Tudo por causa do abuso cometido pela Televisão do Estado São-tomense na divulgação do Conselho Nacional do partido ADI que governa São Tomé e Príncipe. Foram 23 minutos, seguido por várias repetições. Por outro lado, o Congresso do partido PCD que elegeu nova liderança realizado no dia seguinte só mereceu 7 minutos de tempo de antena.
O novo Presidente do PCD, Arlindo Carvalho, apresentou queixa ao Conselho Superior de Imprensa (CSI), alegando violação flagrante da lei de imprensa. Mais ainda, o PCD considerou que há uma usurpação dos meios de comunicação social pelo Governo e o partido que o sustenta a ADI.
O Conselho Superior de Imprensa, julgou procedente a queixa do partido PCD contra a Televisão São-tomense « por alegada falta de garantia de independência, liberdade de imprensa e pluralismo nos órgãos de comunicação social», diz a decisão do CSI.
Instou a TVS e os demais órgãos de comunicação social do país, a primarem pelo cumprimento escrupuloso das obrigações a que estão sujeitas em matéria de rigor e objectividade de informação.
Talvez para evitar que a nova política editorial da TVS, que passou a ser extremamente partidária, virada para o culto de personalidade ao líder, facilite a “nortecoreanização” do país, o Conselho Superior de Imprensa, decidiu abrir um inquérito a fim de apurar responsabilidades.
É que não é a primeira vez que o órgão regulador da comunicação social, denuncia o abuso e o desrespeito a lei de imprensa por parte dos profissionais da TVS, sob a liderança da sua cúpula directiva, bastante conotada com a militância política aberta ao partido que governa o país.
O Conselho Superior de Imprensa mandou extrair as certidões dos autos, que junto ao resultado do inquérito a ser feito, deve ser submetido ao Ministério Público.
Na sua decisão o Conselho Superior de Imprensa destacou que a postura a margem da lei da TVS tem sido repetitiva.
Talvez seja uma forma de travar a prática contínua do desrespeito a lei de imprensa e as recomendações do próprio Conselho Superior de Imprensa, por parte da cúpula Directiva da Televisão São-tomense. Um órgão de comunicação social, suportado financeiramente pelos contribuintes, mas que na prática funciona como departamento do Gabinete do Primeiro Ministro.
Abel Veiga
Maria silva
18 de Março de 2016 at 0:28
Pais sem LEI e sem regras = a uma Republica das bananas!!!!
Vocês todos Sao culpados por este atrevimento da parte do Patrice Trovoada ( pm ) , principalmente o Senhor Pinto da Costa é o maior RESPONSSAVEL por esta desordem toda, cometido por este tipo ( Patrice Trovoada) teve grandes chances de cortar o mal pela raiz , ainda nos anos 70 , mas não o fez e o resultado esta aqui a vista, devido a incopetencia vossa o povo de stp irá pagar com juros e capital nas maos dos Trovoadas!!!
Quem viver vera, non s’cabi conté n’tudu nòzado
Seabra
18 de Março de 2016 at 12:47
Maria Silva, mais uma vez, adiro ao seu ponto de vista, que aliàs, é simplesmente uma constataçao dos factos reais da situaçao politico-social de STP, dirigido pela ADI, tendo como pm PT e o conselheiro Afonso Varela (que è responsàvel de muita desordem no pais).
Sem dùvida ,que podemos atribuir uma parte da responsabilidade ao presidente Manuel Pinto da Costa,por nao ter feito o necessàrio nos anos 70, quando houve ocasiao para “enquadrar” e evitar o desastre de hoje, que é a consequência…hà um outro grande(nao é o ùnico…)responsàvel desta situaçao da presença dos Trovoada em STP, que é o senhor Gabriel da Costa, sem esquecer o Pascoal Daio, que militaram de A à Z para o regresso desta familia MAFIOSA…STP estava muito bem sem a presença desta casta de vagabundo, que voltaram para STP com três objectivos(concretizados):
– PODER , DINHEIRO (fàcil, desviado, roubado…),VINGANCA.
Jà que nao conseguiram eliminar fisiscamente o Manuel Pinto da Costa, vao eliminando-o moralmente, psicologicamente e pela mesma ocasiao, destruir o POVO e o pais.
Destruir STP, vindo da parte dos TROVOADA, nao surpreende, porque nunca sentiram-se sao-tomenses, nao existe no âmago desta familia a minima atitude patriota…nunca estao em STP, senao quando ocupam um posto importante(aliàs, mesmo assim passam mais tempo a viajar, fora do pais, do que no pais, vejàmos o caso do Patrice Trovoada, cada vez que foi ministro em STP),tratam STP como se fosse uma roça deles (privada), e a populaçao é o seu “serviçal”-escravos, que vive em funçao deles.
Por esta e mais razoes é que partilho, plenamente, o comentàrio da Maria,acrescentando apenas que o PT nao é o ùnico responsàvel de tal situaçao, o Gabriel da Costa é UM DOS MAIORES responsàveis do que se passa em STP,que vendeu a convicçao dele de militante n°1 da JOTA- MLSTP (como o Varela), traindo o Pinto da Costa a favor da familia TROVOADA,que actualmente sao inimigos.Como pode se ter confiança num Gabriel da Costa, ou num A.Varela(ambos traiçoeiros, des-Honestos e oportunistas)? Votar pra esses individuos e levar STP a um caos irremediàvel…Gabriel da Costa é capaz de trair (ser infiel)a seja quem fôr para obter o objectivo dele.CONFIRMO!
Em STP nao se pode contar com muita gente integra e capaz de dirigir o pais para um desnvolvimento justo e harmonioso, salvo Excepçao. Esqueçam-se destes individuos nas URNAS, por esmola!
Força nisso
18 de Março de 2016 at 2:03
Obrigado csi. Coragem, sei que não é fácil…. Viva s.tome e príncipe
Tela de projeção
22 de Março de 2016 at 6:17
Concordo contigo… Acho que não é fácil… Por isso obrigado csi… Liberdade de imprensa para tds em s.tome
Angelino Louro
18 de Março de 2016 at 8:20
Nem o Dr. Cauíque conseguiu impedir a decisão do CSI? Avante PCD. É demais.
Onde estão os outros órgãos de soberania? Só estão a espera de saídas e passeios sem resultados? Não espero grande coisas quando se trata do nosso Ministério Público.
FÉDÉ KÁ DOXI
18 de Março de 2016 at 8:26
Vamos ver o que isso vai dar. O ADI ainda não tem a Presidência da República e pretende tê-la.Vai as eleições e se o povo lhe der esse mandato? Êh ká bilá kaká de plôcô. Muitos de nós tem mesmo de exilar a exemplo do Patrice. Só que vamos para as obras e dormir debaixo da ponte.
Pôvo cuidado.
Original
18 de Março de 2016 at 10:26
Este fenómeno não me surpreende porque é efeito do sedativo dado aos outros Orgãos de Soberania.A população só está preocupado com comeretes e beberetes e não está a ver que o País está a caminhar para abismo e quando isto afundar,nem os ditos militantes de ADI terão chances.Estamos no ensaio,falta o baile.
explicar sem complicar
18 de Março de 2016 at 10:57
Isto nao vai dar em nada por duas razoes:
Fontes seguras-O inquerito está ser feito por uma comissao composta por Cotrim de ADI Arturinho Viracasaca que tambem ja está do lado de ADI e o coitado do Diogenes Cravid que mandaram para desemprego-este vai calar de certeza.
Portanto pelo visto…
Alberto figuereido
21 de Março de 2016 at 13:46
Só que este bufo de Arturinho já pediu afastamento porque não tem FERRO e foi proposto outro BUFÃO – O Maximino Carlos.
Obs: Não vai dar em nada na mesma!
jose saramago
19 de Março de 2016 at 13:43
Isto não vai dar em nada. Primeiro porque o diretor da tvs e oscar medeiros. O João ramos e o maior pateta dos jornalistas e um péssimo profissional. Diretor nunca foi senão um bobi da corte que só se limita a dizer sim a todas ordens que o oscar medeiros lje da. Segundo porque nem na comoonente administrativa ele cpnsegue falzet alguma coisa, pois a tvs nunca esteve de tastos como eata hoje. Nem dinheiro tem para pagar slario interno
INHE PE
19 de Março de 2016 at 18:32
A sca fé muzula ô. Esses carascos tão se marmbando para tudo e todo. E a cultura do PT imbutidos no Varela, Levy e outros capangas do Messias. Mas isso é um bluff. Esse CSI é como muitos órgãos do Estado um faz de conta quetem cabeça metida na areia. PT vai ligar CSI! Se não ligou Tribunal quando mqndou fechar ROSEMA – a maior vergonha judicial de sempre, cpm +pnta p+e de saida de Augerio e capetaniado por o chamado inspeti judicial e todos os outros da cupula do STJ. Isso é um bananal….sem conserto. Nem com A B ou C. Está na alma dos santomenses….O Povo que vota com banho é que sofre….toma banho porquê!? Então aguenta! Cua ê da ê da! Se calhar é de se dizer viva PT.
Poto Zamblala
21 de Março de 2016 at 9:33
Disse.se e bem, isso é apenas mais um tesao de mijo. Isto não vai dar em cada, porque o próprio conselho superior de imprensa, a partida é um órgãos suspeito, ou seja nao se revela nem independente nem imparcial. Alem de tudo isto, na verdade o poder político governativo nao respeita a órgãos como este cujo presidente é um puto que ja se transformou em rapaz de recado. Para alem de tudo ainda, temos ai no Conselho superior de imprensa três gatos pintados e pingados, nomeadamente Ambrosio Quaresma, Kawiki e Tamara Chuva que nao conhecem a frente e o verso dos papeis senão embarcarem em facilitismo e favoritismo político, pois se através de migalhas desse poder estão conseguindo sobreviver. Portanto, isto não vai dar em nada.
Eusebio Neto
21 de Março de 2016 at 10:22
Do trabalho claro e corajoso do Abel Veiga, um adjectivo chamou minha atencao: o risco de S Tome e Principe vir a ser NORTECOREANILIZADO! Na verdade acho que o Editor do Telanon esta coberto de razao pois, a continuar assim, com o dominio que o governo vem cpnstruindo sobre os orgaos publicos de imprensa nacional, o risco do nosso pais rapidamente vir a ser mini Correia do Norte, e extremamente grande. Curiosamente a imprensa “democratica e livre” de Portugal nada diz sobre isso. Por exemplo o famoso “Debate Africano” onde STP e “representado” pelo Sr Dr Abilio Neto, meu primo, tem se mantido muito distante dos atropelos e desmandos que tem acontecido em S Tome e Principe. Para o Debate Africano, STP antes de Patrice Trovoada era um inferno onde nada era feito ou tudo era mal feito. Com Patrice Trovoada S Tome e Principe passous a ser um paraiso, umas Ilhas maravilhosas, onde estao a acontecer milagres. Curiosamente o nosso PM teve/tem capacidade para dominar a propria imprensa portugesa para que esta nao tenha coragem de ver com olhos de ver o que realmente se passa em STP, mais concretamente o funcionamento da imprensa publica nacional. Mas a luta continua e a nossa liberdade nao pode ser negociada nem com promessas mais Dubayadas que sejam. Aos partidos politicos, sindicatos, justica e o proprio santomense, pede-se atencao, vigilancia e rigor. Nao se deixam distrair por BANHOS qualquer que seja a sua forma, cor ou tamanho. Abracos
Pai das bananas
21 de Março de 2016 at 20:51
Uma pergunta pra quem pode me explicar :
Uma vez que o COnselho Superior de Imprensa ainda não está composto, neste caso formado apenas pelo partido ADI sem partidos de oposição é possível este procedimento???????
Ralph
22 de Março de 2016 at 2:21
Isto é uma desgraça. Qualquer transmissor público deveria pelo menos dar a aparência de ser imparcial.
Bom estado
22 de Março de 2016 at 6:14
Não se percebe a vossa atitude… Quando um órgão tenta fazer o seu trabalho as pessoas em vez de elogiar.. Juntam tds no mesmo saco. Na minha opinião o csi já fez o seu trabalho e deve continuar assim. Obrigado senhor presidente do csi,estamos a gostar vamos ver se o MP e os sindicatos fazem seu trabalho