Política

Já são conhecidos os prováveis juízes conselheiros do STJ excepcional

São 5 e foram escolhidos por uma comissão multi sectorial, criada por decisão da maioria parlamentar, e composta nomeadamente por quadros do Tribunal de Contas e do Tribunal Constitucional.

4 dos seleccionados exerciam funções de magistrado no Ministério Público, nomeadamente o Procurador Geral da República Frederique Samba, que agora salta para Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Excepcional.

O  ex-Procurador Geral e também ex-ministro da justiça do actual Governo Constitucional, Roberto Raposo, deverá pular do ministério público para o Supremo Tribunal de Justiça.

A Procuradora Vera Cravid, ex-Directora da extinta PIC deve segundo a selecção da comissão multisectorial, passar para o Supremo Tribunal de Justiça como Juiza Conselheira.

Euridice Pina Dias, juíza do Tribunal da primeira instância também concorreu à vaga que foi aberta no Supremo Tribunal de Justiça por uma resolução parlamentar e foi seleccionada.

Os 5 candidatos seleccionados pela comissão multi sectorial, deverão ser investidos nos próximos dias pela Assembleia Nacional, como Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça EXCEPCIONAL.

Exactamente a casa parlamentar que através de numa resolução sustentada pelo voto da maioria parlamentar da ADI, decapitou em Maio passado o Supremo Tribunal de Justiça.

Tudo pelo facto de os 5 juízes conselheiros e de carreira, terem na altura decidido em acórdão mexer com uma empresa privada, denominada “Cervejeira Rosema”.

Abel Veiga

    18 comentários

18 comentários

  1. STP

    5 de Julho de 2018 as 7:58

    Essas pessoas, pela ganância perderam noção do que é ilegal.
    O Roberto Raposo já se sabia que iria se candidatar porque o que interessa para ele é estar num lugar de destaque, ter carro de Estado e motorista, e todas as mordomias, é do ADI e cumpre as ordens do chefe.
    O Frederico Samba nem se fala, perdeu toda credibilidade.
    O estranho são as outras pessoas, que se considerava idóneas compactuar com todas essas ilegalidades.
    Este processo está manchado de vícios e ilegalidades desde inicio, desde a exoneração dos juízes que devolveram a fábrica rosema ao seu real dono.
    Essas pessoas não devem ser respeitadas, não têm carácter, serão eternas marionetas nas mãos de Patrice Trovoada.
    País de pessoas interesseiras,uma tristeza. Que Deus abençõe São Tomé e Príncipe.

  2. Fernado Ferreira Martins

    5 de Julho de 2018 as 8:29

    Mas é assim que se faz as coisas? Claro que era isto que o ADI queria. Ter o Samba +Raposo+ 2 outros a serem comprados para fazerem o seu trabalho e assim vai STP

    • José Rocha

      5 de Julho de 2018 as 13:43

      Afinal o Samba ja é da ADI? Sempre me disseram que estaria ao serviço do MLSTP. Afinal em que ficamos? O que interessa é que façam um bom por STP independentemente da cor partidária com que eventualmente melhor se indentificam. Os interesses de STP devem prevalecer acima qualquer outro..

      • Unidos venceremos

        5 de Julho de 2018 as 20:55

        Bom trabalho??? José Rocha deixa de tapar o sol com a peneira, se não, vais ficar queimado.
        Pelo visto Samba é do partido que lhe dá mais dinheiro.
        José Rocha cresça e apareça, a tua boa vida vai acabar a 7 de Outubro,teu chefe vai bazar da banda.

      • ONDE MESMO?

        6 de Julho de 2018 as 7:50

        Sr. José Rocha acha que alguma vez o Samba é ou foi do MLSTP? Este foi sempre afecto ao Patrice. Se não vejamos:
        – foi mandado afixar Edital para captura do Patrice, este regressou a S. Tomé e o Samba nada fez
        – O Patrice foi declarado o mentor e o mandante do golpe de estado e encomendou assassinatos de Pinto da Costa, Fradique de Menezes e do Óscar de Sousa e o Samba nada fez
        – Os 30 milhões de dólares americanos da dívida contraída por S. Tomé e Príncipe desapareceram e está em paradeiro incerto e o Samba nada fez
        – os 10 milhões para o hospital ninguem sabe o seu destino, e o que fez o Samba? Nada
        E há mais exemplos do trabalho do Samba a favor de Patrice Trovoada que todos nós conhecemos e que o famoso “Samba Soco-pé” é conivente por não fazer rigorosamente nada, e portando não me venha dizer que ele é do MLSTP.
        7 de outubro vem aí e vamos ver se o Samba e os outros seguidores cegos vão continuar.
        Ora quem nunca esperei fazer parte da escumalha é a Vara e a Euridice. Conseguiram surpreender me.

  3. Logo logo

    5 de Julho de 2018 as 8:34

    Dizem que Samba teve apenas 50 na classificação, enquanto outros tiveram 57. Pode TELANO nos brindar com os resultados das classificações para que povo fique a saber quem é quem?

  4. Antonio Pedro M.

    5 de Julho de 2018 as 8:42

    Porta de entrada será porta de saída.

  5. Fonseca

    5 de Julho de 2018 as 11:49

    Bom dia,

    O que é preciso é que façam um bom trabalho e dignifiquem os tribunais e o país.
    Foram selecionados também dois juristas. Julgo que os responsáveis por esse projeto fizeram bem em enquadrar nesse grupo, os dois juristas de mérito. Uma vez que o supremo aprecia essencialmente, questões de direito, será uma mais valia ter esses individuos a se ocuparem dos processos.
    Só não sei, porque razão os nomes não constam dessa notícia?
    Talvez fosse importante aos cidadãos santomenses conhecer os respectivos nomes/juristas.

    Pode ser que finalmente possamos ter no sistema, gente que se dedica verdadeiramente à causa, gente que passe muito tempo no gabinete e que despache os processos.

    De juizes ausentes, STP está farto. Os cargos têm por inerência, funções e essas devem ocupar grande parte da vida daquele que se propõe a desempenha-las.

    Desejo felicidades aos novos juizes.

  6. boca pito

    5 de Julho de 2018 as 13:28

    Não se esqueçam, como foi uma decisão exceptional da maioria absoluta amarela da assembleia, amanhã se tivermos na assembleia uma maioria absoluta castanha, todos esses Juízes agora eleitos poderão ser exonerados através de outra decisão exceptional.

    Fui!!!

  7. Adeliana Nascimento

    5 de Julho de 2018 as 13:33

    Caro Fonseca

    Tentei entender a tua preocupação, mas a verdade é que eles não terão como fazer um bom trabalho. já vão encomendado. É igual aos do Tribunal Constitucional. Vão lá e não se esqueçam da gente. Cuidadinho êêê

  8. Seabra

    5 de Julho de 2018 as 15:14

    Mais uma das MANOBRAS de corrupção do PT-ADI e Máfia. Cela va être de courte durée, jusqu’au mois d’octobre 2018….après c’est le TERMINUS : “PT-ADI et ses 40 voleurs et ses quelques nains, DEHORS,on vous a assez vous…bàaaaaaaazzzzzaaaaaa!
    PT-ADI e Máfia, são PERSONNA NON GRATA EM STP.Este mal tem que ser ARRANCADO pela raíz, do jeito a não voltar a crescer em STP. Já deitaram muito VENENO, a situação no país está RUIM à brava.
    PT-ADI, vá preparando os seus numerosos juízes da sUA MAFIA ADI, pois que vai precisar muito deles no futuro (prôximo ou longíguo ). A questão é : será que terão pêso para defender o seu TAMANHO CADASTRO ?
    Comecem a preparar as vossas trouxas BANDA dos 40 LARÁPIOS. O PT, nem precisa preparar,pois que ele não reside em STP está de passagem constatemente. …tudo dele (desvios avultados dos BENS do ESTADO e do POVO pequeno sãotomensezinho,está bem aquecidinho no cofre e na conta dele no exterior,assim como outros bens adquiridos pela sua arte de ROUBO catedrático ( a sua única formação ): casas,carros. ….
    Vamis nessa…um NÃO MASSIVÍSSIMO!!!

  9. DITADURA DA PEDRA

    5 de Julho de 2018 as 15:33

    é pena que só vão ficar neste lugar por pouco tempo, quando o MLSTP ganhar as eleições, tudo isso vai acabar. nem horas nem tribunal inconstitucional, nem rosema, nem Patrice nem Levy nem Abnildo nem Wadson vão todos de ferias a Portugal e gabão, e nunca mais queremos ver vossa cara porque são judas…

  10. MAVUMBA

    5 de Julho de 2018 as 16:42

    Este país, talvez se diga, não tem gente que presta. Nessa correria ao STJ EXCECIONAL do ADI, As pessoas despudoradamente foram a coca de altos cargos para viverem bem. Não importa de que das circunstancias em que esse “tribunal” surge. É muita vergonha. Os primeiros candidados jubilados chamados pelo BALUBA disseram peremptoriamente que não iriam para isso porque não pactuavam com ilegalidades. Honra lhes seja feita. Com exepção de Paquete que é um dos ieologos do ADI na justiça, outros dois têm credibilidade: O Dr. Flaviano e Dr. Francisco.
    Ora a genese deste “tribunal” excepcional (CREDO!) Vem de decapitação do STJ/TC por maior bsurdo de decisões politicas no mundo, em que o Parlamento expulsa os juizes do STJ que decidiram o caso ROSEMA. Este é país! Em sequência escolhe politicamente um processo de eleger novos juizes que necessariamente são indignos, porque não têm carater nem são minimamente sérios.
    Tudo isso a parto do tribunal constitucional do ADI que foi criado e composto só por pessoas desse partido.
    É convicção da maioria que se o ADI não ganhar as eleições, tudo deverá voltar para estaca zero, numa reposição da legalidade e constitucionalidade da vida deste país que tanto sobre com irracionalidade e abusos dos seus politicos.
    A justiça divina há-de sanar isso tudo.

  11. Pedro Costa

    5 de Julho de 2018 as 19:56

    Isto tudo não passa de uma palhaçada. Se o poder político, estes pseudo-políticos, continuarem a meter nariz onde não é chamado, nada feito.

  12. Unidos venceremos

    5 de Julho de 2018 as 21:00

    Bom trabalho??? José Rocha deixa de tapar o sol com a peneira, se não, vais ficar queimado.
    Pelo visto Samba é do partido que lhe dá mais dinheiro.
    José Rocha cresça e apareça, a tua boa vida vai acabar a 7 de Outubro,teu chefe vai bazar da banda.

  13. STP

    5 de Julho de 2018 as 21:06

    Agora que vou votar na oposição para ver se acabamos com essa pouca vergonha.
    Juízes sem vergonha, sem escrúpulos, interesseiros,sem carácter, não merecem respeito,nem parece que estudaram, bando de sanguessugas. Deviam queimar os vossos diplomas e voltar para a Universidade, a ver se aprendem a respeitar a Constituição.

  14. Reflexão

    6 de Julho de 2018 as 12:20

    Estes Juízes ao serem empossados pelo diabo, permanecerão por muito pouco tempo. Será que desconhecem isto? Ou querem ter um curriculum sujo perante o próximo Governo? O ADI já não vai ganhar as eleições com certeza, pois, o seu chefe trabalhou com muito má ferramenta, não obstante a água e energia que continuou levando as comunidades rurais. Provavelmente estará na oposição com um máximo de 7 Deputados. Portanto neste momento todos os que não compactuam com a corrupção deverão manter-se sereno aguardando o melhor momento, aconselho.

  15. F. Fonseca

    6 de Julho de 2018 as 14:26

    Quem é que vai dirigir a procuradoria?

    Com tantas trocas de cadeira, quem é que julga afinal os processos que estão empilhados nos tribunais?

    Saiu Kotia, Euridice, o Juiz sem diploma, o falecido e outros…como é que fica a justiça? Como existe interesse político, despacharam o caso do STJ e parece que pouco se importam com a 1• instância.

    A mesma rapidez devia ser aqui aplicada. Primeira é tão ou mais importante que o STJ.

    Já agora, como é que vão decidir 4 pessoas, como é que se faz o desempate em caso do quórum ficar dividido?

    Quando é que elegem o 5• elemento?

    Bom sorte aos nomeados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo