Política

Chefe da OMS alerta contra “fracasso moral” da vacinação contra Covid-19

Até o momento, mais de 39 milhões de doses foram administradas em pelo menos 49 países de alta renda; já na Guiné-Equatorial, uma nação de baixa renda, apenas 25 doses foram distribuídas, diz chefe da agência, Tedros Ghebreyesus.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, Tedros Ghebreyesus, alertou esta segunda-feira para a necessidade de se distribuir a vacina contra a Covid-19 de forma equitativa.

O chefe da agência discursou ao Conselho Executivo da OMS dizendo que “o mundo está à beira de um fracasso moral catastrófico e o preço desse fracasso será pago com vidas e meios de subsistência nos países mais pobres do mundo.”

Tedros Ghebreyesus destacou aumento de casos que está lotando hospitais, ONU/Evan Schneider

Desigualdade

Até o momento, mais de 39 milhões de doses da vacina foram administradas em pelo menos 49 países de alta renda. Segundo Tedros, na Guiné-Equatorial, um país de baixa renda, apenas 25 doses foram distribuídas até o momento.

Ao lembrar as pandemias de HIV e H1N1, Tedros afirma que a comunidade internacional tem a oportunidade de mudar a história desta vez.

Para ele, “é certo que todos os governos desejam priorizar a vacinação de seus profissionais de saúde e idosos, mas não é certo que adultos jovens e saudáveis em países ricos sejam vacinados antes de profissionais de saúde e idosos em países mais pobres.”

Segundo ele, “haverá vacina suficiente para todos”, mas agora é o momento de “trabalhar como uma família global para priorizar os que correm maior risco de doenças graves e morte, em todos os países.”

Solução

Nos últimos nove meses, o Acelerador ACT e o pilar de vacinas Covax criaram as bases para a distribuição e implantação equitativas de vacinas.

As iniciativas compraram 2 bilhões de doses, de cinco produtores, e têm opções para adquirir mais 1 bilhão de doses. A OMS pretende iniciar as entregas em fevereiro.

Em Israel, um país de alta renda, mulher mostra que foi vacinada contra Covid-19, Mohamed Yassin

Tedros afirmou, no entanto, a promessa de acesso equitativo corre sério risco.

Alguns países e empresas continuam priorizando negócios bilaterais, elevando os preços. No ano passado, 44 acordos bilaterais foram assinados e pelo menos 12 já foram firmados este ano.

E a maioria dos fabricantes deu prioridade à aprovação nos países ricos, em vez de enviar dossiês completos à OMS.

Tedros disse que essa situação “cria exatamente o cenário que a Covax foi projetada para evitar um mercado caótico, uma resposta descoordenada e uma contínua interrupção social e econômica.”

Economia

O chefe da agência afirmou que “a equidade da vacina não é apenas uma obrigação moral, mas sim uma obrigação estratégica e econômica.”

Segundo um estudo recente, a alocação equitativa cria pelo menos US$ 153 bilhões em benefícios econômicos para os 10 maiores países de alta renda.

Até 2025, esse valor sobe para US$ 466 bilhões, mais de 12 vezes o custo total do Acelerador ACT.

Esse ano, o tema do Dia Mundial da Saúde, marcado em 7 de abril, é desigualdade em saúde.

Tedros Ghebreyesus pediu que, até essa data, a vacinação tenha começado em todos os países.

Universidade de Oxford/John Cairns
Vacinas contra Covid-19 continuam sendo desenvolvidas e aprovadas
    1 comentário

1 comentário

  1. emilia alves

    12 de Fevereiro de 2021 as 16:24

    A SARS -2-COVID -19 VEIO MOSTRAR AO MUNDO QUE AFINAL NÃO SOMOS TODOS IGUAIS SOB A TUTELA DO VÍRUS . QUANDO NO INICIO SE PROPAGANDEAVA QUE ERA UM VÍRUS DEMOCRATA ,NÃO SEI QUEM O APELIDOU DE TAL, MAS QUE TRAZIA AGUA NO BICO ISSO SIM .

    A DESNUTRIÇÃO , A TUBERCULOSE , A DIABETES , A CÓLERA ,A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO , FALTA DE ESTRUTURA DE SAÚDE FÍSICA E HUMANA, A FOME ENTRE OUTRAS , A POBREZA ,A FALTA DE CARTÃO DE CREDITO DOURADO OU PRATEADO, SÃO PARCEIROS ACONCHEGADOS DA SARS 2- COVID 19 , E MARCAM OS DESTINOS DAS POPULAÇÕES, QUE JÁ ESTÃO ESQUECIDAS OU ABANDONADAS PELOS SEUS REPRESENTANTES – GOVERNANTES, QUE AS ULTRAJAM NÃO LHES PERMITINDO NASCER, CRESCER , VIVER COM DIGNIDADE .

    A ATITUDE DOS PAÍSES RICOS É CONTRARIA A MENSAGEM DE DEUS E DO PAPA FRANCISCO ,A QUEM MUITOS DESSES GOVERNANTES VÃO BEIJAR O ANEL PAPAL E DEVERIAM SER REJEITADOS .

    MAS SOB O LEMA DE SE OFERECER A OUTRA FACE ,OU DE PERDOAR PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM ,OU PARA ARREPENDIDOS SERÁ O REINO DO CÉU PORTANTO ESTARÃO SEMPRE BEM E COMO TAL NUNCA SERÃO REJEITADOS, NÃO ACONTECERÁ NUNCA SEREM EXCLUÍDOS

    ESTA PANDEMIA VEIO POR A DESCOBERTO A CORRUPÇÃO UNIVERSAL DE PAÍSES RICOS E POBRES , TODOS NA SUA MEDIDA , EM QUE NADA OU MUITO POUCO FAZEM PELO SEU POVO QUE OS ELEGE E OS ALIMENTA . CLARO QUE HÁ MUITO RARAS EXCEPÇÕES .

    TEMOS MUITOS OUTROS EXEMPLOS QUE TODOS OS DIAS NOS ENTRAM PELAS NOTICIAS -TELEVISÃO ,RADIO , JORNAL.

    PORTANTO PROTEJAM-SE- USAR MASCARA .HIGIENIZAR AS MÃOS – PROTEGER OS OLHOS . -DISTANCIAMENTO SOCIAL SEM QUE SE DEIXEM DE FALAR E RESPEITAR -ETIQUETA ORIENTAL -CUMPRIMENTAR COM UMA VÉNIA -OU COM CHAPÉU. SÃO AS ARMAS DEMOCRÁTICAS E SEM CUSTOS QUE SE TEM DE USAR PARA DIMINUIR OS RISCOS DE CONTAGIO E DE PROPAGAÇÃO DO VÍRUS E OUTRAS DOENÇAS INFECTO -CONTAGIOSAS .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo