Política

Governo faz diligências para utilizar o Fundo Kuwait de 17 milhões de dólares

Afinal continua activa a linha de financiamento de 17 milhões de dólares, aberta pelo Fundo do Kuwait a favor de São Tomé e Príncipe,

Um crédito financeiro de 17 milhões de dólares para modernizar o hospital Ayres de Menezes, e que foi assinado no ano 2016 pelo ex-Ministro das Finanças Américo Ramos.

No ano 2019, o Governo de Jorge Bom  Jesus, avançou com uma queixa crime contra o ex-ministro das finanças, por alegado desvio de verbas do fundo Kuwait, tendo em conta que segundo o executivo, não tinha na sua posse nenhuma informação sobre o paradeiro do dinheiro. Mais grave, segundo o governo é que tinha recebido uma comunicação do Fundo Kuwait a exigir o pagamento de juros por fundos que já tinham sido desbloqueados. O ex-Ministro das Finanças Américo Ramos, foi detido em regime de prisão preventiva, também por causa do alegado desaparecimento do fundo do Kuwait .

Um ano depois, o Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus em entrevista a imprensa santomense, anuncia que a verba atribuída pelo fundo soberano do Kuwait à São Tomé e Príncipe continua disponível, e que o seu governo começou a trabalhar no sentido de utilizar o dinheiro disponível, para modernizar o hospital central Ayres de Menezes. O principal hospital do país, deverá ser transformado num centro de saúde de referência nacional e regional.

O chefe do governo disse a Televisão Santomense, que a crise do novo coronavirus, pôs a nu as fragilidades do sistema nacional de saúde. Por isso, Jorge Bom Jesus, considera ser momento fulcral para investir forte na melhoria das estruturas do sistema de saúde do país. Com os 17 milhões de dólares do fundo do Kuwait disponíveis, Jorge Bom Jesus, garantiu que não perderá a oportunidade de elevar o hospital Ayres de Menezes para a categoria de hospital de referência.

O executivo já criou um comité director para gerir todo o processo, com destaque para a reactivação do acordo assinado no ano 2016 entre o Estado são-tomense e as autoridades do fundo soberano do Kuwait.

O comité que já elaborou um plano de execução do projecto, explicou a imprensa que o acordo de financiamento expira neste ano 2020.

«O acordo foi assinado, mas tem uma validade que termina agora em 2020. Houve dificuldades inerentes a forma como trabalhamos no nosso país, em que não conseguimos avançar com a rapidez que se pretendia. Foi necessário que o actual governo tomasse o projecto em mãos e decidisse tomar medidas para que de forma mais rápida se pudesse retomar o processo com o Fundo Árabe, para que se passa-se a fase efectiva de implementação do projecto», afirmou Tomas Soares, chefe da equipa técnica nacional.

O comité directivo, anunciou que as negociações com as autoridades do fundo Kuwait, já permitiram a prorrogação do prazo de validade do acordo de financiamento de 17 milhões de dólares.

O plano de reabilitação e modernização do hospital Ayres de Menezes, foi apresentado também ao Conselho de Ministros.  «As obras não serão só de reabilitação, porque uma parte dos edifícios vai ser demolida, e vai-se construir uma nova estrutura que vai estar integrada. Assim será o novo hospital Ayres de Menezes quando ele estiver, reabilitado, reequipado», pontuou Tomas Soares.

O Téla Nón coloca a disposição do leitor o site do Fundo Kuwait que confirma a disponibilidade do dinheiro para reabilitação e modernização do Hospital Central Ayres de Menezes.

XMA Header Image
Kuwait Fund

Abel Veiga

    22 comentários

22 comentários

  1. Pedro Costa

    27 de Julho de 2020 as 21:24

    Perfeitamente de acordo .
    Normalmente neste país quando se muda os governos, interrompe-se quase tudo ou mesmo tudo. Tudo que anterior começou a fazer é bloqueado; fica tudo estagnado e não é válido. Tudo isto constitui um atraso no desenvolvimento do país e é uma atitude reprovável.
    Neste país já se falou em parque de energia fotovoltaico, de barragens, porto de águas profundas, etc,etc. O governo seguinte por ser de um outro partido, nunca mais se ouve falar dos temas. Como é que o país avança? É só politiquice. Não se vê um fio condutor nas governações, mesmo não sendo um assunto iniciado pelo governo actual, deve-se procurar dar seguimento desde que seja algo de interesse público e positivo para o país.
    O estado já foi condenado a pagar avultadas indemnizações anteriormente por decisões erradas.

  2. Miguel Savandra

    27 de Julho de 2020 as 22:37

    Cambada de analfabetos! Então não prenderam o homenzinho (a bicos e pontapés) porque roubou, comeu, espatifou os 17 milhões de dólares do KUWAIT (ele mais o seu patrão Pinta Cabra)? Não mandaram o Caso ao Ministério Público porque Pinta Cabra e ladrão,usufruiu dos 17 milhões do empréstimo do KUWAIT, dinheiro do Estado Santomense. E nos, os.treinadores de bancada, a crucificarmos o homenzinho porque tinha espatifado o nosso dinheiro, vivendo a grande e a francesa. Ate publicar o documento de prova na hasta pública, o pedido de pagamento de uma prestação do empréstimo. Agora ainda vão a trás do referido montante com a tamanha cara de pau a perguntar quem e
    homem vem aqui? Que tamanha cara de pau! Vá lá recuperar os 180 milhões que.o Gabi e Mamb Rijo pediram a Angola. Vão lá. Seus burros, desavergonhados. São patetas. Em.vez de irem atrás dos 180 milhões de Angola versus Gabi e Mbo Rijo, estão a correr atrás dessa mijinha de 17 milhões (dez vezes menos que os 180 milhões de Angola). Quer dizer que o Pinta Cabra e mais homem que o Gabi e o Mambo Rijo juntos. Contra prova não há argumentos. Filhos da caixinha! Ainda tem a coragem de diZer quem e homem vem.aqui? Safados! Se não fosse homem você (boca charroco, de uma figa) terias a chance de ir renegociar esse montante negociado com KUWAIT penho punho de Ponta Cabra? E nem uma palavra de reconhecimento e agradecimento? E assim que e ser académico?Entear governos! Passaram governos! Saíram governos! Todos de.meia.tijela. De Angola e Portugal nunca passaram. Sempre.com.mijinhas que.nao ultrapassavam os 5 milhões anuais. Que país se desenvolve com 5 milhões anuais de.emprestimo? Nenhum! Nunca STP ousou ir tão longe a busca de um empresto tão alto. STP só contentava com mijinhas da Uniao Europeia, Banco Africano de Desenvolvimento, Angola, Portugal, FMI e ultimamente a China. E nunca ultrapassavam de 2 a 3 e raras vezes a 5 milhões de dólares/ano. Agora estao a ver os resultados das.multiplas e.incansaveis viagens do Pinta Cabra ao exterior? Está justificado. Onde estão pelo.menos.10 milhões de.emprestimo do Mambo Rojo? De Angola e China este Mambo Rijo não passa! Seu inteligente. Viagem meus senhores! Busquem, Não parem de tentar, que um dia alcançarão. O Pinta Cabra tanto tentou que acabou por alcansar o KUWAIT para vocês estarem aqui a fazerem Banga. Seus fracos de inteligência e de espírito. Gingu Ubwue. Se não “gingarem Ubwue”, vão encalhar nestes 17 milhões do Kuwait e mais nenhum empréstimo fora do âmbito Chinês e.Angoalano. E o Melo que tanto defenderam? Nem uma.vaquinha de pelo menos.10 milhões ao país? Quem e homem vem aqui? Vai lá ao Kuwait recuperar os frutos de que quem foi homem plantou, pa! Ladlon te wee lixo!

    • jfernandes

      27 de Julho de 2020 as 23:47

      Obrigado sr Miguel Savandra

      Faco das suas a minha palara .

      Trestes sao aqueles que comem no prato que haviam cuspido !
      Tamta injusticae tanta cara de pau …
      Eles nao olham o meio para atinger objectivos

      Esses senhores sao como” cucu ” tenhem preguica aguda ou tenhem mente muito pequna maus servidores do Povo .
      Ainda tem cara de pau para para mandar calar as pessoas .
      Qual a moral tenhem esses mercenarios, politicos de baixo nivel .
      quando aprecebem que ha algum dinheiro nos cofres eles aparecem logo para disviar.
      A verdade e como azeite, sempre vem ao de sima .
      Premeiro prendem as pessoas so depois vao investigar .
      Eles deviam agradecer a PT por ter ido buscar esse emprestimos a favor do pais .
      Haja vergonha !
      como fica essa ditadura emplantada por esses mercenarios .
      Prender pessoas sem culpa formada .
      Ate a data presente qual e o emprestimo que atrairam para o pais?
      Sera que Deus nao Fara a justica desses monstros ?
      Aonde vai verdade ? quem mentio o povo e humilhou as verdadeiras pessoas que trabalham para esse povo .
      Quem viver vera !

      Haja vergonha

    • ONDE MESMO?

      28 de Julho de 2020 as 11:31

      Como é possível o Jornal TELA NÒN deixar passar um comentário desses com tantos insultos e palavrões. Será que o TELA NÓN transformou-se numa nova rede social? Há que rever a sua política editorial. Obrigado.

  3. República de bananas

    27 de Julho de 2020 as 23:11

    Realmente esse Jorge andou a nos mentir… Disse que Patrice e Américo comeram 17 milhões de Kuwait mas afinal o dinheiro existe e vão aproveita lo agora para reabilitar Ayres de Menezes?
    Não se faz politica suja. Muita demagogia. Ainda por cima alguém foi a cadeia por essa mentira.

  4. WXYZ

    28 de Julho de 2020 as 3:06

    Vociferava esse boca de charôco na altura da campanha: “Nós estamos altamente preparados para assumir a governação”. E hoje o que é que se vê? É um caos total e tudo desarticulado. Descobri que esse primeiro é malandro desde o dia em que ele encobriu o libanês que esfaqueou o nosso conterrâneo e depois facilitou a fuga do referido libanês. O gajo parece um humilde católico mas é um autêntico facilitador de actividades de corrupção a sua volta. Esse gajo que já mudou de residência e deu ao seu amigo de infância homem de loja de papagaio autorização de extrair areia a balda é um grande malandro oi se calhar era honesto que depois de cair nos meio de peixe podre, acabou por se apodrecer também. Portanto. NÃO É NECESSÁRIO ESPERAR 4 ANOS. É melhor pôr lhe na rua já.

  5. Antonio Nilson

    28 de Julho de 2020 as 4:51

    Auditoria: Prestação de contas e recibos. $17,000,000.00 é muito dinheiro. O povo Santomense tem que beneficiar deste dinheiro.
    Eu também concordo com o Zé Mulato consoante ao caso criminal contra o Primeiro-ministro Jorge MAU Jesus relacionado a Queixa Crime pelo comentário calunioso que ele (Jorge Mau Jesus) fez contra os São-tomenses na diáspora. Eu sempre fiz apelo a união entre os Africanos. Mas, quando existir pessoas entre nós a propagar desunião entre nós, então temos que tomar medidas para combater isso. Em relação a Difamação e Calúnia, eu proponho que o Procurador da República faça um inquérito neste sentido. É necessário ter-se informações concretas, provas, evidências, factos, testemunhas, etc., antes de fazer acusações. Esse Primeiro- Ministro falhou, falou atoa, e ofendeu muita gente! Não pretendo avançar uma queixa crime por enquanto, mas um inquérito compreensivo, sim. A Disciplina tem que entrar em São Tomé e Príncipe, a todos os níveis.

    • Como será

      28 de Julho de 2020 as 16:09

      Concordo Nilson, cumprindo assim o que a nossa palavra de ordem patrioca escrita no simbolo da Republica;ORDEM. DISCIPLINA E TRABALHO,

  6. Assim só já perdeu!

    28 de Julho de 2020 as 9:17

    Oh pessoal DE AQUI, vamos vêr se nós nos entendemos!!!!
    Um homem que não é De AQUI, não nasceu AQUI, não cresceu AQUI, à mulher dele não é de AQUI, ele não vive AQUI não gosta de pessoal de Aqui, obviamente que não tem amigo AQUI; porquê que temos que perder o nosso preciso tempo com Patrice Trovoada?

    • Como será

      28 de Julho de 2020 as 16:13

      REALMENTE. REALMENTE, para que tanto fanatismo pelo um ser humano. Que no meu ver so entraram no pais abrindo a porta para desgraça desta terra.

  7. Inconformado

    28 de Julho de 2020 as 9:26

    Não entendo mais nada desta história dos 17 milhões. Convém que o governo esclareça toda esta confusão para as pessoas saberem, ou então o slogan de perseguição política é verdadeiro.

    • ONDE MESMO?

      29 de Julho de 2020 as 15:24

      Para ter algum esclarecimento consulte a publicação do Tela Nón de 19 de Dezembro de 2019 e lá poderá ver que os famosos 17 milhões foram iónodos (mexidos) pelo anterior ministro do Pinta Cabra.

  8. Damião Semedo

    28 de Julho de 2020 as 12:01

    Olá Sr. “Dividir para reinar”. Para que pizotear a Constituicao da República? A Constituição só serve para justificar a formacao da Coligação dos perdedores a fim de prenderem, difamarem, caluniarem os vencedores. A Constituição e clara:
    1. Filhos de pai, mãe ou país santomense(s) nascidos no estrangeiro, são santomenses por consanguinidade, e sao-lhes dada naciinalidade, o BI santomenses por forca da Constituição.
    Se não está satisfeito, mande fazer a tua Constituição, para vigorar no teu quintal. Mas a que vigora no país e nossa. E ela deve ser cumprida por todos. Queres diZer que os caboverdianos que nasceram aqui, cresceram aqui, envelhecem aqui, não devem receber mesadas chorudas de Cabo Verde? Mente vazia de inteligência mas cheia de espírito divisionista.
    Se fosses tu Governante em Cabo Verde esses nossos irmão caboverdianos que nasceram aqui, estariam numa pior merda do que estao agora.
    E nos que nascemos aqui, vivemos aqui, não somos quase todos tongas Gabons e tongas ngolahs? Veja bem os comportamentos dos nossos dirigentes actuais? Não refletem comportamentos de gentes que não amam o país nem o nosso povo? 8Para que serve nascer, crescer e envelhecer aqui se passam a vida inteira a delapidar os míseros recursos do Estado? Isto de assambarcarem apartamentos do estado para as amantes e não pagarem as prestações devidas ao estado depois de mais de 20 anos será digno de nós que nascemos aqui? Está de assambarcar terremos/dependências inteiras ferteis para fazer deles campos de festas e de finais de semanas, tornando-as improdutivas, será mesmo digno de quem nasceu aqui?
    Esse país precisa de olhos e mentes críticas para ver se dispertamos esses ladrões a mudarem ou diminuírem as suas ladroices e consequentemente restará um pouco para reconstrução do país. O país está completamente rebentado. Não vês isso seu idiota? Queres reconstruir essa sucata de pais sozinho? Vais conseguir sem as sinergias de todos filhos, amigos e simpatizantes dessa sucata que chamamos país? Seja ladrão mas pelo menos coerente uma vez na vida. Esse dito país tão rebentado que está não precisa de mais fraturas tais como “nos nascemos.aqui e outros Bla, Bla, Blas.

  9. Brincadeira tem hora

    28 de Julho de 2020 as 13:28

    Americo já devolveu os 17 milhoes? Estavam aonde? em baixo do colchão?Essa é boa agora…então afinal…dinheiro sempre lá esteve no mesmo sitio: no Kuweit!Mentirosos…e pior, bandidos que mandam para a cadeia um cidadao sem mais aquelas…

  10. Dudu

    28 de Julho de 2020 as 16:07

    Todo o documento que diz respeito ao estado deve estar disponível, quando se pediu explicação no parlamento sobre esses casos ninguém disse nada, foi este governo que chamou as autoridades kuweitianas, foram elas que ajudaram a esclarecer os fatos, tanto é que tudo praticamente está sendo resolvido em cima do joelho para não perder tudo. Logo parem de dizer que não houve tentativa de omissão, tanto é que os vinte milhões de dólares ficou por esclarecer.

  11. Fuba cu bixo

    28 de Julho de 2020 as 18:52

    A verdade vem sempre ao de cima o Primeiro Ministro Jorge bom Jesus mas o seu governo acusaram o Americo Ramos mas o Patrice Trovoada de comerem 17 milhões do fundo do Kuwait mas afinal é tudo mentira.
    Depois de queimarem carro da Juíza em seguida prenderam o Americo Ramos com um monte aparato mediático exibiram homem como troféu só não prenderam o Patrice Trovoada porque ele foi esperto e saiu do país e os camaradas e os ativistas do MLSTP estavam a pedir a cabeça do Procurador geral da República agora qual é a vossa cara desgraçados e os camaradas do MLSTP puseram o Patrice Trovoada nome de fugitivo agora pode-se comprovar que ele não é fugitivo nenhum é um herói.
    Pergunto como é que fica um pai de família que foi preso injustamente muito triste o que este governo esta a fazer.

  12. Andorinha

    28 de Julho de 2020 as 19:19

    Não se esperava nada deste Primeiro Ministro pateta que em comício u camarada tinha que lhe dizer “Presidente bana mão bana mão” não se faz isso prender um homem inocente por odio e perseguições política.
    Ah porque sai de cobó d’água vem aqui aqui você é que tem que sair do gabinete e a busca de dinheiro e investimentos para o pais como fazia o Patrice Trovoada que vocês agora estão a usufruir e inagurar
    Só para lembrar as escolas que o atual governo esta a inagurar é obra do Patrice Trovoada.
    A fábrica de água é obra de Patrice Trovoada
    Financiamento para reabilitação da Marginal é obra do Patrice Trovoada vocês não valem nada.
    Os verdadeiros ditadores são vocês o atual governo do MLSTP nota-se logo da forma como o porta-voz do governo lê e nara notícias parece Propaganda da Coréia do Norte.
    Cometeram atrocidades prisões arbitrárias para aniquilar o adversários políticos muito triste.

  13. Pedro Costa

    28 de Julho de 2020 as 21:15

    É lamentável constatar que este diário digital deixa passar insultos gratuitos e acusações a pessoa do primeiro ministro de um país! É por estas e outras que se vê por aí governos que passam a ter formas de actuações fora de normas legais de um país democrático. S.Tomé e Príncipe é um país democrático, cada um pode e deve falar livremente, mas dentro de regras e com responsabilidade.
    Não é aceitável determinadas opiniões. Por estas e outras, digo ainda, para se governar, principalmente em África, é necessário estabelecer-se regras mesmo que sejam duras para colocar pessoas em “sentido”.
    Pessoas escrevem coisas inadmissíveis sob a capa do anonimato, porque são identidades fictícias e fuga para a frente. O nosso país não é único país do mundo em que se viu prender antigos dirigentes e depois soltá-los. Até deveria haver mais situações destas. Prendeu-se e viu-se que estava tudo correcto; há dinheiro destinado ao estado santomense, utiliza-se.
    Qual é o problema?
    Agora a pessoa atingida se quiser limpar o seu bom nome deve junto do tribunal tentar fazê-lo. As pessoas que ocupam cargos de responsabilidade num país estão sujeitas a estas situações e a prisão não está feita só para peixes pequenos.

    • Fuba cu bixo

      29 de Julho de 2020 as 0:25

      Pimenta no olho do outro é refresco.
      Você Pedro costa deveria esta calado e pedir disculpa ao Americo Ramos e Patrice Trovoada.
      Lamentável é a maneira que vocês tratão adversário político lamentável é o que vocês fizeram com prisão arbitrária
      E não achas lamentável chamar um ex Primeiro Ministro de pinta cabra e fugitivo e muito mais ipócrita.

  14. Dádiva

    28 de Julho de 2020 as 23:39

    este modelo de governação é só em São Tomé, tomara que usem bem esse dinheiro para bem da terra e que o hospital não se resume apenas em reabilitação material,

  15. Virgílio Correia.

    29 de Julho de 2020 as 6:02

    1. Quando Pinta Cabra e seus pares pediram empréstimo ao KUWAiT eles pediram apoio ao Parlamento? Então se tiveram o coisinho no lugar e conseguiram sozinhos, porque será que esses safados precisariam da muleta deles.no Parlamento para descobrirem a veradade? O KUWAIT não desapareceu do MAPA. Custava irem lá.sozinhos desvendar o mistério sem ter que prender e humilhar inocentes? E homem fartou-se de justificar que não havia furto nenhum, mas por vingança mantiveram o homenzinho na.cadeia por 3 meses. Com a.cobranca de juros não podiam ir sozinhos ao KUWAIT esclarecer a situação? Patetas e vingativos.
    2. Os.30 milhões da CHINA. Tinham fontes privilegiadas em Angola que sabia de toda tramóia pois eram parceiros do tal SAM PA. Partilhavam interesses no bloco petrolífero da zona conjunta com a Nigéria. A tal SINOPEC. Custava a esses patifes, e detratores fazerem o trabalho de investigação de baixa intensidade (low profile) a fim.de.desvendar o mistério, sem ter que fazer aquele espalhafato todo? Quando Pinta Cabra e seus pares fizeram contrato, vos pediram ajuda? Então não tem coisinho no lugar para desvendarem sozinhos? Tinha que ser com a.muleta do Pinta Cabra?
    3. E os 180 milhoes de Angola versus Gabi e o Mambo Rijo.Já foram recuperados. E muita promessa feita nas imprensas de.ambos países. Neste caso, o GABI está aqui, e não fugiu do país,. O Mambo Rijo está aquí connosco. Ele nunca fugiu do país. Estes dois não nos.podem ajudar a recuperar os tais 180 milhões que tanto jeito faria ao país se não for todo desviados para interesses de grupo?
    4. A foram torrados tanto dinheiro na.construcao de uma doca de peixe que.nem servia para atracar uma.canoa. Alguém foi preso por este crime de burrice e erros de palmatória?
    5. Foi esse Pinta Cabra com todas suas incansáveis viagens ao estrangeiro que conseguiu parceria para transformar aquele inútil.estrutura de pseudo Doca de Peixe em supermercado de luxo do país, onde todos dirigentes vão lá faZer Banga. O que.me.doi nisto tudo e que os detratores não reconhecem que Pinta Cabra fez algo digno para esses país.
    6. O Pinta Cabra teve a brilhante ideia de construir um mercado apenas para peixe e derivados do mar no sentido de higienizar e desafogar o centro da cidade capital. E claro que por via das eleições, ele não pode concluir e quiçá melhorar aquele projeto. E conseguiu isto fruto das suas inúmeras e incansáveis viagens ao estrangeiro. Hoje os detratores só viram aquele lugar para juntarem todas espécies de feirantes ali. Ainda vão adicionar ali, as dos fardos. Depois de mais meia dúzias de anos vão ter.que mudar tudo dali, pois vai ser as mesmissimas confusao e inundices que.acabamos de viver no.antigo mercado municipal. Não tem ideias futuristas. Vivem apenas o dia de hoje. Quando amanhar chegar vai ser de novo o dia de hoje. Não sonham, não criam, só seguem os planos.deixados pelo Pinta Cabra. E quando esses projectos forem todos inaugurados? O país.parara?
    E na inauguração da ampliação do novo mercado, nem uma palavra de reconhecimento e agradecimento ao Pinta Cabra e seus.pares pelo projeco iniciado e que nos possibilitou sair daquela.tenebrosa ameaça da expansão do COVOD-19.
    As mas praticas devem ser publicamente reprovadas, assim como as boas também devem ser enaltecidas e os seus mentores agraciados publicamente, para o bem da nação.
    Neste quesito, Os Governantes devem estar na linha da frente para educar os plebeus. E assim as fracturas políticas vão sendo esbatidas. O país fica a ganhar.
    Sigam o exemplo do nosso Assina So, que consegue conviver com todos quadrantes políticos que assumem o puder. Este sim e um santomense de gema. Não se lhe aponta querelas com ninguém. E enaltecido além fronteiras, nos grandes debates radiofonicos sobre STP, além fronteiras, pela sua postura pacífica e serenidade que proporciona uma Sá convivência entre os quadrantes políticos, o que evita guerras pós eleitorais que temos asistido em todo continente africano. Sejamos humildes e aprendamos a reconhecer os bons feitos dos nossos adversarios. Esses bons feitos ficaram no país e estão a ervir a sociedade.
    Eu, sou contra a ingratidão.
    O papel do Boca Charroco na RPA África por ocasião da inauguracao do novo mercado, aqueles chinguilamentos, nervosismos demonstrados, sinceramente, não dignificou a imagem do país.
    Aos dirigentes: urge cultivar a serenidade quando estao diante das câmaras, sobretudo das internacionais. A serenidade, o saber estar do santomense do antigamente cultiva-se, trabalha-se e aprende-se. Basta querer e exercitar. E a imagem do país que esteve em jogo, além fronteieas. Façam como o nosdo Assina So.

    Alias, sobre o saber estar dos nossos dirigentes, tenho que tornar público aqui e agora, dois detalhes:
    1. O Miguel Trovoada e referenciado além fronteiras, como Ex-Presidente (co-fundador do MLSTP) que soube estar. Exilou-se, Voltou ao país, foi as primeiras eleições democráticas sem apoio do MLSTP, as ganhou e governou sem vinganças ao seu carrasco. Isto está na internet nos debates nas rádios além fronteiras.
    2. O nosso Assina So que conseguiu manter o país num clima de não guerra em transicao governativa após eleições, sem distúrbios de alta monta. Consideram-no como pai de 25 filhos, todos “assinados”, símbolo de responsabilidade, coisa rara em africanos.
    Estes dois nossos estadistas, levam os estrangeiros a considerarem STP como o ICONE de pacificacao e reconciliação em África ao lado da África do Sul (através dos feitos de Mandela).
    Então, governem com serenidade, com parsemoniae.
    como cristaos que pareceis ser, deiam ao Cesar o que e de Cesar e a Deus o que e de Deus.
    De e nada servirá pelas manhas impedir que a
    diaspira (agora: Cobo d’Awa) participe em pleno nas eleições, e as noites, pedir/exigir que a essa mesma diáspora (agora Cobo D’Awa) contribua com o que puder para a reconstrução da nossa sucata, ou a envie alguma mesada as suas familias carenciadas
    Não podemos esquecer que são esses dirigentes safados, que criam esses desgraças as nossas famílias pois os parcos mas preciosos recursos que deveriam servir para alavancar as situação económica dessas famílias, são barbaramente velimpendeadas pelos dirigentes e seus mutchachos. Não faz sentido.

  16. Damiana Sousa

    29 de Julho de 2020 as 16:58

    O ponto de vista do Pedro Costa tem realmente todo sentido. Não pode ser aceitável este tipo de linguagem dirigida a um primeiro ministro de um país. Tanto faz do partido A, B ou C que esteja no poder. Ele apresentou a sua indignação e surge o Fuba cu bixo que é mesmo um “Fuba cu bixo” que mal sabe escrever, mandá-lo calar. Por outro lado liga-o ao partido no poder. Santa paciência!
    O Pedro Costa tem toda a razão. Para governar este país deve-se ter mão de ferro e assim as coisas andavam se calhar muito melhor.
    Ninguém pode dar sua opinião. Se der opinião a favor ou contra é porque está ligado ao partido A, B ou C?
    Aprenda a escrever. Vai lá ver( disculpa, tratão, ipócrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo