Política

Alegada intentona : Tribunal libertou Gaú e Ajax

Foram acusados na quinta feira pelo ministro da defesa e da administração interna, Arlindo Ramos de «tentativa de subversão da Ordem Constitucional através do assassinato premeditado do Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Patrice Trovoada». 

Gaudêncio Costa, vulgo Gaú, ex Ministro da Agricultura, membro da comissão política do MLSTP, deputado suplente a Assembleia Nacional, foi detido na quinta – feira pelas forças sob mando do Ministro da Defesa e da Administração Interna Arlindo Ramos. O mesmo aconteceu com o sargento das forças armadas Ajax Managem.

Esta sexta feira foram presentes ao Ministério Público e ao Juizo de Instrução do Tribunal da Primeira Instância.

O Juiz Francisco Silva analisou o processo, ouviu o cidadão Gaudêncio Costa, e chegou à conclusão de que não existem provas suficientes que pudessem justificar a manutenção do cidadão em regime de prisão. Foi mandado em liberdade,  sob termo de identidade e de residência.

Recorde-se que na sua declaração pública, o ministro Arlindo Ramos, antigo chefe dos serviços de inteligência do Estado, nos primeiros 15 anos de ditadura mono-partidária, garantiu que os seus actuais serviços  conseguiram provas bastantes que levaram a detenção dos dois cidadãos. « Os elementos recolhidos até então pelos serviços revelam para além da premeditação, uma forte determinação na execução dos seus desígnios, cumplicidades nacionais e estrangeiras, cabendo agora à polícia judiciária e ao ministério público esclarecer», assegurou o ministro Arlindo Ramos.

Apesar de neste momento se encontrar decapitado, os Tribunais de São Tomé e Príncipe,  dão sinais de independência. Para os homens que aplicam a lei e o direito,num Estado que tem que ser democrático, os elementos recolhidos pelo ministro da defesa e administração interna, parecem para já insuficientes para tirar Liberdade ao politico Gaudêncio Costa.

É um dos deputados do partido MLSTP, que mais criticae de forma contundente Patrice Trovoada e o seu Governo, nas sessões plenárias da Assembleia Nacional.

Abel Veiga

    19 comentários

19 comentários

  1. Revoltado com o governo de adi

    22 de Junho de 2018 as 20:35

    Misericórdia meus Deus. Tanta perseguição, intriga e confusão, que deixa a pessoa atordoada. A medida de coação aplicada é que parece esclarecedora do imbróglio político. Mais una manovra para atirar a poeira aos olhos do povo. Deus tem poder.

  2. Pedro Costa

    22 de Junho de 2018 as 20:36

    Estou a ver que a montanha pariu um rato. Se não tiverem provas suficientemente fortes que sustentem esta acusação, é muito grave. Não se pode ou deve tirar de boca para fora acusações desta natureza.
    Este “político” deve ser responsabilizado.

  3. Seabra

    22 de Junho de 2018 as 22:35

    Repito : O único caso do golpe de Estado com assassinato premeditado em STP,contra o presidente em função na época, Manuel Pinto da Costa, foi na verdade um golpe confirmado, preparado pelo seu 1o ministro,Miguel Trovoada. Este atentado de assassinato confirmado,levou-lhe ao asilo em França, onde tinha o estatuto de refugiado político,assistido pelo Estado françês, durante longos anos.Tendo dado uma má imagem de STP , no exterior. O filho PT em França, era “vigile”nas lojas e nas boîtes (das poucas vezes que ele trabalhou, pois que vivia dos subsídios do ESTADO françês e de pequenas “magouilles “). Foi no ano 1990 (outubro),que regressaram para STP, apoiados por muitos militantes da JOTA MLSTP e dos mais influentes o Gabriel da Costa ,Pascoal Daio e mais tarde o Varela. Hoje,o Gabriel da Costa foi afastado da convivência com os Trovoada. …todos eles sonham e querem ter um cargo importante, cobiçam o posto uns dos outros….todos eles estão prontos a vender a alma deles ao CAPETA para ter um lugar importante na política santomense.
    Não houve nenhuma tentativa de golpe ou de assassinato confirmado. ….é tudo MENTIRA.
    Capangas, preparem as maletas para seguirem o vosso PADRINHO !

    • Observador Atento

      25 de Junho de 2018 as 9:03

      Isto tudo eh uma diversao deste governo que tem os olhos nas eleicoes futuras. Com tanta promessa que fez do Dubai africano, porto aguas profundas e mesmo dos projetos chineses, hoje a verdade esta transparecer: ume cidade em ruinas, estradas com buracos em todo lado, ambulancias sem gasolina, hospital sem medicamentos, ataque a democracia, ataque a livre expressao e assassinatos nao desvendados. Aonde eh que se esta indo? Actualmente fala-se de uma hypotetica tentativa de assassinato do PM e faz-se muita comunicacao a volta disto. Quando assassinaram o Jorge Santos aonde estava todos esses orgaos da comunicao social inclusive o Tela non. E isto foi um verdadeiro assassinato num homem que nunca usou violencia para por em perigo a vida de autrui. Ate agora mais 15 de dias depois deste assassinato, nenhum suspeito foi preso e o assassino roda por ai em STP a rir e a comer numa boa. E voces gastam o vosso tempo num hypotetico assassinato. Abram os olhos tudo isto ai eh uma diversao num intuito de esconder a verdade dos reais assassinatos.
      Eu sou filho de STP e amo a minha terra mas que direccao estamos indo. Estou convicto que a justica ainda tem uma certa independencia em STP. Que deixem a PJ fazer o seu inquerito, mas que focalizem a energia nos verdadeiros crimes como o que aconteceu na pessoa do Jorge Santos que foi barbaramente assassinado a 150 metros do palacio do Presidente de STP. Ate agora nao ha pista nenhuma por este crime. Sera que em STP ha pouca vontade de encontrar os verdadeiros assassinos? Que parem com essa brincadeira de divertir a praca publica com novellas do patrice que nao eh outra coisa que animacao.
      Eu sei que o dinheiro tem comprado muita gente ai. Mas quando comecam assassinar pessoas honestas o povo deve acordar, os jornais devem condenar tais atos, o PM e o Presidente devem tambem condenar publicamente o que aconteceu com Jorge Santos. Se nao o faz, deixam a porta aberta para mais assassinatos em STP. Nao ha motivos para tirar a vida a um homem. So Deus tem esse direito!

  4. Arroz substância

    22 de Junho de 2018 as 23:34

    Está decisão do tribunal vem esvaziar a teoria da oposição que existe ditadura em S.tome vem demostrar que os tribunais está trabalhar e democracia está a funcionar.
    Agora às eleições estão aí o povo irá avaliar os partidos da oposição e também o governo pela suas prestações quero apelar a calma parem de incentivar o ódio nas redes sociais e nos jornais porque em 40 anos de independência todos os partidos tiveram a sua oportunidade para governar e enquanto lá estiveram não fizeram nada para desenvolvimento de S.Tomé limitaram em enriquecer deixando o povo sempre na miséria agora não vem chorar porque a torneira fechou.

    • Martelo da Justiça

      23 de Junho de 2018 as 9:43

      Calma “Arroz de Substancia”. Ainda é muito cedo para tirar essa conclusão. Ainda não se sabe o que vai acontecer com esse juiz. Olha que o Patrice não brinca em serviço.

    • Vicente

      24 de Junho de 2018 as 18:10

      Os governos que estiveram lá não fizeram nada ou não lhes deram tempo para fazer alguma coisa? Quantos governos chegaram ao fim do seu mandato?

  5. Francisco Ramos (PARDAL) B I 26649

    22 de Junho de 2018 as 23:57

    Boa noite meus concidadãos.
    O nosso ministro da defesa já fez muitas dessas coisas no tempo do regime único. Todo governo que não tem inteligência, persegue as pessoas, usa força para amedrontar assim aproveitam para roubar a saúde do povo, roubar escola do povo, roubar a paz do povo, enfim…..Esses dirigentes a fazerem isso, estão a matar-nos. Podemos ficar a espera que vão aparecer muitas mais novidades. Vai haver desaparecimento de pessoas. Acidentes forjados etc etc, para além da constituição que vai ser mudada para garantir a perenidade dos actuais dirigentes no poder.

    Se os peritos na investigação são assim tão bons, por favor ajuda-nos a descobrir quem matou Jorge Santos.
    Ajuda-nos a esclarecer se é ou não verdade a participação do 1º ministro Patrice Trovoada no golpe de Estado que Peter falou ao povo e ao mundo nas redes sociais.

    Nada vai só. oi Deus ou povo principalmente o povo pequeno vai um dia substituir dirigentes escuros e opacos no cérebro que falam do povo pequeno mas a pensarem como saquear a riqueza do povo pequeno. por dirigentes claros e inteligentes, que pensam como melhor desenvolver o país, produzir receita e partilhar para todos principalmente povo pequeno que mais precisa de hospital, educação, etc.
    Que Deus nos traga a paz …
    AMEM

    • Libedadji, inflomaçon, N’dependenxa.

      23 de Junho de 2018 as 8:17

      Grande Pardal. Mas a educação deste nosso Povo é tão limitada que não compreende.
      Ontem entrevistei muita gente, e muita gente está disposta a virar a agulha. bendito seja o Juiz que mandou com TIR o Gaudêncio e seu Ajax. A culpa não vai morrer solteira. Há uns que correm para a vida: matam para comer – esta é a Lei da Selva. Outros, que nem a Selva Pertencem, que matam por matar e nem sequer comem. Os animais são lúcidos. Políticos existem que nem aimais racionais conseguem ser. E atacam atacam atacam como se o POVO, meu povo pobre e sem educação e sciência ou saúde, continua a ser silenciado. Achas pseudo político, que o teu “Reino” será eterno? Enganas-te. O tempo que se avizinha vai fazer te CAIR. E já começaste com as engenharias sujas de manipulação dos factos: mortes assombradas combustível yo-yo (se aumentas nem o teu “povinho” votará em ti) e mortes por ausência de diagnóstico (não há reagentes no hospital e os VALLE Flor não estão cá!!!) mente eternamente… mas vais pagar

    • Seabra

      23 de Junho de 2018 as 21:15

      Enfim ! Alguém que se interessa (na rede social e ao publico),a este monstruoso crime Selvagem e atroz,do malogrado Jorge Pereira dos Santos.
      Franciso, alívia-me de ler o seu artigo,porque intetessou-se pelo triste e misterioso irreparável assassinato do JPS, que nos privou definitivamente na presença amiga, agradàvel do nosso estimado e amado Jorge. Certo, não o teremos de volta,mas devemos (todos juntos) ser firmes, determinados e exigir JUSTIÇA, para que o ou os criminosos sejam encontrados, julgados e condenados à altura dos seus actos, que foram de uma crueldade sem igual. Este assassinato, é mais um que ocorreu de jeito misterioso. Porquê ? Porquê o JPS, que era o ser mais discreto na cena política de STP? ELe era um homem à parte, só se ocupava da vidinha dele,era um cara pacífico, tranquilo, sem polémica e por cima muito generoso.
      Quem podia ter detestá -lo a ponto de espancá -lo de maneira tão atroz e RUIM? Que ÔDIO ! !!!
      Não lhe deixaram nenhuma chance de refazer a vida dele , de fundar uma nova vida de família (com uma mulher de bem,que ele bem merecia e sonhava), de voltar a ser um homem feliz,amado.
      Não lhe permitiram de voltar a abraçar o irmão,as irmãs,os sobrinhos,as filhas (Syndavi , Josy e o netinho dele Arthur Jorge ).
      Tem que haver justiça. Não é um CRIME para se ESQUECER, sem que haja JUSTIÇA.
      Jorge,não vamos te deixar cair no ESQUECIMENTO.Jamais!
      Pax in lumines ! Amém

  6. Bem de S.Tome e Principe

    23 de Junho de 2018 as 4:55

    S.Tome e Principe é um pais pacifico por natureza.Hoje seria um dos melhores pais da Africa, mas aqueles mais atentos a historia politica santomense vao constatar quais os verdadeiros culpados da situacao que estamos vivendo hoje.Leiam o livro de Guadalupe Ceita, livro de Carlos Graca,escutem as testemunhas de Hone, Gastao Torres, leiam o livro de Gerald Seiber, “Camaradas e Compadres , leiam tb livro de Bene Espirito Santo, ” I e II Republica” , escutem alguns militantes da antiga Civica, confissao de alguns militantes doMLSTP antes e pos independencia e um testemunho reccente nas redes socias de Bidao com Octavio Bandeira. Vao entender quem esta estragando essa terra.

  7. Libedadji, inflonaçon, ndependenxa

    23 de Junho de 2018 as 7:39

    É um estado verdadeiro de bananas apodrecidas. Daquelas que já não servem para comer ou fazer compotas.
    Como se pode levar a sério um país que brinca a política e acusa e desacusa, aumenta e desaumenta impostos, chama a classe médica toda – nacional de incompetência e internacional (ausente) e “mata” uma jovem de 17 anos por falta de diagnóstico (não existem reagentes no HOSPITAL!!!) e outra na entrada do bloco operatório. E depois um pseudo “intelectual” perseguida pelos ADI, mas ela do PCD CERTAMENTE COMPRADA… que esteve estupidez atrás de estupidez. Ou os cigarros a consomem ou o álcool. Ninguém no seu estado de lucidez escreve tamanhas alarvidades. Vai investigar meu coração e vê se internam na psiquiatria cubana onde o PT te irá abraçar na causa

  8. Metido a Besta

    23 de Junho de 2018 as 14:57

    A governacao de ADI bem como suas atuacao sao parecido com os de presidente Mario Vaz , da Guine Bissau,

    Desconhecem o proverbio que diz : Dar a Deus o lhe pertence a Cesar ao que pertence a Cesar.

    Justica que pertence a justica e o governo que pertence governo.

    Presidente Mario Vaz o que lhe pertence e o governo o que pertence o governo.

    Onde se viu que um presidente ordena preco de cajo ? que faz visitas aos empreendimentos como se tratasse de um primeiro ministro.

    Sr M Vaz tem algum poder executivo? Nao tem. logo existem areas que sao da copetencia de governo e nao de presidente, Ele deveria visitar as sedes dos concelhos e ouvir as populacao e nao a fabricas , fazendas que sao a exclusivo copetencia executiva.

    Sr M vaz, pensa que sabe muito. Mas nao da conta da oferta de Angola de um cheque de milhoes enquanto ministro de ? Ha rumores sobre este caso na net,

    MP da Guine Bissau deveria explicar o povo Guinense que a oferta de Angola a G Bissau deu entrada no cofre de Estado.

    Executivo de ADI tem imiscuido em tudo ate ao ponto de sus ministro e governo virem a publico fazerem defesa e acusacao em caso de Rosema, quando deveria ser o MP e nao a ministra da Jusitica numa nota que mas parece uma ma tese de dotouramento e agora este ministro , Sr A de Carvalho.

    Nunca ouvi algum ministro ou outro membro de governo , num Estadso democraticos, a cometerem a tamanha grosseira,em virem a publico fazer certos anuncios que ssao de foro judiciais.

    Onde anda o MP e a tao falada Policia judiciaria ,que ainda bem pouco tempo, foi feita a apresentacao com tanta pomba a circunstancia ?

    O Juiz Francisco Silva analisou o processo e deu uma licao ao ADI, a Assembleia da Republica , seu presidente , seus deputados e bem como o presidente da republica que ainda existem juizes em Sao Tome que estao ao sericos da justica e nao andam a mando de ADI e seus caprichos .

    Gálatas 1:10 Porventura, procuro eu agora o louvor dos homens ou …

    Porventura, procuro eu agora o louvor dos homens ou aprovação de Deus? Ou estou tentando ser apenas agradável às pessoas? Se ainda estivesse buscando agradar a homens, não seria servo de Cristo! Paulo foi convocado por Cristo

    João Ferreira de Almeida Atualizada
    Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

    Este Juiz demostrou que nao esta ai para agradar o ADI e nao teme ser exonerado, quando alguem, num pleno exerciocio das suas funcao obdece a Constituicao e a Lei e nao o ADI e seus caprichos,

    Assembleia da Republica se Sao Tome, seu presidente e os deputados , tocam a exonerar este juiz que Cumppriu a Constituicao e Lei nao a nossa vontade,

    Ninguem tem o temor da Vossa estupideza.

  9. Adeliana Nascimento

    25 de Junho de 2018 as 10:46

    Este procurador Geral da República só agora que acordou? Então onde é que anda as acusações feitas pelo Peter Lopes, acerca do encomendado assassinato do ex-presidentes Pinto da Costa+Fradique Bandeira+Oscar de sousa???

    Brincadeira

  10. Candida Rocha

    25 de Junho de 2018 as 12:57

    O ADI, orientou o Elisio Teixeira e o Raposo para candidatarem ao Supremo.
    O Elisio – É indiciado de assassinato do jovem Padeiro, e o Raposo- envolvido em muitos casos de corrupção passiva, inclusive aquele mencionado pelo Adelino Isidro.
    Será que são estes os juizes que o ADI quer para STP?

  11. Homem Grande

    25 de Junho de 2018 as 15:06

    Mas que Raio!
    A Brincadeira continua até quando?
    Os nossos actuais militares são uns BANANAS, aonde já se viu as forças da Ordem ir deter um Militar com essa facilidade, aonde está a camaradagem, companheirismo?

    Não deveria haver nenhuma força que pudesse manter a Ordem para além dos militares. Aceitam força estrangeira entrar no país, subtrair recursos que deveriam ser canalizados para vocês.

    As chefias que venderam a sua consciência… Deveriam estar fora do Quartel.

    Há que mudar isso tudo, porque é muita humilhação..
    Mas o facto real é que a cada dia os militares vão perdendo a sua dignidade.

  12. manuel

    25 de Junho de 2018 as 15:41

    Não aconteceu nada?
    Para voces isso não passa de uma invenção?
    Isso quer dizer , se tivesse havido morte, agora vocês estariam a lamentar e a comentar as tortas e a direita.
    O mundo é mesmo assim.

  13. Seabra

    25 de Junho de 2018 as 17:20

    …ô homem, por esmola,tome lá os seus miseros trocados em dobras,para ir-se embebedar com litros do mau alcool ou charros, mas poupe -nos com os seus medíocres comentários das trevas. O falso atentado à pessoa do PM Patrice TROVOADA, nunca teve lugar…confirmo o que foi dito por um internauta (mais um que finalemente ousa denunciar o atroz e selvagem assassinato do Jorge Pereira dos Santos ),trata-se simplesmente de uma DIVERSÃO, para distrair e atirar atenção à pessoa dele.A vida do PT não é mais importante que a de um digno , honesto e ilustre nacional como o doutor Jorge dos Santos, sobretudo que este último nada fez,nunca prejudicou ninguém, para além de ter dado uma boa contribuição para o desenvolvimento de STP. Todos sabem em que condições ele foi assassinado ESPANCADO até morrer. Contra factos não hà argumentos.
    Se você que comparar, basta só citar que PT-ADI, têm destruido STP, com a política TOTALITÀRIA, de DITADOR que ele e os capangas dele têm instalado e imposto em STP ( todos são vigiados, hà BUFOS em todos os cantos, não existe democracia,os jornalistas,a população foram suprimidos a liberdade deAMEM expressão ),a fome,a miséria,o crime não elucidado…, e ainda ficam estupefectos que o povo esteja descontente ? Num outro país da Africa ou da América Latina, já esta GOZAÇÃO dos TROVOADA,teria terminado há muito tempo….eles estão no PODER desde 1990.
    O Frédérique de Menezes (que o Jorge dizia ser seu amigo),onde está ele? Que gesto de dito amigo teve ele? Aliás,quem deu a cara para denunciar este afroso crime CRUEL?
    Agora, para ABAFAR este crime (que parece estar seguindo lentíssimamente, ora que STP é pequeno e com o telefone que um dos assassinos tem torna-se muito fàcil de ser localizado ), vêm -nos com a ESTÔRIA da Carrochinha, para mais uma vez fazer centrar à atenção no 1o vagabundo de STP…a prova é este atentado e pretendido assassinato. Mas ele ainda està vivo. Precisa-Se avançar com o inquérito sobre o assassinato do Jorge PEREIRA DOS SANTOS.
    De qualquer jeito vai haver justiça.
    Será que o PT (embora lhe falte cultura geral, por falta de formação académica), sabe qual foi o motivo que provocou a 2a guerra mundial ?
    Pois é o que risca STP se não houver justiça,LOGO, sobre o ODIOSO assassinato do JPS.
    Il ne s’agit pas d’une blague!

  14. Zani

    26 de Junho de 2018 as 10:18

    A meu ver existe muito ódio dos políticos da oposição para com o PT.
    Qual a razão disto?
    Tudo porque a única coisa e objetivo do homem é querer o bem de São Tomé e Príncipe e desenvolver a sua economia!

    Tudo porque o homem fechou as saídas das torneiras públicas e soberanas do país para os que sempre mamaram as custas do governo e alimentava seus familiares parentes e amigos com as farras do dinheiro público vindas das ajudas internacionais que cada vez essas ajudas estão a minguar e um dia vão acabar!

    Bem haja São Tomé e Príncipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo