Política

PM Jorge Bom Jesus já respondeu a carta do Presidente Evaristo

Numa carta de 4 páginas, o Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus respondeu a missiva que lhe foi endereçada pelo Presidente da República Evaristo Carvalho. O Presidente pediu ao chefe do governo que  «faça imediatamente cessar esta transgressão…», aludindo assim a resolução do conselho de ministros que exonerou o antigo governador do Banco Central e nomeou o novo Governador Américo Barros.

O Chefe do Governo, Jorge Bom Jesus, esgrime argumentos que contrariam a posição do Presidente da República, que considerou a resolução do governo como violadora da constituição política. O Primeiro Ministro, recorre à constituição política e as demais leis, para provar ao Presidente da República de que o governo não violou a lei fundamental. Jorge Bom Jesus , enriquece a sua carta de resposta à Evaristo Carvalho,  com conteúdos pedagógicos em matéria constitucional, para deixar o Presidente Evaristo Carvalho devidamente esclarecido.

O Chefe do Governo advertiu ao Presidente da República para o facto de que nunca enquanto Primeiro Ministro e Chefe do Executivo, jamais aceitará qualquer interferência de outro órgão de soberania nas competências que são exclusivas do Governo.

Leia na íntegra a carta que vinca o posicionamento do governo em relação a polémica levantada pelo Presidente da República em torno da nomeação do novo Governador do Banco Central :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abel Veiga

    24 comentários

24 comentários

  1. Pinta cabras

    30 de Janeiro de 2019 as 19:10

    Esse Evaristo é um desgraçado, bandido, quer levar esse país a desgraça mas nós não vamos permitir, vamos o pôr na rua

  2. Chines

    30 de Janeiro de 2019 as 19:33

    O Presidente Evaristo cometeu varios perros, graves. Uno dos perros é: nao existe relacao gerarquica entre Presidencia e Governo pelo tanto nao pode pedir nada ao Chefe do Governo como si “mandase” nele. A situacao destaca actitud e muito grave porque abre públicamente hostilidades com outro órgano de soberanía. Muito grave e provocador.

  3. Grupo Me-Zedo

    30 de Janeiro de 2019 as 20:01

    Obrigado Jorge Bom Jesus……
    Assim é que se governa. Com transparência e sentido de Estado.
    Evaristo ficou calado durante todo o mandato do seu Chefe Patrice e agora quer sair de casca. Brincadeira tem hora senhor Evaristo C. O Senhor sempre foi o assina só e agora ja quer pensar antes de assinar? Entáo pensa bem e o que nao lhe compete assinar nem decidir deixa o governo trabalhar. Se o governo falhar que responda perante os tribunais que sao instâncias próprias para este tipo de coisas.
    Obrigado Jorge bom Jesus, Obrigado senhores membros do Governo.

  4. ANCA

    30 de Janeiro de 2019 as 22:09

    Quanto a nomeação para o governador do central, confesso que é um cargo de alta responsabilidade, que deve ser exercido por alguém com qualificação capacidade experiência elevada, ou seja um quadro de excelência competência conhecimento demonstrado a nível nacional/internacional, seja de que quadrante for, até mesmo da sociedade civil organizada, da diáspora se for preciso.

    Por outro lado independentemente da cor do governo que esteve no poder, friso esteve no poder, é passado, a equipa que leva a cabo uma reforma monetária, e atenção que esta reforma já vem de trás, ainda do tempo da Drª Maria do Carmo, jamais se deve mexer na sua estrutura de forma, radical.

    Sobretudo no actual quadro político, económico e financeiro do País, bem como do contexto evolução da economia e finanças internacionais. Esta visão deve ou pelo menos deveria ser tido em conta, jamais pela cor partidária, mais sim e até pelo próprio evoluir da situação económica mundial, nos diferentes palcos internacionais, compreendo que por causa do isolamento por vezes compreende-se pouco tais perceptivas, mais rapidamente se perceberá do erro.

    A condução de politicas macro económica financeira, de um pequeno estado insular perante os constrangimentos que nos são impostos, pelo impacto de dupla insularidade, pequenez de recursos, quer naturais, quer humanos, a deseconomias de escalas, a pauperima supervisão financeira, a falta de produção, a falta de investimento estrangeiro, os défices crónicos e sucessivos da balança de pagamento impõe responsabilidades para nas figuras tal cargo de administração, que deve ressarcir, de experiência e competência demonstradas necessárias.

    Se és São-tomense acredita em ti

    Tu és capaz

    Juntos somos mais fortes

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

  5. ANCA

    30 de Janeiro de 2019 as 22:21

    De recortar que própria a constituição deste governo, da própria presidência, vice presidência do parlamento deixam muito a desejar, assim como nalgumas nomeações para cargos de Ministros, pois que ferem a sensibilidade comum naquilo que devia ser um mudar de pagina, no rigor, transparência, combate a corrupção, na gestão da coisa publica.

    Quem um dia teve ou tem nome envolvidos em escândalos de corrupção financeira, jamais deveriam ser convidados para ocupar cargos públicos.

    Por outro lado é chegada a altura de jovens bem qualificado com maturidade e experiência, sobretudo do sexo feminino, sim mulheres do nosso País, serem chamados para administração do País, o contexto nacional assim o exige, pela estatística da população, seja ele de que quadrante politico for, bem como da sociedade civil independente, bem como da diáspora.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tome e Principe

  6. Pumbú

    31 de Janeiro de 2019 as 3:23

    Cada BUGINGANGA no seu lugar. Necessário se torna organizar o QUICHIPÁ politico.
    Que Deus abençoe politicos de boa fé…

  7. Adeliana Nascimento

    31 de Janeiro de 2019 as 8:09

    Muito bem PM, deixa PR dançar até que escorregue lá. Então ainda continua com sonâmbula? Melhor é mesmo procurar um médico especialista para tratar da sua saúde

  8. Mé Zemé

    31 de Janeiro de 2019 as 8:24

    Já começou a brincadeira entre o governo e a presidência. Na nossa terra andamos a brincar as leis, mesmo ao mais alto nível, o que é muito triste. Acho que chegou a altura de fazermos uma devida reforma as leis, para que situações de cargos importantes da nação e outros actos importantes, não haja possibilidade de interpretações diversas. É uma vergonha o que está a passar (embora estejamos já habituados), os juristas que temos interpretam as leis deixando sempre muitas brechas e os tribunais e a assembleia que deveriam ser o garante da legalidade estão a merecer de interesse de grupos…é triste.

  9. Danilo Costa

    31 de Janeiro de 2019 as 11:00

    Senhor Presidente da República quando o povo perceber que o Senhor está a criar instabilidade, condicionando deste modo o bem-estar do povo de São Tomé e Príncipe a mando de Patrice Trovoada e os seus lambe-botas, vamos reunir e tomar providências. Nós, cidadãos de São Tomé e Príncipe iremos subir o Palácio e retirar-lhe, por isso, respeito o povo, as instituições e o Estado do Direito Democrático.Considero-lhe ainda, nosso Presidente e avô, não siga as instruções deste narcotraficante e ladrão, Patrice Trovoada e os seus lambe-botas.

  10. Original

    31 de Janeiro de 2019 as 11:24

    Muito bem respondido.
    Quanto tempo este Sr. ficou a fazer fascina no palácio enquanto Patrice andava a representá-lo lá fora na boa vida? Tava a dormir? Este povo já sabe o que quer
    Este Sr.diz sempre que é garante de Constituição, se for deste jeito está altamente ultrapassado. Quando o Patrice esvaziou o Sr.poder e ficou como pneu furado não falou porquê? acordou agora porque o patrão deu-lhe algumas palmadas?

  11. Homem Grande

    31 de Janeiro de 2019 as 11:55

    Brincar de Presidente não é esta fácil.. E fica a dica para quem está a instruir o Ev.Carvalho: O Presidente em relação aos Goveenadores(Banco);
    –Não nomeia
    –Não Exonera
    –Não Promulga
    Logo a justificativa do Governo está bem fundamentada.
    E se a estratégia é deixar a Assembleia cair para convocar novas Eleições, proponho a oposição que sejam Eleições Gerais, aí vamos ver quem é quem, vamos vêr se os 25 Deputados fraudulentos que conseguiram vão se manter.

    Tbem estamos atentos a possibilidade de colocares o Lugar a deposição.. Porque quem te está a instruir tem desejo desse lugar…Por isso Concerta o Pulso e volta para Brincadeira..

  12. ONDE MESMO?

    31 de Janeiro de 2019 as 12:11

    Muito bem Sr. Primeiro Ministro por por o Sr. PR em sentido. Cada caranguejo nos seus respectivos buracos. Anca glândgi cóbo glândgi, anca tchóco cóbo tchóco.

  13. ANCA

    31 de Janeiro de 2019 as 12:22

    Abel liberta os comentários

    Um abraço

  14. Companheiro de Levy

    31 de Janeiro de 2019 as 12:32

    Pela rapidez da resposta, já estava a espera desse espetáculo por parte do PR.

    Muito bem Sr. PM, assim é que se trabalha.

    Que Deus o abençoe e a esse Povo, que esses malandros não vão dar tréguas.

    Como disse um ex companheiro “Antes tarde que nunca”.

  15. Metido a Besta

    31 de Janeiro de 2019 as 16:54

    Excelente resposta e que serve de licao ao ex-governador de Banco Central a a sua equipa que deveriam recorrer ao Tribunal e nao a meio de comunicacao social a procura de julgamento publico.

    O povo foi claro na eleicao de 7/10/2018 a remover o ADI e tudo que este partido representa.

    o actual presidente Americo exonerou tantos quadro e chefia de Estado e igualmente o Presidente de Angola.

    Sr Jorge Bom Jesus , continua com as medidas e reforma que entender serem necessario e doi a quem doer.

    Se o povo de Sao Tome deu lhe o mandato entao exercio com a sabedoria e este presidnte de pau mandado vai ter o que lhe espera caso ele candidatar-se para outro mandato.

    A ver vamos

    O mundo nunca temeu os ruins , mau carácter

    A nossa revolta recai sobre aquelas pessoas que nada fazem para os impedirem de continuar a destruir.

  16. Madredeus.igreja

    31 de Janeiro de 2019 as 19:29

    Senhor 1 Ministro, dei ordem a Ministro de Defesa, para estar pronto e, não aceitar a ordem do chefe estado, neste( presidente da república)

    Pedir para os militares não actuarem contra o povo. A resposta ao pau mandado será dada pelo povo. Vamos escorasar este presidente do palácio até porta de saída.

    Hoje ele já tem voz, mais o povo vai calar a tua boca.

    Cada macaco no seu galho. Portanto, avô, abri bem os teus olhos.

    Demita todo seu gabinete jurídico, porque só ti mandam passar vergonha

    Olhe, não ti esqueça

    Povo põe, povo tira. Talvez chegou a tua vez

  17. Paulo Jorge dos Reis

    1 de Fevereiro de 2019 as 9:06

    Não sei se é brincadeira. Se não for Evaristo devia demitir este assessor jurídico.

  18. O povo exige justiça

    1 de Fevereiro de 2019 as 9:35

    E digo mais,o governo deve seguir com reformas,o povo de forma em geral está a gostar e que o governo não tem que ter medo de nada.Vamos vos apoiar,nem que custe as nossas vidas.Se fôr preciso,vamos sair a rua em defesa do governo e do país.
    Mas o senhor prometeu mão dura na justiça,então o povo espera urgentemente a nomeação de um novo procurador geral da República,porque há motivos de sobra para afastarem o PGR e que o PR,não pode contrariar.
    O povo está bem atento,nós sabemos das muitas atrocidades e violações cometidas pelo governo de ADI e estão com medo.
    Então cabe ao governo,prôpor de forma urgente um novo PGR,porque a muita questão que indiciam a crimes e nós não vamos descansar.
    Vou citar só algumas como:
    1-A denuncia do cidadão Peter Lopes e Carta que o mesmo enviou a Procuradoria e que foi abafada.
    2-Queixa crime a Gestão antiga De EMAE
    3- O empréstimo contraído pela Empresa EMAE,qual foi o destino dado com esse empréstimo.
    4-Empréstimo de 30 milhões de dólares assinado pelo antigo Ministro das Finanças-Américo Ramos.
    5-A compra dos barcos Catamarãs.
    6-As inventonas de 2 golpes de estado em menos de dois meses.
    7-As auditorias feitas as Camaras distritais de Agua-Grande,Lobata ,Cantagalo e outras que foram constatadas diversas anomalias e viloações.
    8-Processo de ajudicação as obras de Ministério dos Negócios estrangeiros que padece de investigação, e muitos casos que o povo espera o seu desfecho nas barras dos tribunais.
    Por isso,apelamos ao Sr.Bom Jesus que cumpre o que prometeu,aliás esse país não vai desenvolver se os políticos e dirigentes desse país não forem para cadeia e confiscados os seus bens!
    já estamos fartos de ver só ladrões de galinha na cadeia.Queremos ver os ladrões do povo na cadeia!
    Chega! Chega! Chega!
    Portanto é necessário que se coloque um PGR ,que está comprometido com o país e que leve a barra dos tribunais todos e todos os bandidos e prerivicadores!
    Este é um apelo e um aviso lançado ao Primeiro Ministro,ao Presidente de Assembleia Nacional!
    Quem não deve naõ teme!
    Se o próprio Primeiro Ministro ,Bom Jesus,não tem medo da justiça,se o Delfim Neves,não tem medo da justiça,devem tudo fazer para afastarem o actual Procurador e nomear um outro.
    O Povo agradece desde já se fizerem isso! Aliás nós cidadãos de Agua-Grande,atentos agradeceria este gesto!

  19. modesto

    1 de Fevereiro de 2019 as 10:51

    Doe, mas passa!!!

  20. Tropa

    1 de Fevereiro de 2019 as 12:40

    Sr. Presidente!
    Pensei que Sr tem memória curta.
    Quando PT começou com as mudanças da lei o Sr. Disse a oposição que país está na mudança. E temos que aceitar.
    Quando PT patenteou os oficial superior do exército onde sr andava. Sr é comandante supremo das forças armadas . Que eu saiba é da sua competência patentear os oficiais. Deixa governo trabalhar.

  21. Seabra

    1 de Fevereiro de 2019 as 23:00

    O Jorge de Jesus está bem onde se encontra. Quem está a mais é o Evaristo
    ” ô Evaristo, larga lá isto” , nada soube dizer ou fazer sob a ditadura do corrupto ditador Patrice Trovoada, hoje está armado em presidente da Républica.
    Continua a ser o APAGADO que foste, que a tua fala se ouvia.
    Deixe o Jorge trabalhar em paz, porque o seu patrão Patrice Trovoada deixou muita barafunda. …sabe Evaristo, o carisma não se compra, tem-se ou não se tem.

  22. Joana Almeida

    4 de Fevereiro de 2019 as 18:05

    Comentários de ditadores. O Jorge Mau Jesus está a mostrar as garras e a dizer que sim é mesmo ele o ditadora que se segue. Como sempre o povo cego segue-lhe até sentirem no osso. Está a fazer o que todos os ditadoreszinhoas africanos fazem: encher as instituições chaves de amigos para roubarem. Afinal tudo o que criticam no ADI. Continuamos refems do político que se segue.

  23. Joana Almeida

    4 de Fevereiro de 2019 as 18:06

    Comentários de ditadores. O Jorge Mau Jesus está a mostrar as garras e a dizer que sim é mesmo ele o ditadora se segue. Como sempre o povo cego segue-lhe até sentirem no osso. Está a fazer o que todos os ditadoreszinhoas africanos fazem: encher as instituições chaves de amigos para roubarem. Afinal tudo o que criticam no ADI. Continuamos refems do político que se segue.

  24. Crisotemos Café

    5 de Fevereiro de 2019 as 11:28

    ôh, Muito bem Evaristo. Demitiu toda esta corja de assess

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo