Destaques

Parlamento mandou arquivar processo de inquérito

A Assembleia Nacional que em Fevereiro último anunciou à imprensa a abertura de um inquérito interno, para apurar responsabilidades por causa da publicação das declarações proferidas diante da primeira comissão, pelo ex-ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Roberto Raposo mandou arquivar o processo, apurou o Téla Nón.

Antes da abertura do inquérito, já a secretaria-geral do Parlamento tinha mandado suspender um funcionário, que no quadro das suas funções concedeu a um deputado uma cópia das bombásticas declarações do ex-ministro da justiça e dos direitos humanos, proferidas contra toda estrutura da justiça de São Tomé e Príncipe. Declarações que fizeram Roberto Raposo saltar do pelouro da Justiça e dos Direitos Humanos.

O funcionário da Assembleia Nacional foi alvo de um processo disciplinar, por alegada violação das regras estabelecidas no regimento da Assembleia Nacional, no sentido de que as reuniões das Comissões Parlamentares são secretas.

Mais ainda, o funcionário foi acusado de ter passado uma cópia das declarações bombásticas do ministro ao deputado, numa acção de conluio para causar perturbação no elenco governativo.

Com o funcionário já suspenso das suas actividades, e o inquérito em andamento pelas mãos do ex-ministro da justiça Elísio Teixeira, a Assembleia Nacional chega a conclusão que o inquérito deve ser arquivado.

Arquivado, porque a análise dos factos, provou que nem todas as reuniões das comissões da Assembleia Nacional são secretas, e que o sistema de gravação adopado no momento em que o ex-Ministro Roberto Raposo fazia os seus propósitos diante da primeira comissão especializada, era de uma reunião pública, isto é, as declarações do ministro estavam acessíveis a todos via intranet.

Imediatamente, o parlamento decidiu levantar o processo disciplinar contra o funcionário, que de forma legal concedeu ao deputado, uma cópia da declaração que estava em rede e disponível para qualquer pessoa no parlamento.

O Téla Nón sabe que o funcionário alvo do processo disciplinar e que foi suspenso das suas actividades já retomou as suas funções, e tudo anda tranquilamente na casa parlamentar.

O arquivamento do inquérito, faz cair também por terra, as declarações do primeiro-ministro Patrice Trovoada no dia 3 de Fevereiro, em que deixou transparecer que teria havido ilegalidade no processo de cópia e publicação das declarações do seu ex-ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

O desfecho do inquérito parlamentar, desmente por outro lado, as declarações do ex-ministro Roberto Raposo, que na altura, anunciou que o servidor da Assembleia Nacional tinha sido assaltado. ´

Téla Nón

 

 

 

12 Comments

12 Comments

  1. Revoltado com ADI

    15 de Março de 2016 at 14:39

    Agora falta saber a situação dos 21 deputados que Patrice T mandou caçar mandato… maldita foi hora que votei para ADI no dia 12 Outubro 2014. Essa data vai ficar na minha memória para sempre! PT e sua equipa de bandidos conseguiram enganar me, nunca mais cairei na vossa fita. A indicação de Cawiki para conselho superior de empresa por parte do ADI, foi para mim gota de água!!! Minha gente cawiki é uma pessoa idônea????!!! Convenhamos! Eu sou burro, mais não sou parvo! PT, respeita a inteligência desse povo!

  2. Nosso Dubai

    15 de Março de 2016 at 14:50

    ADI, em 1 ano e tal de mandato conseguiu decepcionar me! Nunca esperei de si PT. Tenho analisado tudo com muita paciência. Opl partido que escolhe em 2014 para ser poder tem gente bem pior que os outros partidos que nós mesmo andávamos a criticar. É pena!

  3. 58 Viagens do PT

    15 de Março de 2016 at 15:00

    E os deputados que Diogo Baloba mandou tirar mandato? Minha gente maioria absoluta não pode ser confundido com poder absoluto. Vão com calma que STP é muito complicado. Em STP vinho transforma em vinagre em dois segundos. Cuidado com má fé! Conselho de alguém que tem alguma simpatia por ADI, mais que pouco a pouco está a perder essa simpatia (por várias razões).

  4. FÉDÉ KÁ DOXI

    15 de Março de 2016 at 16:23

    Já dera de esperar. Já imaginava que tanto a gravação como a cedência da cópia era legal.
    Quem nos dera se tudo nesse país tivesse este desfecho (pela legalidade/Quem deve paga e quem não deve não paga)Nada de calúnias, perseguições, ódio e vingança.
    Se existe uma acusação ou difamação,(arroz, alta somas de dinheiro em casa, transferências lavagens, corrupções por todos os lados entre outros) faz-se o inquérito para se conhecer a verdade e não sujar por sujar a cada cidadão.

    • Leve-lengue

      16 de Março de 2016 at 10:29

      Téla Nón, será mesmo que o funcionário em causa já retomou as suas funções e tudo anda tranquilamente na casa parlamentar? O coitado que é expert em informática e foi transferido desta área para estar agora a arrumar livros na biblioteca parlamentar. INFORMEM COM VERDADE!!!

  5. Vexado

    15 de Março de 2016 at 16:37

    Patrice fala von von soooo. Segundo o seguidor Waldir pires, adi está que nem uma mangueira que dá boas mangas…mas esqueceu se que pode existir mangas azedas…

    já cantava Bonga fruta podre não tem fortuna frutata frutata…cadê dinheiro oriundo de stpin london? Ou Londres serviu para dormir gente?

    Não é de estranhar diversas ceitas em STP. Temos igreja mana com os seus ministérios e apóstolos, temos o ministério da iurde e os seus bispos…se adi virou igreja temos que ir aos seus ministério pregar…gritar bater palmas…cantar louvor ao nosso senhor Jesus Cristo… Enganei me,quis dizer messias…

    Espero que messias não fique igual aquele Macedo da iurde que rouba fiéis e constrói palacetes e aviões privados.

    Estou vendo como irá acabar a peregrinação e as varias missas.

    Cadeia presta se confissões…

  6. Vexado

    15 de Março de 2016 at 16:50

    Patrice fala von von soooo. Segundo o seguidor Waldir pires, adi está que nem uma mangueira que dá boas mangas…continuação

    Patrice é manga patapatona (ao contrario de patapatinha), só quem andou no mato de manga sabes essas coisas.
    Verela patatona tbm, Levi manga com bicho porque tem dente podre na boca, Diogo manga mufina esta doente, kney santos manga bonita esbelta mas quando morde para sentir o suco não presta, deita se logo fora.
    Américo manga que morcego comeu no pau, portanto não presta, outras modalidades deixo para Waldir ou outro o ajudar a designar…manga com pancada, aquelas que caem da rama para o chão é o caso do waldir …. Abreijos

  7. Estou Triste

    15 de Março de 2016 at 22:14

    Meu ADI tem demonostrado cada dia que passa, muita fraqueza, muita falta de capacidade, Muita vaidade e muita corrupção. Estou triste…

  8. STPAlerta

    16 de Março de 2016 at 15:00

    O processo foi arquivado mas o chefe (PT) fez a sua zustiça, o funcionário que prestou serviço ao deputado foi transferido do sector de informatica onde vem dando a sua contribuição como técnico competente e agora está a trabalhar na biblioteca da assembleia. Um dia justiça divina será feita…

  9. Manuel

    16 de Março de 2016 at 16:34

    Acho que a pessoa que ordenou o inquerito deve por o seu lugar a disposicao.

  10. Bem Vindo Dubai

    16 de Março de 2016 at 17:44

    O coitadinho expert foi transferido para biblioteca para arrumar livro como castigo por ser inocente. Assim é a justiça do ADI na ditadura que ocorre na casa parlamentar implementada pelo Presidente (José Diogo) e o seu Secretario Geral (Domingos Boa Morte). Aonde a lei é colocada de lado porque eles são a lei.

  11. Seabra

    17 de Março de 2016 at 12:50

    O José Diogo, dito Baloba,o maior bebedor de Gin, whisky…o maior comelao de pès de porco e todo o “tralàlà” da comida da terra que lhe viu crescer, Congo, é um outro falso sao-tomense,(francofono),
    que vive tirando proveito de STP, enquanto està no PODER, com o capanga dele PT, Afonso Varela, Agostinho, Abnilde e uns tanto outros laràpios.
    O Baloba tem todo o vicio do lado mau dos congoleses, que querem fama, mulheres (se ainda pode…),vida fàcil, “frimer et saper”, como todo o bom bantou destas zonas (RDC e Congo Brazza): PARASITA, vive no luxo sem nada fazer(neste caso, às custas do ESTADO de STP).O Baloba é o” Màrio” (cantado pelo imenso Rumbarista FRANCO), de sempre…escutem a letra desta cançao, façam-na traduzir do lingala para o português.
    STP està infestado de gente de mà indola…cabe ao POVO de limpar, de eliminar o VIRUS…causa desta PODRIDAO.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top