Política

ADI diz ter sido uma “farsa”a reunião do Conselho Nacional do último sábado

O maior partido político da oposição, através do seu Presidente Agostinho Fernandes(na foto), eleito em congresso e reconhecido pelas instituições do Estado são-tomense,  considerou de “farsa” a reunião de Conselho Nacional que foi realizada na última semana pela extinta comissão de gestão do partido. A Direcção do Partido ADI, garantiu que não participaria do evento organizado por alguns membros da extinta comissão de gestão.

«A direcção do partido não tomará parte neste acto, apesar de estarmos disponíveis para a reconciliação que deve ser feita com maturidade e não com o mesmo nível de infantilidade que temos vindo a assistir», afirmou Agostinho Fernandes, em declarações a imprensa.

O Conselho Nacional organizado pela extinta comissão de gestão, pretendia promover a reconciliação interna.  «A reconciliação faz-se conversando e em nenhum momento houve qualquer contacto entre a comissão de gestão que está extinta e a nova direcção para efeito de reconciliação ou realização da reunião magna do partido», explicou o Presidente da ADI, para depois acrescentar que « a reconciliação passa por negociação, por conversa entre as pessoas», pontuou Agostinho Fernandes.

No evento organizado pela extinta comissão de gestão do partido ADI, foi exibido um vídeo de Patrice Trovoada, o ex-Presidente da ADI. Um vídeo gravado em lugar desconhecido, e com uma mensagem contraditória.

Um vídeo que criou um cenário, que faz recordar o tempo em que o ex-líder da Al-Qaeda falava aos seus seguidores por via digital, e em gravações feitas em lugares desconhecidos.

Presente e residente no território de São Tomé e Príncipe, Agostinho Fernandes, Presidente do partido ADI, declarou que «a maturidade obriga que as pessoas que de fato querem a reconciliação possam sentar-se, falar e encontrar a melhor forma para se reconciliar. Ela não pode ser unilateral, tomando decisões unilaterais, que ignoram a nova direcção do partido e violam completamente os estatutos do ADI», concluiu.

Téla Nón

13 Comments

13 Comments

  1. Homem Aranha

    8 de Agosto de 2019 at 20:08

    Muito bem senhor Agostinho Fernandes. O senhor esta no seu país a falar do seu país. Isto é ser patriota, isto significa assumir de frente as coisas. O senhor não fugiu como rato e estar a mandar recados de longe. Homem que é homem tem que mostrar que tem tomates. Governante que é governante tem que dar provas que ama o seu povo e que esta sempre junto do seu povo em todos os momentos, quer na saude como na doença, ou seja, quer n o poder como na oposição. O senhor Patrice é um…… que foge como rato e depois manda recados aos seus lambe-botas. Quem ainda acredita no Patrice então nao sabe o que quer e revela-se um autentico fracassado em termos de inteligencia.
    Ao senhor Agostinho os meus parabéns por querer de facto a reconciliação e até por ser um homem bastante moderado na linguagem, ao contrário do outro que só cospe veneno.
    O país revela-se estavel, a paz é visivel, as liberdades voltaram a ser uma realidade em STP, a governação vai-se fazendo apesar de todos os problemas, mas precisa-se de facto de uma oposição contributiva para melhores dias para todos nós. O PT que continue por la e deixa este povo em paz!

    • Seabra

      14 de Agosto de 2019 at 1:31

      Concordo consigo quanto ao que diz sobre o vagabundo guru ADI Patrice Trovoada, o foragido corrupto ditador. …este marmanjo do Patrice Trovoada nunca mais vai ocupar um cargo em STP, mas é necessàrio reconhecer que ele prejudicou muito obrigada país e o povo sãotomense, por isso deve ser conduzido junto da justiça sãotomense, para ser julgado e condenado em função da gravidade dos seus actos de FURTO, de INJUSTIÇA, de CORRUPÇÃO, de CRIME e deve restituir todo o bem que ele roubou nos cofres do Estado, pois que pertencem à STP e ao seu povo.
      Uma vez que ele pagar a sua pena bem merecida deve ser definitivamente expulso de STP.

  2. Libreville

    9 de Agosto de 2019 at 7:49

    Vocés políticos não têm vergonha, o País esta como está por vossa causa, maus e péssimos políticos. Vocês são maiores obstáculos no desenvolvimento deste País. Nem Agostinho Fernandes nem o Patrice Trovoada todos estão errados. Ganham vergonha na cara e fazem a diferença. até da nojo…

  3. Paulo Jorge dos Reis

    9 de Agosto de 2019 at 8:21

    Muito bem. Somos amigos, mas infelizmente não tens aquilo no sitio para conduzir e engrandecer o partido

  4. Mau Demais

    9 de Agosto de 2019 at 8:26

    Muita complicação para um país tão pequeno.

  5. Madiba

    9 de Agosto de 2019 at 9:04

    Mas porquê que não vejo Agostinho Fernandes no parlamento? Porquê que Abnilde ainda continua a ser líder da bancada parlamentar do ADI? Mas porquê?

  6. Grupo Mé-Zedo

    9 de Agosto de 2019 at 9:14

    Meus parabéns senhor Homem Aranha pelo seu post.
    Isto sim chama-se uma verdadeira reflexão.
    Na verdade os ainda seguidores do Patrice Trovoada devem ter graves problemas de percepção real das coisas, ou estão doentes ou são mesmo uns autenticos lambe-botas que só conseguem sobreviver com migalhas que o PT lhes vao dando mensalmente.
    Na verdade é bom reconhecer que o país esta estável socialmente e politicamente e até poderia estar bem melhor se o senhor Presidente da República se assumisse como verdadeiro chefe de estado amante da paz e da estabilidade e não estivesse a agir sob comando à distancia do PT.
    Viva o Governo de JBL, viva a paz e estabilidade, viva os projectos anunciados pelo governo para o futuro deste país.
    Mas maes carenciadas tem recebido apoio do estado, o GIME esta a funcionar, as obras foram retomadas e o meu país vai-se fazendo

  7. Vanplega

    9 de Agosto de 2019 at 18:30

    Quem moralidade senhor Pinta Cabra….

    Voce fugiu do pais, nao posso a pasta a outro governante do pais.

    Nao custificou cortes desvios e outras coisas mas que aconteceu nestes 4 anos do seu mandato.

    Agora pandas a choramingando, tentando espalhar brasas.

    Volte homem, a Sao Tome e Principe! Se voce ( Pinta Cabra) tiver tomatoes.

    Sera que desta vez, teras DEPUTADOS, de Portugal outra vez?

    O Povo de Sao Tome e Principe, ja ti conhece, save bandido que tu es. Nos ja nao vamos na tua conversas, MENTIROS

    Agora choras, porque acabou viajens de Bortles?

    Comeste, comeste e bem como

    CONSELHOS para ti( Pinta Cabra)

    Vais candidate para 1 Ministro do GABAO

  8. Antonio Lima

    9 de Agosto de 2019 at 21:05

    Senhor Agostinho da Geração Esperança
    Quem é o senhor para falar em nome do ADI
    Quem lhe deu autorização para falar em nome do ADI
    Se o senhor diz que foi eleito presidente do ADI, então onde está os membros do seu Conselho Nacional. Quem são os membros da sua Comissão Politica. Alguma vez o Congresso de um partido elege apenas um presidente?
    Onde é que param os outros órgãos do seu partido.
    O Senhor é mesmo jurista ou é um besta qualquer
    O Senhor não passa de um pao mandado do Delfim e companhia limitada
    O senhor devia ter vergonha na cara.
    Se você tem a capacidade de organizar um partido, porque é que não cria o seu novo partido para estar melhor representado, já que os verdadeiros ADISTAS não te reconhecem em parte nenhuma.
    O senhor mais o Boca Balança que vão tomar banho
    Bem Haja o verdadeiro ADI

  9. Costa do Pinto

    10 de Agosto de 2019 at 12:37

    Este gajo de Agostinho é mesmo um sem vergonha
    O gajo anda a procura de trocos de Delfim e Osvaldo e até mudou totalmente o seu carácter. Por dinheiro é capaz de vender a propria mãe ou a família.
    O Agostinho e a companhia limitada não têm moral. Vocês falam que a autoridade nacional vos reconhece como representantes do ADI. Mas qual é autoridade nacional que falam. Se for o tribunal, este órgão não existe. Este tribunal é tão corrupto que qualquer individuo sério teria vergonha de ser reconhecido pelos tribunais santomenses atualmente.
    Se for a Assembleia Nacional, esta Assembleia esta a ser presidida por um dos maiores gatunos santomenses, que devorou os 500 milhões de Brasil com leite e manteiga podre, humilhou o povo santomense junto do país vizinho dizendo que o povo estava faminto para trazer o arroz podre para o país, enviou envelopes para os juízes gatunos sobre o Rosema etc. etc.. Então quais são as autoridades atuais que têm moral para reconhecer alguém.
    O Agostinho é mesmo um vende patria bandido.
    Força ADI Força ADI Força ADI

  10. Renato Cardoso

    11 de Agosto de 2019 at 7:24

    Esta novela de péssimo gosto apenas confirma que os clubes políticos existentes,e este em particular(adi) é para aproveitar o contexto miserável das populações e resolver as suas misérias passando de pobres para ricos como tem sido prática recorrente.

  11. Joel Cardoso

    11 de Agosto de 2019 at 10:55

    Caro Amigo e colega Agostinho
    Conheço-lhe a muito tempo e durante a nossa infância e na juventude convivemos bastante. Quando decidiste entrar na politica, eu tinha uma grande esperança em ti, pois te conhecia e parecia ser alguém que pudesse fazer algo diferente.
    No entanto, com o andar do tempo pude dar conta que você deixou de ser a mesma pessoa que eu conheci e com quem convivi.
    Apesar de teres apenas um só olho, não sabia que um que restava também estava totalmente cego.
    Tu não és capaz de dar conta que os adversários de ADI estão a te utilizar para dividir o partido. Tu não estás a dar conta que estás a fazer o serviço para PCD e MLSTP. Não das conta que é mesmo assim que a politica funciona, que quem está no poder trata de dividir a oposição para que possam reinar. Tu não estás a dar conta que o objetivo fundamental do PCD e MLSTP é precisamente ir entretendo-te para ficares no meio como um palhaço, para que eles estejam a tua trás a rir. Tu podes receber hoje uma grojeta para fazeres o papel de parvo que tens estado a fazer, mas amanhã e logo que eles puderem, eles vão te pisotear como se fosse uma folha seca no solo.
    Meu caaro amigo. Abra um dos olhos que você ainda tem sob pena de perderes totalmente a sua visão.
    Não sejas parvo ignorante e burro.
    Abras olho homem
    Bem haja ADI

  12. Balon Clé-clé

    12 de Agosto de 2019 at 8:38

    Viva Agostinho Fernandes! Parabéns pela postura conciliatória e inteligente!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top