O maior partido político de São Tomé e Príncipe, que nasceu na década de 90 para contrapor a ideologia marxista que estava a ser implementada em São Tomé e Príncipe, nos primeiros anos da independência, é hoje aliado do Partido Comunista Chinês.
A aliança entre os dois partidos, foi anunciada pela delegação do partido comunista chinês, após encontro tido com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada no seu gabinete de trabalho.
ADI posiciona-se como um partido do centro, aliás, não é em vão que é membro da Internacional Democrata do Centro. Um movimento Internacional de forças políticas Centristas, em que o Presidente da ADI, Patrice Trovoada, é vice-presidente do Movimento.
Os novos ventos político diplomáticos que sopram em São Tomé e Príncipe em direcção a República Popular da China, terão levado o partido ADI, a assumir compromisso sério com um partido de ideologia comunista.
O Téla Nón apurou que a simpatia do ADI pela ideologia comunista chinesa, foi manifestada em Abril último em Pequim, a quando da visita do seu líder e Primeiro-ministro Patrice Trovoda a China. A vinda da delegação do partido comunista chinês a São Tomé e Príncipe, serviu para selar o entendimento político-ideológico que tinha sido forjado em Pequim.
Abel Veiga
Julio Neto
29 de Junho de 2017 at 15:29
Oportunistas.
explicar sem complicar
29 de Junho de 2017 at 16:22
A simpatia do ADI ” pelo dinheiro ” do partido comunista chines, foi manifestada em Abril último em Pequim, a quando da visita do seu líder e Primeiro-ministro Patrice Trovoda a China.
Mais saiu tudo errado. China não vai dar Patrice Trovoada dinheiro como ele planeou.
Rumba e tango
29 de Junho de 2017 at 16:30
Os chineses foram muito claros dizendo ao governo: ” Dinhelo nao, apoio tecnico chim. Nos nao e taiwam”.
Isto ja diz tudo.
vicente
29 de Junho de 2017 at 19:57
Para quem conhece o mínimo de filosofia política e vendo o dia a dia da política do ADI, sabe que este partido político é da pura Direita, o que não conjuga nada com a filosofia comunista que é da pura Esquerda. Isto só me faz pensar que o Patrice Trovoada está sendo oportunista, enganando o Partido comunista Chinês, que é a fonte de financiamento e o ADI com o dinheiro não se brinca, porque com dizia o meu avô ” Bô quiê macunja, bô na tê zetê fa ê pô andji cela bô boloé
Martelo da Justiça
29 de Junho de 2017 at 22:17
Oportunismo no seu melhor!
Patrice que só queria cooperação com os Países ocidentais (Europa e América), agora quer abraçar a ideologia comunista chinesa??!!Este está desorientado e perdeu rumo de vez. Decididamente o que interessa a esse senhor são os dólares apenas. O Patrice não conseguiu convencer os ocidentais porque eles se aperceberam que ele só quer dinheiro. Agora esta a virar a todo custo para a China Popular ao ponto de querer ser comunista também.
Para os mais distraídos, reparem o seguinte: Cuba é um Pais comunista que desde a independência tem dado um grande apoio a São Tomé e Príncipe, sobretudo no envio de especialistas na área de saúde, apesar dos seus problemas internos e internacionais. Das inúmeras viagens que o Patrice Trovoada tem feito ao estrangeiro, se não estou errado, nunca foi para Cuba agradecer os cubanos por esse inestimável apoio. Que ingratidão!!!
Eu sou cego pelo Dólar e Viagem
29 de Junho de 2017 at 23:10
Kiiiikkiii, sábio comentário, vem de alguém inteligente. Muito bem.
Original
30 de Junho de 2017 at 8:09
A filosofia de China é antiquíssima e através dela já conseguiram descobrir o que se passa na cabeça do Patrice.Na minha opnião,este truque não pega.
Afonso de Afonso
30 de Junho de 2017 at 8:46
Gostei dessa que os chineses disseram,..
“Dinhelo não, apoio técnico chim, nós não é taiwan”.
Gostei dessa.
Certamente esses chieneses do Partido comunista teriam dito isto em todos os encontros com todos os partidos politicos com quem se encontraram.
Com uma resposta destas o Patrice e ADI vão ficar ainda mais desorientados.
SAMPONHA
30 de Junho de 2017 at 9:21
Espero que o Partido Comunista Chinês não caia em erro do em financiar o senhor Patrice Emery Trovoada, que é o presidente do ADI e Primeiro ministro de S.Tomé e Príncipe que apenas corre por trás dos países ou Associações detentores de divisas para conseguir os seus intentos. O mesmo se passou com a cooperação entre S.Tomé e Príncipe e a China Taywan.Assim que o Governo da China Taywan não se satisfez a exigência do senhor Patrice Trovoada no tocante a avultosa soma em dinheiro para supostamente apoiar financeiramente ao Orçamento Geral do Estado mandou foi buscar a China Continental que ele sempre foi contra. Esta foi sempre uma das contradições entre Patrice Trovoada e o cidadão Pinto da Costa que colocou as ditas duas Chinas em S.Tomé e Príncipe. Um acontecimento Histórico a nível Mundial. O senhor Patrice Trovoada pois em causa um investimento da China Continental na Era do Pinto da Costa na construção de uma Nova cidade que ligasse a localidade de Gonga à Santo Amaro,alegando Patrice Trovoada que não é prioridade do Governo. E hoje, como maior parte dos financiadores recusaram investir em S.Tom+e e Príncipe, a China Continental já é importante para as pretensões do senhor Primeiro Ministro. A China Continental que não se deixa levar pelo Governo de ADI liderado por senhor Patrice Trovoada Não dê dinheiro à mão mas sim obra feita
EX
30 de Junho de 2017 at 12:58
ADI tentando encostar, cuidado os Chineses são Grandes e vacinados, sabem com quem estão lidando mas de qualquer forma vamos brincar um pouco para ver até onde vai a intenção do ADI.
ADI partido parasita, faz aliançã a pensar em mendigar dinheiro.
Ed
11 de Julho de 2017 at 16:55
“entendimento político-ideológico”????
É preciso haver entendimento ideológicos para haver celebração de acordos políticos?
É importante conhecer bem os conceitos para saber aplicá-los.Parceria política é diferente de “entendimento ideológico” (seja lá o que isso for) e, uma coisa não implica necessariamente a outra.