Política

ONU em São Tomé emite comunicado sobre a Crise Institucional em curso

A representação das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, anuncia num comunicado que no dia 15 de Janeiro, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, encontrou-se com os líderes da oposição e com representantes do Governo são-tomense, tendo apelado a calma e ao diálogo.

No comunicado com data de 17 de Janeiro, a representação das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, dá conta que o Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para África Central, estará em São Tomé no próximo dia 24 de Janeiro. «O propósito desta visita,  será de encontrar-se com todas as partes implicadas e proceder à avaliação da situação a fim ajudar a apaziguar a situação», refere a representação das Nações Unidas no comunicado que enviou a redacção do Téla Nón.

O leitor deve consultar o comunicado da representação das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, para perceber mais pormenores sobre o momento de mediação da crise que o país vive.

Clique – Nota de Imprensa (2)

    20 comentários

20 comentários

  1. Pedro Costa

    18 de Janeiro de 2018 as 8:59

    Este país tinha necessidade de estar envolto neste clima?
    Eu bem gostaria vir comentar coisas positivas, mas infelizmente não é assim. Quando é que passemos a fazer o bem para este país e para este povo?

    • Quidide

      18 de Janeiro de 2018 as 9:35

      Carnaval antecipado. Por algum motivo têm que ganhar protagonismo a qualquer custo, nem que for com palhaçadas desse género. Faz parte da sintomatologia e patologia de pessoas com psicopatia porque normal não é. Coitado do “povo pequeno” . Valha-nos Deus!

  2. explicar sem complicar

    18 de Janeiro de 2018 as 9:23

    E Patrice Trovoada vem ao público MENTIR na conferencia de imprensa dizendo que ele orientou o ministro dos negocios estrangeiros.
    Afinal não foi.
    Foi as Nações Unidas.
    MENTIROSO.

  3. Mitó

    18 de Janeiro de 2018 as 9:59

    O tal secretário da ONU para África Central não é mesmo que esteve em Agosto de 2017 em STP e elogiou STP e os feitos desse desgoverno?

    Então apenas elogiou prq considerou apenas conversa com desgoverno?
    Não comunicou com oposição, tão pouco com sociedade civil?
    Ou já faz parte do projecto PT, como foi o relatório dos observadores africanos a quando das eleições do pau parado mandado?

    Esta merda vendida para os bandidos piratas.

  4. Original

    18 de Janeiro de 2018 as 10:02

    Quando funcionários do Gabinete da Presidência e os demais estão na manifestação na hora laboral,que exemplos dá o Governo e a Presidência quando isto acontecer com os privados? assina só não saíu do gabinete mas enviou a sua imagem como apoio ao seu patrão.Não estão a ver que este País está de pernas para ar? Próxima manifestação deverá ser feita na hora laboral como resposta a este novo método e trabalhadores podem tratar dos seus expedientes na hora laboral porque é moda.

  5. Jorge da silva pinto

    18 de Janeiro de 2018 as 12:23

    Triste, muito Triste. Eu não percebo este Patrice Trovoada. Será que está mesmo em plena faculdade mental? Então os representantes da oposição pedem a intervenção das Nações Unidas, a senhora reune com os dois, a oposição pede uma mediação na crise provocada pelo poder que rasgou a constituição e as leis, o Patrice, apressa-se e vem dizer que foi ele que pediu a vinda de um interlocutor para STP para mediar a crise instalada.
    É mesmo cara de pau sem vengomha este tipo.

  6. Joao Carlos

    18 de Janeiro de 2018 as 13:22

    Leiam bem isso e interpretem;

    “A principal preocupação das Nações Unidas, enfatizou a Coordenadora Residente das Nações Unidas, é garantir a paz, a estabilidade e o desenvolvimento para o povo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, o que implica colocar assento nos direitos democráticos para todos”.

  7. Quilixe Furtado

    18 de Janeiro de 2018 as 16:02

    Espero que as Nações Unidas desempenhe bem o seu papel com verdadeira isenção, sem beneficiar o Patrice e seus lacaios. Do contrário, só viria meter gasolina no fogo.
    STP agradece!

  8. Nuno Miguel de Menezes

    18 de Janeiro de 2018 as 16:14

    Certas Pessoas dentro de Sao Tome e Principe os mesmos devem mudar a sua maneira de ver e analizar,Eu Pessoalmente nao concordo o que se passou, nao existe razoes simplesmente se calhar falta de cultura Geral.
    E o que aconteceu foi num momento muito especial para Sao Tome e Principe Ministro dos Negocios e Estrangeiros Chines em Sao Tome e Principe,Pedido de Desculpa assim se deve fazer por escrito, isso apenas Demonstra a imagem dos Politicos envolvidos em questao e tambem Demonstra a situacao em que o Pais se encontra sem infraestrutura e sem meio.
    E quem fica a Perder apenas somos Nos,O Povo.
    Mais no entanto Ministro dos Negocios e Estrangeiros chines em Sao Tome e Principe,eu pessoalmente fiz uma pesquisa encontrei esse video de Porrada no Parlamento em correia do Sul;

    https://www.youtube.com/watch?v=9UxAAONt2JY

    Agora deixamos os Politicos envolvidos em causa analizar a situacao de Porrada no Parlamento em correia do Sul e tambem o nosso Primeiro Ministro de Sao Tome e Principe analizar as imagens e parece a mim que temos que habituar com a situacao, o titulo desse mesmo video ‘e : Porrada no Parlamento em Coreia do Sul !!! no youtube.

    Quando era crianca usava a palavra Moche,Moche ‘e um em cima do outro como assim apresenta nas imagens do video no youtube no Parlamento em correia do sul ,e quem sabe assim chamamos Moche da CST de Sao Tome e Principe.

    Nuno Menezes
    Lincoln,England Reino Unido

    • Nuno Miguel de Menezes

      21 de Janeiro de 2018 as 13:08

      Nao ha motivos para ter medo Populacao de Sao Tome e Principe pelo o Comportamento dos nossos Politicos de Sao Tome e Principe aonde a TVS (Televisao ) de Sao Tome and Principe apresentou imagem de Porrada que assim aconteceu dentro do Parlamento de Sao Tome and Principe.Eu mais uma vez fiz umas Pesquisas em relacao a esse comportamento que assim existiu dentro de Sao Tome e Principe dentro de Parlamento de Sao Tome e Principe para assim comparar com o Comportamento Europeu que assim tambem existe.
      https://www.youtube.com/watch?v=F2b-2YnfZso
      O Titulo deste video no you Tube:
      Politician Brawls Caught On Tape Around The World | TIME
      Aqui fica as imagens e espero que o desenvolvimento SLOW de Sao Tome e Principe se aperceba que isso tambem existe dentro da Europa e tambem fora do Pais que nao Pertence a Europa Union. Desenvolvimento SLOW quero dizer as pessoas nao estao Habituadas com a situacao em causa e sentem vergonha quando assim isso acontece.

      Nuno Menezes
      Lincoln,Reino Unido (England)

  9. ANCA

    18 de Janeiro de 2018 as 16:55

    Que noticia tão vergonhosa, para um Território/População/Administração, tão pequeno como o nosso.

    Temos todos, mas todos começar a fazer um esforço de mínimo de inteligência, de comportamento e pensamento para a dignidade, já não basta a humilhação sofrida durante os quinhentos anos de exploração, escravatura.

    É necessário vir um representante das Nações Unidas, ou seja externo, para nos dar lição ou lições de entendimento, concórdia, respeito saber estar, saber fazer, no nosso seio, na conjuntura e contexto nacional internacional presente?

    São quarenta anos tenhamos juízo gente, quer oposição, quer governo.

    Os partidos da oposição demonstram que jamais esta altura, de se quer pensar na alternativa, sem planos sem políticas , sem a saber o que se quer dentro dos partidos, o que faz suspeitar de gente somente que pensa no seu umbigo, “comedores de dinheiro”, gente dos quinze anos desastrosos para São Tome e Príncipe, que só procura a instabilidade para poder reinar a grande.

    O Presidente da República, deve estar melhor assessorado a nível político-jurídico, uma reflexão aberta para que cada cidadão SãoTomense reflita na escolha de perfil, para tão elevado cargo da nação.
    Pois como Presidente da Republica já devia estar a procurar consensos, bem como o governo, bem como a oposição, bem como a sociedade civil organizada, o que de facto importa para o futuro do País na salvaguarda da Constituição da República, é de facto a instituição do Tribunal Constitucional, assim a prevê a Constituição Republica.

    É vergonhoso para essa visão esse entendimento, ter que chamar a comunidade internacional como de um estado de sitio se encontra-se o País São Tome e Príncipe.

    Tenhamos juízos senhores

    Interesses políticos partidários jamais devem sobrepor, aos maiores interesses de organização e funcionamento da nação.

    Todo este barulho se impõe porque o MLSTP, o PCD, o MDFM, eo ADI, tem interesses nas eleições mas que se avizinham, para além disto há um País, um Território, uma população, uma administração, que necessita de organização, regra e rigor, como prevê a constituinte.

    A oposição pouca solução tem para este País, está desnorteada, atrapalhada, assente no passado, deve ficar na oposição, bando de gente que nunca fez nada na vida e jamais por este Território/População/Administração, em termos de rigor, regras, organização e muito muito trabalho árduo, somente vigarices.

    Tenhamos juízo

    A riqueza e bem estar só se cria com trabalho, com exigências, jamais com promessas políticos partidárias.

    É neste valores que devemos rever no perfil, das pessoas para administrar o Território/Mar/População/Administração.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem,

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

  10. Arroz Substância

    18 de Janeiro de 2018 as 18:11

    Meu conselho ao MLSTP não é com um partido dividido e com deputados a partirem coisas que vamos lá o MLSTP tem que apresentar propostas e conhecer o povo que ainda pode ser alternativa.

  11. Arroz Substancia

    18 de Janeiro de 2018 as 23:13

    Se falao tanto de ditadura neste jornal acho que deveria dar exemplo eu fiz comentario neste jornal e nao foi publicado porque?

    So publicam comentarios que vai ao encontro dos vossos intereces isto nao e democracia.

  12. Ralph

    19 de Janeiro de 2018 as 1:36

    É bom que a ONU está a agir desta maneira. A melhor coisa que o governo de STP poderia fazer agora é convocar eleições para resolver a situação de vez. Infelizmente, julgo que muita gente em volta do mundo estaria a ver esta situação (se, de facto, eles estejam a olhar a ela) como mais um exemplo de um país africano pequeno não sendo capaz de se governar, reforçando a impressão de que isto é apenas o que se passa em África.

  13. José Ferreira dos Santos

    19 de Janeiro de 2018 as 12:24

    Não sei o porquê de tanta GULA do ADI e sobretudo do seu chefe. Querem engolir tudo de uma só vez, e por via da ilegalidade.

    Primeiro, partidarizaram o Estado e a sua administração, metendo gente sem competência na administração e fiéis ao ADI, transforando este ultimo num Partido-Estado;
    Segundo, bloquearam a oposição, a sociedade civil e as pessoas com opinião contraria o acesso a Comunicação Social, isto acabaram com o contraditório na sociedade santomense;
    Terceiro, manipularam toda a comunicação social pública, e meteram mãos na impressa privada, incluído mesmo as religiosas, ao ponto de intimidarem o bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe;
    Quarto, criaram uma rede de informadores, ditos bufos;
    Quinto, infiltraram nas forças armadas e de segurança, seus capachos, dividindo estas forças criando por conseguinte um exercito paralelo e fiel ao primeiro ministro;
    Sexto, por força da maioria que disponham, e usando do poder, lançaram difamações, calúnias contra pessoas e outras individualidades, ao nível dos diferentes órgão do Estado, com vista a fragiliza-los e açambarcarem o poder pela força;
    Sétimo, Iniciaram um processo, premeditado de desrespeito das leis da república, inclusive da constituição da república, alegando que estão mandatados pelo povo, ao ponto de escorraçarem os deputados da oposição no parlamento , usando para o efeito métodos não democráticos e ilegais, tudo isto para açambarcarem os tribunais, particularmente o tribunal constitucional, alterarem a constituição da república de forma ilícita e perpetuarem no poder.
    É isto a Democracia? É para isto que foram eleitos? É isto que o povo espera do ADI e do seu chefe?
    Acho que não. Por isso, Os partidos políticos, a sociedade civil, e as confições religiosas devem denunciar ao Mundo estas atrocidades do novo Partido Restado, o ADI.

  14. manuel

    19 de Janeiro de 2018 as 14:07

    O facto já está consumado. Acham que há alguma coisa a fazer? nada. Quando oposição for ao puder muda tudo outra vez

  15. Nuno Miguel de Menezes

    21 de Janeiro de 2018 as 13:16

    Nao ha motivos para ter medo Populacao de Sao Tome e Principe pelo o Comportamento dos nossos Politicos de Sao Tome e Principe aonde a TVS (Televisao ) de Sao Tome and Principe apresentou imagem de Porrada que assim aconteceu dentro do Parlamento de Sao Tome and Principe.Eu mais uma vez fiz umas Pesquisas em relacao a esse comportamento que assim existiu dentro de Sao Tome e Principe dentro de Parlamento de Sao Tome e Principe para assim comparar com o Comportamento Europeu que assim tambem existe.
    https://www.youtube.com/watch?v=F2b-2YnfZso
    O Titulo deste video no you Tube:
    Politician Brawls Caught On Tape Around The World | TIME
    Aqui fica as imagens e espero que o desenvolvimento SLOW de Sao Tome e Principe se aperceba que isso tambem existe dentro da Europa e tambem fora do Pais que nao Pertence a Europa Union. Desenvolvimento SLOW quero dizer as pessoas nao estao Habituadas com a situacao em causa e sentem vergonha quando assim isso acontece.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido (England)

  16. Nunio Miguel de Menezes

    25 de Janeiro de 2018 as 9:45

    A representação das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, anuncia num comunicado que no dia 15 de Janeiro, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, encontrou-se com os líderes da oposição e com representantes do Governo são-tomense, tendo apelado a calma e ao diálogo.

    Nao sou a Favor a Porrada em Sao Tome e Principe o que se Passou dentro do parlamento de Sao Tome e Principe ‘e uma vergonha, mais no entanto nos nao somos os Unicos nesta Situacao se deve tambem analizar outros Paises como assim acontece na Europa,Pessoas Tecnicos e outros mis analizam situacoes dos outros Paises Europeus e troca ideias mesmo para a melhoria do seu Pais em causa,E Sendo Primeira Vez, se deve perceber a situacao e a razoes e tambem evitar esses tipos de situacao.

    Mais no entanto existe Varios Paises do Mundo com situacao identicas aqui fica o Link da Youtube aonde apresenta varios Paises do Mundo no video:

    https://www.youtube.com/watch?v=F2b-2YnfZso

    Para as Nações Unidas em São Tomé e Príncipe analizar e enviar comunicado para eles Todos que apresenta no Video para evitar esses tipos de Situacoes porque em Sao Tome e Principe, o Povo de Sao Tome e Principe, Sao Tome e Principe as pessoas com pouca capacidade de desenvolvimento e outras coisas mais mais graves existe por la… os mesmos emitam a situacao em causa. Necessario ‘e educar as pessoas explicar e tambem oferecer aulas encontro ver videos fazer los ver que existe tambem esse tipo de situacao na Europa, e Fora da Europa e esses tipos de situacao nao ‘e agradavel para ninguem, tanto a nivel de visao internacional e nacional, mais no entanto internacional dei o exemplo no video e espero que os mesmos percebem a situacao.

    80s – a melhor década: televisão: Vitinho
    está na hora da caminha vamos lá dormir Esta música está na memória de toda uma geração! Quando dava o Vitinho na RTP era sinal de ir para a caminha.

    https://www.youtube.com/watch?v=mjv6VmZP36Y

    Povo de Sao Tome e Principe esta na hora de ACORDAR, por favor olhe a sua Volta,Olha a sua cidade, Olhe para sua infrastreturas, a minha geracao ‘e do Ano 1977 Tudo Contunia IGUAL.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido England

  17. Quilixe Furtado

    27 de Janeiro de 2018 as 5:59

    Não ajudou em nada. Piorou

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo