Destaques

Orçamento do Cidadão é de 154 milhões de dólares

Quatro meses após a sua constituição, o XVI Governo liderado por Patrice Trovoada, entregou ao Parlamento o projecto do orçamento do Estado, baptizado como sendo o orçamento do cidadão para o ano 2015. Resulta de uma demorada conversa de porta em porta entre o Primeiro Ministro e as populações de todo o país.

Avaliado em 154 milhões de dólares, o Ministro das Finanças Américo Ramos disse após encontro com o Presidente da Assembleia Nacional, Manuel Diogo, que se trata de um orçamento realista.

Realista porque segundo o Ministro, as verbas destinadas a financiar o orçamento, já estão garantidas. «Nele está inscrito tudo o que vamos realmente fazer. Não inscrevemos verbas que poderão não ser executadas. Todos os financiamentos inscritos têm a ver com acordos já assinados com mobilizações de fundos já em fase conclusiva, por isso é um orçamento realista», declarou o ministro no início da noite de segunda – feira, a saída do encontro com o Presidente do Parlamento.

Segundo o ministro, o Orçamento do Cidadão vai ser suportado por 60 milhões de dólares como receitas correntes internas, e 94 milhões de dólares resultantes de empréstimos e donativos financeiros internacionais.

O sector da energia absorve a maior fatia do bolo orçamental, 13,1%. Educação recebe 12,5%, seguindo-se saúde com 10,6%, redes viárias 10%, o sector da agricultura com 5% e para segurança e ordem interna 5%.

O Projecto de Orçamento do Cidadão, não propõe novo aumento do salário na função pública. Apenas procura materializar compromissos já assumidos pelo Estado são-tomense com os trabalhadores dos sectores da educação, saúde e as forças de defesa e segurança. «Há alguns compromissos assumidos nos anos anteriores referentes a carreira dos médicos, dos professores, promoções no serviço de segurança e ordem interna, esses engajamentos estão dentro da massa salarial», explicou o ministro Américo Ramos.

Despesas com o pagamento da bolsa para os estudantes são-tomenses no estrangeiro, vão continuar. O ministro disse que são 15 meses de bolsas em atraso. O Governo já pagou 3 meses, e o resto deverá ser resolvido até 2016.

Após análise e a provação do projecto pela Assembleia Nacional, tudo indica em Abril próximo,  o primeiro Orçamento do Cidadão deverá ser realidade legal, e com execução prática só no segundo semestre de 2015.

Abel Veiga

24 Comments

24 Comments

  1. Lôçu Tlêze Cóntu

    24 de Março de 2015 at 13:29

    MEU DEUS!
    É DESTINO DOS SANTOMENSES.
    O Povo tem o Governo que escolhe.
    ORÇAMENTO REALISTA????????
    “””” Realista porque segundo o Ministro, as verbas destinadas a financiar o orçamento,”””” já estão garantidas. “”””

    Só pode ser brincadeira.
    Continua ainda a tratar o povo de IDIOTA.

  2. Estudante com fome

    24 de Março de 2015 at 13:46

    O quê? Os estudantes têm 15 meses de bolsa em atraso e o governo vai pagar 3 meses e o restante só em 2016. Isto só pode ser brincadeira de muito mau gosto. Meus senhores do governo sabe o que se faz com 3 meses de bolsa?absolutamente nada. Coitados dos estudantes que vão continuar a passar mal com pessoas com vocês. Em vez de estarem aqui a comprar CARROS NOVOS, porque não pensam nos estudantes que estão a passar mal na terra alheia. Sai um governo, entra outro é tudo mesma porcaria, os estudantes que se lixem, se quiser comer,pagar renda de casa e propina que se prostituam e roubem, que tornem-se mendigos. Estou farto desta brincadeira. Com o valor desses CARROS NOVOS o governo pagaria muitos meses de bolsa. Estamos perdidos.

    • O Revolucionário

      24 de Março de 2015 at 18:07

      Caro individuo. Creio que está ai uma má interpretação da sua parte. ” O Ministro disse que são 15 meses de bolsas em atraso. O Governo já pagou 3 meses, e o resto deverá ser resolvido até 2016″. Aqui não diz que vão pagar 3 meses, mas sim que já foram pagos 3 meses, e o resto no decorrer de 2015 até 2016, o governo irá resolver a situação das restante 12 prestações ok! Presta atenção, leia bem e saiba interpretar, pois se STP ainda continua do jeito que está, também é devido a falta de boa interpretação das coisas… Vocês merecem os governantes que têm.. Passar bem

    • Estudante com fome

      25 de Março de 2015 at 8:19

      Oh Revolucionário de meia tigela. Vá você interpretar melhor o que o teu ministro disse. Está escrito eu não inventei nada. Leia outra vez e entenda totó.
      “Despesas com o pagamento da bolsa para os estudantes são-tomenses no estrangeiro, vão continuar. O ministro disse que são 15 meses de bolsas em atraso. O Governo já pagou 3 meses, e o resto deverá ser resolvido até 2016”.

    • Seabra

      25 de Março de 2015 at 10:57

      Revolucionàrio, você é mesmo um Palhaço do PT, jà que é assim, vou-lhe dar uma mensagem para o seu patrao:
      “Monsieur P.Trovoada, vous êtes indifférent à ces problèmes, concernant les étudiants, parce que vous n’aviez jamais été.
      Vous quitterez le pouvoir avec des coups de pieds au Cul…vous êtes un grand ESCROC, CORROMPU…Le jour que le peuple va se réveiller, vous êtes fini pour de bon…vivement ce jour-là!”

  3. Onorio Silva

    24 de Março de 2015 at 13:53

    Orçamento do cidadão, ou campanha presidencial 2016.
    É muita cara de páu……….

  4. Carros novos e de luxo

    24 de Março de 2015 at 14:41

    primeiro está carro de luxo para juízes para estarem sempre do nosso lado.
    Depois vem internet também para vocês.
    Arroz de treze contos já demos.
    O que vocês querem mais? Tudo de vez não é possível .vamos aos poucos e devagar.nada de pressa. Como viram já pintamos TVS. Não está bonito?
    Estes juízes estudaram mais que vocês e nós precisamos deles.
    Contamos convosco nas presidenciais.
    Dai sim vão ter tudo só duma vez.

    • Seabra

      25 de Março de 2015 at 11:04

      1°) que o pm Patrice Trovoada, và responder ao tribunal de STP, sobre a queixa crime que ele cometeu duratnte o seu mandato,
      2°) que reflita e pàre de tomar o povo (aqueles que nao votaram para ele) de tolos…porque a revoluçao està à ESPREITA…
      3°) lembrà-lo que tudo tem um fim (qual nao se sabe, é apenas da mesma envergura do ABUSO cometido),
      4°) “Méfiez-vous de l’eau qui dort”
      5°) comunicar ao povo, em que pés està a queixa que ele depositou contra STP e os seus dirigentes politicos, junto da CPI.
      ………………………………………………..ETC!

    • O Revolucionário

      27 de Março de 2015 at 17:56

      Caro Seabra, apenas por correcção, não tenho Patrão nenhum de nome PT. Também sou um Estudante no estrangeiro ( Portugal), mas ao contrário dos outros alunos que sofrem nos outros países, eu batalho, trabalho período laboral e vou a faculdade no período pós laboral, tenho as minhas contas pagas e não devo nada a ninguém muito menos a Faculdade. O meu Patrão não é PT, talvez tu tenhas um qualquer na bancada da oposição, por isso criticas tanto o PT. Agora pergunto porquê? Talvez porque tu já não tens o teu ganha pão por parte da oposição visto que PT agora é quem manda. Não sei se tu usas o nome Seabra como forma de algum dirigente da bancada contrária te contate depois, mas digo-te já que eu não sou como tu, não crítico para ser reconhecido por ninguem. Estou muito bem em Portugal e tenho vergonha de ver pessoas como tu ( Lambe botas). Cresça e apareça, SE ABRA para o mundo e mude de mentalidade: Quando não tem como ajudar não critique. Estou te vendo…Passar bem

    • O Revolucionário

      27 de Março de 2015 at 18:36

      Prezado SEABRA… Não sei se por ignorância, idiotice ou mesmo por falta da cultura da sua parte, mas creio que o Srº é muito menos inteligente do que pareceu ser assim que li o seu comentário. Já paraste para pensar se todos os políticos que la passaram e que ainda estão antes e depois da independência se apresentassem nos tribunais, o que aconteceria com ? Talvez não haveria celas suficientes para caber tantos, não achas? De 12 de Julho 1975 à 2015 ( 40 anos da independência) o que mudou em STP? Ao invés de aproveitarmos as roças e os engenhos que os nossos antepassados sofreram de tanto trabalhar sobre chicotadas, destruímos (digo os antigos e atuais governantes) tudo sem mais nem menos. O que mudou em STP? Digo-te o que mudou: Passamos a ser um pais desconhecido, ou melhor um arquipélago, um paraíso desconhecido e perdido no meio do oceano; Éramos o melhor produtor de café e cacau, agora somos oquê? Questiono: Graças a quem isso tudo aconteceu? Graças a quem STP está na penúria? Graças a quem STP ainda mendiga por uma esmola de Portugal , Angola, China, etc? Graças a quem muitas famílias passam fome enquanto os governantes andam em altos caros com casas de luxo? Graças a quem o hospital não tem condições, sem água, sem anestesia, sem blocos operatórios em condições, etc…? Graças a quem STP deixou de ser um dos países mais limpos de África e tornou num dos mais sujos do mundo? Que governo escolherias para governar STP: MLSTP, MDFM, ADI, PCD, etc?? Se parares para veres bem, todos esses idiotas a quem você chama de governante, já é da época colonial e pós e participaram na luta pela independência . Então deixo uma e última pergunta: Porque razão Pinto da Costa, Miguel Trovoada, Rafael Branco, Fradique de Menezes, Gabriel Costa, etc… não contribuíram para que STP continuasse o rítimo de crescimento económico de forma a alcansar um desenvolvimento sustentável do pais, ao invés de enganarem o povo São-tomense deixando-os na mísera pobreza ? Se conseguires me dizer se tem algum politico em STP honesto, que não tenha cometido um crime sequer , que não seja corrupto, agradeceria imenso. Reflicta com atenção e ponha críticas construtivas, pois digo-te que todos esses ladrões, criminosos, desgraçados, usurpadores do poder, incompetentes, etc.. não fizeram nada que prestasse para STP e os São-tomenses viverem bem ok! SE ABRA e encare a realidade, seja inteligente e não apenas um idiota que só sabe comentar o que os jornais dizem.. Passar bem

  5. Luis

    24 de Março de 2015 at 14:54

    e verbas para o desenvolvimento da pesca semi-indústrial?

  6. Adimirado

    24 de Março de 2015 at 15:24

    Estou sem palavras, vou do setimo ao oitavo mes sem receber, e ainda n recebi nada. Vcs do governo, são egoitas e desumanos. As despesas fazem-se todos os dias, ou sera que o passe do altocarro, a renda da casa, a energia e agua, esperarão por mim ate 2016???
    Deus, o que fizemos para merecer isso????

    • Seabra

      25 de Março de 2015 at 11:14

      Caro estudante, o seu grito dà-me màgoa, porque sei o que é estudar sem bolsa…é pena que certos dirigentes, que outrora foram estudantes, tenham a memoria curta para se esquecerem o que sao as dificuldades , num pais alheio sem meios de subsistência. Muitos dels, hoje senhores e ministros, varreram o chao no estrangeiro, fizeram trabalhos duros e dificeis pra continuaraem os estudos, enquanto estavam à espera para o governo do pais resolver a situaçao.
      Choca-me que o Varela, que està hoje no poder, jà tenha esquecido o que é ser estudante no exterior…assim como o Gabriel da Costa, que foi privado de bolsa quase 2 anos.
      Quanto ao PT, ele nao conhece tal situaçao, porque nunca fez estudos superiores,embora isto nao lhe impeça de tratar ràpidamente deste assunto. Aliàs, se votaram para ele, é porque el deve desempenhar as funçoes dele…neste caso, encontrar uma soluçao imediata para solucionar a preocupaçao dos estudantes….é o DEVER dele( e de parar de viajar, em passeatas e negociatas pessoais).

  7. Mé Zemé

    25 de Março de 2015 at 8:29

    “o Orçamento do Cidadão vai ser suportado por 60 milhões de dólares como receitas correntes internas”….??? o país está assim a produzir tanta receita? Se for verdade, quem andou a comer tanto dinheiro? Pois os nossos orçamento, normalmente mais de 90% do orçamento é ajuda externa… acho esse orçamento estranho nessa vertente.

  8. Mulher Séria

    25 de Março de 2015 at 8:57

    Inspetores das Finanças estão descontentes com o Diretor do Orçamento, visto que o mesmo não quer pagar o subsídio que têm o direito.
    Alguns dizem que esta situação só acontece quando o Dr.º Américo assume a tutela de finanças, e outros dizem que o Diretor do Orçamento tem o olho grosso para com os inspetores de finanças.
    O Dr.º Genésio terá muitos problemas, quando a Inspeção Geral de Finanças auditar a gestão da Direção de orçamento.
    Há quem diz que o individuo em causa pagou indevidamente a hora extraordinária aos inspetores.
    Nesta óptica de ideia, um País sério o tal individuo já seria demitido do cargo.
    Assim, vai a República das Bananas…

  9. Justiceiro.

    25 de Março de 2015 at 9:56

    os pessimistas que fazem comentários pessimos, não esquecem que o país já está danificado há séculos, não é PT que estás a danificar as coisas senhores pessimos

    VIVA PT; Deus esteja contigo.

    • Fruta de conde

      25 de Março de 2015 at 10:52

      Justiceiro

      O senhor tem razão, não é o Patrice trovada que está a danificar o país, ele só está a dar um grande empurrão para o país afundar de vez.

    • Seabra

      25 de Março de 2015 at 11:17

      Justiceiro, o vosso PACTO é com o CAPETA. Porque evocar Deus, neste assunto onde fala-se ùnicamente do PT, que é um homem des-HONESTO?!!!
      Blasfémia nao, Lembe Botas!

    • Maria de Fatima Santos

      25 de Março de 2015 at 11:44

      Ao Sr. Justiceiro: “O pais ja esta danificcado ha seculos” mans o PT tem a missao de concertar. Se nao tivesse criado tantas espetativas, estaria agora sossegado. Quem mandou meter?

  10. Barbie

    25 de Março de 2015 at 11:06

    “… o Presidente da Assembleia Nacional, Manuel Diogo…”
    Senhor Jornalista Abel Veiga, o nome do Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, é José da Graça Diogo. Obrigada.

    • Téla Nón

      25 de Março de 2015 at 12:41

      tem razão obrigado

  11. João Pinto

    25 de Março de 2015 at 16:03

    Orçamento de ciladrão, não orçamento de cidadão

  12. Tango

    26 de Março de 2015 at 9:53

    se os outros roubaram durante 40 anos vejamos se o SANTO ADI esteve de fora da roubada.
    1994 – Evaristo de carvalho (ADI) – 1º Ministro
    2001 – Evaristo de carvalho (ADI) – 1º Ministro – Costituição do Governo
    Ministro N. Estrangeiro – Patrice Trovoada (ADI)
    M. Ordem Interna – Luis Maria (Militar)
    M. Finanças – Maria S. Tebus Torres – (PCD-GR)
    M . Economia – Julio Silva – (ADI)
    M. Obras Publicas – Meira Rita – (PCD)
    M. Justiça – José paquete (ADI)
    M. Saude- Wilfrido Umbelina – (PCD)
    M. Educação – Armanda Coelho (ADI)
    M.Juventude – João Costa Alegre ( ADI) filho prodigo
    2008 – Patrice Trovoada volta ao poder – contrato feito com Fradique para abater Tomé Vera Cruz
    2010 – Volta ao poder e é derubado pela arogancia
    2014 – volta ao poder – pela incopetencia da troica

    Pedemos concluir que ( MLSTP, PCD, e o ADI ) Juntos afundaram o pais
    isto porque quem levou o Miguel trovoada ao poder foi o PCD.
    Quem derubou o 1º governo legitimo e eleito pelo povo com 31 deputados foi o ADI – o Patrice e Miguel Trovoada – aqui começa o habito da queda dos Governos.

    Hoje o Patrice é visto como Santo quando ele também andou metido na governação durante os 20 anos da Democracia.

    • O Revolucionário

      27 de Março de 2015 at 18:40

      Sim Senhor. Custou mas foi, vi que ainda existem jovens/adultos em STP com a mente aberta. Quando comenta não aponta apenas para um, mas sim para um grupo responsável.. Gostei de ver caro Tango

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top