Por Jornalista Manuel Dênde em São Tomé e Príncipe
Luanda, 16, 10, -O novo líder angolano, João Manuel Lourenço, reuniu – se, há dias, em Luanda, no palácio da Cidade Alta, com o antigo chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, soube-se hoje de fontes ligadas ao processo.
Segundo a fonte, durante a audiência que durou mais de meia hora, Pinto da Costa, aproveitou, para felicitar o João Lourenço pela sua investidura a 26 de Setembro a testa do Estado da Republica de Angola.
Manuel Pinto da Costa que presidiu, por duas vezes, os destinos do seu país e conduziu a luta de Libertação Nacional anti-colonial visando a independência de São Tomé e Príncipe, encontra – se em Luanda, para contactos com diferentes entidades de Angola.
Prevê-se que durante a Estada em Luanda, deverá, também, reunir-se com o José Eduardo dos Santos, presidente do Movimento de Libertação de Angola, MPLA, partido no Poder em Angola.
Sabe – se que Pinto da Costa, na capital angolana, vai, igualmente, reunir – se com elementos da classe empresarial deste país vizinho a fim de incentivar investimentos angolano no seu país, tendo em conta os laços de amizade e de cooperação que unem Luanda e São Tomé.
Pinto da Costa, principal actor da democratização no seu país nos anos oitenta, conseguiu mesmo antecipar as chamadas reestruturação soviética conhecida por ‘’Perestroika’’ do então líder soviético: Mikhail Gorbachev.
Sendo chefe de Estado em 1975, ano da independência do seu país de Portugal, e actor de mudanças políticas que conduziram São Tomé e Príncipe a uma política traduzida numa ”Carta Magna”, flexível no plano económico e democrático, sendo hoje, uma ‘’democracia invejável’’ na sub-região de África Central.
FIM/MD

Toussaint L'Ouverture
17 de Outubro de 2017 at 2:45
Estar, formalmente, fora do poder,não significa estar inactivo. Doutor Manuel Pinto da Costa, faça tudo o que puder, use todas as influências que tiver, pelo seu país e pelo seu povo.
Reflexão
17 de Outubro de 2017 at 11:47
Obrigado Dr Ml Pinto da Costa. Isto revela prova d que o senhor está preocupado com o empobrecimento vertiginoso dos filhos desta terra, cada vez mais encurralados e os empresários nacionais mais sufocados.
Santos Filomeno
17 de Outubro de 2017 at 12:12
Onde anda o Evaristo assina só?? Anda a dormir…a jogar bisca. Anda ver o comboio passar e a espera de 2021. Faz sai! cContinua assim camarada Pinto da Costa…e aproveita pra criar condições pra ajudar o nosso MLSTP a.sair do buraco.
Aurélio quidaleooo
Osvaldo Vaz quidaleooo…
Faz sai também pá…
Joao
18 de Outubro de 2017 at 11:06
PINTO said costa granda vagabundo, preguicoso…
MIGBAI
18 de Outubro de 2017 at 11:42
Minha gente.
Quando afinal este nosso ditador desaparece da cena política nacional.
Como é possível que pinto da costa tenha abanado a bandeira da independência e da liberdade, e depois colocou-nos a todos numa ditadura de partido único e tornou-nos dependentes dos estrangeiros a todos os níveis.
Como é possível, gentinha miúda como estes que aqui comentam, não digam basta a este velho caduco que nos colocou na miséria e na cauda dos países subdesenvolvidos e que aqui continuam a adorar e a venerar este demónio?
Este pinto da costa que sempre foi beijar a ditadura do eduardo dos santos, e que agora deve ter ido ver se o novo presidente de Angola sabe jogar pingue pongue (ténis de mesa).
Este velho deveria era ser obrigado a devolver tudo o que roubou a STP, bem como, devolver os imóveis que roubou com a ditadura que implantou.
Este velho deveria ser responsabilizado pelos atentados à vida humana que mandou praticar a fim de se perpetuar no poder.
Um dia todos os que odeiam as injustiças, teremos o prazer de ver este velho deitado num caixote de madeira, e assim teremos finalmente a plena justiça divina, a justiça feita por quantos não tiveram um enterro digno por culpa única deste ditador pinto da costa que os mandou matar.
luxemburg
18 de Outubro de 2017 at 18:13
Frustrado, raiboso e com desejo de cobrar…o colono volta sempre ao lugar do crime.
mezedo
19 de Outubro de 2017 at 8:48
voce MIGBAI é realmente o pobre de memoria, devias ter mais inteligência e ver mais longe. Graças a este Pinto da Costa e alguns que o ajudou voce tem democracia neste pais e pode expressar a tua vontade. Vives bajulando o ADI e seus lideres os mais malabaristas que já chegaram a governação desse país e ainda acha que este que vai e tenta atrair coisas boas para país não presta.
Seja gente e não animal de estimação do ADI.
Guadalupe
19 de Outubro de 2017 at 9:44
MIGBAI parece me que possui doença da raiva… Ve-la se foste mordido por um cão vadio! Tanta íra do velhote pra quê? Vai ver o homenzinho fez te nada. Tens a mesma doença dos trovoadas, por isso estão a martirizar pobre povo, prometendo dubai, mas dando-lhes o inverso de dubai.
Até dá pra acreditar que antes de comentar te possuiste com tantos kg de droga…
MIGBAI
20 de Outubro de 2017 at 16:24
“Guadalupe e Mezedo”
Não era para vos responder, mas tocaram os dois em assuntos muito delicados da minha vida.
Olhem, começo pelo Mezedo.
Afinal parece ser o Mezedo a ser pobre de memoria, ou então, não era nascido na altura em que aconteceram as coisas.
Olhe Mezedo, é verdade que o pinto da costa teve que optar pela democracia ou multipartidarismo.
Porém, porque não aplicou pinto da costa a democracia logo com a independência?
Foi ele que aplicou a ditadura a STP em virtude do comunismo que bebeu na Alemanha Democrática, ou não foi?
Não foi ele que começou as nacionalizações e a destruição do aparelho produtivo privado?
Não foi ele que iniciou a ditadura do proletariado em STP?
Não foi ele que deu origem aos colonos negros que ainda existem em STP?
Como pode ver Mezedo essa criatura pinto da costa, o que ele fez em termos de democracia, foi simplesmente arremendar as asneiras que fez politicamente.
Agora nós “Guadalupe”
É verdade sim, que fui mordido por cães raivosos que eram conhecidos de muita gente.
Sabe que cães foram esses?
Foram os cães da CÍVICA e os cães do MLSTP.
Foram esses cães que me morderam, somente porque o meu velho ainda vivo na altura, ser um homem de visão e pretender que não fosse logo declarada a independência, mas sim vivermos um período de transição com tempo para educarmos o povo e criarmos riqueza humana e material suficiente.
O meu pai era da Frente, e tinha orgulho de saber ler no dia a dia o futuro de STP.
Ele avisou pinto da costa da miséria que ele ia implantar na nossa terra, mas a idade de pinto da costa na altura (e agora também), que só queria poder e catorzinhas, acabou por derrubar talvez sem sombra de duvidas o velho mais inteligente e sabedor de STP (o meu PAI).
Por isso meu caro “Guadalupe” acertou quando afirma que fui mordido por cães raivosos, só que agora já sabe o nome dos cães que me morderam.
Sobre os kilos de droga, não faz parte dos meus consumos diários, pelo que entendo que foi um pouco ordinário no seu comentário.