Política

Juiz Bandeira preside TC Autónomo instalado só pela ADI

Esta manhã os 5 juízes seleccionados e e eleitos só pelo partido ADI, que representa a vontade da maioria do povo de São Tomé e Príncipe, reuniram-se no edifício do Tribunal Constitucional Autónomo e elegeram entre si o Presidente do colectivo.

José Bandeira, antigo Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça nas Vestes do Tribunal Constitucional(até 2017), foi eleito pelos seus pares para presidir o Tribunal Constitucional Autónomo.

Carlos Stock, ex-Ministro da Justiça do actual governo, nomeado em 2017 Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça nas vestes do Tribunal Constitucional, foi quem presidiu o processo de votação.

Juiz Bandeira, que até a bem pouco tempo, exercia as funções de  Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça é o primeiro Presidente do Tribunal Constitucional Autónomo.

Note-se que o maior partido da oposição, o MLSTP anunciou que não reconhece o actual Tribunal Constitucional nem os seus juízes, que segundo a força política da oposição foram eleitos de forma ilegal.

Primeiro Tribunal Constitucional Autónomo entra em funções no meio de uma crise político-institucional.

A sede do Tribunal Constitucional Autónomo, foi até os últimos dias, a base central dos serviços secretos de São Tomé e Príncipe, a SINFO.

A polícia secreta do Ministério da Administração Interna foi transferida para lugar incerto, e o edifício que está localizado no quintal do Palácio Presidencial, passou assim a albergar os juízes do Tribunal Constitucional Autónomo.

Téla Nón

 

15 Comments

15 Comments

  1. Logo logo

    30 de Janeiro de 2018 at 16:17

    Esses indivíduos desse tribunal inconstitucional deviam ter vergonha. Como é k indivíduo idónio aceita assumir cargos nestes moldes. Vocês ao passarem na rua deviam ter vergonha do povo. Bandos de sem vergonha e incompetentes!!!

  2. POVO BILI WÊ

    30 de Janeiro de 2018 at 16:48

    Esse país está uma lastima, quem nos viu e quem nos vê. Coisas inacreditaveis têm acontecido nesta terra,e vão sempre dar na mesma pessoa, Patrice Trovoada. Credo desgraça que entrou terra, Deus esteja connosco, porque sem ele não sei até onde vamos parar.
    Este país está perigoso.

  3. Antonio Nilson

    30 de Janeiro de 2018 at 18:46

    Povo! Vocês se lembra de vários anos atrás, quando eu disse que o Patrice Emery Trovoada não pode ser confiável? Recebi muitas críticas por isso. Aconteceu que estava certo. E agora?

    Talvez eu tenho que entrar no terreno para educar as pessoas em São Tomé e Príncipe sobre política, as implicações de seus votos e como isso afecta a vida do povo.

    Se as pessoas que no poder em São Tomé e Príncipe não querem melhorar as coisas para as pessoas e melhorar as situações terríveis e tristes em todo o país, o último recurso talvez sera uma revolução? Assim como a Revolução Francesa, para que recuperemos esse país?

    Esse cara, Patrice, é tão delirante em pensar que ele pode se tornar o homem mais rico da África – não é possível. STP é pobre e dependente da ajuda externa. Eu discordei com as ambições dele derrubando Taiwan por razões gananciosas, e agora a China nem o está levando a sério. Patrice Trovoada é tão doente quanto o pai dele; Ladrões?

    STP está vivendo periodos dificies; um grande problema. As pessoas precisam de acordar e fazer mudanças sérias.

  4. Sa cada kua

    30 de Janeiro de 2018 at 19:11

    Vergonha na cara, precisa-se….

  5. Vergonha nacional e internacional

    30 de Janeiro de 2018 at 21:10

    Vamos ver o que o tribunal internacional vai pronunciar sobre isso… Brincadeira de mau gosto. Isto só pode ser loucura ou provocações. Vamos ver se a ONU vai pronunciar sobre esse cara de pau fraudulento, já tivemos um grande problema nas presidenciais, espero que a Comunidade internacional, tome medidas e manda prender essa quadrilha. Espero que o Estados Unidos da América, Intervenham rapidamente pk não é possível, um homem que já cometeu fraudes eleitorais gravíssimas a vir ser eleito Presidente. Estamos a brincar com os países que nos ajudam.

  6. Bobo mt kkk

    30 de Janeiro de 2018 at 22:10

    Mega fraude eleitoral a vista. Sei que isso pode não ter nada haver com o tema. Mas uma pergunta, esse PT FICOU A RIR OU PARECE QUE O PRESIDENTE DA NIGÉRIA, ESTAVAM A LHE HUMILHAR. ELE A RIR, CASCAR ESSE DENTE DELE FEIO QUE ELE POE LIXIVIA OU coisa de rato, com grande dente, boca puxada a parecer esse dinheiro dele de nota 100 novas dobras. Os gajos estavam a rir do homem e a gozar com ele e mesmo assim continuava a tentar rir. Epa estamos a passar mt vergonha internacional.

  7. Alligator

    31 de Janeiro de 2018 at 6:54

    Ngue cu na kele fa ca fica cu gelo se tloca! Adewa congo!!!!!!!Esta oposição hipocrita, vai morrer de “enfarte do miocardio”kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Bom rapaz

    31 de Janeiro de 2018 at 8:37

    Sinceramente isto é um descalabro. Acho que depois da era doPatrice Trovoada esses cinco indivíduos vão ter que hibernar. Não será uma hibernação por imposição mas uma hibernação natural de quem deveria ter um pingo de vergonha na cara. No meio dos cinco, o pior de todos é o José bandeira que já tinha, pelo menos até 2015 conseguido obter alguma reputação. mas de lá para cá tem sido uma vergonha nacional e um quadro da justiça que se deixa manipular e aceita gorjetas para agradar o outro então ele não vale nada. Não creio que no futuro alguma organização inernacional posso recrutar esses individuos para um trabalho sério. Isto é a vergonha nacional.O próprio enviado da ONU que se havia deslocado à S.Tomé saiu disiludido, face ao principio de “eu posso, eu mando, e ninguem nem nada esta a cima de mim”. O Presidente assina só até hoje nºão produziu uma só palavra, o que significa dizer que nem tem autoridade, não é imparcial e não sabe fazer nada senão assinar só, ou então é mesmo um submisso de Patrice Trovoada. Ou seja, o Patrice é tamvbém o Presidente da República ap+enas estando deixar o Evaristo sentar-se na Poltrona presidencial para fazer fotografias e nada mais. Mais ainda, é necessario que a senhora Menezes apresente seu diploma, porque há rumores de suas colegas de universidade de que ela não chegou ao fim. Será mais um caro de diploma falso, ou não?

  9. Quilixe Furtado

    31 de Janeiro de 2018 at 8:40

    Caros compatriotas. O caso é muito sério. Parece brincadeira, mas o país está tocando o fundo, pois não se admite que este tribunal venha a dirimir interesses tao importantes do povo, composto, como está, desses fiéis ao Patrice Trovoada.
    Deus valha STP!

  10. DITADURA DA PEDRA

    31 de Janeiro de 2018 at 10:27

    Depois dizem que os rebeldes não têm razões, Infelizmente o País não tem como reagir fora da lei…, mas um dia isso vai arrebentar podem cré. os vendedores da Pátria lambe-botas, bajuladores. nessas condições vocês não deviam assumir essa pouca vergonha… credoooooo é assim que dinheiro e casa paga em Lisboa faz mudar a personalidade… meu deus só com cristo,

  11. José lemos e silva

    31 de Janeiro de 2018 at 13:24

    Noticia de ultima hora. São Tomé e Principe ignorado no indice de Democracia do The Economist Intelligence UNIT, quer dizer o país vai de mal a pior na liberdade de expressão e de opinião.
    Está claro e evidente que o autoritarismo tomou conta do nosso país, vem aí a ditadura do ADI.
    Vamos a ver se a TVS ou a RNSTP vão falar disto.Ou mesmo o senhor Patrice fale disto. A ver vamos

  12. Guilherme de Oliveira

    31 de Janeiro de 2018 at 13:29

    Em termos de Democracia, liberdade de expressão, de opinião e de pensamento, infelizmente nosso país, STP, caiu para a categoria lixo, do The Economist Intelligence Unit, somente por culpa de um individuo que quer impor a sua forma de pensar e de agir na sociedade, isto é senhor PT

  13. Principe Convida

    31 de Janeiro de 2018 at 15:03

    Chorem, gritem, chorem porque acabaram o vosso mel. Entendemos. Mas, somos todos Santomenses.

  14. Toussaint L'Ouverture

    31 de Janeiro de 2018 at 17:55

    O meretíssimo juiz Bandeira vai emocionar-se e chorar, de novo, quando lhe oferecerem um carro novo para si e outros para os seus pares. E agradecer reverente e humildemente ao ”XVI Governo, liderado por Sua Excelência o Dr. Patrice Emery Trovoada.” Não dá para acreditar…..!!!!! Tirem-me deste pesadelo.

  15. Carlos ludovino da cruz

    1 de Fevereiro de 2018 at 12:28

    Democracia em queda livre. Vê-se logo que foi tudo meticulosamente orquestrado pelo ADI.Mas como é possivel a votação efectuada coincide com o que já se sabia a bastante tempo aqui na praça? Bandeira Presidente e Carlos Stock seu vice-presidente? Foi uma votação simulada ? Quer dizer que o Mecias já havia dado instruções como seriam as coisas a cada um desses ditos juizes? Grande farsa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top