Destaques

80 anos de Pinto da Costa

A marina do Hotel Praia em São Tomé, foi palco na noite de 5 de Agosto da celebração dos 80 anos de vida de Manuel Pinto da Costa. Cerca de 200 convidados cantaram os parabéns, ao homem que foi o Primeiro Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, na altura com 37 anos de Idade.

Corpo diplomático acreditado em São Tomé e Príncipe, como de Angola, Cabo Verde, e da República Popular da China marcou presença na celebração, assim como dezenas de filhos da terra de todos os estratos sociais, tanto civis como militares. Cidadãos estrangeiros com destaque para os de Portugal, Angola e da República Popular da China, juntaram-se a festa.    .

«São 80 anos de pátria, de família e de amigos com os quais venho lutando pela concretização do maior sonho do Homem, o da Liberdade». Palavras de Pinto da Costa, escritas em cada um dos convites.

pinto embaixador angolaUm pequeno historial político do Primeiro Presidente da República, foi passado em vídeo. A sua biografia resumida foi lida antes do corte do bolo :    

Manuel Pinto da Costa nasceu em S.Tomé a 5 de Agosto de 1937.

Iniciou os estudos primários em S.Tomé, na Escola Primária Dona Maria de Jesus, tendo seguidamente transitado pelo Seminário Maior de Luanda em Angola e, concluído o ensino secundário na Escola Portugália em Lisboa.

Licenciou-se em Economia em 1964, pela Universidade de Humboldt-Berlim, onde completou o Mestrado e Doutorou-se na mesma área cientifica em 1971.

Ainda estudante iniciou o seu percurso político, sempre ligado aos movimentos e ideais nacionalistas africanos, com vista à erradicação do colonialismo em S.Tomé e Príncipe e em África.

Foi eleito Secretário para a Informação e Propaganda da União Geral dos Estudantes da África Negra, em 1961, em Rabat-Marrocos.

Assumiu a liderança do Movimento de Libertação de S.Tomé e Príncipe/MLSTP desde a sua criação na Conferência de 12 de julho 1972, em Santa Isabel (actual Malabo), na Guiné-Equatorial.

Foi o primeiro Presidente da República Democrática de S.Tomé e Príncipe, cargo que exerceu de 1975 a 1991.

Em 1975 proclamou o reconhecimento da República Popular da China por S. Tomé e Príncipe e, no mesmo ano, foi recebido por Mao Tsé-Tung, o líder da revolução chinesa e fundador da República Popular da China.

Foi recebido por Sua Santidade o Papa João Paulo II.

Teve ótimas relações políticas e de amizade com o Comandante Fidel Castro, líder da Revolução Cubana e Presidente da República de Cuba.

Teve ótimas relações políticas e de amizade com líderes políticos dos PALOP, Amílcar Cabral, Agostinho Neto, Samora Machel e Aristides Pereira que em 1989 acolheu, na cidade da Praia, a Cimeira dos PALOP onde os cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa debateram e assumiram posições para a transição do regime de partido único para o multipartidarismo.

Promoveu boas relações de vizinhança com os países do Golfo da Guiné, mantendo ótimas relações políticas e de amizade com os Presidentes das Repúblicas de Angola, José Eduardo dos Santos, do Congo, Denis Sassou Nguesso, da Guiné-Equatorial, Teodoro ObiangMbasogo, dos Camarões, Paul Biya.

Desempenhou papel cimeiro e fundamental no processo de transição do regime monopartidário para o multipartidarismo, desde logo através da realização da Conferencia Nacional de 1989, que marcou indelevelmente a viragem política do país e que serviu de exemplo modelar em África.

Chefiou a delegação de observadores internacionais do NationalDemocraticInstitute –NDI- e do Carter Center às primeiras eleições livres realizadas no Burundi.

Candidatou-se às eleições presidenciais de 1996 e 2001.

Presidiu ao MLSTP entre 1998 e 2004.

Presidente da República, eleito em 7 de Agosto de 2011, tendo iniciado o seu mandato de cinco anos, em 3 de Setembro do mesmo ano.

Téla Nòn

18 Comments

18 Comments

  1. Parabéns

    8 de Agosto de 2017 at 10:27

    Happy Birthday to YOU!!

  2. Maria Silva

    8 de Agosto de 2017 at 10:53

    Meus parabéns Dr: Pinto da Costa que o dia 5 de Agosto venha a repetir por vários e longos anos!
    OBS : Não sei se foi / é um patriota , um sao- Tomense de sangue azul !
    Deveria ter lutado mais por nós , ( STP ) deveria ter feito mais , deveria ter posicionado melhor em relação aos TROVOADAS , deveria ter nos projetigido desta praga que são os trovoada …..

  3. rapaz de Riboque

    8 de Agosto de 2017 at 11:50

    é só para quem pode, os que não podem comemoram em casa com fruta pão e peixe isto é uma pouca vergonha a gozar com os pobres ainda publicam esta palhaçada

    • rapaz de Riboque

      14 de Agosto de 2017 at 23:08

      só as amantes chegavam metade dos convidados

  4. Observador

    8 de Agosto de 2017 at 11:58

    Unico

  5. Observador

    8 de Agosto de 2017 at 12:06

    Único meu problema com Pinto Costa é facto de ele ter deixado o MLSTP na mão de Nino Monteiro. Nino presta serviço para Patrice Trovoada, recebe dinheiro de Patrice Trovoada para financiar instabilidade dentro MLSTP, outro problema é, o Pinto Costa deixou STP na mão do aventureiro politico Patrice Trovoada. Pinto Costa devia ter mão dura com esses bandidos na altura certa, deixou-lhes crescer de mais… De qualquer maneira os meus parabéns Presidente Pinto, senhor é pai da nossa República!

  6. Ana Rita Carvalho

    8 de Agosto de 2017 at 12:54

    Que o Diabo o carregue e nunca mais volte

    • Kekua

      8 de Agosto de 2017 at 20:16

      Credo Senhora…
      Espero que O diabo a leve primeiro… Inveja mata… credo…

      Meus Parabens Meu Presidente

    • rapaz de Riboque

      12 de Agosto de 2017 at 18:45

      não existe diabo o diabo somos nós mesmos com as nossas malvadez no seu caso por exemplo nunca devemos desejar mal a ninguém porque cai tudo em sima de quem deseja passa bem

    • Parabéns

      14 de Agosto de 2017 at 15:08

      Orgulhosa isso sim! É PATRIOTA QUE MUITO FEZ PARA O BEM DO NOSSO POVO! fOI MELHOR DO O QUE VCS CHAMAM PRIMEIRO MINISTRO! TODOS COMETEMOS ERROS!

  7. sotavento

    8 de Agosto de 2017 at 13:18

    Antes de mais felicitacoes ao sr. Pinto da Costa.
    Discordo somente quando diz 80 anos de amigos.Pelo menos que saiba durante o periodo do partido único creo que amigos o sr. nao tinha, isto porque nao era a mesma pessoa que é hoje.Mas ha aquele ditado que diz mas vale tarde que nunca e é de louvar o seu gesto de mundanca e a sua dedicacao em prol de um STP melhor.

  8. truquin sum dêcu

    9 de Agosto de 2017 at 8:39

    Meus parabéns Drº Manuel Pinto da Costa, acho que senhor foi um óptimo Presidente na medida que foi possível, esperava que os teus sucessor fariam melhor mas isso não aconteceu pelo contrario…. seja como for vamos deixar de ódio e vingança todos unido como um povo lutar para alevantar o nosso país que esta a se mergulhar cada dia

  9. Joaquim augusto Lima

    9 de Agosto de 2017 at 9:49

    Parabens Presidente. Que o senhor ainda viva com saúde e felicidades

  10. Martinho Tavares

    9 de Agosto de 2017 at 12:44

    Parabéns ao cidadão, homem e amigo, que a vida confunde-se com a história de são Tomé e Príncipe. Dos erros, pronunciar agora? É inoportuno, pois pagou politicamente nas derrotas políticas que teve e só resta as virtudes para que a história o absorva com toda verdade homem em toda a sua dimensão, particularmente de filho e de parte incontestável e indesmentível da nossa independência, da democratização de s.Tomé e Príncipe. E que lhe culpar pela deriva antidemocrática que nos ameaça, só poderá fazê-lo por má fé. Bem haja e longa vida com saúde e bem-estar.

  11. ADEUS A ULTIMO SUBREVIVENTE

    9 de Agosto de 2017 at 15:21

    Ana Rita Carvalho, é uma desgraçada, esta lamber as botas de Bajulador de Patrice, vai dar uma curva, sem duvida como cada um pensa, mas ele é e continua a ser um grande Estadista, os Santomense é e foram um pouco ingratos, menos alma que não merece, compraram Ilusão de Miguel Trovoada no ano 1991 com arroz de 2.500,00 no Mega comício na cidade da trindade eu estive presente, agora o Filho (Trovoada) vem com Papo que pinto não esta lhe deixar trabalhar e Famoso Dubai e Arroz de 13.000,00 mas que neste momento o saco desse mesmo arroz esta a venda nos lucham e bairro de latas da cidade a preço de 850.000,00 Os Santola merece dirigente que tem os mentiroso, larápio, como Pinto da Costa Fala Verdade voces não acreditaram, agora pergunto quê que mudou ja vão 3 anos…

  12. Conceicao Pereira

    9 de Agosto de 2017 at 16:43

    Os meus parabens a Vxa Excia nao pelo que conseguiu obter em prol de povo de Sao Tome mas sim pela introducao de democracia de cada pessoa um voto e livre. Embora falam de banho.

    Jose Eduardo Dos Santos levos anos para compreender a melhor forma de governar um estando no poder como partido unico.Equanto que Vossa Ex teve a visao de introdizir este modelo pela qual uma maioria de estados se regiam.

    Tendo incorporados nos sevicos militar em 05/08/1978 nunca conpreendi a razao da referida data e eis que agora entendo.

    Senhor Pinto Da Costa , eu sou o cidadao que o seu abordou nuna noite a caminho de mouro da trindasde ,quando caminhava a pe a sua residencia de repouso,expliquei-lhe qual foi a razao de O procurar como a solucao perante a situancao que enfrentava na altura.

    Vossa Exencia emobilizou o seu automevel sem que eu tevisse feito algum sinal e em seguida baixou o vidro da porta de seu automovel e tive a oportunidade de explicar a razao de estar naquele local aquela hora da noite.

    And I will bless them that bless thee, and curse him that curseth thee: and in thee shall all families of the earth be blessed

  13. Carlos Pinheiro

    9 de Agosto de 2017 at 21:47

    O maior líder é o nosso Primeiro Ministro Patrice Trovoada
    Patrice Trovoada um Primeiro Ministro com visão

  14. Ralph

    10 de Agosto de 2017 at 0:00

    Chegar aos 80 anos é um atingemento a que todos nós devieramos almejar. Demasiada gente morre antes daquela idade. Apesar de qualquer coisa, seja o que fosse, que um homem faça no meio político, ele deveria estar felicitado ao festejar os 80 anos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top