Destaques

STP e Brasil parceiros mais fortalecidos

O Ministro das Relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que visitou São Tomé no último fim-de-semana, uniu-se as autoridades nacionais para reforçar o nó do laço de cooperação que os dois países tecem há vários anos.

Brasil deu a São Tomé e Príncipe o maior centro de formação profissional do país. O centro construído de raiz e equipado com os meios mais modernos tem capacidade para formar centenas de jovens são-tomenses, nos mais variados domínios.

Mauro Vieira, foi ao bairro da Quinta de Santo António na capital são-tomense, para conhecer o centro que está a preparar centenas de são-tomenses, para o mercado de emprego e para desenvolvimento do país. Desde mecânica, passando por informática, tratamento de sistemas de frio, canalização, etc, etc.

pm brasil grandO encontro com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, no Palácio do Governo, serviu para fazer o balanço da cooperação bilateral, com nota positiva. Para além de vários sectores de intervenção, a partir de 2014 Brasil se despontou na cooperação bilateral na área de defesa e segurança marítima. «Há um destacamento da marinha brasileira aqui cooperando. Isso é um tema de importância fundamental. A questão da segurança marítima com impacto enorme no transporte comercial internacional. Onde não há segurança os custos das operações comerciais são maiores. Brasil tem todo interesse em continuar a cooperar com São Tomé e Príncipe neste domínio, e vai continuar a cooperar», declarou o Ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Brasil ajudou São Tomé e Príncipe a criar e apetrechar a sua primeira unidade de fuzileiros navais. O Palácio do Governo, ficou para trás na curta visita de 5 horas. Mauro Vieira, viajou de seguida para o centro da ilha de São Tomé, mais concretamente a cidade da Trindade, para encontro com o Presidente da República, no Palácio do Mouro.

O Ministro das relações exteriores do Brasil, disse que foi portador de uma carta da presidente Dilma Russef ao seu homólogo são-tomense Manuel Pinto da Costa. Na missiva a presidenta do Brasil manifestou ao Chefe de Estado São-tomense, a intenção de melhorar as relações bilaterais com São Tomé e Príncipe.

Intenção partilhada pelo Chefe de Estado são-tomense, que deu ao ministro Mauro Vieira, novas pistas para o reforço das relações. «Em todas as áreas. Ter mais comércio, mais investimentos, mais c ooperação educacional, mais participação através do centro de formação profissional», destacou o ministro brasileiro.

Novo impulso nas relações entre STP e o Brasil.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top