Política

Presidente desagradado

Evaristo Carvalho, Presidente da República entrou desagradado no ano 2019. Tudo por causa da da recondução pela Assembleia Nacional dos 4 juízes do Supremo Tribunal de Justiça que foram exonerados pela anterior maioria parlamentar do partido ADI.

Na sua mensagem por ocasião do ano novo, Evaristo Carvalho, considerou também a exoneração pela Assembleia Nacional dos 5 juízes do Tribunal Constitucional, como sendo uma  ingerência do parlamento e que representa a violação dos princípios constitucionais.

«Face as últimas resoluções aprovadas pela Assembleia Nacional em que foram reconduzidos juízes do Supremo Tribunal de Justiça e exonerados os do Tribunal Constitucional, na qualidade de Chefe de Estado, não poderia deixar de manifestar o meu desagrado no desfecho deste caso repleto de ingerência»,declarou Evaristo Carvalho na sua alocução à nação.

O Presidente da República considera que o parlamento violou princípios constitucionais. «Se essa ingerência representa violação dos princípios constitucionais, para muitos observadores, ela porém resulta fundamentalmente da descredibilidade notável no seio da classe jurídica de sua pouca sriedade no exercício do poder judicial. As denúncias de crime de corrupção e de crime contra a segurança do Estado são poucas vezes esclarecidas», pontuou o Chefe de Estado.

Apesar da turbulência nos Tribunais, o Chefe de Estado acredita no futuro do país. «São Tomé e Príncipe é um país com futuro, pelo que apelo a todos para maior apego ao trabalho, ao respeito pela propriedade privada, primando-se pela coesão e solidariedade que deva existir entre todos», frisou.

Neste ano novo, o Governo é desafiado a mobilizar recursos, para combater a pobreza e o desemprego. «É preciso continuar a empreender esforços na mobilização de recursos para a infraestruturação do país como pressuposto para atracção de investimentos geradores de emprego, sobretudo jovem», concluiu.

Esperança, paz e muitas realizações são os votos do Presidente da República a todos os são-tomenses em 2019.

Abel Veiga

    26 comentários

26 comentários

  1. Maria de Fátima Santos

    2 de Janeiro de 2019 as 19:23

    É bom saber que S. Exa. o Presidente da República finalmente se pronuncia sobre assuntos da Nação.
    Difícil é entender que este mesmo assunto conheceu o seu silêncio quando as vozes de muitos clamavam pelo seu pronunciamento.

    • MIGBAI

      3 de Janeiro de 2019 as 5:29

      Cara Maria de Fátima Santos
      Repare como ele ficou tão inteligente ao ponto de vir apelar ao respeito pela propriedade privada, esquecido que está da sua surdez no caso Rosema e na já tardia entrega das roças aos seus legítimos donos.
      É claro que o MLSTP não vai abrir mão da Rosema que tanto suporta o partido financeiramente como também nada vai fazer em relação às roças que destruiu.
      Assim a este governo só lhe resta destruir o que a ADI fez e pouco mais irá fazer em toda a sua legislatura prevendo-se assim a continuação de um excelente futuro como prevê o palhaço do presidente das ilhas amaldiçoadas pelo MLSTP com uma dependência que chamaram independência e com uma liberdade suportado com uma ditadura do proletariado.

    • Agulha sombra

      8 de Janeiro de 2019 as 17:45

      Estive há pouco em São Tomé e que desilusão! Transformaram o país numa verdadeira possilga, uma porcaria única no centro da cidade, o povo constrói e vende onde quer, acabaram com as praias mais lindas do país, com a conivência de todos que se dizem intelectuais. Até o recinto do Ministério das Obras Públicas é uma imundice!
      Querem desenvolver o turismo mas transformaram-se em grandes racistas basta ter a pele clara em São Tomé que se é maltratado pelas chamadas autoridades e na rua gritam blanco ê! E se quando passasse um santomense na Europa os europeus gritassem- olha o preto?
      Em São Tomé as mafias e o nepotismo ultrapassaram as ideologias partidárias e estão a destruir o país, senão vejamos:
      A mafia dos votos: deixou o povo viver como lhe apetece desde que lhes dê votos ou permissão para roubar! O povo transformou-se em boçales, anárquicos por uma falsa sensação de liberdade!
      A mafia da construção: deixou que cada um construísse onde lhe apetece até destruindo o património arquitectónico que poderia ser utilizado para atrair os tão desejados e matratados turistas!
      A mafia dos terrenos: assambarcou e destruiu as mais lindas praias, destruiu jardins, enfim continua sem pudor a assambarcar toda a natureza.
      A mafia dos medicamentos: os medicamentos supostamente vendidos pelo estado que deixou as farmácias as moscas excepto aquelas pertences aos directores de turno…
      A mafia do imobiliário: assambarcou imóveis aos seus donos com a ajuda de falsos e corruptos juizes para deixar as lojas do centro fechadas. Na verdade os seus novos donos, os políticos de São Tomé, nunca terão capacidade de gerir seja o que for.

      Uma vergonha com a conivência de todos os partidos, dos ladroes unidos… que pena São Tomé… por isso não acusem o ADI porque o MLSTP e o PCD com os mesmos corruptos de sempre farão o mesmo.
      Se nestas condições se estivesse lá o Pinto da Costa – líder da mafia do imobiliário, dos esquemas diplomáticos entre muitas outras – mandaria há muito este governo ridículo para casa, todos sabemos!

  2. Pinta cabras

    2 de Janeiro de 2019 as 19:24

    Este palhaço perdeu grande oportunidade em estar calado,
    Porquê não mostrou desagrado quando o pinta cabras subverteu a constituição passando podor de cima de tudo e todos imbuído de ilegalidades?
    Pense bem! Ou Sr é presidente de tds os santomenses ou quer continuar a ser presidente do pinta cabras? O seu futuro como presidente depende disso.

  3. Madredeus.igreja

    2 de Janeiro de 2019 as 19:35

    Estava ele de coma, acordou dum sonho profundo. Veja bem para ti, perdeste muitos dias, meses e anos.

    Vou ti contar o que passou:

    – no lugar aonde estás, foi com a fraudes.
    – neste processo de juízes, vocês atropelou a constituição, aos assinar a reforma comprossiva dos ditos juízes
    – agora que assembleia, repõe a legalidade, vens com histórias de carrocinhas.

    Que hipocrisia senhor Evaristo Carvalho!
    Já não temos Messias, nem os seus capangas. Fica calmo senhor, terás sempre um lugar ao solo no ADI
    Coisa feia

  4. Madredeus.igreja

    2 de Janeiro de 2019 as 19:46

    Não demonstrate desagradado com o ex 1 Ministro, que fugiu?
    Até os dossiês do país, ele levou, alguém houviu o seu desagrado, falaste ao povo sobre o assunto?
    Roubaram q torta e direita, os amigos do ADI, em 4 anos, fizeram 3 prédios, compraram apartamento na Europa, falaste ao povo?

    Vai demonstrar teu desagrado para Gabão e mandar o Patrice de volta para dar explicações

    És um hipócritas

    • Seabra

      3 de Janeiro de 2019 as 1:46

      Bom e próspero ano novo a todos….especialmente ao Abel Veiga e família. Que seja um ano abençoado para STP e o seu povo.
      MadreDeus-Igreja, talvez o Zani (Zanicu ) , primo do Patrice Trovoada, pode convencê -lo em regressar para dar contas ao Estado de STP, e parar de alastrar ainda mais o nome dos Trovoada(os da diáspora, Alemanha, França, Porural. ..) à lama ….má reputação já eles têm. Que o PT vá dar contas do recado das desordem e dos desvios que fez….estámos à espera.

  5. D T

    2 de Janeiro de 2019 as 22:59

    O senhor é a maior verhonha dos santomenses..
    O Patrício exonerou juízes porque ele não gostou da decisão tomada por esses juízes e o senhor presidente calou e assinou, quando deveria demitir Patrício por tamanha crime e atentado à democracia. Vem outro governo que simplesmente anula a ilegalidade do Patrício, o senhor jâ vem fazer comentários. Mesmo se governo tivesse errado, o senhor deveria ficar calado. O senhor nunca deveria ser presidente porque o senhor não entende da constituição.

  6. Os desagrados do menino de recados do Pinta Cabras

    3 de Janeiro de 2019 as 5:11

    Senhor presidente: 1- Quando ė que vai demonstrar desagrado em relação a disparidade salarial existente em STP que é a maior fabrica de desigualdades deste país ? 2- Aonde estava o Senhor quando o seu partido ADI pisou e rasgou a Constituição e exonerou compulsivamente os juízes do STJ ? 3-Quando é que vai demonstrar desagrado do pinta cabras que fugiu do país deixando o ADI a deriva e sem aprender a cantar a música do arroz de 13 contos?

  7. Kkkk

    3 de Janeiro de 2019 as 6:57

    Vergonha nacional falau. Vai mazé beber ussua.

  8. Jonas

    3 de Janeiro de 2019 as 7:54

    PR perdeu seu sentido de estado.
    Tanta malandragem política exercida pelo ADI e seu governo, leva-me a interrogar verdadeira idoniedade do nosso infeliz chefe de estado.
    Onde estava PR quando governo de ADI assaltou o terceiro poder politico e formou todos tribunais somente com elemento de ADI, isso é democracia!!!
    São pessoas como o chefe de estado que está destruindo esse país…

  9. Crisotemos Café

    3 de Janeiro de 2019 as 8:15

    Estou envergonhado por tua causa. Meu Presidente.Infelizmente.

  10. original

    3 de Janeiro de 2019 as 8:24

    Não é este sr. que fechou o gabinete e mandou funcionários da Presidência manifestar na rotunda do Palácio de Congresso quando o Patrice mandou criar o Tribunal Constitucional? Mandou colocar faltas a estas pessoas? Patrice não mandou todos os seus capangas e lambe-botas funcionários Públicos pagos com dinheiro de contribuintes abandonarem gabinetes e serviços para fazer manifestação?Onde é que Sr. andava? O seu antigo patrão não abandonou País e nem houve passagem de pasta o sr. falou disto? O Sr. é Pilato e Judas ao mesmo tempo porque engoliu vários sapos e só agora quer vomitar?O Sr. deveria estar calado porque ao abrir a boca e fazer comentários destes até mete nojo.

  11. JOAO CARLOS

    3 de Janeiro de 2019 as 8:36

    E então senhor Presidente, a Assembleia Nacional simplesmente limitou-se a corrigir uma ilegalidade que foi cometida pela então maioria do partido ADI… simplesmente isso… , por isso não há que sentir-se desagradado…ficaria bem ao senhor ter-se manifestado contra isso desde que a então maioria do ADI interveio afastando os juízes, os problemas já começaram ali… Não venha tapar o sol com a peneira porque não somos parvos.. Um bom Ano !

  12. Justiça

    3 de Janeiro de 2019 as 8:38

    Esse Evaristo também não é Presidente de S.T.P,é sim presidente do ADI e do Pinta Cabra.Senhor Evaristo,o senhor deveria antes de tudo estar calado e ter vergonha na cara. Quando houve tanta confusão no parlamento,tanto abuso de poder,o senhor se encontrava a onde? A dormir? Pois é,o senhor despertou e muito mal.
    O senhor não vê que a maioria deste povo,está com as ações deste novo governo,então é melhor o senhor ficar caladinho e esperar a urna abrir,porque o senhor é o próximo a ser corrido de lá.
    O senhor em nada representa a República Democrática de S.T.P,mas sim representa uma grande vergonha nacional e internacional.Fico por aqui,só estou a espera que a urna abra…

  13. Metido a Besta

    3 de Janeiro de 2019 as 9:12

    Metido a Besta Janeiro 1, 2019 at 12:47 pm , Pública na Agência STP-PRESS desde 1/1/2019 mas nunca viu a luz de dia ate hoje.

    Seu comentário aguarda a moderação

    Com todo o respeito que deve merecer a figura de presidente da República mais, não lhe reconheço a capacidade moral e intelectual para vir dar a licao de direito/democrático a ninguém.

    Tendo sustentado que “ o Estado tem de ser justo e honesto para com os seus cidadãos” Evaristo Carvalho concluiu que “ os que servem o Estado devem estar imbuídos de um profundo sentimento de cumprimento de missão de serviço público”.

    A Vossa Excelência foi justo e honesto com os cidadão ou apenas com o ADI e P Trovoada?

    Na promulgação das lei por a Vossa Excelência obedeceu a lei e a CR ou os caprichos de P Trovoada?

    Onde andou a vossa Excelência durante as viagens de anterior governo sem dar satisfação ao parlamento e o povo nem tão pouco as comunicacao social e a opinião pública.

    Sr Presidente da República, Sua Excelência: E De Carvalho, nao pense a vossa excelência que esquecemos os atropellos a CR cometido por o ADI com a Vossa conivencia.

    So por provocação poderia alguem no seu lugar que promulga diplomas sem observar os 8 dias úteis quando os partidos da oposicao havia interposto recurso no Tribunal pedindo a fiscalização

    A Vossa Excelência nao vai perder por esperar e espero que povo tenham em mente este seu comportamento quando forem chamada a 2 termo.

    Se a justiça não exerce sua função com a isenção ha o Conselho Superior da Magistratura, Conselho de Estado e os partidos politicos mais AN e todo em conjunto para solucionar o Problema .

    E não um partido único e sem 2/3 de votos dos deputados que compõem o parlamento a levarem a cabo tais reforma a revelia da CR. Tendo ate expulsando os deputados que opunham esta clamorosa atropelo a CR.

    Por favor nao queiras fazer dos Santomenses parvos e tolos ,Nao somos tao parvos e tolos e nem mesmo o MLSTP no todo seu reinado como partido unico nao foi tao longe.

    Fica registrado esta sua provocação e na hora H o povo vai acertar a conta com a Vossa Excelencia.

  14. Victor Ceita

    3 de Janeiro de 2019 as 10:31

    Este posicionamento do Sr. presidente da república é manifestamente infeliz e roça a irresponsável.

    O que se passou nos últimos dois anos (com realce para a imposição illegal e inconstitucional do Tribunal Constitucional e, acima de tudo, com a imposição de “juízes” clientes do ADI para o tal tribunal e a expulsão de Juízes do Tribunal Supremo para no seu lugar impor os outros “juízes” clientes) é do domínio público. Qualquer santomense sabe avaliar e chegar à conclusão de que o pronunciamento do presidente da república sobre este assunto é um perfeito disparate, resguardado o devido respeito.

    Só espero que este posicionamento do presidente não seja um prenúncio de tentativa de construção/fabricação de uma alegada crise institucional, com o objectivo de forjar um derrube do parlamento, com consequências imprevisíveis.

    De um presidente que passou os últimos tempos completamente omisso das suas reais responsabilidades, alheio às atrocidades perpetradas pelo partido de que é Vice-presidente, esperava-se maior contenção e responsabilidade perante este exercício de tentativa de resgate da normalidade democrática e constitucional do país.

    Victor Ceita

  15. Pinta cabra

    3 de Janeiro de 2019 as 12:30

    Evaristo não tem vergonha, inúmeros casos que envolvem este senhor que só envergonham os santomenses,
    Este erá presidente da assembleia, ao qual jurou cumprir com a contribuição e as leis, quando o mesmo abandonou o cargo esquecendo ele que se trata de um órgão de soberania.
    Esse senhor não tem crédito nenhum.

  16. Colinze Bastos

    3 de Janeiro de 2019 as 21:43

    Claro que ninguem na sa consciencia pode nem deve ficar indeferente perante Mai’s esta doca construida pelo Parlamento. O Parlamento da Nova Maioria ate aqui nao criou Nada de novo. So repeticao de Docas. Docas dos Juizes, Docas do Tribunal Constituinte, so Docas. De Docas em Docas o pais nao avanca. Quanto a doca dos juizes, seria mais consensual, se o Parlamento e o Governo criasse um ambiente propicio para que os proprios tribunais e juizes, resolvessem ezta querela sem o atropelo a independencia das instituicoes. Se o que querem e edificar ou consolidar o estado de direito em STP, o exemplo magnanimo seria o Parlamento mostrar-se isento e nao revancista. Corrigir o um atropelo com outo atropelo por parte do Parlamento da Nova maioria, foi contra-producente e nao dignificou a democracia e por arrasto a independencia Dos poderes. Isto cheira a re-edicao das docas, mais na base de emocao, sem estudo previo nem ponderacao devida. Dai que o Presidents esteve bem ao manifestar a sua indignacao. Mostrou que nao esta estagnado no tempo. Mostrou que nao e estatico, mas sim dinamico. Pelo contrario, o Parlamenro mostrou-se muiro agarrado ao passado. Mostrou que ainda nao descolou para a nova realidade. Mostrou-se rancoroso, repetindo o erro do anterior governo, mas no sentido inverso. Poderia ter inteligencia e maturidade suficiente para corrigir o erro ou repor a legaligade, fazendo diferente. Para STP avancar ou progredir e preciso muita inteligencia, muita astucia e sobretudo muita ponderacao. BLU BLU blu na sa luta fa, samo Cole flontado na sa te fa. Mai’s Docas do passado, NAO! NAO! NAO!

  17. Homem Grande

    4 de Janeiro de 2019 as 4:16

    Realmente passou-se tanta coisa fora do normal nesses 4 anos, em que não se viu o “p”residente manifestar o seu desagrado em nenhum momento…

    Deveria haver uma cláusula na nossa constituição que pudesse invocar insanidade mental às pessoas que ocupam cargo de Presidente da República …

    Sendo assim, nesse caso específico este cidadão que está nas funções de Presidente da República deveria ser internado e supostamente exonerado do cargo, para aprender a não brincar com o Povo e não brincar de “p”residente..

    Estás desagradado… saí ou foge como fez outro.
    Coisa Feia! (como alguém já disse)

  18. Atento aos que se venderam a espera de tacho

    4 de Janeiro de 2019 as 7:15

    Viva a democracia conquistada nas ultimas eleições… vivaaa.
    Ate o presidente da republica já pode falar sem medo, vivaaa.

  19. Metido a Besta

    5 de Janeiro de 2019 as 12:34

    Salmos
    37

    1 NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.

    2 Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.

    3 Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

    4 Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.

    5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.

    6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

    7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

    8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.

    9 Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.

    10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.

    11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

    12 O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes.

    13 O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia.

    14 Os ímpios puxaram da espada e armaram o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta.

    15 Porém a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão.

    16 Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.

    17 Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém os justos.

    18 O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.

    19 Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão.

    20 Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.

    21 O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.

    22 Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.

    23 Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho.

    24 Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.

    25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

    26 Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.

    27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.

    28 Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.

    29 Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.

    30 A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.

    31 A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.

    32 O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo.

    33 O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.

    34 Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.

    35 Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.

    36 Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.

    37 Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.

    38 Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios serão destruídas.

    39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.

    40 E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.

    • MIGBAI

      6 de Janeiro de 2019 as 8:41

      Metido a besta
      Meu caro STP está infestado de gente e religiões como tu.
      Para não ser mal educado por favor vai tomar naquele lugar pelo qual as galinhas põem os ovos.
      Escumalha a correr pata o mar rapidamente de STP!!!!

      • Metido a Besta

        6 de Janeiro de 2019 as 19:01

        Acabou de ditar a sua sentença e veremos sobre quem vai recair. Em 72 duas horas saberemos.

        Ha quem confia nos insultos como tu, outras no dinheiro, nasua propia farca , no poder oculto . e ainda ha quem confia no roubo , na corrupcao , malandrice e encano.

        Eu prefiro confiar em Deus e se a minha fé te incomoda deves passar ao lado ou então deixar ao lado de prato.

        Tu vas aprender o poder de Deus a quem eu sirvo.

        • MIGBAI

          7 de Janeiro de 2019 as 16:01

          pois é “Metido a besta”
          É com gente com a tua cabecinha doente, que STP vai de mal a pior.
          Que Deus tenha pena de ti e que te mantenha com a tua ainda pouca lucidez durante muito tempo.

  20. Povo atento

    9 de Janeiro de 2019 as 13:41

    Este é o pior presidente de todos os tempos em S.T.P.Jamais visto, um presidente tão e tão idiota, que deixa ser manipulado pela quadrilha de ADI.Diz com quem andas eu te direi quem eis.Já está a vista de todos quem é esse Evaristo! Aos jogos e serviços de PT e nunca esteve ao serviço da nação. E ainda por cima, quer meter lá no palácio do povo, pessoas desonestas, bêbados, malandros e corruptos como seus acessores. Só mesmo nesta República, sabendo que o lugar de Elísio Texeira, Américo Ramos Varela é na cadeia. Só mesmo em S.Tomé e ter um presidente desse que temos. Infelizmente vai a nossa República das bananas, meter lá no palácio do povo, uns malandros, claro com único propósito de criar problemas ao governo e vetar leis e diplomas, esse é o vosso objectivo para tirar ADI , da lama que se encontra. Mas não esqueçam duma coisa, o povo jamais aceitará merdas do ADI. Esse país não é do ADI e do Malandro de Pinta Cabra, que está lá fora, mas a fazer seu jogo. Eu sou do tipo ou vivemos todos ou morremos todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo