Política

TC confirmou 13 candidatos presidenciais e outros 6 em banho-maria

Jorge Amado, Moisés Viegas, Olinto das Neves, Maria das Neves, Carlos Neves,  e Roberto Garrido Pontes são os cidadãos santomenses cuja proposta de candidatura ao cargo de Presidente da República, foi colocada pelo Tribunal Constitucional, em “Banho Maria”, durante 48 horas.

O acórdão número 5 /2021 do Tribunal Constitucional emitido no dia 8 de Junho, acusa os 6 cidadãos nacionais que pretendem concorrer ao cargo de Presidente da República, de não terem entregue alguns documentos exigidos pelo processo de avaliação.  Segundo o Tribunal Constitucional os mesmos cidadãos devem regularizar a sua situação num prazo de 48 horas.

O Tribunal Constitucional, deverá reunir-se o mais tardar nesta sexta feira para tomar a decisão final sobre o casos dos 6 cidadãos faltosos.

No entanto, se os 6 cidadãos preencherem todos os requisitos e foram aprovados como candidatos ao cargo de Presidente da República, São Tomé e Príncipe celebrará um momento ímpar da sua democracia. Pela primeira vez desde o advento da democracia pluralista, 19 candidatos estarão envolvidos na disputa pelo cargo de Presidente da República,

Tudo porque o acórdão número 5/2021 do Tribunal Constitucional do dia 8 de Junho, já confirmou 13 cidadãos como candidatos de pleno direito ao cargo de Presidente da República.

Abel Bom Jesus, que já se auto-proclamou de “Pligidenxi Pôvo”, é o primeiro nome que surge na lista do Tribunal Constitucional, como candidato ao mais alto cargo da magistratura santomense. O nome Abel, ajudou Bom Jesus, a ficar na cabeça da lista por ordem alfabética.

Seguem-se outros candidatos nomeadamente Aurélio Martins, Carlos Vila Nova, Carlos Stock, Delfim Neves, Elsa Pinto, Elsa Garrido, Eugénio Tiny, Júlio Silva, Guilherme Posser da Costa, Manuel do Rosário, Migues de Jesus Bonfim, e Victor Tavares Monteiro.

Este último, que se apresenta como Coronel de Artilharia do exército de São Tomé e Príncipe, correu riscos de ser excluído da lista de candidatos ao cargo de Presidente da República, Dados recolhidos pelo Téla Nón, indicam que um magistrado do Tribunal Constitucional, teria questionado sobre a santomensidade do coronel. O magistrado queria provas da sanguinidade santomense do coronel. “Por Amor a Pátria” apurou o Téla Nón, o tribunal resolveu a polémica em torno da sanguinidade santomense, que parece não ter que ser “azul”.

Finalmente o país tem candidatos e bastantes, para as eleições presidenciais de 18 de Julho próximo.

Abel Veiga

    16 comentários

16 comentários

  1. Joaquim

    9 de Junho de 2021 as 4:02

    200 mil habitantes estão com 19 candidatos……
    esta não é uma vantagem de democracia, é uma disvantagem de democracia, gente não tem solidariedade.

  2. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    9 de Junho de 2021 as 7:07

    Bom trabalho, as leis devem funcionar, quem não reúne condições chumba, mas estranha-me esse Victor Monteiro
    … A cidadania deve prevalecer, afinal estams a falar da figura de uma nação, gostaria um dia ver um santomense a se candidatar em Cabo Verde.

    • Mundo igual

      9 de Junho de 2021 as 18:24

      Devido esta mentalidade k nosso país está 46 anos atrasados no tempo. Qual é dúvida k homem é santomense? Temos mania de excluir os outros pk uns São da primeira e outros da segunda. Mentalidade medíocre. Abuso

  3. Sotavento

    9 de Junho de 2021 as 9:00

    Creio que em nenhuma parte do mundo sucede isto.Todos querem ser presidente,porquê?
    É comodo ser presidente ,tornar se conhecido e ao mesmo tempo ignorado a nivél internacional.Também o protagonismo barato é uma das causas.No brinquemos com coisas sérias.O povo saberá o que vai decidir…triste

  4. Lucilo

    9 de Junho de 2021 as 9:36

    Uma cambada de preguiçosos e pessoas que nada fizeram pelo país ao contrário alguns até envolvidos em corrupção que acham que podem ser presidente. Só em São Tomé e principe.
    Por isso é que esse país não avança.
    Aprendam com cabo verde.

  5. Original

    9 de Junho de 2021 as 10:51

    Neste voto às Presidenciais,cada um tem direito de escolher o seu ladrão preferido porque se colocarem um filtro,ninguém passa.

  6. EX

    9 de Junho de 2021 as 13:53

    Ora viva STP viveiro de Candidatos a Presidenciais. A culpa da fragilidade da nossa Constituição que já merece uma revisão profunda, mas com pessoas isentas e honestas.

    Alguns Candidatos, acho que estão a ver esse cargo como se fosse Presidente das Autarquias. Estão a prometer ate coisas que somente o Governo pode ou deve fazer. uma forma deliberada de atirar areia nos olhos do povo.

  7. Mepoçom

    9 de Junho de 2021 as 16:07

    Os juízes analizaram os processos com candieiros ou olofotes, não houve parcipação de assinatura dos mesmos apoiantes em vários candidatos?

  8. Pedro Costa 2

    9 de Junho de 2021 as 17:09

    Todos bem espremidos, não sai sumo nenhum.
    Só devem servir para formar uma equipa de futebol e ainda ter suplentes.
    Gostaria de saber aonde e em que universidade o Delfim Neves se formou? Na apresentação da sua bibliografia, vi e ouvi que foi traquino saiu da localidade para viver na cidade, mais concretamente no Riboque para continuar os seus estudos e mais nada disseram. Quando oiço apelidarem este homem de doutor, fico sem palavras. Ser tratado por doutor, inclusive por colegas e amigos que conheço terem canudo realmente.
    Isto é um insulto! Todos em S.Tomé são doutores e Engenheiros

  9. Marlene

    9 de Junho de 2021 as 19:03

    Sinto uma vergonha profunda das nossas instituições, dos nossos governantes, dos nossos políticos. Lamentável. A ganância, o oportunismo, a ladroagem desenfreada é que norteia este lixo humano. Querem todos viver no fausto semtrabalho, os que já têm mais do que podem gastar nos anos que lhes restam querem ainda mais, os que nada têm querem tudo o que conseguirem açambarcar. Votar, nem pensar é bom, será igualmente mau qualquer um deles. LIXO

  10. Seabra

    9 de Junho de 2021 as 22:40

    O único de todos os candidatos as eleições presidências que inspira mais confiança, que tem um perfil e um carisma mais interessante é o CARLOS NEVES. Li duas das suas publicações, a 1a não me convenceu, já a 2a levou-me a refletir. Eís porque me convenceu:
    -“Romper com os maus hábitos” que prejudicam á política do governo de STP,explorar as riquezas do país.
    – Reconstruir STP,;levá-la a modernidade, levar o país a uma verdadeira liberdade/ independência e automonias social, econômica…
    – Destruir definitivamente com a cultura do ôdio, da vingança, do rancor…mas sim instalar harmonia e concôrdia nacional nas ilhas.
    – Pôr um termo á CORRUPÇÃO criada pelos sucessivos governos.
    – Dar oportunidade aos jovens de explorar e de aproveitar do bem estar e da riqueza que o país lhes dá…
    Quanto a política externa é de facto o Carlos Neves , o homem político são-tomense mais apto, mais preparado e mais competente graças a sua grande experiência internacional e diplomata, que poderá “levar e trazer” STP ao MUNDO.Acreditámos no Carlos Neves.
    O Carlos Neves é também muito sensível a QUESTÃO da NATUREZA,pois que no seu programa propõe um bom projeto à” preservação do meio ambiente”.
    O candidato Carlos Neves tem um programa da pesada que vale a pena aderir, se quisermos um STP MELHOR…é ele o melhor e o mais prometedor candidato as presidênciais em que devemos depositar confiança .
    Alguns colegas(africanos), dele da ONU, cujo um R.Cabral, falou-me tão bem do ser humano que é o Carlos Neves que eu compreendi melhor o seu VALOR como homem e como cidadão particular que ele é.
    Votar CN é mais proveitoso para STP e para o povo…sim COM CERTEZA!
    VAMOS NESSA COM O CARLOS NEVES👍👌👏

  11. Lucilo

    10 de Junho de 2021 as 10:58

    Minha gente têm dito que Delfim Neves está a distribuir muito dinheiro no terreno para comprar votos das pessoas.
    Pergunto onde é que esse senhor viu tanto dinheiro assim para distribuir?
    Só pode ser de corrupção. Onde anda o ministério público?
    Por isso é que não temos estradas passeios edifícios em condições.
    São todos uns pilantras.
    Um dia vai pagar muito caro o que estão a fazer.

  12. Hortência

    10 de Junho de 2021 as 11:38

    Perante tudo isso verifico que muitos quadros estão a abandonar o país devido desordem, corrupção, perseguições, discriminação etc
    Faço um apelo aos quadros na Diáspora, venham tomar conta deste país. Esta geração das independências está afundar essa terra.
    Cruz credo.

  13. SEMPRE AMIG

    10 de Junho de 2021 as 11:44

    Senhor(a)SANTOMÉ CU PLIXIMPE! O(A) senhor(a) tem a mínima noção das suas origens? Desculpa,julgo que não.”Estranha-lhe” que o coronel(das FORÇAS ARMADAS DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE,onde fez carreira)VICTOR MONTEIRO tenha sido admitido pelo Tribunal Constitucional como candidato ás eleições presidenciais? Sabe por acaso quem foram os seus avô, bisavô, tetravô….Já o americano dr.Robert Garfield,historiador,no seu livro”A Chave para GUINÉ”UMA História da Ilha de São Tomé 1470-1655,nos alertava :”Temos que prestar uma atenção ATURADA a nossa história.QUEM somos nós, donde viemos.Somos o produto de uma síntese que necessita ser DEVIDAMENTE conhecida,valorisada para ser aproveitada”.fim da citação.Meu caro amigo(a)SANTOMÉ CU PLINXIPE!..o coronel VICTOR MONTEIRO é santomense!

    • Seabra

      10 de Junho de 2021 as 18:50

      Acabámos por nos interrogarmos se o são-tomense de hoje tornou-se RACISTA ( contra os mulatos, mestiços), como os irmãos angolanos? Racista muitos sempre foram, mas atualmente parece ser a maioria…é muito preocupante!

  14. Matabala

    10 de Junho de 2021 as 14:54

    E a esse juiz de TC também já foram investigar se tem mesmo sangue puro ou atravessado com sangue caboverdeano ou português? Kkkk vindo de um magistrado que tem como única função defender a constituição, que diz “todos os santomenses são iguais perante a lei em deveres, direitos e obrigações” e ” não descriminação por motivos religiosos, ideologicos, de opinião, de raça “, etc….juiz dormiu nas aulas de direito constitucional quando era estudante e dá nisso…isto está a ficar comédia….Qualquer dia temos no Bilhete Identidade : origem puro santomense até terceira geração ou misto.
    Por outro lado estas presidenciais espelham bem o estado do nosso país : cheio de ganciosos, corruptos e com sede de poder pelo poder…Não para o bem da nação….espero que levem vergonha muito alguns desses desgraçado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo