O Ex-Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, terminou a visita de quase duas semanas a Angola. Foi a primeira individualidade são-tomense que o novo Presidente de Angola, João Lourenço convidou para reunir consigo no Palácio Presidencial de Angola, depois da sua investidura em Setembro último.
Num momento de viragem da política e de actores políticos em Angola, Pinto da Costa foi recebido também pelo Presidente do parlamento de Angola, Fernando da Piedade.
Paulo Kassoma Secretário-geral do MPLA partido no poder a 42 anos em Angola, também se reuniu com o ex-presidente da República.
Nos dois encontros, Pinto da Costa e as autoridades angolanas reflectiram sobre as relações entre os dois países, tendo os interlocutores constatado de que ainda tem um longo caminho pela frente com vista a melhorar e reforçar as relações económicas, culturais e políticas entre Angola e São Tomé e Príncipe.
Segundo os interlocutores, os dois países têm pela frente um enorme desafio, que é fazer de São Tomé e Príncipe e Angola um exemplo de referência na cooperação sul – sul.
Angola, é considerado por muitos são-tomenses, sobretudo a classe intelectual são-tomense, como parceiro estratégico do arquipélago no contexto africano.
Ajuda financeira, de Angola contribuiu em vários momentos para o alívio das dificuldades em São Tomé e Príncipe, sem falar das várias áreas de cooperação, com destaque para os sectores do comércio, turismo, e na defesa e segurança.
Angola participou na formação das formas armadas de São Tomé e Príncipe, e jogou papel importante na estruturação das forças de segurança de São Tomé e Príncipe.
Téla Nón
João Carlos
19 de Outubro de 2017 at 15:00
Muito bem Pinto da Costa, continua activo, interventivo enquanto puder… Não é somente necessário estar-se no poder para se dar contributo a sociedade…. Será sempre útil a sua intervenção na vida do País…..
Carlos Alburquerque
19 de Outubro de 2017 at 15:40
Assim sim Pinto da Costa.
Isto é que é fazer politica. Reconhecer as potencialidades dos outros, mas sobretudo reconhecendo os laços de amizade e de cooperação sem nunca esquecer daqueles que um dia nos deram as maos.
Ao contrario disto, o Patrice Trovoada preferiu eleger para a sua agenda governativa a vingança dos santomenses, colocando santomenses contra santomenses. Ao aperceberem-se disso, os outros que são nossos vizinhos e demais amigos de cooperação, como é o caso de Angola, vão também nos soltando as maos aos poucos e pouco a pouco estamos caindo num abismo sem saída, sem amizades e sem consideração.
Patrice elegeu para sua governação a vingança e o ódio contrs os filhos de S.Tomé e Principie.
Mas ainda bem que existem pessoas como Pinto da Costa, Gabriel Costa e outros para ajudar a corrigir os erros do PT.
Maria silva
19 de Outubro de 2017 at 17:47
O patrice trovoada deve estar à roer-se todo….. Não acredito que o Senhor Pinto da Costa queira usurpa-se do poder ,acontece que a pessoa em questão é um estadista , isto ninguém o tira , o homem tem suas influências ( seus connection/ links ) infelizmente o actual presidente da república não tem pedalada para coisa ( nos compreendemos infelizmente ).
Mesmo que convidassem o Senhor Evaristo de Carvalho para lá ir , ai falar oquê? De quê ? Sobre oquê ?
De passar vergonha nós ( povo São-Tomense ) já estamos fartos !!
O Senhor Pinto da Costa é que nao deve “ kióvó “ quando o assunto é em benefício de STP , o povo agradece…
Verhaverdade
19 de Outubro de 2017 at 19:52
Na sombra das inconsistência, aguardemos o consistente ! Há uma causa que consiste na necessidade das mesmas deslocação. Elas por mais que seja objectiva, é do conhecimento do estado STP . Então aguardemos pelo momento da notícia esclarecedora…!
Pspibinho
20 de Outubro de 2017 at 6:03
Bom dia caros compatriotas.
Que vantagens São Tomé e Príncipe poderá ter com a dita visita do Pinto da Costa? Ele esteve no poder durante quinze anos e nada significou algum crescimento a STP. Infelizmente o Ponto da Costa pode reunir com qualquer uma pessoa o STP nunca terá benefícios porque ele já não pensa em crescimento.
Taco Vilo
20 de Outubro de 2017 at 9:20
Credo, credo minha gente! Alguem pode dizer se isso é verdade.? Dizem que o MDFM produziu um comunicado na segunda-feira ultima dizendo que o país vai mal e que perante os nossos parceiros estamos a ser descredibilizados e logo no dia seguinte aquele partido teria recebido uma notificação do governo para ehtregar a casa onde funiona a se do MDFM. Será isso verdade. Não quero acreditar nisso, porque senão ai sim, Patrice estaria a declarar perante a nação e a comunidade internacional que ele não é democrata, não aceita a existencia de outros partidos politicos e que ele esta disposto a matar a democracia em S.Tomé e Principe.
Minha gente, por favor, se isso for verdade, então é o fim….e ai sim, justifica todo esse aparato de tropas ruandesas.
Quidide
20 de Outubro de 2017 at 9:55
Congratulo-me com essa atitude.O Dr. Pinto da Costa não é casca da rolha ou casca de jaca como alguns que se julgam donos da nação, que afinal só defendem os seus interesses, denegrindo a imagem o nome do país. Espero que dessas deligencias surjam alternativas benéficas para o país. ” Os nossos olhos estão postos no Senhor, até que se compadeça de nós”. Como dizia o slogan do partido do Pinto da Costa: ” Unidos venceremos, a vitória é certa”. Há de chegar o dia da viragem, acreditem.
O Perigo está a porta, e Agora?!
20 de Outubro de 2017 at 20:37
Pai grande! Mais não digo. Nasceu e cresceu em STP ou seja ele sente o nosso País, o outro vai almoçar em Libreville Gabon. DEUS É PAi e não é padrasto. Tarde ou cedo o Patrice Trovoada irá pagar pelo que tem feito a esse povo “pequeno”.
Martelo da Justiça
21 de Outubro de 2017 at 16:09
As pessoas ligadas a ADAI estão muito nervosos com a visita do Pinto da Costa a Angola. Porque será??? A arrogância. a vaidade, o desprezo pelos outros, a prepotência , não resolvem os problemas de São Tomé e Príncipe. Patrice Trovoada tem que aprender duma vez para sempre que ser dirigente é ser humilde sobretudo em São Tomé e Príncipe.
explicar sem complicar
22 de Outubro de 2017 at 10:25
Pinto da Costa,
Organiza por favor o mais urgente possível o MLSTP. O país precisa.
AURELIO MARTINS não é solução. E ele sabe disto.
E está comprando alguns delinquentes tentando destruir os bons trabalhos que o chamado “Grupo dos 21” como apelidou a TVS, vem fazendo junto aos militantes, simpatizantes, amigos do MLSTP bem como a sociedade civil interessada em ver uma luz no fundo do túnel para S.tome e príncipe.
Este Aurelio Martins tem uma possibilidade ímpar para sair em grande.
Marquem um CONGRESSO e resolva isto duma vez para sempre.
Pelo que sabemos a grande parte da direcção já não está contente com Aurelio.
ORGANIZEM.
Não sou do MLSTP! mais também estou a comer pão que diabo AMASSOU e está AMASSANDO.
rapaz de pantufo
23 de Outubro de 2017 at 13:07
Enquanto isso Aurelio, Gaudencio etc estavam este fim de semana distribuindo 200 mil dobras nas reunioes aqui no pantufo radio jubilar e outros locais aliciando pessoas contra o grupo dos 21 que querem renovar mlstp,com toda gente que quer bem de s.tome e principe.
Enquanto isso dizem que Sede do mlstp nao tem internet, nao tem telefone porque esta dever CST bué de dinheiro e tudo está cortado; trabalhadores nao recebem salario ha 7 meses e nem trabalhadores e seguranças do ex-gibela tambem na mesma situação.
Aurelio acha que ele está em condições e moral de estar a frente de um partido como mlstp?
Por isto eu quero encorajar este grupo que quer renovar mlstp e abrir o vosso partido para todos que querem bem de stome e principe.
O país sai a ganhar e vos agradece.
sem dinheiro
23 de Outubro de 2017 at 14:42
Gente, Pinto da Costa está sem dinheiro. Foi para Angola fazer contactos com as entidades nacionais para conseguir mais algum. Fui.
manuel
23 de Outubro de 2017 at 16:29
è uma figura incontornável, mas é só em Angola: a onde mais?
rapaz de pantufo
24 de Outubro de 2017 at 7:58
China Popular.
Foi ele que reaabraçou a china popular.