Destaques

MLSTP anuncia ausência na tomada de posse do novo PR e ataca carácter fascista da TVS

O maior partido da oposição, o MLSTP, anunciou em comunicado da sua Comissão Política a não presença dos deputados da sua bancada parlamentar na tomada de posse do novo Presidente da República Evaristo Carvalho no dia 3 de Setembro.

Segundo o MLSTP tal decisão foi tomada pela sua Comissão Política após análise da difusão pela Televisão Pública são-tomense, a TVS de uma notícia publicada por um jornal São-tomense, “ O PARVO”, sob o título “ Em São Tomé e Príncipe cai o poder dos colonos negros”. «A nossa indignação é tanto maior quando a divulgação da notícia é feita pela nossa televisão pública, cuja linha editorial deve pautar pela isenção, transparência e verdade, pela promoção da coesão e orgulho nacional, e nunca pela divulgação de conteúdos que promovam o ódio, a divisão e a exclusão entre os são-tomenses», refere o comunicado da comissão política do MLSTP.

O maior partido da oposição recorda que após o advento da democracia há 26 anos o país tem sabido manter uma são convivência entre os seus filhos, independentemente de opiniões e posições políticas, de religião ou de origem de cada um, « dentro de um quadro de valores e costumes que identificam a nossa santomensidade».

O MLSTP diz que responsabiliza o governo da ADI « por ter permitido a transmissão daquelas mensagens insultuosas e de carácter fascista».

Mais ainda «exige a imediata demissão do Ministro Afonso Varela, enquanto titular da Comunicação Social, bem como do Director da TVS e apela ao Ministério Público e ao Conselho Superior de Imprensa, que no quadro das suas competências ajam em conformidade».

O comunicado do MLSTP, destaca que este episódio não é um ato isolado, mas sim «faz parte de um plano orquestrado pelo poder da ADI no sentido de gradualmente reduzir as liberdades e as garantias individuais, e pôr em causa o regime democrático vigente no país».

Abel Veiga

 

 

 

 

 

 

18 Comments

18 Comments

  1. Quidide

    27 de Agosto de 2016 at 10:05

    Acho muito bem que o MLSTP-PSD tome alguma posição face às atrocidades cometidas nos últimos meses contra a nossa jovem democracia. Sinceramente que continuo a pensar que tanto o PR ainda em exercício como o maior partido da oposição, têm sido muito tolerantes com estes senhores que se julgam donos da nação.
    Quanto ao jornal O PARVO, o seu nome nome já diz tudo…e o seu infeliz artigo nem merece comentário.
    Enfim vai-se vivendo um dia de cada vez neste cantinho do mundo que tem tudo para se ser feliz mas que infelizmente só tem conhecido agruras…por culpa de certos irresponsáveis. Só nos resta esperar por milagres.

  2. Revoltado com ADI

    27 de Agosto de 2016 at 11:11

    Muito bem MLSTP, olha mais informações para vocês, PT deu orientação ao Diogo Baloba e Domingos Boa Morte, para retalhar todos deputados que não comparecer no de investidura do fradulento presidente pau mandado , Evaristo de Carvalho. Outra ouvi dizer que Nino Monteiro vai comparecer nessa palhaçada na qualidade de amigo pessoal de PT. Não opinião Nino Monteiro devia ser expulso do partido porque uma orientação política partidária tem que ser acatado por todos… não pode haver ordens para uns e para os outros não! Pergunta ao Nelson carvalho quando desobedeceu PT e tomou parte no diálogo nacional, foi logo para rua… MLSTP tem que ter uma voz de mando! Há muitos deputados que também têm amigos no ADI. Agora pergunto, se receberem um convite pessoal do amigo também pode ir?

    • Nelson Carvalho

      28 de Agosto de 2016 at 8:49

      O senhor que tem o nome de Revoltado com ADI esta a faltar com verdade. Fui eu quem pedi o meu afastamento com uma carta reconhecida no Cartorio nacional o Patrice Trovoada nao teve nenhuma interferencia e por outro lado nunca houve uma expulsao de qualquer militante ou dirigente por nao aceitar alguma decisao que eu saiba. E lhe peço para nao falar daquilo que nao sabe.

  3. cansado

    27 de Agosto de 2016 at 11:38

    MLSTP estando presente ou não, é tudo igual. O senhor Evaristo Carvalho vencedor das eleições presidencias de 2016, será o novo Presidente da República de todos santomenses a partir do dia 3 de Setembro de 2016. Ponto final.

  4. calma

    27 de Agosto de 2016 at 19:48

    Na minha modesta opinião,acho que os deputados que injustificadamente faltarem a sessão da tomada de posse do novo PR no dia 3 de Setembro, deverão ser responsabilizados disciplinarmente e também deverão perder algumas mordomias.Obrigado

  5. ANCA

    28 de Agosto de 2016 at 1:28

    O MLSTP como a própria sigla reflete, mais parece um partido com cultra ditatorial anti democratica sem alterartivas social cultural ambiental desportiva politica econimica e financeira para o País Território População Administração.
    Esta atitude reflete a cultura anti democratica, há que saber estar na oposição, há que saber perder eleições e saber lidar com a derrota.
    A canditada apoida pelo o MLSTP, ficou tanto na primeira volta das eleições como na segunda sempre no terceiro lugar, por alguma razão é.
    Há que saber tirar ilações.

    Do passado e do presente.

    Pois que este é o partido que diz que lutou pela soberania e jamais soube ou nunca saberá lidar respeitar a vontade popular soberana, seus militantes, deputados, ministros sempre usufruiram do erário público.
    Roças carros casas regalias estatais desde 12 de Julho de 1975.

    Se se queres ver o País bem

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abencõe São Tomé e Principe

    • Vexado

      28 de Agosto de 2016 at 18:19

      Cara anca mandatária do adi. É um absurdo o governo assumir tal empossamento como sua própria actividade. São entidades diferentes. Mas o governo assume como se festa sua se tratasse.

      Outro ponto. Assembleia não reúne faz meses é o seu presidente teve a súbita ideia de juntar ao governo na pessoa do Sr. Presidente sem consultas os deputados. Assembleia é um órgão colegial, pese embora a predominância do adi. É necessário assembleia votar quanto ao local da tomada de posse.
      Isto demonstra falta de urbanidade do senhor presidente da assembleia da republica em decidir por si só é em nome de todos algo que não consultou ninguém. Ele foi ordenado e obdeceu e todos sabem disso.

      Pergunto a senhora anca, quantas vezes o senhor primeiro ministro compareceu a assembleia da republica nesta legisltura? Porque que o governo não apresentou o relatório de contas do ano 2015? O que foi fazer em Portugal? Acho que estas questões são mais produtivas que as suas palavras vã sem a e sem b.

    • Os indignados de ADI

      29 de Agosto de 2016 at 7:15

      Ò senhor sacana d Anca!
      Senhor pode pontar qual dirigente da facção ADI que nao usufriram e que nao tem surfrido do erário publico? Vai perguntar qual dirigente da facção ADI que fez predio em 2 meses em San Gabriel, na Trindade, Campo d milho, etc… Acha k com salário k eles recebem da pra fazer prédio em dois meses? Se nem em dois anos conseguem quanto mais em dois meses. Vai perguntar quantos Ministros do governo facção ADI tem quintas, etc… Vai tambem perguntar ao PATRICE teu dono, teu chefe e quem t lava a mente aonde é que para os 30 milhões de dólares e dizer tambem que o povo nao esqueceu e quer os 30 milhões de dólares de volta… Aki sim está a batata quente do Pau Mando empedir essas gatunagem do teu lavador d mente, o teu colono que vos tem comprados todos com 1000 dólares, 2000 dolares, 3000 dólares, etc… Gente sem dignidade k passa tempo so a enganar o povo, criando o clima de d ódio e medo nas pessoas….

  6. Verdade

    28 de Agosto de 2016 at 5:28

    Sinceramente! MLSTP está desorientado, e cada vez mais anda a perder credibilidade popular, onde já se viu pegar matéria de um jornal para justificar a não comparência num acto tão importante, e ainda pedir demissão de ministros! E onde já se viu deputados não comparecem num acto solene deste, uma vez que foram eleitos para representarem o povo? Pergunta-se : os deputados estão ao serviço do povo ou do partido? Vão passear mais é!!!! Esses deputados deveriam ser destituídos dos seus cargos por não estarem a fazer o que foram eleitos para fazer , porque se deputado não representa o povo internamente, o que é que fazem então? É só receber os seus salários no final do mês e pronto? Ainda bem que existe Patrice Trovoada , para acabar com os abusos, malandros e pessoas improdutivas que só sabem discutir coisas parvas e sem lógica nenhuma! Sua excelência o primeiro ministro é mesmo trovoada , está a varrer tudo que é mau e deixar cair toda casa mal construída e toda malandragem! Muito bem governo, o seu trabalho está a ser apreciado por comunidade internacional e por todos os santomenses que realmente primam por desenvolvimento no nosso país ! Tem de haver ordem no país , é isso que esperávamos de Pinto da Costa, mas o Patrice Trovoada está a mostrar como é que se faz! Um bom líder! Vejo que o país vai crescer, e toda gente falsa vai cair um por um! Confio nesse nosso primeiro ministro! Um bem haja a todos !!!!!!

    • Felixbeto

      29 de Agosto de 2016 at 7:34

      O Sr Verdade parece um jovem de esses que apanhou “boleia” (um par de tachos)e agora, como um ministro sem pasta, anda por lá a se fazer de ideologo que não dize nada porque nada sabe de politica e da luta pelo poder, nem da Historia do proprio pais. Os ventos nem sempre soplam do mesmo lado, mas MLSTP vai continuar lutando. E o Sr Verdade nunca pasara de ser como um panfletario mais do Parvo, o de seu “patrão”. Viva o Povo de São Tomé e Príncipe. Passouuuu!

  7. Verdade

    28 de Agosto de 2016 at 5:53

    Viva São Tomé e Príncipe ! Até que enfim encontramos um líder com garras e sem medo desses bajuladores de MLSTP-PSD, PCD, MDFM e outros que indirectamente andaram a fazer das suas ! Finalmente alguém para por ordem nisto tudo! Ké táva uála-uála passá! Uma vez que agora as coisas vão bem, está a haver ordem, e ninguém ” pisa areia atoa” , é que andam aqui a dizer patifarias! Estas parvoíces feias de MLSTP e sua turma só provam que estão sem argumentos, e por isso andam a dançar a música que Patrice Trovoada tocar, provando assim que sempre foram pessoas sem visão e pessoas bandalhadas! Sabe meu povo, não há nada melhor que nos aconteceu do que ter um líder como Patrice Trovoada, alguém sério e que não tem papa na língua, alguém que faz as coisas acontecerem, alguém que faz partidos perderem assentos parlamentares, faz partidos se dividirem , faz líder histórico do MLSTP reconhecer que esse partido nunca teve um líder a altura. Que bom! O trovoada é mesmo pesado é!!!! Se o MLSTP nao se concentrar e tomar juízo, vai se extinguir assim como o MDFM, porque o PCD ja está a arrumar as malas ! Arranjem argumento melhores, o povo está com ADI, e enquanto vcs não arranjarem uma dona de casa melhor, vão ficar a chorar muita dor de cotuvelo…. Cuidado para não morrer solteiro !!!!!! Obrigado!

    • Vexado

      28 de Agosto de 2016 at 18:27

      Não sou defensor do mlstp nem do adi.
      Pergunto, porque o senhor primeiro ministro prefere viajar em missão nenhuma de trabalho em Portugal do que comparecer na assembleia da republica para dar a conhecer as suas acções?
      Porque que o baluba não agenda sessões parlamentares?

      Se o primeiro.ministro é afortunado porquê que não abdica do salário, das regalias os perdiemes e outros?

      Até então não vi membros do adi apresentar ideias inovadoras. Tudo copiado do mlstp pcd e outros.

  8. IAGA

    29 de Agosto de 2016 at 4:07

    O país vai conhecer uma bagunçaria total. PT e Evaristo vão fazer o país de um centro de negociata, de esquema para que PT venha a ficar um dos mais ricos de Africa. Coitado dos quem estão de boa fé no ADI

  9. Dlima

    29 de Agosto de 2016 at 9:44

    Se falam da TVS nem sei o que dizer deste “jornal” téla nón…

  10. Explicador meu

    29 de Agosto de 2016 at 15:08

    Dlima, descupa-me fumaste ou bebeste?

    Téla nóm, é o melhor que se tem hoje em STP. Fonte isenta e credível de informação.

  11. caduco

    29 de Agosto de 2016 at 15:44

    Pelo que sei, o MLSTP está dividido em 3 ALAS.
    1- Ala que apoiou Pinto da Costa.
    2- Ala que apoiou Maria das Neves.
    3- Ala que apoiou Evaristo Carvalho (Discretamente)

    Assim sendo … a ver vamos …

    • verdade

      30 de Agosto de 2016 at 16:26

      Então ninguém vai comparecer
      Pinto e os seus não vão,
      Maria e os seus não vão,
      e os que apoiaram a Evaristo, como foi discretamente, não vão querer dar a cara agora….

  12. verdade

    30 de Agosto de 2016 at 16:22

    De facto é compreensível que nem Pinto da Costa nem Maria das Neves e seus apoiantes compareçam na tomada de posse do presidente “eleito”. Si Eu não concordo com as “regras” que foram introduzidas no pleito eleitoral e si Eu condeno a forma como decorreram as eleições por ter havido batota, logicamente que não vou comparecer a tomada de posse de alguém que o meu ver foi eleito com fraude. Si Eu comparecer no acto de tomada de posse, estaria a dizer que concordo com os resultados. Penso que é uma questão de coerência e não se podia esperar outra atitude destes intervenientes.
    Agora, o que me parece descabido e desavergonhado é o empenho e esforço financeiro que o Governo está o colocar na cerimonial de posse do novo presidente, quando muitos sectores da Administração Publica nem salários receberam e não se sabe quando receberão. Até parece que se quer Legitimar algo que carece legalidade. Si existia alguma duvida de que houve fraude eleitoral com os expedientes que o Governo tem dado e com o empenho que tem investido nesta cerimônia de tomada de posse, não resta duvidas de que o Governo pretende mostrar para a comunidade internacional a qualquer custo de que tudo esta bem em STP vendendo uma imagem de grande festa na tomada de posse do Sr. Evaristo.
    De recordar que o Secretario Geral da ONU enviou o seu Enviado Especial para STP depois dos tumultuosos resultados eleitoras, o que nunca antes tinha acontecido e logicamente que isto preocupa ao Governo, visto que STP depende da Ajuda externa.
    A Ver Vamos e espero sinceramente que esta rumba não nos leve a caminhos espinhosos e amargos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top