Destaques

Obras de Reabilitação do aeroporto em 2017 – Promessas de Patrice e Varela

Em Março passado, o Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Afonso Varela, por sinal segunda figura do Governo, reuniu-se com os parceiros internacionais em São Tomé e anunciou para o primeiro semestre deste ano, o anúncio da data das obras de reabilitação e modernização do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe. «O Governo está determinado em ainda este ano lançar essas obras. Esperamos ainda neste ano, neste primeiro semestre, anunciar a data de arranque dessas obras», afirmou Afonso Varela.

2017 está prestes a despedir-se, e a palavra de honra dada pelo Ministro da presidência aos parceiros internacionais e ao país, não encontram materialização. Publicamente o ministro ainda não retirou a promessa feita, e nem deu ao país qualquer explicação.

Aliás o país sente um arrefecimento súbito da euforia em torno das alegadas obras de alargamento da pista do aeroporto internacional, e de construção do porto em águas profundas, que marcou o início do ano.

Em Abril de 2017, quando o Primeiro Ministro Patrice Trovoada, visitou pela primeira vez a República Popular da China, a promessa do ministro da presidência ao país, acabou por ser reforçada com o balanço que o Chefe do Governo fez da sua visita.

Eram 146 milhões de dólares em donativo, incluindo a reabilitação do aeroporto como sendo uma prioridade cujas obras, segundo Patrice Trovoada, iriam iniciar ainda neste ano de 2017. «O aeroporto vai acontecer. O aeroporto é uma prioridade para arrancar ainda este ano», afirmou Patrice Trovoada em Abril passado.

O país precisa das duas infra-estruturas e todos os são-tomenses apoiam. Mas, 2017 já está a terminar. E como ficam essas palavras de sonho e tão prometedoras de 2017? Ainda faltam pouco mais de dois meses para o fecho ano ano. Quem sabe a boa surpresa vem aí? O arranque das obras do porto profundo e do aeroporto moderno de pista mais comprida!

Abel Veiga

12 Comments

12 Comments

  1. Pedro Costa

    17 de Outubro de 2017 at 5:50

    Andamos de reabilitações em reabilitações e este aeroporto continua como está. Já é tempo de termos uma coisa melhor. O aerogare que ali está implantado é uma vergonha, digno para de um aeroporto internacional, onde deveria ser uma sala de visita.
    Não sei quando os responsáveis deste país terão a noção e a vergonha de fazerem algo minimamente aceitável e que dê orgulho aos filhos desta terra. DE tantas mexidas que fizeram neste aeroporto para ele continuar como está! De duas duas ou uma.Ou andam a desviar ou “comer” o dinheiro ou são mesmo casmurros.

  2. João Carlos

    17 de Outubro de 2017 at 7:52

    Bom jornalismo do Tela Non

  3. rapaz de Riboque

    17 de Outubro de 2017 at 9:35

    o MLSTP esteve la tantos anos o que fez para melhoramentos do aeroporto?Devemos criticar quando temos razão e devemos dizer a verdade não é só criticar este governo pode ter muitos defeitos mas o MLSTP não foi melhor foi bom para enriquecimentos dos amigos e alguns familiares nada mais.

    • Praga de virus ADI

      17 de Outubro de 2017 at 15:33

      Senhor está doente com praga do virus da ADI?
      Senhor viu MLSTP a falar alguma coisa?
      É MLSTP quem escreveu a notícia?
      Se senhor fala tanto assim do MLSTP quer dizer que o MLSTP é mesmo melhor.
      Vê se vai a consulta e deixa de fazer comentários sem nexo, tá bem?

    • rapaz de Riboque

      18 de Outubro de 2017 at 9:42

      o senhor o senhor deve ter falta de óculos ou não deve saber ler bem o não deve saber interpretar as coisas leia bem se eu digo que o MLSTP falou alguma coisa o senhor deve ser um doente pelo MLSTP ou foi daqueles que se encheram bem no tempo do colonialismo MLSTP pelo contrario de mim que nem sou apoiante do ADI porque tenho olhos na testa para ver os erros da governação ADI o que o senhor e os doentes MLSTP, não viram durante a governação , e que os doentes do ADI não estão a ver sou sou neutro simplesmente digo a verdade passe bem .

  4. Reflexão

    17 de Outubro de 2017 at 12:02

    Se o Primeiro Ministro nem sequer teve o cuidado de refletir sobre as consequências que poderiam advir para o país abandonando o precioso jantar oferecido pelos Chineses por terem elogiado o PC. Dai enquanto estiver o PT no poder nem aeroporto nem portos d Aguas Profundas estarão ameaçados.

  5. mezedo

    17 de Outubro de 2017 at 12:10

    Voce rapaz de Riboque é mesmo lambe rabo do PT e ADI.

    • rapaz de Riboque

      18 de Outubro de 2017 at 22:01

      olha amigo nem moro ai não preciso de nada dai graças a Deus amigo estou-me borrifando para o ADI para o MLSTP e já agora para entenderes para voces todos-

  6. Pedro Costa

    17 de Outubro de 2017 at 13:30

    Atenção:
    A minha crítica foi extensiva a todos que estiveram e estão no poder. O importante é as pessoas terem a visão de algo imponente. Somos pobres mas desde que exista financiamento, que sejamos mais audacioso. Talvez esta audácia não deixe que possam rectificar ou construir algo mais dispendioso e assim já não resta nada para meter nos bolsos.Não andemos a remendar por remendar. Façamos alguma coisa que possa destacar pela positiva, esta foi o ponto fulcral da minha crítica.
    Obrigado

  7. Brincadeira

    17 de Outubro de 2017 at 15:57

    Povo: – “…estou contente. desde que eu nasci aqui, tenho que ir pra vagi, lavá roupa. Agora como sô presidente de câmara pôs essa lavandaria aqui vai sê muito bom. Não vou molha chuva mais…”

    Dirigente: – “… Esta lavandaria faz parte do plano dessa câmara e nós estamos a cumprir a promessa que fizemos com a apoio do XVI governo liderado pelo Senhor Primeiro Ministro Dr. Patrice Emery Trovoada. E vamos continuar a fazer os nossos trabalhos…”

    É só essa reportagem que se vê e ouve na Rádio Nacional e TVS. Obra de vulto, nada. Para além de estradas que levam aos locais sem qualquer retorno económico e energia que levam às pessoas sem emprego. Enganam ao povo pequeno…só isso.

    • Vexado

      17 de Outubro de 2017 at 23:17

      Obra de vulto, chafariz, estrada cacetada, entrega de casa, inauguração de estufas e por aí fora.

      Não se deve esquecer dos 17 milhões de euros que o governo assinou com o fundo kweitiano para a reabilitação do hospital Aires de Menezes.

      Onde está o dinheiro?

  8. Martelo da Justiça

    17 de Outubro de 2017 at 20:45

    Esta visto que Patrice Trovoada não tem solução para este Pais. Que tal se ele simulasse uma retirada do Governo para estancar o sofrimento deste Povo martirizado?
    Falo isso com toda a sinceridade porque não sei se esse Pais aguenta isso ainda por muito tempo.
    Passa a vida a divagar na TVS, a viajar quando quer sem resultados para o Pais. Esses últimos dias desliguei a TVS varias vezes por já não aguento mais ouvir tantos disparates deste Senhor. Passa a vida a insultar e a denegrir em vez de dizer ao Povo porque que as coisas não andam. É uma pouca vergonha. Mas o que mais me preocupa é o comportamento do MLSTP. Ficou mudo e surdo e sem ação nem reação. A única oposição neste momento são as Redes Sociais. O Patrice até se gaba que vai ganhar as eleições outra vez com a maioria absoluta. Enfim!! Esse Pais realmente não tem futuro com essa gentalha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top