Política

Presidente exige que o Governo faça marcha atrás na nomeação do novo Governador do BC

A assessora de imprensa do Presidente da República, apareceu esta quarta feira nos órgãos de comunicação social(Televisão), a ler uma carta que o Presidente da República Evaristo Carvalho endereçou ao Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus.

Segundo a leitura feita pela assessora Hélia Almeida, o Presidente da República insurge-se contra a exoneração pelo governo e através de uma resolução do conselho de ministros, de Hélio Almeida do cargo de Governador do Banco Central, assim como dos demais membros  conselho de administração A mesma resolução do conselho de ministros, nomeou Américo Barros como novo administrador do Banco Central, e constitui uma nova equipa de administradores que foram empossados na última semana.

Evaristo Carvalho considera que o acto do Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus, e do seu Governo, representa uma usurpação dos seus poderes como Chefe de Estado e viola a constituição.

Diz ainda que a resolução do conselho de ministros não é uma alternativa válida no ordenamento jurídico nacional. « Não podem vossas excelências e o governo ignorarem as condições de forma e de substancia para a exoneração do Governador do Banco Central e a nomeação de um novo Governador. Na verdade só um decreto devidamente promulgado pelo Presidente da República, e observado os pressupostos legais impostos pelo legislador pode ter validade jurídica e força executória para o efeito. A resolução do Conselho de Ministros não é uma alternativa válida no ordenamento jurídico nacional por ser contrária a constituição da república e a lei, e constitui uma transgressão demasiado ostensiva as normas em vigor que ofende seriamente o senso comum», diz a carta lida pela assessora de imprensa do Presidente da República.

Evaristo Carvalho avisou a Jorge Bom Jesus, que enquanto Presidente da República não vai consentir esta usurpação dos seus poderes. «Não podendo de algum modo consentir tal usurpação dos poderes próprios que me são constitucionalmente outorgados, venho com a merecida vénia pedir a vossa excelência que faça imediatamente cessar esta transgressão que como facilmente compreenderá não deixará de ter consequências para o Banco Central e para a economia nacional».

Presidente, pedi anulação da resolução do conselho de ministros que exonerou Hélio Almeida e nomeou Américo Barros como novo Governador do Banco Central.

O Chefe de Estado decidiu abrir esta contenda político-institucional, numa altura em que se encontra em São Tomé e Príncipe, uma delegação do FMI que está a avaliar a situação macro-económica do país. A última missão do FMI esteve em São Tomé e Príncipe no final do mês de agosto de 2018.

Abel Veiga

28 Comments

28 Comments

  1. apavorado

    30 de Janeiro de 2019 at 18:27

    tóma….. tóma, non xca bi piá cuá… porquê tanta euforia mudando as coisas deliberadamente…..tóma
    fui………

  2. Cansado

    30 de Janeiro de 2019 at 18:29

    Este senhor quer o povo na rua outra vez?
    Onde estava quando PT até nos tribunais se meteu?
    O que é que tem medo que se descubra senhor presidente?
    Porque não ordenou o ex primeiro ministro a voltar ao país para passar a pasta?
    Descobriu agora que é presidente?
    De-se ao respeito! Chega de manipulação

    • Mario Andrade

      4 de Fevereiro de 2019 at 17:53

      Comentário de idiota porque o povo votou não foi à rua.

  3. EX

    30 de Janeiro de 2019 at 18:40

    kkkkkk, esse PR parece 1º de Junho, sempre a brincar, kkkkkkkkkkkkk.

  4. Boa Gente

    30 de Janeiro de 2019 at 19:17

    Ambas as partes, façam coisas para terem razão. O País não pode ficar estagnado ou parado por vossa causa.
    Senhor Primeiro Ministro Bom Jesus peça um encontro urgente com o Presidente da República para a resolução do problema.

  5. José Carvalho

    30 de Janeiro de 2019 at 19:51

    Diz o italiano: “Ciao bella, ciao!” Isto é, alguém acordou, depois de uma letargia de 4 anos, alguém acordou! O que temia antes? Dizem os angolanos Tuneza: “Gente burra, pá!” Agora reina a democracia! O país precisava desta fricção democrática antes! Muitos males não seriam feitos…! Eis o momento de diálogo!

    • Mario Andrade

      4 de Fevereiro de 2019 at 17:55

      E? Se reina a democracia então muito bom. Ou preferes a ditadura do MLSTP? Burros armados em poiliticos dá nisso.

  6. Madredeus.igreja

    30 de Janeiro de 2019 at 20:49

    O Evaristo Carvalho, deve exonerar tudo seu gabinete jurídico.

    Só manda a pessoa de terceira idade, meter mãos pelos pés.

    O senhor, ficou desagradado com retomas de juízes, quando o senhor, meteu mãos pelos pés. Agora, mete outra vez, fora da sua competência.

    Por amor da paz que este país precisa.

    Nunca ninguém deste país, ouviu este senhor, falar sobre 30 milhões.
    Se calhar, está com medo, porque também meteu dedo no mel.

    Nunca ninguém deste país, ouviu este personagem falar, sobre atropelos da constituição no parlamento.
    – era a cor política dele e, tudo servia

    Nunca ninguém deste país, ouviu está pessoa, falar sobre situações que vive povo pequeno. Perante miséria que os políticos impusera a este povo.
    – aliás, povo pequeno, foi nome dado pelo Pinta Cabra

    Nunca ninguém deste país, ouviu este ser, pedir que o Pinta Cabra, volta-se aí país, para entregar a pasta a novo governo. Quanto mais justificar, o que tanto mal fizeram a este povo.

    Só ouvimos a voz deste individo, sobre a EMAE, porque não havia outra saída, o povo se revoltava.

    Senhor Evaristo Carvalho, os três órgão da República, não lhe pertencem. Cada macaco no seu galho.
    Cumpre a constituição, vive a tua vida, até a tua hora chegar

    Se o senhor, quiser conhecer a força do povo, faça mal a este governo, que legítima mente foi eleito.

    A revolta será o caminho

  7. Sankara

    30 de Janeiro de 2019 at 21:00

    O Presidente comete erros graves, muito graves. Esquece que nao pode pedir, mandar o exigir ao Chefe do Governo. Depois mostra uma grande incapacidade para interpretar actos políticos de givernacao e até Chama “tentativa” a um facto acabado que apenas os directamente afectados poderiam levar a tribunais correspondentes. Que esta atrás deste comportamento do Sr Evaristo?

  8. original

    30 de Janeiro de 2019 at 21:34

    Este Sr.está fora de cabeça,porquê?

    1-Ou sr. é Presidente da República ou está aí ao serviço de ADI

    2-Sr.engoliu tantos sapos do Patrice e agora quer bancar como homem de legalidade.O Sr. alguma vez
    garantiu alguma constituição? O sr sempre esteva ao serviço do ADI através da cadeira onde está
    sentado.

    3-O Piter fez acusações graves ao Patrice o Sr.enviou alguma carta ao procurador para apurar a
    veracidade dos factos? Isto não é grave?

    4-Sr.não é Presidente, e não representa nada porque perdemos respeito perante o Sr.devido estas
    façanhas.

    5-O País mudou e se continuar a deixar ser acessorado pelo Patrice,também segue o mesmo caminho.

  9. ANCA

    30 de Janeiro de 2019 at 21:57

    Há necessidade de contenção nas palavras caros concidadãos.Deve-se assim mais consideração e respeito a instância, Presidência da República, Presidente da República, como garante a constituição e garante de boa observância do ordenamento jurídico nacional, na pessoa que é pelo que demonstrou na encruzilhada pós eleitoral, parece-me alguém de bom senso a pensar no futuro de São Tomé e Príncipe, noutras circunstancias e alturas talvez o desfecho fosse o contrário.

    Aos actuais partidos no poder, seus simpatizantes, de bom recordar que perderam eleições passadas, houve um partido que ganhou eleições, ainda assim reinou bom senso, na transição sem sobressalto, por um cidadão nacional, ao qual foi eleito ao cargo de Presidente da República, Sr. Evaristo de carvalho, não que venha aqui fazer vénia, ou simpatizar pela pessoa em causa, mas teve a coragem ponderação suficiente para pensar no futuro do País, convidando os Partidos que perderam eleições a formar governo, quando todos diziam ” que era um Sr. que assina só”, acredito que poucos teriam coragem de tal desfecho, pois que algo inédito na nossa democracia.

    Quanto a nomeação para o governador do central, na pessoa que recaiu, confesso que é um cargo de alta responsabilidade, que deve ser exercido por alguém com qualificação capacidade experiência elevada, ou seja um quadro de excelência competência conhecimento demonstrado a nível nacional/internacional, seja de que quadrante for, até mesmo da sociedade civil organizada, da diáspora se for preciso.

    Por outro lado independentemente da cor do governo que esteve no poder, friso esteve no poder, é passado, a equipa que leva a cabo uma reforma monetária, e atenção que esta reforma já vem de trás, ainda do tempo da Drª Maria do Carmo, jamais se deve mexer na sua estrutura de forma, radical.

    Sobretudo no actual quadro político, económico e financeiro do País, bem como do contexto evolução da economia e finanças internacionais. Esta visão deve ou pelo menos deveria ser tido em conta, jamais pela cor partidária, mais sim e até pelo próprio evoluir da situação económica mundial, nos diferentes palcos internacionais, compreendo que por causa do isolamento por vezes compreende-se pouco tais perceptivas, mais rapidamente se perceberá do erro.

    A condução de politicas macro económica financeira, de um pequeno estado insular perante os constrangimentos que nos são impostos, pelo impacto de dupla insularidade, pequenez de recursos, quer naturais, quer humanos, a deseconomias de escalas, a pauperima supervisão financeira, a falta de produção, a falta de investimento estrangeiro, os défices crónicos e sucessivos da balança de pagamento impõe responsabilidades para nas figuras tal cargo de administração, que deve ressarcir, de experiência e competência demonstradas necessárias.

    Se és São-tomense acredita em ti

    Tu és capaz

    Juntos somos mais fortes

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

    • Madredeus.igreja

      31 de Janeiro de 2019 at 19:37

      Deves ser um dos assessores do presidente.

      Por isto ele anda mal assessorado.

      Do que o presidente têm medo? Para não descobrirem os desvios?

      Presidente, deve ter metido dedos no mel.

      Povo põe, povo tira. Abri teu olho

  10. Pumbú

    31 de Janeiro de 2019 at 3:15

    Carrrramba!!!

    Que cagada!
    Ja se começa com as encrencas!
    Não há “cultura de trabalhar, só se gosta de actuar como NZALI – sempre no CÓCÓ. Estamos mega-cansados.

  11. selecionador para as eleições

    31 de Janeiro de 2019 at 6:07

    Volto a dizer que finalmente São Tome e Principe se tornou num pais livre outra vez.
    O Presidente da Republica o senhor Evaristo de Carvalho já pode falar sem medo.
    No tempo do Patrice ele nem respirava quanto mais falar.
    Misericórdia…

    • Pumbú

      1 de Fevereiro de 2019 at 12:30

      …viva 07 de outubro de 2018, dia da libertação do p.R. se STP??? Obrigado ao nosso POVO e o MLSTP!!!

  12. António cunha dos santos

    31 de Janeiro de 2019 at 7:54

    Este PR não tem juizo, ou então dele demitir o seu assessor juridico. Será que viram bem as leis? Tenho dúvidas.

  13. Adeliana Nascimento

    31 de Janeiro de 2019 at 7:56

    Este PR quero defender Hélio seu primo e apoiante da sua campanha a todo o custo. Não é assim chico experto. Estas inverdades não te levam ao lado nenhum.

  14. Bem de S.Tomé e Príncipe

    31 de Janeiro de 2019 at 8:27

    Eu pensando que o PR pudesse ser presidente de verdade com a fuga do PT. Mas está confirmando para todo STP e o mundo inteiro que de facto estava, está e estará ao serviço da máfia do PT. Em vez do senhor ser inteligente dar à esse povo conhecer que não era “pau mandado”, e ter a confiança da população inteira, está fazendo o contrário.

  15. Original

    31 de Janeiro de 2019 at 11:16

    Este Sr. só pode estar a brincar porque depois de engolir tantos sapos quer vomitá-los A custa de JB?
    Esta sua atitude não partiu de si porque não tem punho para tal mas sim do seu patrão. Vai continuando a
    a obedecê-lo e vai ver onde vai parar.

  16. JOAO CARLOS

    31 de Janeiro de 2019 at 11:17

    Esse senhor anda a brincar connosco… Ele que se ponha pau…

  17. Ex ADI

    31 de Janeiro de 2019 at 11:54

    Passar vergonha sem necessidade.

    Mesmo sabendo que não foi iniciativa sua, mas sim da cúpula do ADI que foram todos para assessores do PR, só vem comprovar seu rótulo de “assina só”.

    Enfim, uma vergonha sem tamanho.

    Pena é que envergonha a si e ao País.

    Nós não merecemos o presidente de fantochada que temos.

    O POVO NÃO MERECE SR. PRESIDENTE. DEIXE DE PARTIDISMO E SEJA PELO MENOS NESSA RECTA FINAL PRESIDENTE DE TODOS OS SANTOMENSES E NÃO SÓ DOS DO ADI.

    Crédo crédo Crédo

  18. Metido a Besta

    31 de Janeiro de 2019 at 16:33

    Este presidente consegue tirar a paciência a um Santo.

    Este Presidente e suas acoes sao irritante 95% das vezes.

    Cada povo tem o presidente que mrecem se ele foi eleito pelo povo realmente.

  19. Renato Cardoso

    1 de Fevereiro de 2019 at 8:03

    O Presidente deve resignar—se.É provável que o Pinta Cabra lhe deu gratificação em dinheiro para prestar—se a este papel ridículo.
    Ora ele anda senil e o tal manda e desmanda.
    Atenção que do Pinta Cabra tudo de pior é possível.

  20. Crisotemos Café

    1 de Fevereiro de 2019 at 9:12

    Este gajo de varela, assessorou muito mal o cota Evaristo. Quando assim é, so da nisto. Humilhação

  21. O povo exige justiça

    1 de Fevereiro de 2019 at 9:34

    E digo mais,o governo deve seguir com reformas,o povo de forma em geral está a gostar e que o governo não tem que ter medo de nada.Vamos vos apoiar,nem que custe as nossas vidas.Se fôr preciso,vamos sair a rua em defesa do governo e do país.
    Mas o senhor prometeu mão dura na justiça,então o povo espera urgentemente a nomeação de um novo procurador geral da República,porque há motivos de sobra para afastarem o PGR e que o PR,não pode contrariar.
    O povo está bem atento,nós sabemos das muitas atrocidades e violações cometidas pelo governo de ADI e estão com medo.
    Então cabe ao governo,prôpor de forma urgente um novo PGR,porque a muita questão que indiciam a crimes e nós não vamos descansar.
    Vou citar só algumas como:
    1-A denuncia do cidadão Peter Lopes e Carta que o mesmo enviou a Procuradoria e que foi abafada.
    2-Queixa crime a Gestão antiga De EMAE
    3- O empréstimo contraído pela Empresa EMAE,qual foi o destino dado com esse empréstimo.
    4-Empréstimo de 30 milhões de dólares assinado pelo antigo Ministro das Finanças-Américo Ramos.
    5-A compra dos barcos Catamarãs.
    6-As inventonas de 2 golpes de estado em menos de dois meses.
    7-As auditorias feitas as Camaras distritais de Agua-Grande,Lobata ,Cantagalo e outras que foram constatadas diversas anomalias e viloações.
    8-Processo de ajudicação as obras de Ministério dos Negócios estrangeiros que padece de investigação, e muitos casos que o povo espera o seu desfecho nas barras dos tribunais.
    Por isso,apelamos ao Sr.Bom Jesus que cumpre o que prometeu,aliás esse país não vai desenvolver se os políticos e dirigentes desse país não forem para cadeia e confiscados os seus bens!
    já estamos fartos de ver só ladrões de galinha na cadeia.Queremos ver os ladrões do povo na cadeia!
    Chega! Chega! Chega!
    Portanto é necessário que se coloque um PGR ,que está comprometido com o país e que leve a barra dos tribunais todos e todos os bandidos e prerivicadores!
    Este é um apelo e um aviso lançado ao Primeiro Ministro,ao Presidente de Assembleia Nacional!
    Quem não deve naõ teme!
    Se o próprio Primeiro Ministro ,Bom Jesus,não tem medo da justiça,se o Delfim Neves,não tem medo da justiça,devem tudo fazer para afastarem o actual Procurador e nomear um outro.
    O Povo agradece desde já se fizerem isso! Aliás nós cidadãos de Agua-Grande,atentos agradeceria este gesto!

  22. Mario Andrade

    4 de Fevereiro de 2019 at 17:52

    Estes comentários aqui denotam um povo soberbo, mal educado e impreparado para a democracia.
    Caros a democracia é equilíbrio de forças e respeito pela legislação e pelas instituições. Se muitos que comentam aqui odeiam o ADI ao menos deveriam respeitar as instituições e é isto que o Sr. Presidente pede.
    Ainda bem que todos os santomenses não comentam aqui. Pois aqui vejo comentários de MLSTP’ s ditadores e recalcados.
    Por outro lado vejo que este governo, por este andar, está a fazer o mesmo que vocês reprovam no ADI.

  23. Manuel Lopes

    6 de Fevereiro de 2019 at 7:13

    Mas estes armados em doutores não sabem qual é a diferença entre as instituições do Governo e do Estado. Em muitos países até os directores pertencem à carreira administrativa para haver continuidade e método na administração pública. Só em África acham que podem recomeçar do zero a cada vez que mudam de governo. Este mau Jesus não é somente feio com cara de aborto, é muito atrasado e incompetente.
    O Banco Central, a Justiça e as reprentações diplomáticas são instituições do Estado por isso o presidente tem uma palavra a dizer sim.
    Este governo minoritário ou este entrolio está a fazer o que todos os ditadores africanos fazem, encher as instituições de amigos incompetentes, um vechame. Já demostraram nestes poucos dias que também são uma banda de incompetentes.
    Que azar São Tomé!

  24. José Mendes

    6 de Fevereiro de 2019 at 15:12

    Senhor, senhor, senhor Presidente exija de si a postura, a dignidade, que a constituição exige-lhe na função que exercita, deixe do Governo a competência que lhe cabe, cuide da sua casa e não do outro. Já olhou para a sua Historia privada não o transporte para o País para a reviver.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top