Política

De Mãos Dadas no Combate contra a Covid-19

De Mãos Dadas no Combate contra a Covid-19

          — Na véspera da chegada da Equipa Chinesa de Médicos Especialistas a São Tomé e Príncipe

É prevista neste domingo, dia 31 de Maio, a chegada a São Tomé num avião fretado, duma equipa chinesa de médicos especialistas em epidemia, composta por 12 elementos, sendo epidemiologistas, infeciologistas, pneumologistas, intensivistas, enfermeiras, analista clínico e imagiologistas, enviada pelo Governo Chinês em carácter de urgência, em apoio a São Tomé e Príncipe no seu combate contra a Covid-19. 

A vinda desta equipa médica é uma resposta ao apelo do Presidente da República, Evaristo Carvalho, lançado à comunidade internacional e à solicitação do Governo Santomense, mas é sobretudo o testemunho vivo da forte amizade fraternal do Povo Chinês para com o Povo Santomense. 

A China é uma nação agradecida e sabe retribuir os favores recebidos. Os dirigentes santomenses e toda a sociedade de São Tomé e Príncipe manifestaram solidariedade e apoio ao Governo e Povo chinês quando a China estava passando os momentos mais difíceis na luta contra a pandemia. Esse gesto e tantos outros permanecem gravados no nosso coração, e temos sempre presente a retribuição dessa simpatia e amizade.

Ao mesmo tempo, a China é um país sempre disponível a ajudar os outros, um sincero parceiro dos seus amigos nos tempos difíceis. Recorda-se que aquando do surto do Ébola na África, foi a China o primeiro país a enviar equipas médicas e suprimentos de emergência, enquanto muitos países estavam a evacuar seus cidadãos.

Gostaria de citar uma afirmação do Senhor Moussa Faki Mahamat, Presidente da Comissão da União Africana: “China e África são amigos, e mais ainda, companheiros de luta. Nada conseguirá alterar ou danificar as relações amistosas entre a China e a África.” Nesta batalha entre a humanidade e o vírus desconhecido, a China vai, como sempre, lutar lado a lado com os amigos africanos para salvar tanto quanto possível vidas inocentes. 

Um dos princípios mais valorizados pela China é o cumprimento efectivo das promessas que faz. Após o surto da epidemia, a China tem fornecido apoios materiais, tecnológicos e de recursos humanos aos países africanos, ajudando-os a aumentar a capacidade dos sistemas de saúde pública. A China tem enviado uma grande quantidade de suprimentos médicos para mais de 50 países africanos e a União Africana, além de 5 equipas de médicos especialistas para o continente. Uma destas 5 equipas, chegará amanhã a São Tomé depois de ter estado a apoiar à República Democrática de Congo e à República do Congo. Ao mesmo tempo, ainda há 46 equipas médicas chinesas residentes na África que estão ajudando com os trabalhos de contenção no local.

O novo coronavírus nos mostra que, o vírus não respeita fronteiras nem distingue raças, e se apresenta como um desafio comum a todos. A solidariedade e a cooperação são as armas mais poderosas para vencer esse inimigo comum da humanidade. 

O mais importante que se pode aprender com a COVID-19 é que, todos os países moram na mesma aldeia global, a vida e a saúde dos povos de diferentes países estão intimamente ligadas, e que a humanidade na verdade é uma comunidade de futuro compartilhado. Os países devem ultrapassar as diferenças de  localização geográfica, de raça, de história, de cultura e sistemas sociais, construindo de mãos dadas uma comunidade de futuro compartilhado da humanidade.

Para promover a cooperação internacional contra a COVID-19, na recente 73ª Assembleia Mundial da Saúde, o presidente chinês Xi Jinping anunciou o seguinte:

— A China vai oferecer em dois anos U$ 2 bilhões (dois mil milhões dolares americanos) para apoiar a resposta à COVID-19 e o desenvolvimento económico e social dos países afetados, sobretudo os em vias de desenvolvimento.

— Assim que a vacina chinesa esteja desenvolvida e aplicada, ela será disponibilizada como um bem público global, servindo como a contribuição chinesa à garantia da disponibilidade e acessibilidade de preço da vacina nos países em desenvolvimento.

No momento em que todos os países estão a combater árduamente a COVID-19, é lamentável que determinadas forças políticas de alguns países ignorem fatos básicos, inventem  inúmeras mentiras e teorias conspiratórias, espalhando vírus político ao rotular o vírus, ao politizar a investigação da origem do vírus, e estigmatizar determinados países e instituições.

Mas mentiras são apenas mentiras. O ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln disse que, “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo, ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não consegue enganar todas as pessoas o tempo todo.” Perante o atual grande desafio global, a manipulação política é meramente perda de tempo precioso, e as acusações alimentadas de mentiras não ajudam de maneira alguma a luta contra a COVID-19. 

Finalmente, gostaria de render uma particular homenagem a todos os profissionais de saúde, pela sua coragem e dedicados esforços na salvação das vidas. 

O vírus não vai derrotar os seres humanos. Nós é que venceremos finalmente essa pandemia. 

Vamos trabalhar de mãos dadas na cooperação internacional contra COVID-19, pela vitória da humanidade nesta batalha comum contra o vírus. 

                          Wang Wei

                Embaixador da República Popular da China

    18 comentários

18 comentários

  1. Anton

    30 de Maio de 2020 as 21:10

    Estes andam a pagar bem.
    Saudades de Taiwan.

  2. Custodio Oliveira

    31 de Maio de 2020 as 8:14

    O campeonato COVID-19 está interessante, duro e com muitas emoções.
    1. O Governo está a fazer o que pode com o apoio da OMS e outros parceiros internacionais,
    2. Os nossos Deputados na Assembleia estão mais unidos em torno do JBC com Moção de Apoio ao mesmo,
    3. Cassandra, “O Visionário” decreta isolamento da sua Jurisdicao, a medida mais correcta para combate a propagação do Vírus. Entretanto os Cocos espertos chumbam a ideia, com folclore a mistura;
    4. Os espectadores do campeonato decidem ir ao campo assistir os jogos e desrespeitam a Quarentena, o isolamento bem.como o distanciamento físico e social e ignoram o uso das máscaras alegando falta de dinheiro e que o governo deve distribuir as mascaras para todos. Que desculpa mais esfarrapadas;
    5. O Vírus finalmente da a cara e diz estou aqui, e convosco também,
    6. O governo desdobra-se com testes a voar de pais em pais enquanto o vírus faz a festa entre nós;
    7. A OMS oferece laboratório e leva uma eternidade a ser útil para o objectivo para que foi importado. Entretanto os valores gastos em compra.do laboratório já está a render outros milhões a.quem o vendeu lá.nas estranhas!
    8. A população, o Governo, os partidos, os deputados, os parceiros internacionais caiem na real. O Vírus está instalado como importado, como local bem.como comunitariamente;
    9. Num lance de inveja ou dor de cotovelo o Governo decide empurrar o Principe para a estatística Nacional do VIRUS, enviando os infectados testados sem esperar pelos resultados. Que maldade. E nenhum Partido, nenhum Deputado, nenhum ex-presidente, nem mesmo o povo guerreiro de Guadalupe saiu da sua toca para repudiar este acto maquiavélico;
    10. Fruto dos esforços do VISIONARIO Cassandra, investidor sul.africano na ilha do Principe, aterrou directamente no aeroporto do Principe e com matérias e equipamentos anti COVID, para ajudar o povo do Principe. E para dar mais raiva, transportou doentes graves do Principe para Sao Tome no seu avião. Foco. STP! Aquela nossa “sucata do ar” não podia ir buscar os doentes? Só podem levar e trazer turistas? E muita sacanagem e olho no dinheiro.
    11. O nosso COBONCONE da actualidade, cheio de dinheiro das falcatruas aplicadas enquanto governante, nos abandonou e decidiu nos consolar a distância com os seus pensamentos de paixão e amor as mulheres e resiliência aos cargos do poder, já projectando as vizinhas batalhas eleitorais.
    12. O Mambo Rijo enciumado, faz alguns ZOPOS-ZOPOS (tipo fitchim flogo) e anuncia a chegada de Angola de milhares de marcar as, etc, etc,( não diz quantos exatacmente – preguiça de conferir, nem diz quem fretou o avião, nem diz quem foram as entidades que doaram ou venderam os materiais e equipamentos’ nem diz como e que essa acção será retribuída ou paga no futuro). De certeza que será o país a pagar como aconteceu com a batalha campal sobre a ROSEMA.
    13. O Mambo Rijo sugere uma.lideranca forte e clarividente no combate ao COVID. E aponta o ASSINA SO, para criar uma comissao de consenso para diálogo alberto sobre a solução de crise.
    O Mambo Rijo em situação de crise indicou o GABI para o primeiro.ministro alegando A CRISE como a razão para não dissolver a Assembleia e convocar as eleições coma ditam a Constituição. No mininmo deveria convocar o MLSTP, partido com a maioria parlamentar para propor o seu primeiro ministro. Nao, preferiu pisotear a constituicao, dictatorialmente. Na sua vez, não convocou a sociedade para ouvir os seus desejos. Hoje, nessa sua fome eterna de liderar, manda recados ao ASSINA SO, para convocar a tal comissão. Tudo, porque, farejando as disputas eleitorais que se avizinham, já quer através desta comissão puxar a braza eleitoral para a sua sardinha;
    14. SOLFAO! SOLFAO! Alguém levou um Grande SOLFAO nesta bisca do COVID. Ouvimos da boca do embaixador da China cá em STP, que em resposta aos esforços e contactos do “ASSINA SO”, a China decidiu enviar 12 especialistas em combate ao COVID para STP. O ASSINA SO, matou a cobra e mostrou-nos o pau e a referida a cobra morta, numa transparência e secretismo, jamais vista cá no nosso país. Os outros teem matado as cobras mas mostrando apenas o PAU. Tempos depois vimos aa.suas.cobras reaparecerem no terreiro. Oh CACAOOOOH. Alguém levou SOLFAO para casa!
    Mas honestamente falando! Neste campeonatto do COVID, Capote, solfa ou SOLFAO, não interessa a ninguem! O mais importante e que cada um na sua trincheira está a dar o melhor do seu saber em prol do combate ao COVID. E assim o país agradece a todos. Quem levou SOLFAO para casa, pode estar descansado que o campeonato ainda não acabou. Prepare-se melhor para a desforra nas eleições que se avizinham. Até lá guarde este SOLFAO na sua galeria.

    • Nita

      1 de Junho de 2020 as 15:24

      Gostei. Há que ter humor mesmo! Este país de políticos palhaços!

  3. SEMPRE AMIGOC

    31 de Maio de 2020 as 18:27

    Toda tentativa de querer aproveitar-se da miséria dos outros para aumentar e consolidar o seu poder está condenada ao fracasso.China, durante a sua longa história, na sua política externa nunca utilizou a agressividade.O elemento mais constante da sua política externa tem sido exercer um poder brando de atração, em vez de um poder duro de coação Segundo os dizeres do CONFÚCIO,”consiga que os que estão perto estejam contentes e os que estão longe se sintam atraídos.Porque “o homem virtuoso,o jungi,não deve buscar o poder mas sim o bem de toda a sociedade;a sua bondade interna(Ren) manifesta-se no respeito externo(Li).Quando um Estado é civilizado, quer dizer virtuoso, exerce no mundo uma influência benéfica: estabilidade, paz e armonia.Obriado China pelo tu exemplo!

  4. Paulo Cruz

    31 de Maio de 2020 as 19:07

    Muito bem, mas o que é que esta equipa pode fazer numa semana? Será algo que preste?

    Tenho duvidas, em tão pouco tempo fazer-se algo de merito.

    • Doce Mel

      2 de Junho de 2020 as 20:43

      Paulo cruz, o confinamento não é para curar, mas sim para retardar, evitar ou diminuir o avanço do contágio.

  5. SEMPRE AMIGOC

    1 de Junho de 2020 as 9:56

    Peço desculpas aos amigos leitores, porque em vez de HARMONIA,com h escrevi armonia,sem h. s SEMPRE AMIGO.

  6. J. Fernandes

    1 de Junho de 2020 as 11:09

    Infelizmente

    Esse espaco esta confinado aqueles que
    nao gostam de falar a verdade .

    Esse e O MLSTP que conhecemos de longa data
    Usam a palavra liberdade para enganar os outros
    Sao gatos desfacado de lebre .
    voces podem esconder toda a verdade , tarde ou sedo ela vem ao de sima .
    Africanos sempre foi e sera cobaia dessas ditas potencia .
    Ser intelegente e deixar fluir edeias .

  7. Convetavirus

    1 de Junho de 2020 as 13:28

    Alguém me pode explicar porque é que o governo decretou confinamento obrigatório, só entre as 18h30 e 5h da manha? Será que é devido a hora em que os morcegos saem para se alimentar e eles sabem que os morcegos são os hospedeiros naturais do coronavírus?

  8. Zé de Neves

    1 de Junho de 2020 as 18:59

    Entretanto, em Hong Kong gente valorosa tenta lutar contra o fim da democracia e violência imposta pela China. Há muitos presos e feridos nos hospitais, mas isso este Sr não escreve sobre isso.
    Entretanto em STP tentam remediar a porcaria que fizeram com o vírus chinês que nos está a matar aos poucos e rebentar com o resto do mundo.
    Vão à China e vejam como eles tratam os africanos de cor negra e depois não digam que não foram avisados. Estamos a abrir a porta à tirania e à nova escravatura com o total beneplácito do nosso governo… Deus nos valha

    • Fernandes

      3 de Junho de 2020 as 4:43

      vã para America, lá o teu pai , o senhor presidente Trump, vai te protejar!

      • Fernandes

        3 de Junho de 2020 as 4:45

        me desculpe, sim proteger, não protejar.

    • Martina Dolo.

      3 de Junho de 2020 as 12:10

      Pare de ser desagredecido e mentalmente doente. Cale-te com tua língua viperina e venenosa!!

      • Fernandes

        3 de Junho de 2020 as 23:21

        agora o senhor Martina Dolo começa a saber e entender o que é língua viperina e venenosa !!!!!

        umas línguas de mel que não viperinas e venenosas prejudicam mais à nossa sociedade !!!!

        bom dia para o senhor Martina Dolo e agradeço que você ajuda-me muito.

  9. Marizé Makula

    1 de Junho de 2020 as 19:14

    Concordo com o Zé de Neves,
    esta escumalha que nos governa à 44 anos está a entregar o país à China, estas ilhas serão deles a muito curto prazo e nós, povo tão amoroso quanto burro, muito em breve estaremos a lavar os seus pratos e limpar os seus rabinhos… e caladinhos, caso contrário levam bala na cabecinha oca que é a forma chinesa de democracia. Nesse dia a elite deste país, os mesmos que querem esta independênca suicida, apanha confortávelmente o voo para fora daqui e os que ficam que aguentem.
    Algum partido da oposição se faça útil e peça uma auditoria a todos os acordos que têm sido feitos com a China antes que seja tarde demais.

    • Martina Dolo.

      3 de Junho de 2020 as 13:54

      N percebi q nosso stp tem muitas pessoas desagredecidas!

    • Fernandes

      8 de Junho de 2020 as 0:58

      Na china tem muitas pessoas que também queren fazer uma auditoria a todos os acordos que têm sido feitos com STP, chineses não querem gastar dinheiro à toa!

  10. Gil Catarino

    4 de Junho de 2020 as 16:31

    Cartilha ideológica do partido comunista chinês a construir uma narrativa mentirosa… enfim…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo