente Sousa

    8 de Novembro de 2014 at 7:01

    Depois da indelével victória do ADI, muitos DEMÓNIOS querem virar santos. Uns até vendem os seus compadres, mas desta vez o nosso líder vai fazer o que tem que ser feito,abanar a árvore do Estado para caírem as frutas podres.

  23. Ou Vai ou Racha

    8 de Novembro de 2014 at 9:36

    Hipnotizado está o sr. bintoudjalo, que nutre um ódio visceral pela pessoa do Drº Patrice Trovoada. Credo homem! O sr. usa e abusa deste espaço para atacar PT. Parece que não sabe fazer outra coisa.Embora diga que não faz parte de nenhum Partido, então o sr. é um INIMIGO declarado do PT. Alguém já lhe disse que o sr. está viciado em internete? O sr. passa tempo todo a escrever, ou seja a atacar PT. Anda desempregado ou não tem com que ocupar-se?
    Por sua causa, (com seus comentários ofensivos, direccionados só para uma pessoa)muitos estão a deixar de ler o Tela Non. Isto não é bom. O sr. até pode não ter simpatia pelo homem, mas não use este espaço para exteriorizar seus sentimentos duma forma grosseira e boçal.

    • BintouDjallo

      10 de Novembro de 2014 at 0:35

      É uma mentira da sua parte “…ou Racha”, pretender que muitos retiraram-se de consultar o téla non é exagerado da sua parte….quer dizer que posso ser líder da ADI. Afinal, o site está parado como está STP, só por causa de 1 pessoa, o mundo pára de girar.
      Sabe “…ou Racha”, eis os tristes propósitos, vazios, sem a minima inteligência, que levam uma sociedade a votar para individuos corruptos, de má indola como o seu líder P.T. ! Em vez de voce estar a mudar constantemente de nome ( ora é Matos, ora é Fala Verdade etc etc) para me atacar com insultinhos, guarde um só nome , como eu faço quando falo do P.T. !
      Qualquer um de vocês, podem responder-me e contrariar os meus argumentos sobre o vosso líder….se o que escrevo vos incomoda, é porque avanço o que digo com provas….e por cima, eu nao sou o único a denunciar os actos do P.T., há pessoas bem mais ferozes contra ele…
      De qualquer jeito o seu rancoroso comentário não me intimida. Vou continuar a escrever, enquanto quero, no dia que decidir de ocupar o meu tempo com Outro assunto, farei…mas não é você, ou alguém que decidirá do momento. Your understand, mister “Que vá para o raio que o parta”!

  24. Justino Matos

    8 de Novembro de 2014 at 10:01

    MDFM tem um novo líder… BINTOUDJALLO. Os dois juntos fazem uma boa dupla. Ou melhor não fazem falta. Inúteis.

    • BintouDjallo

      10 de Novembro de 2014 at 0:52

      Matos e Matos, você veio reforçar o seu dobro “…ou Racha” . Ambos são médiocres e sobretudo RIDÍCULOS.
      Se realmente ADI e o vosso líder P.T. contassem convosco para serem defendidos, creio que teriam desaparecidos há um bom momento, porque vocês São tão inúteis e BURROS, incapazes de ler os comentários que atacam por A+X o vosso lider para contra-atacarem com argumentos sólidos, sem ter que passar pelos insultos e violência. Em todas as sociedades há partidos da oposição que não concordam com as ideias dos outros políticos e militantes, mas disputam com inteligência e respeito….democraticamente.
      A maturidade intelectual é muito importante para participar na sociedade activa. É o que vos falta…uma boa formação, é de uma importância CAPITAL !

  25. Atento

    8 de Novembro de 2014 at 14:08

    Partido MDFM está a fazer o seu papel, muito bem Fradique …, o povo Santomense é mesmo forte. Efectivamente MDFM parece ser uma ceita religiosa em vez de um partido político, graça ao povo kkkkkk.
    Um abraço a pastor Fradique, força!

  26. Miguel

    8 de Novembro de 2014 at 15:13

    Patrice vai nomear o Pai como primeiro ministro para vingar do Pinto C.
    Está claro!!!

  27. Em Nome da Justiça

    8 de Novembro de 2014 at 15:48

    Deixemos de tretas. Só enganam quem vocês querem enganar, por ignorância ou falta de conhecimentos. A imunidade parlamentar é diferente da imunidade governamental, neste caso. O Patrice Trovoada sabe muito bem disto. E é isto que ele está, a todo o custo, tentar conseguir. Tenho pena que o meu país esteja a seguir este caminho.
    A imunidade parlamentar que o Patrice Trovoada precisa é como pão para a boca dele porque ele sabe que a imunidade governamental só é conseguida depois da aceitação do nome dele, pelo presidente da república, para o cargo de primeiro-ministro, coisa que ele não está seguro que vai acontecer. É isto que ele teme tanto. Ou seja, esta imunidade tem um amplo poder discricionário unipessoal ao contrário da imunidade parlamentar cujos requisitos para a sua sustentação é menos restritiva. O Patrice sabe muito bem disso e ausenta-se do país até ele conseguir esta imunidade parlamentar para, então, estar livre que nem um passarinho e poder dizer assim: se a Assembleia Nacional me conferiu este poder porque razão o presidente da república há-de contrariar este facto. Além disso, na posse desta imunidade parlamentar e mudando o figurino da Assembleia, com o ADI em maioria, nunca mais o Patrice Trovoada seria incomodado pelo poder judicial porque ninguém aceitaria o levantamento da sua imunidade parlamentar para eventualmente responder por crimes que cometeu. É por isso que ele fez tudo para que, em primeiro lugar, a nova Assembleia fosse constituída e só posteriormente o governo fosse formado, contrariando tudo o que é a nossa tradição democrática que começou com o pai dele.
    É este, infelizmente, o nosso país. Todos cometem crimes e o povo pequeno é que vai ficando na miséria enquanto as suas contas bancárias vão ficando cheias.
    Saudações reacionárias

  28. Santomense

    9 de Novembro de 2014 at 4:03

    A constituicao nao se faz respeitar. Todo povo tem o goveerno q merce. Cambada de incopetentes, resolvam o problema q vcs criaram. Good luck idiots

  29. maguita

    9 de Novembro de 2014 at 10:12

    meu pai sempre me disse deixa politica para os politicos,
    eu n entendo muito disso, n sou a favor nem contra nenhum deles.
    só sei q embero o Patrício esteja a cumprir o praso para divulgar o nome do sucessor.
    nem ele nem gabriel gostam do povo pois. Gabriel sabi q ainda n fui pronunciado o seu sucessor entao como amante do povo q diz n deveria pedir demissao pois pais n devi ficar sem dirigente, são acordos q n estão a ser cumpridos, imagem do nosso pais a ser manchada etc.
    e o Patrício q o povo depositou confianca ja esta a começar mal, estamos sem primeiro ministro ele deveria automática tomar redea das coisas, ele n pode esquecer é ele o escolhido.
    mas pronto.
    o meu consolo é que daqui a 15 anos ja n estarão no poder mas sim a nova geração embora também n depositi muita confianca neles.o novo tras sempre esperança

  30. zeme almeida

    9 de Novembro de 2014 at 13:36

    Pessoal do MDFM/PL as campanhas já acabaram e o comboio já partiu,esperem pelo o outro, daqui a 4 anos,isto é se houver ou aparecer.De quem é a culpa de voces nao chegarem a tempo.

  31. arelitex

    9 de Novembro de 2014 at 14:52

    compatriotas ,infelizmente na vida temos que aturar de tudo um pouco .até um partido de nome MDFM , que de certeza que apanhou uma doença grave qualquer , e baralha tudo , até se engana no título das intervenções . eles de certeza que queriam dizer que houve mau tempo e trovoada forte ,desde a independência até ao dia 12 . o estado de miséria do nosso país é o exemplo disso . mas MDFM tenham calma porque a partir do dia 22 já vamos começar a ter bom tempo e um ar mais solto . vâo ver que já vai haver umas aberturas nas nuvens e o sol vai aparecer . talvez o tempo nâo fique assim tão bom para alguma gente .

  32. Realists

    9 de Novembro de 2014 at 18:08

    MDFM por favor vai procurar pao com chouriço la na eskina ou seja em casa do senhor Apricio situado em riboke casa do partido MLSTP

  33. BintouDjallo

    10 de Novembro de 2014 at 1:05

    Aos da má fé, Matos e Vai ou Racha, leiam com + atencao os comentários sobre o vosso líder, antes de se precipitarem , excitados sobre os meus comentarios… Francamente!!! Todos dizemos a mesma coisa sobre o seu líder P.T. , porque São factos veridicos…é difícil ter argumentos.

  34. Eterno Madiba

    10 de Novembro de 2014 at 8:08

    MDFM-PL não se pronunciou em contrário:
    -Aquando da demora da marcação das eleições autárquicas e regionais;
    -Aquando das eleições que deveriam ter lugar no mês de Julho, como era tradição;
    Para não prejudicar as crianças das escolas,os hospitais e o próprio país com OGE as eleições nunca deveriam ter lugar no mês de Outubro.
    Se o MDFM estivesse preocupado com o país e o seu povo deveria pressionar os seus camaradas do Estado para que as eleições não tivessem lugar no limiar do fim do ano.
    Afinal de contas onde estava o MDFM/PL que só agora ressurge?
    MDFM perdeu uma bela oportunidade! Deveria estar calado!

  35. Espirito Santo

    10 de Novembro de 2014 at 8:18

    Eu te peço Adelino Lucas, fique calado porque nesse momento és dimissionário. Faça o congresso para encontrarmos um lider a altura do tempo. Queremos um lider que pensa no colectivo e no país e não do seu interesse pessoal.
    Um Secretario geral de um partido tem que conhecer a Constituição, ainda mais um jornalista. Pessoas como voçe e muitos outros é que deram cabo desse partido, aconcelhando mal o Presidente Fradique.
    Antes de lançar as babozeira no jornal, lê primeiramente a Constituição no seu Artigo 110.1 que diz o seguinte:
    “O Primeiro Ministro é nomeado pelo Presidente da Republica, ouvindo os partidos politicos representados na assembleia Nacional e dendo em conta os resultados eleitorais.” Nesse momento ja temos representantes na Assembleia? Porque então que o Presidente da Republica não marcou a eleição a mais tempo? Simplesmente porque estava a cumprir a lei.
    Basta n’ao prejudica outros membros do MDFM. faça o congresso e saia do partido.

  36. VINHANTEIRO

    10 de Novembro de 2014 at 9:09

    Minha gente MDFM já não tem espaço como partido político. Acredito que era preferível que fosse um cidadão a assumir este pobre e infeliz artigo! Eu tenho a certeza que o tempo de vida deste partido acabou no dia 12 de Outubro de 2014.

  37. servo de Déus

    10 de Novembro de 2014 at 9:11

    Sou de opinião que qualquer coisa que fosse de estar o P T à fazer para depois apresentar os seus elencos tem razão, pk ele tem que obedecer a data marcada que é dia 22 deste mês, por isso não vamos a estar a discutir coisas sem lógicas.

  38. VERDADE VERDADEIRA

    10 de Novembro de 2014 at 9:15

    O povo não quer ouvir, seja quem for a falar mal de Patrice Trovoada!! O líder incontestável da actualidade! Vocês, nem daqui a 20 anos terão espaço!!

  39. Mé pó Feladu

    10 de Novembro de 2014 at 9:23

    1º deixem de estar a utilizar o nome do povo precisamos de paz e alegria
    2ºarrumem as vossas casas para 2018 e não atirem poeiras
    3º PR aguarda serenamente pela decisão do ADI portanto meus caros esperemos que as coisas aconteçam.
    4ºespero que os políticos tirem ilações destas eleições
    5
    ºo pilar da democracia é o povo quem mais ordena portanto mesmo com minoria os senhores deviam deixar legislatura ir ate ao fim e o povo seria chamado a julgar portanto hoje estamos a pagar fatura cara devido interesse falou mais alto ainda quando alguém usa a expressão que o povo só manda nas urnas em jeito de insulto esquecendo que estamos num pais democrático viva STP, VIVA O POVO DE STP VIVA DEMOCRACIA

    • arelitex

      10 de Novembro de 2014 at 17:27

      tudo bem Mé pó Feladu . só nâo concordo , quando voçê utiliza a frase comunista , ( o povo é quem mais ordena ). deixou-me a pensar que você é comunista . no nosso país como democrata soa melhor dizer o povo é quem decide ou escolhe . um abraço

    • Mé Pó Feladu

      11 de Novembro de 2014 at 15:34

      muito obrigado arelitex pelo reparo, nao sou comunista usei a terminologia como quem diz o povo escolhe o seu legitimo rprsntante de qualquer forma agradeço pelo reparo um abraço tamanho do mundo

  40. O POVO MANDOU

    10 de Novembro de 2014 at 9:23

    Oh,francamente!!! Quer dizer, este espaço do tela non virou mãe Joana! Sinceramente!! Mas como é que se pode admitir a publicação de um artigo desses!! E ademais de um partido recentemente falecido??!!! Não têm que fazer, não é??!

  41. malebobo

    10 de Novembro de 2014 at 10:17

    será que o mdfm, ainda existe, depois dessa derrota pesada que apanharam, Fradique companhia ficam no vosso canto

  42. manuel soares

    10 de Novembro de 2014 at 12:15

    Sinceramente sr Fradique de Menezes e o MDFM/PL, este comunicado em jeito de opinião ou comentário foi feito pelo partido, mas qual partido, este que desapareceu depois das eleições de 12 de outubro e que quis de seguida fazer um congresso sem se preparar para tal, sem sequer debater na comissão política se existe o porquê da derrota eleitoral e que destino final, acabou sr fradique quem tudo quer tudo perde, apreende, a vida é mesmo assim não podemos ser tão gananciosos e egoístas, tudo que brilha não é ouro, olha vocês do MDFM/PL e o sr Fradique é culpado de tudo isto! até da maioria absoluta do ADI e ascenção de Patrice vocês são culpados, vão chorar no fundo do rio, tchau passar bem.

  43. Trovoão

    10 de Novembro de 2014 at 15:42

    Isto não passa de uma tamanha dor de cotovelo.Vão mais é reorganizar este partido fajuto!!!

  44. Espirito Santo

    11 de Novembro de 2014 at 8:59

    O Partido MDFM esta a venda. O Adelino Lucas esta fustrado.

  45. Rogerio Costa

    11 de Novembro de 2014 at 9:00

    Eu confio no MDFM sim…!!!!
    Na verdade o Fradique criou este partido e também acabou por lhe fazer muito mal quan do o seu crescimento era bem visivel no tempo de Tomé Vera Cruz. Depois vieram jogos de interesses e todos a procura do dinheirinho do Fradique e as comadres se zangaram ficando o partido a pagar a favas, consequentemente morrendo aos poucos até que em 2010 o proprio MDFM direciona seus votos para ADI fazendo ganhar patrice trovoada, claro está deixando alguns individuos de bolsos bem cheios.
    Vieram depois tempos dificeis para o MDFM com o proprio Fradique à cabeça e o Partido não arancou, mas tudo indica que sim que existem fortes probabilidades de vir a ser o MDFM a vir a dar as cartas. Basta olharmos com atenção para o xadrez politico actual do país, com o MLSTP em queda livre, com Pinto da Costa a dividir para reinar, com o PCD que já não é aquela força politica de mudança credivel e com o ADI que não é exactamente um partido politico mas sim uma força na politica santomense com um dono que corta as cartas e distribui as cartas sem que outros tenham direito de reivindicar. Portanto creio que ainda muito poderá vir a acontecer, sobretudo porque o ADI nem sequer apresentou para a campanha eleitoral um programa ou um plano de acção, tudo indicando que irá fazer uma governação de ocasião em função de oportunidades.
    Rogério – Londres

    • arelitex

      11 de Novembro de 2014 at 19:06

      Rogério . em algumas frases suas , eu não estou completamente de acordo . ora vejamos .o nosso povo têm particularidades boas e más ,mas pelo menos quatro em nada facilitam uma governação ,seja ela qual for . ( é um povo desobediente , gosta de ter as coisas sem trabalhar ,têm no sangue muito de preguiça e de irresponsabilidade ). perante este enquadramento real . qualquer governo têm á partida dificuldades . na minha análise têm que ser um governo muito rico em autoritarismo .esse autoritarismo como é lógico têm que partir de primeiro ministro . com o objectivo de por cada coisa no seu lugar . com regras bem claras em cima da mesa e rédias curtas para todos incluindo os elementos do governo . a surpresa também faz parte de um governo autoritário . porque é logico que está no plano de acçâo medidas populares e impopulares para corrigir o povo e todo o funcionamento do país . depois de se percorrer este caminho nada fácil , talvez vá levar os 4 anos . poderá ou nâo haver uma pequena abertura para o governo ser ainda autoritário mas um pouco mais democrático . um abraço

  46. Flalhou Comeu

    11 de Novembro de 2014 at 15:24

    Olha Rogerio Costa, vai sonhando e vai la ver se esta chovendo no deserto o tempo dos compadres e comadres já era… tu e essas corjas… o povo ja mandou.
    Um bem haja para todos os Santomenses que suberam fazer uma escolha inteligente.
    Não chores pelo leite deramado.
    Tchauêeeee

  47. gostei

    11 de Novembro de 2014 at 21:52

    Invejosoooooooooooossssssssssssss. O vosso mal é a inveja.

  48. Brás Afonso

    12 de Novembro de 2014 at 11:35

    Mesmo para o lugar da Assembleia o ADI não tem uma figura sonante para a elevação do cargo. É mais facil ser um mau ministro da republica do que o Presidente da Assembleia com debates em directo.A coisa não vai ser fácil não. Será que o Evaristo regresse. Vamos a ver.Ganhou assume senão não passa de criança cobarde tlebeçude.

  49. Jonson Tovoada

    13 de Novembro de 2014 at 11:14

    VIVA O MDFM/PL

    Hoje MDFM/PL, não tem deputados, é verdade.Hoje é a nossa nossa vez.

    Ontem, quando o ADI tinha que apanhar bobeia dos codistas, dos pts-cistas, dos prd-cistas, dos ppp-cistas e dos undp-cistas, formando assim o fessó bassolá,onde é que estava o moribundo geração esperança?

    O MDFM/PL, vai-se reunir em congresso no dia 29/11/14,vai se fortificar, para daqui à 2 anos, ocupar o seu verdadeiro lugar na assembleia nacional.ADI já sabe disso, por isso quero refugiar sob a capa da imunidade antes de formar o governo.
    ADI ganhou as eleições com a maioria absoluta, mas não quero formar o governo para se vingar do povo santomense que não elegeu o Evaristo de Carvalho como PR.

    Um abraço ao Adelino Lucas e ao MDFM/PL

  50. Francis Mekano

    14 de Novembro de 2014 at 8:26

    Para esclarecer e dizer o seguinte:
    1- Os deputados gozam de imunidade,membros do governo não.
    2-Que democracia é a nossa?o MDFM deu seu ponto vista o que é perfeitamente normal;até parece que não se pode criticar o ADI e seu líder pelo facto de terem ganho as eleições.Aguardem que o pior está para acontecer,registem isso: com a maioria absoluta vai haver caças as bruxas alías já existe uma lista de pessoas que vão ser perseguidas e aniquiladas.O Patrice não gosta de ser contrariado. Lembrem-se o que ele fez a São Lima? A ver vamos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top