Política

Cidadão condenado com pena de prisão suspensa promovido a Secretário de Estado

MANIFESTO SOCIAL Nº 04/2022

Cidadão condenado com pena de prisão suspensa promovido a Secretário de Estado

A recente remodelação do Governo são-tomense, chefiado pelo primeiro-ministro, Jorge Lopes Bom Jesus, tem sido motivo de muita polémica na sociedade civil devido a indicação de alguns nomes para o cargo de ministro e secretário de Estado.

Informações enviadas para o Observatório Transparência STP dão conta que está a ser muito criticada a manutenção no governo do ministro das Obras Públicas, Osvaldo Abreu, da indicação de Cílcio dos Santos para ministro da Justiça e de Eugénio da Graça para Secretário de Estado do Comércio e Indústria. Indivíduos que para opinião pública demonstraram incompetência nas suas ações governativas.

O caso mais perplexo e grave é a indicação de Ernestino Jesus da Costa Gomes para o cargo de Secretário de Estado das Infraestruturas Recurso Naturais e Ambiente, acusado de alguns crimes, entre os quais de falsificação de documentos.

O Observatório Transparência STP, neste seu Manifesto, debruça-se sobre a recente remodelação do governo chefiado pelo primeiro-ministro, Jorge Lopes Bom Jesus.

O Observatório Transparência STP reitera que o seu papel enquanto iniciativa da sociedade civil, é o de questionar, alertar e contribuir para a defesa da legalidade, dos direitos fundamentais dos cidadãos, da transparência e melhor comunicação por parte dos decisores públicos, cabendo a estes, no âmbito das suas responsabilidades e funções, tomar as decisões com vista a salvaguardar o interesse público, no estrito cumprimento das leis em vigor e das regras da democracia que fundamentam o nosso Estado.

São Tomé e Príncipe, 9 de Fevereiro de 2022

OBSERVATÓRIO TRANSPARÊNCIA STP + transparência > efetividade

6 Comments

6 Comments

  1. Paula

    9 de Fevereiro de 2022 at 22:46

    Kkkkk… isto só pode ser brincadeira dos adjunto de pinta cabra, nem os andaploco, nem as galinhas vão dormir. Olha a volta do vosso Mestre pinta cabra. Temos desde bêbados, ladrão de porco, destruição de emae, grupos altamente falsificadores, manipuladores,barramento do coitado devido arreia, depois foi enterrado a noite. Pai de família em Monte café . Segundo a conversa de
    População desvio de vários notas de 200 dobras k voaram para dubai de lá. Epa a lista é longa. Eu sei que vocês pinta cabra estão felizes e alegre pk estão a tapar a boca da população até eleição, segundo a conversa de vinho de palma,alguns grupos de cidadão estão a receber grana na mão do grupo de pinta cabra desde 2019, até eleições e k os pinta cabra estão tranquilo que já ganharam eleições com maioria absoluta. Se isto for verdade, por favor povo, recebi dinheiro na mão dos pinta cabra, mais vota para o homem competente e patriota k é Dr Jorge bom jesus. Não vamos volta para bufaria de pinta cabra nunca mais.

    • santola

      10 de Fevereiro de 2022 at 12:50

      Estranho… o pinta cabra está no Governo?? Quem escolhe quem entra e sai de qualquer cargo governativo é só mesmo o Governo!! Nem o Pr tem voto na escolha para cargos no Governo!! É nisto que dá a ignorância política!! Vai lá reclamar com teu querido Jorje Bom Jesus, essa escolha de um falsificador condenado teve a assinatura dele… 😉

  2. Andorinha

    9 de Fevereiro de 2022 at 22:55

    É inacreditável o ponto que chegamos com este governo de Jorge bom Jesus,perderam toda vergonha agora temos um delinquente presidiário condenado da justiça no governo, estamos perante uma gangue a saquear.

  3. Guilherme

    10 de Fevereiro de 2022 at 12:19

    Devemos primar pela transparência, mas sem influência politico-partidário.

    Tendo lido o conteúdo do manifesto social nº 4, e concordando em pleno que critérios mais rigidos, incluindo a ética e a moral (registo criminal e não só) devem ser exigidos antes das nomeações de personalidades para exercerem altos cargos públicos, de igual modo devemos exigir que a transparência ao divulgar os seus conteúdos, seja totalmente isente e verdadeiramente independente. Basta lembrar que no passado recentemente tivemos Ministro que se tornou tristemente famoso por pratica de violação de menor e o assunto está entregue ao Tribunal, outro que se envolveu numa contenda que terminou em tiros. A sociedade conhece pessoas com cadastros muito sujos, com vários processos pendentes no Ministério Público que exerceram altos cargos na função pública, tais como, Diretores Gerais, Assessores, Conselheiros, Diretores de Gabinetes, Diretores Executivos, Chefes de Departamentos, etc e nunca houve qualquer divulgação destes individuos em manifesto nenhum. Concordo plenamente com a divulgação no manifesto nº4, e proponho que doravante ou na próxima governação pessoas propostas para cargos públicos sejam préviamente inspecionados, devendo os mesmos estar completamente ilibados de qualquer suspeita, seja ela judicial, ética ou moral, incluindo obrigatóriamente a declaração de bens possuidos. Porque não também, criar um mecanismo de apreciação e avaliação de tais candidatos, como faz o Senado Norte Americano ou a Camara dos Lords da UK. Por isso mesmo, supostamente “grandes nomes e estrelas” propostos para cargos como juizes do Supremo Tribunal ou Secretáros de Estado foram pura e simplesmente rejeitados e o público devidamente informado, com a total isenção e independência. Apenas pedimos coerência, transparência e isenção total politico-partidário dos produtores do manifesto social; acima de tudo total credibilidade.

  4. Timoteo dos santos

    10 de Fevereiro de 2022 at 14:09

    Tudo bem. E vocês, com realce para o senhor Gety Moniz. Não têm nada a comentar sobre o desrespeito do senhor Patrice Trovoada aos deputados da Nação, chamando-lhes de VAGABUNDOS?
    Quem é mais VAGABUNDO? Quem andou enquanto dirigente, só a viajar e disperdiçar os escassos recursos do país? São os deputados? Tenham juizos, senhores imparciais.

  5. Pedro Costa

    10 de Fevereiro de 2022 at 21:01

    Muito bem Observatório da Transparencia !

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top