Destaques

STP tem “organizações criminosas com ligações a células que actuam em países estrangeiros”

A denúncia e o alerta nacional foram feitos pelo Comandante Geral da Polícia Nacional nas celebrações no último sábado 27 de Agosto, do 41º aniversário da institucionalização da Polícia de Ordem Publica do país.

O Super Intendente Samuel António, chamou a atenção das autoridades nacionais para o fenómeno do terrorismo que ameaça devastar o mundo e fez saber que São Tomé e Príncipe não está imune. Ao terrorismo juntam-se outras ameaças como o trafico de drogas e de seres humanos, reforçou o Comandante Geral da Policia Nacional.

«A sociedade são-tomense compadece actualmente com a presença de organizações criminosas com ligações a células que actuam em países estrangeiros», denunciou o Super Intendente Samuel António.

O Chefe da Polícia Nacional, prosseguiu. «Importa referir que o perfil do homem são-tomense está a mudar, pelo que é cada vez mais notória a presença de são-tomenses envolvidos em situações de crime organizado».

Uma sociedade em mutação e marcada segundo a polícia pelo aumento da criminalidade. «Uma sociedade onde acentua-se a degradação dos valores morais e civilizacionais com repercussão para o aumento do crime, pondo em causa a autoridade do Estado e o normal funcionamento das instituições democráticas», frisou o super intendente.

políciaPor tudo isso Samuel António apelou as autoridades nacionais a encararem a segurança interna como uma prioridade para o desenvolvimento sustentável do país.

No seu discurso por ocasião do 41º aniversário da institucionalização da Polícia Nacional,  o Comandante Geral, considerou como uma honra a presença do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Manuel Pinto da Costa.

O dia da polícia terá sido o último acto público do Presidente Manuel Pinto da Costa que não discursou na cerimónia que decorreu nas instalações da polícia.

Abel Veiga

 

20 Comments

20 Comments

  1. Quidide

    29 de Agosto de 2016 at 9:05

    Congratulo-me com a atitude do Sr. Comandante Geral da Polícia. Este é um facto que qualquer cidadão atento já devia suspeitar com toda a política, ao meu ver pouco responsável, do atual governo. Abre-se as portas do país com isenção de vistos para quem pode pagá-los e sacrifica-se os cidadãos nacionais com uma taxa de 20 euros cada vez que sai do país.Que injustiça! Devia-se reservar essa taxa de saída para quem entra sem visto, que seria mais que justo. Nos lugares de ´laser os funcionários bajulam os estrangeiros e atendem mal os cidadãos nacionais, resumindo, carrega-se os estrangeiros ao colo em vez de estarem alerta e vigiá-los mais. Eles sentem-se à vontade e fazem bem o que lhes apetece… Não se podia esperar outra coisa. Espero, muito sinceramente, que se leve esse alerta em consideração e tomem medidas necessárias para o bem do nosso país.

    • Cravid do Faice

      31 de Agosto de 2016 at 9:30

      Xê, você é muito burro.
      Toda a gente paga taxa de saída.
      20 EUR / 490.000 DBS.

  2. tudoisso

    29 de Agosto de 2016 at 9:44

    Pela foto parece que o PC está zangado.

    • Quidide

      29 de Agosto de 2016 at 14:05

      Caro cidadão Tudoisso, como podia o PC estar contente com toda essa confusão? O caso não é para menos.

    • rapaz de riboque

      30 de Agosto de 2016 at 10:05

      o que tem haver este comentário com o artigo publicado?

  3. ANCA

    29 de Agosto de 2016 at 10:32

    É urgente tornar instituições nacionais fortes de modo a dar respostas celere e acompanhar no tempo e espaço as evoluções e demandas sociais culturais ambiemtais desportivas politicas economicas e financeiras.

    No que esta citação diz respeito, tornar cada instituições de defesas, a PIC, a Policia Nacional, as Forças Armadas e seus ramos de realçar a Guarda Costeira, munidas de formaçãos inovação meios de combate a crimes nacionais e colaboração nos crimes que tenham ligações trans-fronteiriças, como disse o Super Intendente da Policia Nacional Samuel Antonio, os crimes são cada vez mais organizados.

    Exigem reposta coordenada organizada.

    Ha que ter em atenção o caracteristicas cibernauticas onde começa os crimes, hoje apesar das Tecnologias de Informação serem instrumentos de informação de desenvolvimento, também utilizada para fins obscuros para organização de crimes.

    Por outro lado ha que ter atenção ao núcleo da fundamental instituição Familia Sãotomense, onde começa a perda de valores sociais culturais de excelência de berço educação responsabilidade e responsabilização.

    Há que constituir os casamentos as uniões de factos, a separaçao, como uma instituicões com ordenações juridicas em que os membros, o casal, sejam responsabilidade civil criminalmente sobre seus actos, sobretudo no que diz respeito a educação formação dos filhos futuros cidadãos nacionais, perante a sociedade que os constitui, perante instituições do Estado quer a nível social cultural ambiental desportiva politica economica financeira, Estado este do qual todos fazemos parte.

    A ordem a organização a autoridade do Estado faz sentir urgente quer para os cidadãos, bem como para instituicões nacional.

    As instituições da justiça devem de tudo para á ordem, organização, a autoridade do Estado, mediante poderes objectivos que lhes inerentes, mediante colaboração da justiça e institucional.

    A aposta inovação nas instuições de educação formação e transmissão de valores é deveras importante.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  4. Bruno Afonso Lopes

    29 de Agosto de 2016 at 11:28

    Sim senhor
    mais uma vez este tipo de PT ausentou-se. Ele têm medo do Pinto da Costa?
    Porquê que ele sempre se ausenta para não se encontrar com o Pinto?
    Alguém pode me explicar?

    • rapaz de riboque

      30 de Agosto de 2016 at 10:08

      porque acha que o dito pai grande como alguns lhe apelidam é persona não grato nada mais mais este senhor não mete medo já fez bastante mal aos S.Tomenses

  5. Boca Pito

    29 de Agosto de 2016 at 12:09

    Não gostei de ver essas pernas de cavalo, levantando. Muito feio.As pernas devem sair do chão esticadas. Assim com devem estar esticadas para o futuro a visão dos políticos, detentores do poder para garantir a paz e tranquilidade públicas nesse nosso lindo paraíso do Atlântico. Devem sair do chão também a hipocrisia de quem de direito, quando muita coisa vai mal e não fazem nada. É necessário termos as forças policiais devidamente equipadas, motivadas e em prontidão. Tem sido recorrente que diliquentes encobertos como motoqueiros e de capacete na cabeça, a tentarem descaminhar senhoras e raparigas: Outro fingiu-se de cliente e matou há dias um motoqueiro que o transportava e levou a sua motorizada.Quando se tem uma Polícia Judiciária com apenas uma carinha para todos os expedientes do dia a dia. Enfim…

    • Boca Pito

      30 de Agosto de 2016 at 16:32

      Simplesmente lógico e racional. Faltava apenas referir-se ao que se define por Estado de Direito. Mas, muito boa opinião.

  6. ANCA

    29 de Agosto de 2016 at 15:02

    É imperativo aquisição de equipamentos militares aéreos, helicópteros, aviões de buscas e salvamento, para manobras de vigilância segurança territorial, combate à crime organizado, terrorismo, actos de pirataria no alto mar, em terra, tráfico humano, tráfico de droga,de modo a tornar eficaz célere a coordenação, dissuasão dos infractores. Basta que haja dois ou três.

    A aposta na formação inovação novas técnicas e abordagens ao combate ao crime organizado, ao terrorismo, tráfico de pessoas de órgãos humanos, tráfico de drogas, piratarias.

    Investimentos aquisição de meios, equipamentos de combate, carros, carrinhas blindados anti-balas, armentos adequados, etc,etc

    Construção de presídios, modernos, capaz de um sistema prisional, corretivo de inserção dos cidadãos na sociedade mediante formação prisional( carpintaria, serralheria,construção civil, agricultura, pecuária, pesca, olaria, ourivesaria, vidraçaria, costura, culinária), etc, etc, trabalhos em prol da comunidade, limpeza de obôs matas, construção de habitações sociais, obras públicas, reduzindo assim custos com a mão de obras, cumprindo assim penas de prisão.

    Melhoria das condições de vida e de empregabilidade dos cidadãos de São Tomé e Príncipe.

    Diversificação económica, aposta no empreendedorismo, criação de classe empresarial de renome.

    Tirar as crianças da ruas protege-las, responsabilização dos pais, pela sua educação formação e cuidados.

    Cultura de trabalho, cultura responsabilização e reposição da autoridade do Estado, a qual todos pertencemos.

    Desengane quem pensar ser uma, missão somente do governo ou das forças de defesa ou policiais, pois que é missão de cada cidadão no seu acto de cidadania, da sociedade civil organizada, associações, organizações, instituições, Presidente da República,Governo, Assembleia da República, Governo Regional, Autarquias,Deputados, Partidos Políticos, todos elementos forças que compõe a sociedade Sãotomense.

    Se se queres ver o País Território População Administração bem

    Acredita juntos somos mais fortes, somos melhores

    Acredita és capaz

    Prátiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Felicitações a Polícia Nacional

    Bem Haja

  7. Neto

    29 de Agosto de 2016 at 21:42

    Ó Anca tu em que país ou mundo é que vives ?
    Por acaso tens ideia quanto custa um helicóptero ou um avião de busca e salvamento ? Tens ideia de qual é o valor do orçamento Santomense (na sua maioria financiado por parceiros internacionais) ?

    Olha estou como tu, pratica o bem, mas ganha juízo.

    • camiloxienfuegos

      30 de Agosto de 2016 at 10:05

      Helicóptero?… Tem piada. Hoje nem tem medios -as policias nacionais- para combatir os ladrões internos, os gatunos e os que ficam ricos a costa do pais com negocios sujos e fraudulentos. Combatir a delincuencia com que tribunais, seja interna como externa? Metamos os pés na terra.

    • ANCA

      31 de Agosto de 2016 at 16:19

      Caro Neto.

      Ajuda ao desenvolvimento, jamais se insere somente em moldes financeiros, existe a cooperação internacional, interacção, sinergias, trocas de experiências, partilha de conhecimentos, defesa mutua, etc, etc,…sob mais variadas, formas, nestas uma delas poderia ser na cooperação com estacionamento de deste tipo de aviões, no País, claro que tínhamos que assumir a nossa parte conjunta da despesa.

      Se se optasse pela compra jamais poderia ser material e equipamento em primeira mão.

      Mas que se faz sentir a necessidade destes equipamentos no País, tendo em conta, a conjuntura internacional em termos de crimes, pirataria, trafico de droga, de pessoas, terrorismo, defesa do território, é um facto.

      Bem haja

  8. Estado de Alerta

    30 de Agosto de 2016 at 9:30

    “…No que esta citação diz respeito, tornar cada instituições de defesas, a PIC, a Policia Nacional, as Forças Armadas,e não só, todas as forças militares e para-militares de defesa nacional isso sim….para estarem munidas de formaçãos inovação meios de combate a crimes nacionais e colaboração nos crimes que tenham ligações trans-fronteiriças, como disse o Super Intendente da Policia Nacional Samuel Antonio, os crimes são cada vez mais organizados.,……”

  9. Eusebio Neto

    30 de Agosto de 2016 at 14:26

    Na muito modéstia compreensão, parece-me que antes de nos debruçarmos sobre a questão de equipamentos urge identificar correctamente quem são os cidadãos santomenses ligados à essas redes de bandidos, traficantes e criminosos militantes de organizações terroristas. O povo, nós precisamos conhecer esses senhores que estão metidos nesses bandos. Talvez não nada arriscado pensar que os únicos cidadãos santomenses que poderão estar metidos nessas quadrilhas só poderão pessoas de posses, políticas e/ou económico financeiras. Eu desafio o sr Comandante da Policia Nacional a levantar mais sua coragem enfrentando todos e quantos estão ligados a esses movimentos sejam eles elementos do povo pobre, sejam eles presidentes, ministros, directores, etc. Eles tem que ser neutralizados imediatamente para evitarmos males maiores no futuro.
    Deus nos acuda

  10. duvida

    30 de Agosto de 2016 at 18:53

    Gente será que PC já felicitou o EC ? Haverá entre eles um forte abraço de velhos amigos no dia 3 de Setembro ?
    Esperemos que sim. Um abraço a todos.

  11. Nuno Menezes

    31 de Agosto de 2016 at 0:55

    Eu pessoalmente concordo plenamente com essa noticia, o importante informar o seguinte,a sociedade em que estamos o mundo em que estamos,nos nao podemos olhar apenas para os imigrantes que vivem fora do pais, infelizmente dentro da policia dentro da politica,juizes,advogados muitos deles fazem tambem parte de organizacoes criminosas.
    Exemplo:
    Em Portugal,Policia sao preso por trafico de droga,juizes ou advogados tambem.trafico de armas e etc…
    A troca de informacao ‘e muito importante, e treinamento tambem para a policia de sao tome verificar e aprender como lidar com essa situacao.
    A Policia judiciaria Portuguesa, quem sabe os mesmos podem ajudar neste sentido, a investigacao treinamento.
    O mundo em que estamos temos provas disso,policias presos por facilitar criminosos a passar informacoes e etc…
    A Palavra ‘e Dinheiro:
    Essa mesma palavra compra tudo,ainda mais trafico de droga normalmente movimenta milhoes e milhoes em dinheiro, e da para comprar o mais fragil.

    ‘E pedirem ajuda e treinamento a Europa, aonde estao habituados com essas palavras verdadeiras minhas.

    Grato pela Atencao Prestada

    Nuno Menezes
    ( Lincoln,Reino Unido England)

    I personally fully agree with this news, the important report to the next, the society in which we are the world we are in, we can not look only at immigrants living outside the country, unfortunately within the police within the policy, judges, lawyers many of them are also part of criminal organizations.
    Example:
    In Portugal, police are arrested for trafficking in drugs, judges or lawyers also.trafico weapons and etc …
    The exchange of information ‘is very important, and also training for the police are taking check and learn how to handle this situation.
    The Portuguese judiciary police, maybe they can help in this regard, the investigation training.
    The world we have proof of that, police arrested for facilitating criminals to pass informations and etc …
    The Word ‘and Money:
    This same word buys everything, even drug trafficking usually move millions and millions in cash, and to buy more fragile.

    ‘And ask for help and training to Europe, where they are accustomed to these my true words.

    Grateful for the attention paid

    Nuno Menezes
    (Lincoln, United Kingdom England)

  12. Guadalupe

    31 de Agosto de 2016 at 8:59

    Não quiz argumentar aqui sobre este assunto. Mas já agora aproveito para esplanar a minha persepção, como tenho dito alguns amigos. Só quem não tem olhos e cabeça par ver e analisar, não percebe.
    Com essas trafulhas todas em STP, ” Redes do mal tão bem projectadas e ja executadas” nele incluindo Poder Governamental, Poder Judicial e agora Presidencial, não temos mais hipóteses. Teremos que ingolir toda a porcaria que dalí à de vir. As manobras que se assiste em STP é peso pesado e mais cedo ou mais tarde, ão de me dar razão. Com muita pena vos digo a minha intuição. O maior interece é nosso mar. O mar que banha as ilhas passará a ser estaleiro naval de todo tipo de tráfico. As ilhas servirão apenas para relaxes no final do dia e de samana. Si se recordam, ja houve tentativas para tal, mas sem sucesso, refiro-me a +ou- 3 anos atrás. E agora há de se consumar e ja não tardará, prq agora todo poderio o permite. Não quero ferir sensibidades dos apologistas do actual poder, mas basta ver com um olhar atento e com intenção de perceber. Nós já não temos como evitar. E com muita pena vamos substituir Guiné Bissau, pois o largo do Golfo é bastante grande e STP garante melhor socessego.
    Quem não intendeu ou prefere ignorar, parabens e quem quer perceber melhor tem trabalho de cassa.
    Ja falei e tbm ja fui.

  13. god

    31 de Agosto de 2016 at 21:15

    como não entram na droga! se durante muitos anos o povo esta atirado a sua sorte.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top