Sociedade

Engenheiros do Kuwait já começaram a trabalhar no projecto de modernização do hospital central

Iniciaram-se os estudos técnicos para definir o projecto de modernização do hospital Central Ayres de Menezes. Uma equipa de engenheiros da empresa AEC do Kuwait reuniu-se com o ministro da saúde, Edgar Neves, e enunciou o arranque dos trabalhos de consultoria.

Nos próximos 6 meses os dois engenheiros da empresa AEC do Kuwait,  vão fazer um levantamento pormenorizado da situação do hospital central Ayres de Menezes. Profissionais de saúde, e gestores do hospital vão ser auscultados.

A empresa de consultoria AEC, seleccionada pelo fundo do Kuwait, para elaborar o projecto de modernização do hospital Ayres de Menezes está a recolher elementos para definir o melhor modelo de hospital para São Tomé e Príncipe.

Após a conclusão em 6 meses do trabalho técnico para elaboração do projecto de construção, as obras deverão iniciar num período de 12 meses.

«Devemos terminar o trabalho dentro de 6 meses. Haverá um período para aprovação do projecto, e mais aspectos. Assim o concurso público para contratação da empresa de construção, esperamos que deverá acontecer antes de 1 ano», explicou o engenheiro civil da empresa AEC.

No ano 2016, o Fundo Kuwait disponibilizou uma linha de crédito de 17 milhões de dólares, a favor de São Tomé e Príncipe para reabilitar e modernizar e o hospital Central Ayres de Menezes.

Segundo o acordo de consultoria assinado no  mês de Outubro último em São Tomé, do valor de 17 milhões de dólares da linha de crédito, a empresa AEC vai receber 800 mil dólares, pelos serviços de consultoria.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. José António

    4 de Novembro de 2021 at 21:51

    Obrigado Dr. Patrício Trovoada por ter permitido ao país aceder a este fundo. Se o seu Governo não saísse, hoje teríamos o hospital já terminado.
    E este atual Governo não consegue aceder a nenhum outro financiamento para reforçar o já conseguido por Governo anterior de ADI??
    O Governo anterior conseguiu aceder ao fundo holandês para dar um novo rosto a marginal de S.Tomé. O Governo anterior conseguiu fundos do Banco Mundial para reabilitar a estrada nacional nº 1. O Governo anterior conseguiu negociar fundo para por água em Cantagalo. Etc. Etc.
    E este atual Governo não consegue negociar nenhum fundo???
    Credo Comadre

    • Vanplega

      5 de Novembro de 2021 at 18:46

      Voçê è cobardo, MENTIROSO

      Esse dinheiro ja vaporava sem o estudo.
      O que nasce torto nunca se endirecta

  2. Vaima Shamar

    5 de Novembro de 2021 at 7:53

    Mais um relatório!

    Para já, o fundo já financiou alguns peritos estrangeiros. Alguém já está a ganhar…
    Nada de novo no que concerne ao sistema internacional de “ajudas ao desenvolvimento”.

    Quantos e quantos relatórios não tem o governo sobre os mais variados temas que nunca levaram a parte nenhuma?

  3. Pedro Costa 2

    5 de Novembro de 2021 at 11:15

    Engenheiros do Kuwait !??
    Mas em S.Tomé e Príncipe ou na Diáspora, não existem quadros qualificados para tratarem disto!? Praticamente é toda uma equipa estrangeira que vai tratar disto! Por um lado é bom, mas tem outro senão, que é constatar que os nossos são incompetentes! SE não existe no país, o país solicita seus quadros no exterior esta colaboração e paga. Outra questão aqui é que o país não gosta de pagar aos nacionais; gostam tudo de borla.
    Estes acordos têm sempre isto. Dão financiamentos e o dinheiro fica no próprio país, porque a empresa que vai executar qualquer tarefa é deste mesmo país e nossos quadros não evoluem.
    Enfim ! É só criar barrigas e com designação de engenheiros!

  4. eu

    5 de Novembro de 2021 at 14:04

    Rezo a deus para que o resultado seja partir tudo e construir algo moderno para servir o país por mais 40 anos.

  5. Andorinha

    5 de Novembro de 2021 at 17:01

    Com a saída do governo do Patrice Trovoada em 2018 perdemos a oportunidade de ter um hospital novo.
    Com esta nova maioria encabeçada pelo MLSTP só temos desgraça hospital as escuras sem água e mortuária o frigorífico não funciona tem que si por bara de jelo em cima do morto.
    Patrice volta rápido.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top