Política

Banco Mundial vai financiar aquisição de vacinas contra a Covid-19 para STP

O Banco Mundial vai financiar o projecto do Governo de aquisição de vacinas contra a Covid-19. A garantia do financiamento foi dada ao Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, pelo novo director geral do Banco Mundial, Jean-Christophe Carret, que se encontra de visita ao país.

«Recebemos um pedido do governo e respondemos positivamente para financiar a vacinação contra a Covid-19», afirmou o novo director regional do Banco Mundial para São Tomé e Príncipe.

À saída do encontro com o Primeiro Ministro, o chefe do Banco Mundial, disse a imprensa que não é possível neste momento definir o valor financeiro a ser alocado para garantir a aquisição das vacinas. É um trabalho que o governo está a fazer e nos próximos tempos, o Banco Mundial, dará seu contributo ao futuro projecto de vacinação que será definido pelo governo.

Por outro lado, o Banco Mundial, anunciou que é o financiador do projecto em curso de modernização dos sistemas de pagamentos. Um projecto que vai permitir pela primeira vez, e a partir de Fevereiro próximo, a utilização de cartões visa e mastercard no mercado financeiro nacional.

«Estamos a trabalhar num projecto de apoio ao banco central para a consolidação do sector bancário e a modernização dos sistemas de pagamentos..», precisou Jean-Christophe Carret.

Jean-Christophe Carret,   avaliou também com o Governo o andamento de alguns projectos estruturantes, financiados pelo Banco Mundial, nomeadamente a reabilitação da estrada nacional número 1, o financiamento do sistema de protecção social, a modernização da central hidroeléctrica sobre o rio contador, e o projecto de protecção das comunidades piscatórias, no âmbito da luta contra os efeitos das mudanças climáticas.

Na reunião desta quarta-feira com o Chefe do Governo santomense, o Banco Mundial, analisou a visão estratégica do país para os próximos 5 anos. A transição energética e a formação das comunidades em matéria de uso das novas tecnologias foram os dois pontos de análise.

«O futuro de todos os países reside na capacidade do próprio país de educar a população na utilização das novas tecnologias», precisou o director regional do Banco Mundial.

Abel Veiga

    5 comentários

5 comentários

  1. Alcino Cruz

    14 de Janeiro de 2021 as 4:33

    A aquisição de vacina será boa para o país, mas, antes de começar a vacinação seria muito importante elaborar pesquisas e tentar desvendar o porquê da capacidade imunológica dos Santomenses ao covid-19, porquê de não se verificar complicações de saúde mais graves ou mais mortes comparavelmente com outros países, uma vez que as condições socioeconómicas, as precárias instalações habitacional representam um foco bastante favorável para uma propagação mais rápida do vírus, o que não tem acontecido e certamente não desejamos. No entanto, se conseguíssemos desvendar o mistério poderíamos ajudar outras nações onde muitas vidas foram e continuam a ser ceifadas.

    • Clemilson brasileiro

      18 de Janeiro de 2021 as 20:38

      Porque no Brasil cada doente vale muito dinheiro para os estados e municípios ?

  2. Fuba cu bixo

    14 de Janeiro de 2021 as 14:50

    Oh credo políticos tudo que o país faz é só com com empréstimos do Banco mundial ou parceiros internacionais depois os camaradas vem vangloriar ah parabéns governo, parabéns de quê se for para sentar no gabinete e estar a pedir empréstimos ou espera de apoios qualquer um pode fazer e o pior que ainda comem o dinheiro de empréstimos.

  3. Andorinha

    14 de Janeiro de 2021 as 14:58

    Nem dinheiro para comprar vacinas não temos no nosso cofre do estado credo calor!
    Para quando vai entrar um governo em S.tomé com políticas de criação de riqueza e atração de investimentos?
    Fogo pega essa terra entrega brancos pa.

  4. matabala

    15 de Janeiro de 2021 as 14:18

    financiador=credor! Mais uma divida a juntar ás outras…voçês politicos não pensam nos vossos filhos/netos??Ah…lembrei, todos estão bem encaminhados na europa com vida feita!!!quem vai pagar a factura? os de sempre…tiram dos donativos que servem para o desenvolvimento ou melhoria social disto ou daquilo para pagar as dividas que fizeram onde comeram quase todo o dinheiro e esperam perdão de divida como tem sido feito!!Dependentes e escravos é o que nós somos e vamos continuar…e não adianta chorar se na hora do voto vão lá meter a cruz nos de sempre…povo só tem os politicos que merece

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo