Política

Investidos Juízes do TC eleitos só pela ADI

O partido ADI, criou o primeiro Tribunal Constitucional Autónomo de São Tomé e Príncipe. Para o efeito propôs ao parlamento e aprovou sozinho a lei orgânica do Tribunal Constitucional Autónomo. No passado dia 15 de Janeiro, ADI propôs e elegeu sozinho no parlamento a lista de 5 juízes para o Tribunal Constitucional Autónomo.

Com apoio dos “Ninjas”, enviados ao parlamento pelo Ministro da Defesa e da Administração Interna Arlindo Ramos, o partido ADI do Primeiro Ministro Patrice Trovoada, conseguiu protecção e defesa suficientes para aprovar sozinho, a sua proposta de juízes para o Tribunal Constitucional. O órgão judicial que vai contar os votos das eleições legislativas de 2018, e anunciar o vencedor.

ADI conseguiu a proeza de fazer tudo sozinho no parlamento, não pelo facto de ser a maioria na casa parlamentar. Mas, sobretudo porque os “Ninjas” do Governo escorraçaram os partidos da oposição da casa parlamentar. Mascarados, os “Ninjas” da Administração Interna, caíram também em cima de grupos da sociedade civil, que se manifestaram na sessão plenária “armada” de 15 de Janeiro.

Hoje 26 de Janeiro, os 5 Juízes escolhidos pela ADI, tomaram posse diante do Presidente da Assembleia Nacional, para um mandato de 5 anos a frente do Primeiro Tribunal Constitucional Autónomo legislado e instalado pelo ADI.

 José Bandeira, Carlos Stock, Kótia Menezes, Fábio Sardinha e Jonas Gentil, são Juízes Conselheiros do Tribunal Constitucional Autónomo que sozinho o partido ADI instalou no país.

Os 5 juízes gozam de regalias equiparadas aos Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça. No entanto tudo indica que os cinco juízes só encontrarão trabalho árduo depois do segundo semestre deste ano. Altura em que, deverão iniciar os preparativos para as eleições legislativas e locais previstas para este ano.

Serão os 5 juízes seleccionados e eleitos apenas pelo partido ADI, que vão validar as candidaturas às eleições, que vão contabilizar os votos no apuramento final, e anunciar o vencedor dos sufrágios eleitorais em São Tomé e Príncipe.

Note-se que os partidos da oposição não marcaram presença na tomada de posse dos 5 juízes, que decorreu na sala de recepção da Assembleia Nacional.

O órgão de soberania Supremo Tribunal de Justiça, encabeçado pelo Juiz Presidente Manuel Silva Cravid também não esteve presente nem se fez representar na cerimónia.

Com excepção do Procurador Geral da República e o Representante do Tribunal de Contas, toda a audiência que testemunhou a investidura dos 5 juízes foi ADI e os familiares dos juízes.

Téla Nón

33 Comments

33 Comments

  1. Maria Silva

    26 de Janeiro de 2018 at 20:03

    Agora , que venha as eleições de 2018, agora sim, está tudo ORGANIZADO…
    Portanto, meus senhores e minhas senhoras ( Ladies and Gentlemen ) STP será um reflexo de Gabao e Ruanda , lamento imenso por aqueles que não têm posses ( condições para viajar ou viver fora), patrice trovoada o ( pinta cabra ) fará de STP e seu povo, oque ele bem pretender!!!
    Parabéns Patrice trovoada ( pinta cabra ) pela fraudes, malandragens, intrigas etc etc.
    OBS: Passaporte saiu de 700 contos para 1700 ou seja o valor triplicou, de modo que a “ maioria “ pobres cloro , fiquem mesmo nas ilhas e consequentemente comerão pão que Diabo amassou……

    • Ma fia

      26 de Janeiro de 2018 at 20:51

      Porquê tanto medo do homem, deixa homem trabalhar ,

    • Maria Silva

      27 de Janeiro de 2018 at 9:21

      Senhor Ma fia , não é medo , é PATRIOTISMO mesmo de uma São-Tomense de gema , ao contrário de uns e de outros que está em STP só para tirar seus dividendos, e que de certeza vai nos deixar pior ( bem pior ) de quando encontrou-nos!!

    • SEABRA

      22 de Maio de 2018 at 5:57

      1000% VERDADE!
      Te A-DO-RO, Maria Silva.
      Faço suas , minhas palavras.
      Vamos continuar a denunciar o PT e todos os outros oportunistas,
      seja de que partido pertencerem. Aceitamos e apoiàmos quem quer bem a este
      POVO e ao pais STP…autrement DE-HORS!!!

    • EX

      31 de Janeiro de 2018 at 11:55

      Haver Vamos, se não vais arrepender

  2. Revoltado

    26 de Janeiro de 2018 at 20:32

    Que vergonha. Uma boa parte desses “juízes” têm fama de incompetentes. Outros de corrupto ( como o Bandeira), etc.Não conheço os pais dos outros, mas o sr Sardinha e a dona Marina sempre me pareceram pessoas honestas. Pena não terem conseguido passar isso para o filho. Ele vendeu a alma ao diabo.
    A História vos julgará, bandidos.

  3. Vergonha

    26 de Janeiro de 2018 at 21:54

    Por favor senhor embaixador de Portugal e Angola, salvem a nossa democracia… Não prestem vassalagem a essas ditadores. Um tribunal só de um partido.

  4. Fome

    26 de Janeiro de 2018 at 22:09

    ESTÃO A DESOBEDECER A ONU, QUEM VAI PAGAR É O POVO. OLHA QUE VÃO NOS TIRAR TD APOIO. OBRIGADO ONU POR VIR DA RAZAO A OPOSIÇÃO. RUA com esse governo doido e ditador. Governo k não respeita nada nem ninguém, PARA Messias o bispo não presta serviços, alguns bons professores não prestam, tribunais não prestam, a oposição não prestam, sociedade civil não prestam, QUEM é inteligente não prestam. E mesmo assim Portugal não disse nada.

  5. Quilixe Furtado

    26 de Janeiro de 2018 at 22:12

    Será que esses coitados se sentem felizes como marionetas do Patrice. Porque isto é um péssimo teatro do P. Trovoada.
    A História há-de vos julgar senhores Juizes.

  6. Carlos Cravid

    26 de Janeiro de 2018 at 22:15

    “A DOENÇA DE UM POVO ROUBADO É A DEMOCRACIA SEM LIBERDADE!”

    TARCISOAMARAL

    “Nada é tão maravilhoso que a arte de ser livre, mas nada é mais difícil de aprender a usar do que a liberdade”.

    Alexis de Tocqueville

    “Não existe democracia onde não existe a palavra livre”.

    Hideraldo Montenegro

  7. Joana

    26 de Janeiro de 2018 at 22:18

    Espero que o grande professor de Portugal k por sinal é presidente, não vem para um pais que não obedece a ONU. Isto é uma vergonha. Fraude eleitoral já a vista. Vão fingir em alguns casos da razão a oposição, depois mata na oposição. Depois vem aquela coisa que acha que é a pessoa mas inteligente do mundo falar coisa sem lógica. Esse PT deveria ser feito um exame de sanidade. Assim vão achar que o presidente e a embaixada de PT está metido nisto tudo. A imprensa portuguesa está não fala desses assuntos. Estranho

    • SEABRA

      22 de Maio de 2018 at 5:59

      JOANA TORRES, bom dia!
      Como é que etsà o amigo Aguiar?
      Cumprimentos, da parte de uma guineense (amiga comum), que nunca te esquece).

    • SEABRA

      22 de Maio de 2018 at 10:14

      …a médica Joana TORRES Bonfim , falou e diagnosticou tao logo o mal do PT.
      Doutora, e para aquelas pessoas de torcem a mao e tomam o que é dos outros,
      que tipo de diagnostico, faria?
      Deve trata-se de um diagnostico muito grave!!!

  8. Ana

    26 de Janeiro de 2018 at 22:21

    Que papelão senhores juízes. Esta claro e evidente que nas presidenciais houve fraude, a mesma bandeirinha legislativas

  9. Quilixe Furtado

    26 de Janeiro de 2018 at 22:29

    Temos que repensar o papel das Nações Unidas na mediação de conflitos, sobretudo, quando se trata de países africanos.
    Uma autêntica mascarada a missão do enviado especial do Dr. Guterres.
    A história vos julgará.

  10. Carlos Benvindo S.P

    27 de Janeiro de 2018 at 9:54

    Eles podem fazer tudo, nem com FRAUDE vao ganhar eleições. Podem registar.
    Porque o próprio Santomé Poderoso assim não quer.

  11. Indignado

    27 de Janeiro de 2018 at 10:52

    Acho curioso, para nao usar outro adjetivo menos simpatico, falarem da suposta ausencia de intervençao de Portugal, seus representantes e missao diplomatica, sobre materia de orgaos de soberania e instituicoes de São Tomé e Principe. Se intervem, nao tem nada que intervir ou imiscuir-se de assuntos duma nacao independente ha mais de 40 anos: lá estao estes ex colonos a meter o nariz onde nao é chamado; para que precisamos de pareceres de especialistas estrangeiros (caso das vozes criticas ao parecer de Jorge Miranda, que pelos vistos teve merito para tomar parte da elaboraçao da Constituiçao na independencia, mas já nao presta para nada para dar pareceres juridicos sobre a mesma Constituiçao), em deterimento dos inumeros especialistas santomenses;estes portugueses nao dao nada a ninguem, tem sempre alguma na manga, saudozismo colonial, bla, bla….entao e agora? Preso por ter cāo, preso por nao ter…sejam coerentes. O governo foi eleito, assumam a vossa responsabilidade como cidadaos eleitores de um pais independente e democratico.Na democracia ganha a maioria, a oposiçao que faça o seu trabalho apresentando programas e alternativas em vez de contribuirem com o caos.Ainda espero um caderno de propostas de alternativa ao governo. Espero que a oposicao apresente um antes das eleicoes.O Tribunal Constitutional é uma mais valia para a democracia. Necessario e existente na maioria dos paises com ordenamentos juridicos organizados. Onde já Se viu um super tribunal com um super juiz eleito entre pares (nao pelo povo) tal monarquia absoluta da Justiça manter uma norma provisoria que já data mais de 10 anos e continuar a perpetuar-se no tempo?
    Outra questao que li aqui quando falam de outras nacoes africanas, nomeadamente Ruanda. Mas ao menos sabem do que falam? Já la foram? Tomara São Tomé chegar aos calcanhares do desenvolvimento da naçāo ruandesa. Mesmo com uma guerra civil sangrenta, o pais reergueu-Se, construiu, trabalhou infraestruturas, qualificou pessoal, e hoje encontra-se nas linhas da frente do desenvolvimento do continente. Tivessem os senhores do poder ha 40 anos posto os olhos nesta e noutras nacoes africanas em vez de ficarem com roças e outros patrimonios onde nada fizeram, nem sequer para manter o que havia sido já feito e estaria São Tomé muito melhor que hoje. Os outros ao menos tiveram a desculpa da Guerra e mesmo assim deram a volta por cima e hoje temos de pegar em binoculos para os conseguirmos ver quanto mais igualar. Aqui qual é a desculpa?
    Por fim, devo manifestar o meu desagrado pelo facto do Tela Non Se mostrar claramente parcial nos ultimos tempos. Isto já nao é jornalismo e sim artigos de opiniao. Que Se saiba e para que Se esclareca nao foram todos os deputados expulsos pelos ninjas ou samurais. Foram cerca de 6 os expulsos pelos desacatos que provocaram e todos vimos na televisao. Os restantes sairam por SUA PROPRIA vontade em solidariedade com os outros pensando que talves assim conseguiriam boicotar a votacao da lei. Isto sim é exercer de pressao uma casa de leis onde naturalmente ganha quem tem a maioria do eleitorado nas ultimas eleicoes. A oposicao partindo a urna e abandonando a sala parlamentar colocou, ou julgou que ia colocar, o parlamento, o governo e todo o povo que o elegeu por maioria como reféns das suas ideologias. Os caes ladram mas a caravana passa.

    • Conceicao Pereira

      27 de Janeiro de 2018 at 20:01

      Nao persebo a sua indignacao Sr indignado e pelo que li da sua tentativa de elucidar deu para entender que ou pertences ADI ou entao nao entender nada da democracia.

      O facto de ter uma maioria da direito a fazer todo e mais alguma coisa e a constitucao esta clara.

      Para certos assuntos sao necessario 2/3 de deputado e entre tais assunto estao a constituicao de tribunais e seus Juizes.

      Nao pode nem deve ser constituido apenas por partido fim da estoria.

      Os tais juizes sabem tao bem disso principio juridico

      Como podem tais juizes exercer a jurisprudencia com a imparcialidade entre qualquer forca politica e ADI e eles sao empossado por ADI?

      Que independencia teen ? nenhuma

      Num parlamento de 55 deputado necessitas de mino 36 deputado para aprovar certas lei.

      Em qualquer Pais democratico.

      Exemplo de Estados Unidos de America onde os Senado teve problema para aprovar OGE de emergencia porque nao haviam obtido uma maioria de 60 Senadores

      Existem regras na democracia e se nao sabes informa te antes de escreveres sobre assunto.

      Sao Tome faz parte de CPLP e nao vejo porque rasao noa devemos pedir opiniao dos nossos amigos , alias o senhor indignado deveria recordar que PT ao regressar a sao Tome fez se acompanhar um deputado Portugues de CDS PP Rebeiros Teles , um ex colono ai tu nao tinhas problema ,,, muita hipocrisia

    • JACA

      28 de Janeiro de 2018 at 7:02

      Grande miserável mental, e desonestidade. Como pode um ser humano dizer isso. Existe país no mundo que cria um Tribunal Constitucional só com a vontade de um partido! Vamos esperar que a comunidade internacional venha dizer que STP tem democracia. Gostava é de ver, embora suspeito a seriedade desse mediador e sobretudo segundo dizem é amigo de Trovoada Pai e que já foi apanhado em maus lençois quando foi ministro do seu país Guterres não sabe isso?

      Democracia morreu! Mas ódio paira nos olhos da maioria dos sãotomenses, pelo menos os lucidos, os não povo Pequeno. Porque este não sabe nada. Só vota por água, luz, banho, cerveja, pão com chouriço, e algum dinheiro….uns 50 a 100 dobras, deixa lá vamos ver ADI destruir esse povo e a sua solidariedade.

    • Nuno Migue Menezes

      29 de Janeiro de 2018 at 23:10

      Senhora JACA

      Que ‘e um froto precioso de Sao Tome and Principe, acabei de fazer uma pesquisa apenas para si aqui tem o link.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Tribunal_Constitucional_(Portugal)

      Espero eu que essa pesquisa minha que assim fiz na Google ajuda a senhora perceber o que ‘e Tribunal Constitucional e seja util.Tribunal Constitucional, La dentro nao vende água, luz, banho, cerveja, pão com chouriço.

      Ser do ADI ou ser de um partido quarquer dentro de Sao Tome and Principe que possa ganhar as eleicoes nao ‘e nada facil resolver todos os problemas que ASSIM existe dentro de Sao Tome and Principe,e mais tarde o Povo informa por escrito que MSTP ou ADI nao estao a fazer um bom trabalho e deixa de existir água, luz, banho, cerveja, pão com chouriço.

      Tenta chegar a MINHA PESSOA e pede apenas 10 euros, a minha pergunta ‘e apenas essa a senhora nao trabalha? Quais sao as suas infraestruturas que a senhora Possui para eu assim emprestar a si 10 euros?
      A sua resposta ‘e nao tenho infraestruturas neste momento e nao tenho trabalho, e a seguir pego num livro e escrevo senhora JACA deve a mim 10 euros e a senhora JACA fica com uma divida interna para comigo.
      Passando anos a senhora JACA viaga ate a Republica de Portugal e encontra o senhor SAFU e informa o mesmo que necessita de 20 euros, o senhor SAFU pergunta a senhora quais sao as suas infraestruturas que a senhora Possui para eu assim emprestar a si 20 euros?
      A sua resposta ‘e; nao tenho infraestruturas neste momento e nao tenho trabalho, e a seguir o senhor SAFU pega num livro e escreve a senhora JACA deve a mim 20 euros e a senhora JACA fica com uma divida interna.
      E neste momento a senhora JACA fica com uma divida INTERNA com duas pessoas no valor de 20 euros.
      Isso tambem acontece na governacao de um Pais, para a senhora JACA perceber dessa situacao necessario pesquisar tenta fazer umas pesquisa qual ‘e o valor em dinheiro que SAO TOME And Principe deve a outros Paises e isso na linguagem professional PIB produto interno Bruto divida interna divida international, essa mesma divida faz com que haja água, luz, banho, cerveja, pão com chouriço, e medicamentos no Pais aonde a senhora se encontra que se Chama Sao Tome and Principe aonde nao existe meios do seu proprio sustento necessitam sempre de ajuda de outros Paises.

      Meio de sustento

      Uma fabrica de leite
      uma fabrica de Pao
      uma fabrica de galinha

      Aonde se consegue ter leite para a populacao e tambem pao, e tambem galinha, e ao mesmo tempo com sucesso haver a exportacao para outros paises que assim querem comprar produto de Sao Tome and Principe, e para isso acontecer necessario ter infrastreturas a nivel de PORTO DE AGUA PROFUNDAS e outras coisas mais que sao Tome e principe nao tem.

      Para isso tudo acontecer necessario ADI que neste momento encontra no poder negociar ir viajar para outros PAISES e nunca se sabe humilhar TAMBEM, para nao faltar nada a seu POVO de Sao Tome and Principe e ao mesmo tempo endividar. E endividar nao ‘e o senhor Primeiro Ministro de Sao Tome and Principe que fica com essa divida por pagar mais sim o PAIS em causa que se chama SAO TOME AND PRINCIPE.

      O que acontece por qualquer razao amanha ADI perde as eleicoes de SAO TOME AND PRINCIPE e ganha MLSTP , o novo governo entra no poder nao quer dizer que as dividas interna que assim o Pais tem deixa de existir, continua a divida e vai sempre aumentando e isso nao ‘e bom para a economia de Sao Tome and Principe, a razao para tal amanha se por acaso se Sao Tome and Principe tiver sucesso no petroleo necessario primeiro e com muita urgencia Sao Tome and Principe pagar a sua divida interna que assim tem com outros Paises,ANGOLA,Portugal,Cabo Verde,China,United state of America e outros mais…..
      E essa mesma lista de Paises que assim Sao Tome and Principe assim tem existe, necessario tambem haver essa informacao em Publico para assim as pessoas usar a internet e pesquisar.
      E se nao haver esse tipo de informacao logico que as pessoas pensam que o governo estao a roubar e o povo nao esta a ver melhoria no seu Proprio Pais que se chama Sao Tome and Principe.

      Em relacao a senhor Guterres, escrito por si a senhora tem que ser mais explícita para assim haver troca de informacao e ideias, nao importa se a senhora tem estudos ou nao tem estudos eu pessoalmente percebo as pessoas com sem estudos e sem estudos que menssagem quer transmitir, e da forma como foi escrito por si nao consigo, e pelo o nome sei quem ‘e A PESSOA mais no entanto existe coisas boas e coisas ruins tanto para nos os Portugueses quando assim teve o mesmo no Poder em Portugal.

      Em relacao a coisas Ruins ‘e o o que o Povo fala, ‘e o que esta a acontecer com a senhora fala coisas ruins porque nao esta a ver melhorias no seu nivel, e o seu nivel se calhar pode ser uma infrastretura que ainda nao existe em Sao Tome and Principe e essa mesma insfrastretura que nao existe faz com a senhora fica em casa desempregada, E FICA COM RAIVA TAMBEM.

      Em relacao o que a senhora escreveu neste jornal que a democracia morreu!!! nao ‘e bem assim necessario haver tambem dentro de Sao Tome and Principe no parlamento a voz do POVO um representante que fala para o seu POVO o que eles necessitam e outras coisas mais e o governo ouvir os mesmos, muita coisa falta em Sao tome and Principe, democracia de Trabalhador um representante sempre no parlamento a gritar e a pedir direitos para os trabalhadores, coisas que existe dentro do Pais aonde me encontro a viver Reino Unido.E essa infrastretura apenas ve o que o trabalhador necessita como por exmplo aumento de salario(vencimento) e os mesmos com grandes representantes dentro do Parlamento gritam para os direitos de nos os Trabalhadores.
      Apenas Sao Tome and Principe necessita uma infrastretura em Todo nivel e MLSTP e o ADI os mesmos a ler isso vao dizer aonde esta dinheiro para isso Tudo ninguem trabalha sem vencimento.

      Mais no entanto fiz para si senhora jaca com todo carinho uma pesquisa a Democracia o que ‘e o seguinificado:
      https://www.dicio.com.br/democracia/

      E a senhora termina dessa forma o que escreveu;deixa lá vamos ver ADI destruir esse povo e a sua solidariedade.

      O ADI ou MLSTP ou outro o governo que existe em Sao Tome and Principe nao existe destruicao neste sentido que assim a senhora escreve, mais sim existe dividas com outros Paises e negam dinheiro a Sao Tome and Principe e com a razao ele nao cai do ceu,e tambem existe outras situacoes que assim esse Pais que empresta tem,pode ter outras dividas e outras coisas tambem por pagar e o senhor Ministro vem com a sua BAGAGEM vazia sem solucao, e sabe o que acontece quando assim vem sem solucao o dinheiro da Passagem da para comprar leite, pao, aquilo tudo que a senhora escreveu, da para oferecer a uma familia ou a uma escola primaria dentro de Sao Tome and Principe, mais infelizmente necessario ADI neste momento no Poder ou amanha MLSTP sair ir negociar la FORA para assim haver equilibrio financeiro minimo daquilo que a POPULACAO necessita.

      Fazer Hospital fazer clinica nessita da manutencao e outras coisas mais e isso tudo existe custos inormes para o governo que esta a governar Sao Tome and Principe.

      Complicado……

      O que o governo pode fazer neste momento ‘e vender areas em Sao Tome and Principe a pessoas com capital para construir fabricas dentro de Sao Tome and Principe, uma altinativa que da sempre lucro para quem abre e para o desenvolvimento de Sao Tome and Principe e para as pessoas tambem ou seja a populacao passam a ter trabalho.

      Sao Tome and Principe parece a mim que existe petroleo nas aguas que pertence Sao Tome and Principe isso pode ajudar a pagar as dividas haver acordo para abaixar as dividas que assim existe com outros paises da a oportunidade de exploracao a outras compania interessadas e isso tudo ajuda para deminuir a divida que Sao Tome and Principe assim o tem, nao quero dizer de uma hora para outra ou de um ano para outro ficamos sem dividas….

      A minha geracao ‘e 1977 ano 2046 estou velho na reforma os ingleses dizem FINGER CROSS espero ate la Sao Tome and Principe haja melhoria tanto para as pessoas RICAS E POBRE que vive neste belo Pais que se chama Sao Tome and Principe.

      Pessoas RICAS as vezes as pessoas dizem isso; eles sao RICOS estao sempre bem, nao ‘e bem assim, eu rico a viver no Pais sem Infrastretura mesmo querendo ajudar nao ‘e nada agradavel, pode acontecer a maneira de ser o POVO do Pais em causa, a forma de pensar tudo isso leva a mim nao investir.

      Nuno Menezes
      Lincoln,Reino Unido (England)

    • WXYZ

      29 de Janeiro de 2018 at 3:17

      Bem escrito.

  12. Paulo Gonzaga

    27 de Janeiro de 2018 at 12:10

    Cuidado que as coisas nao estao bem. A saude vai entrar em greve. A radio e tvs tambem vao entrar greve. Patrice vai ter dores de cabeca graves..

  13. Zani

    27 de Janeiro de 2018 at 13:07

    Se era 700 e passou pra 1700 isto não é o triplo meu caro. Refaça as suas contas e verás!

  14. Diga não a ditadura

    27 de Janeiro de 2018 at 13:35

    Podem falar o que quiserem, nem com o parecer do Jorge Monteiro, ou outra coisa qualquer, é enquadrado no pensamento do governo. Primeiro que, o mesmo esclareceu que na primeira votação tem que ter no mínimo 37 votos a favor, depois se não passar é que passa com 33 votos. Isto não foi cumprido. E por outro lado também vários professores de Portugal, brancos não concordam com parecer de k criar um tribunal constitucional, só conta o voto de quem está no poder. Nunca um tribunal tem que ser algo de consenso nacional e social. Como fazer referendo. O governo e assembleia não pode ser juiz em causa própria.

  15. FCL

    27 de Janeiro de 2018 at 13:58

    Descansem em Paz

  16. Quidide

    27 de Janeiro de 2018 at 14:09

    Palhaçada de tribunal e seus juízes palhaços “assina só”. O golpe constitucional parece estar consumado, infelizmente. Mas Deus é todo poderoso.

  17. Rapariga da Macumba

    27 de Janeiro de 2018 at 14:18

    Discursos de tomada de posse dos 5 jagunços do PT
    José Bandeira – queria no fundo do coração agradecer os deputados da Assembleia Nacional por este gesto nobre que fizeram por mim, que vai me safar a vida. Eu não sou ingrato e lutarei com todas as forças que tiver para vos pagar este nobre favor

    Carlos Stock – juro por minha honra cumprir as missões que me forem confiadas pelo dr Patrice Trovoada
    Kótia Menezes – Caros presentes, a concretização deste processo obriga-nos a análise das opções de desenvolvimento futuro. Deste modo a expansão da nossa actividade auxilia a preparação e a definição das nossas proposições. Obrigado
    Fábio Sardinha – nunca é demais insistir, uma vez que a consolidação das estruturas oferece uma oportunidade de verificação de índices futuros..Ahahahahaha. Desculpem
    Jonas Gentil – Hummmm..

  18. Desejo-lhe

    27 de Janeiro de 2018 at 17:28

    CARA DE PAU… VAMOS TER BOM CENSO Minha GENTE. UM GOVERNO QUE TEM TD PARA TRABALHAR, ESTA A CULPAR OPOSIÇÃO DE QUE. VEJAMOS, ADI tem presidente da República, tem assembleia da república de adi, governo adi, MP adi, mesmo assim querem fazer um tribunal só deles. Isto é um absurdo. Um abuso. De poder. Estou a espera do presidente de Portugal dia 9 para vir esclarecer TD essa situação. Se há confusão adi tinha k fazer referendo e cumprir lei mais de 2 terços dos deputados em efectividade funções.

  19. Mezedo

    27 de Janeiro de 2018 at 22:04

    Voce indgnado é mesmo um parvo do indgnado. Devias ter vergonha da tua mascara falando como se fosse um parvo.

    Então nao tens memoria do que fez levy e boa morte a 4 na mesma casa parlamentar.

  20. Nuno Migue Menezes

    28 de Janeiro de 2018 at 12:44

    Senhor ou Senhora QUIDIDE

    Eu realmente nao sei qual a sua profissao, se a senhora souber me dizer a sua profissao e a classificacao que assim dou ‘e Palhaçada ‘e a sua profissao a todo NIVEL.
    Se a sua Profissao ‘e ROUBAR acredite a senhora ou o senhor esta bem entregue nas maos dos juizes aonde FOI escrito por si Palhaçada de tribunal e seus juízes palhaços.
    E existe pessoas que se acham engracado e se acham falar bonito ‘e insultar os outros,parece a mim que isso aplica a si.
    Uma pesquisa sempre fasso quando existe duvida da minha parte nao ‘e necessario ter estudos para assim pesquisar a senhora sabe qual ‘e o seguinificado de TRIBUNAL constitucional ?
    O Tribunal Constitucional é o mais alto Tribunal da jurisdição constitucional portuguesa ou de Sao Tome e Principe e outros Paises que existe no MUNDO e o único Tribunal português ou de Sao Tome e Principe cujas decisões são definitivas e inapeláveis.

    Nuno Menezes

  21. mezedo

    29 de Janeiro de 2018 at 8:54

    Voce bateu no fundo. então vem dizer que supremo Tribunal já não tem valor.

    Que vergonha gente.

  22. Reflexão

    29 de Janeiro de 2018 at 10:38

    Se alguém me diz que melhorar o sistema de abastecimento de água potável, energia, vias de comunicação nas comunidades é campanha, diria que sim. Mas trata-se de boa campanha que todos no poder devem e deviam faze-la enquanto o exerce.
    Entretanto algumas ou muitas atitudes desta governação têm estado a contribuir vertiginosamente para o empobrecimento da população, aumentando com frequência e de forma exorbitante os impostos, inclusive nos hospitais onde se deveria ter dó dos doentes. Outras até parecem ser compromissos com o diabo, como por exemplo a mudança brusca do horário no país, sacrificando as crianças bem como os adultos e não só, Criação do tribunal Constitucional ilegalmente e de forma acelerada, leva-me a desconfiar muito que o país e a população estão em risco tremendo. Mas Deus é todo poderoso e São Tomé e Príncipe é uma terra Santa.

  23. Quilixe Furtado

    29 de Janeiro de 2018 at 17:35

    Aonde é que já se viu uma democracia com essas características: um Tribunal Constitucional composto apenas elementos fiéis a um partido político intolerante,…?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top