Política

Dia da República da Índia foi celebrado em STP

Índia é o segundo país mais populoso do mundo com mais de 1 bilhão e 38 milhões de habitantes. Uma das potências militares da Ásia, o país que começou a agigantar-se no mundo em termos de crescimento económico, é a maior democracia do mundo. Abriu a sua representação diplomática em São Tomé e Príncipe, arquipélago africano de 200 mil habitantes, no ano 2020.

Raghu Gururaj(na foto em baixo)  é o primeiro embaixador da Índia acreditado junto ao Estado são-tomense. O diplomata não deixou passar despercebido o dia 26 de Janeiro de 2022. Há 73 anos, mais concretamente a 26 de Janeiro de 1950, entrou em vigor a Constituição da República da Índia. O dia histórico para a Índia ficou baptizado como o dia da República.

Na celebração da data que decorreu na embaixada em São Tomé, o embaixador Raghu Gururaj leu o discurso proferido pelo Presidente da Índia Shri Ram Nath Kovind, por ocasião do 73º aniversário do dia da República.

«Naquele dia, a Índia foi estabelecida como a maior república democrática e “nós, o povo” pusemos em prática uma Constituição que é um documento inspirado pela nossa visão coletiva. A diversidade e a vitalidade da nossa democracia são apreciadas em todo o mundo. É este espírito de unidade e de ser uma nação que se celebra todos os anos como o Dia da República», afirmou o Presidente da Índia citado pelo embaixador em São Tomé.

A pandemia da Covid-19 foi citada pelo Presidente da Índia como tendo sido uma ameaça que já foi neutralizada. O país pôs em marcha a maior campanha de vacinação do mundo, e a economia começa a dar sinais de vitalidade.

«É um testemunho do espírito da Índia diante da adversidade que a economia esteja projectada para crescer a uma taxa impressionante neste ano fiscal, depois de passar por uma contracção no ano passado (2021)», precisa o Presidente da Índia discurso lido pelo embaixador em São Tomé.

Várias individualidades são-tomenses marcaram presença na cerimónia que começou como hastear da bandeirada Índia no edifício da embaixada em São Tomé. Jornalistas são-tomenses também foram convidados para a celebração. Uma exposição fotográfica que retracta a vida e obra de Mahatma Gandhi, o pai da nação indiana  foi inaugurada no jardim da representação diplomática.

Potência asiática em ascensão, Índia é membro observador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP. Goa, é uma das regiões da Índia que testemunha os laços históricos com a lusofonia.

A cooperação bilateral com São Tomé e Príncipe começa a dar os primeiros passos, com destaque para ajuda directa ao sector da saúde.

Índia tornou-se independente do colonialismo britânico no dia 15 de agosto de 1947.Data em que segundo a embaixada em São Tomé e Príncipe, é celebrada a Independência do país.

O leitor pode inteirar-se mais sobre a visão económica e política da Índia, através do discurso do Presidente Shri Ram Nath Kovind por ocasião do dia da República – DISCURSO DA SUA EXª O Presidente da India 

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top