O conteúdo do MANIFESTO SOCIAL Nº 04/2022 do Observatório Transparência STP, publicado pelo jornal Téla Nón no dia 9 de Fevereiro provocou mais crise na estrutura do governo recentemente remodelado.
Iniciativa da sociedade civil, o Observatório Transparência STP, deu ao seu manifesto número 4/2022 o seguinte título ” Cidadão condenado com pena de prisão suspensa promovido a Secretário de Estado”.
O cidadão em causa é Ernestino Jesus da Costa Gomes, que segundo o Observatório Transparência STP, foi investido no dia 1 de Fevereiro como Secretário deEstado das Obras Públicas e Ambiente.
«Acusado de alguns crimes, entre os quais de falsificação de documentos», denuncia a Iniciativa da Sociedade Civil. O Téla Nón coloca a disposição do leitor o conteúdo do Manifesto que foi publicado pelo jornal no dia 9 de Fevereiro.
No entanto um comunicado da Presidência da República de São Tomé e Príncipe com data de 10 de Fevereiro diz que o Presidente da República Carlos Vila Nova reuniu-se com o Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus e pediu que fossem tomadas medidas políticas face a denúncia feita pela Iniciativa da Sociedade Civil :
Nota de Imprensa
O Gabinete de Sua Excelência, o Presidente da República, Carlos Vila Nova, vem informar que, após tomar conhecimento dos factos que poderão pôr em causa a idoneidade para o exercício de uma tão nobre função como é a de Secretário de Estado da República, no encontro tido hoje, dia 10 de Fevereiro, com o Senhor Primeiro-ministro e Chefe do Governo, Jorge Bom Jesus, manifestou a sua preocupação perante estes factos e sugeriu a este para que tomasse as medidas políticas que ao contexto, apresentam-se como mais adequadas.
O Gabinete do Presidente da República, aos 10 de Fevereiro de 2022.
———-
Acto contínuo o gabinete de comunicação do Governo divulgou esta sexta feita 11 de Fevereiro, um extracto da carta do secretário de Estado das Obras Públicas e Ambiente Ernestino Jesus da Costa Gomes endereçada ao Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus.
O extracto da carta do secretário de Estado das Obras Públicas e Ambiente diz o seguinte : «Face as informações injuriosas postas a circular nas redes sociais contra a minha pessoa, decidi pelo bom nome do governo, da ação governativa e pelo bem da Nação são-tomense, pedir a minha demissão do cargo».
O mandato de Ernestino Jesus da Costa Gomes demorou apenas 10 dias. A Iniciativa da Sociedade Civil-Observatório Transparência STP que publica os seus manifestos e relatórios no jornal Téla Nón, pretende ajudar o Presidente da República, o Governo e as demais autoridades do país, na defesa da legalidade, dos direitos fundamentais dos cidadãos, da transparência e na melhor comunicação por parte dos decisores públicos.
Abel Veiga
O leitor deve ver, ou rever o conteúdo em vídeo do manifesto social número 4/2022 do Observatório Transparência STP :
Andorinha
11 de Fevereiro de 2022 at 15:59
Parabéns a sociedade civil não vamos dar chance a esta gatunagem da nova.
Os camaradas cães de caça do MLSTP na rede social estão todos escondidos e envergonhados eles diziam que são Santomenses de gema, estão todos escondidos a espera do regresso do Patrice no governo para voltarem ao Activo na rede social.
Este governo é uma vergonha para S.Tomé e Príncipe.
Carla
12 de Fevereiro de 2022 at 7:55
Esses pinta cabra são invejosos, fizeram de Td para tirar o homem pão dele. Olha a volta do vosso Mestre pinta cabra, cheios dpinta cabra. Homens honestos são assim. Agora se fosse grupo de pinta cabra não se demitiam mesmo. Aonde é que vocês estavam qd no gabinete do pinta cabra tinha várias delinquentes, j estão cheios de dinheiro a pagar as pessoas em boa morte, oquedare, Neves, praia Gamboa, Trindade. Deixem homem governa em paz. Grande Dr Jorge bom jesus.
Ana
12 de Fevereiro de 2022 at 7:58
Deixem homem governa em paz. Credo perseguição política. Primeiro são os andaploco e depois os manif. Esse povo se não abrirem olho, estamos tds lixados. Vocês não estão a ver k são grupos de pinta cabra que estão a desestabilizar o governo para ver se ganham a eleição. Como fizeram em 2014 k ganharam com maioria absoluta. Por favor povo ajudem Dr Jorge bom jesus.
paula
12 de Fevereiro de 2022 at 8:04
Está claro e evidente que Dr Jorge bom jesus não sabia. Como tomou conhecimento, decidiu reponormalidade. Deixo uma pergunta quero k sejam honestos e sincero fosse pinta cabra ele reponha a normalidade. Claro que não. Olha a volta do pinta cabra, só larápios.acessores é ministro todos perigoso. Qd é do grupo de pinta eles dizem k é perseguição. Lembra de um tal k baleou o homem no cimenterio.
Guiducha
14 de Fevereiro de 2022 at 1:36
Andorinha, é o que NÓS mais desejámos e esperámos…queremos o REGRESSO do vosso Guru PATRICE TROVOADA. Nunca se lhe expulsou de STP,é ele sim que foge quando deixa de estar no PODER e quando está ele passa mais tempo a viajar e fora de STP ocupado com os seus negócios pessoais de cambalachos. Ultimamente, o vosso corrupto foragido, PT,nem pasta de 1o ministro entregou até hoje. Estámos de pés firmes á espera dele aqui em STP, inclusive o seu camba L. Nazaré. O que é que o Patrice TROVOADA teme, o que fez ele de mal para não ter a coragem de regressar? Porque razão faz ele a política fora do país? Queremos o homem aqui para lhe responder junto da justiça o que lhe reprovam e se ele sabe que nada fez de mal o que espera ele para voltar para STP entregar a sua última pasta e ir se defender do que lhe reprovam. Temos GANA de lhe encontrar e de lhe ouvir sobre os vários dossiers 📂 dele de condenação. Patrice TROVOADA venha com as suas provas esclarecer tudo o que lhe condena. Venha !
Fuba cu bixo
11 de Fevereiro de 2022 at 16:24
Jorge bom Jesus esta sempre a dar tiro no próprio pé,será que no MLSTP não se consegue encontrar uma pessoa decente no meio daqueles gatunos não se aproveita nada.
Temos que banir o MLSTP aqui em S.tomé e Príncipe para bem do povo.
Gregorio+Furtado+Amado
11 de Fevereiro de 2022 at 18:13
Foi um erro do governo que propõe um cadastrado a um cargo a este nível. O país está assim. Mesmo que fosse um doente mental assina só. Onde estão os acessores? Por ser camarada, vai só? O primeiro ministro está na Noriega a governar STP. A falha é também extensiva a presidência. Onde estão os acessores da presidência? Solicitaram a justiça os nomes indicados? Solicitaram a oMinisterio da saúde o Estado mental dos indicados? Pais ficou assim? Senhor presidente, ajuda-nos a mudar paradigma na governação deste país para Deus lhe abençoar.
Pedro Costa
11 de Fevereiro de 2022 at 18:19
Ao que chegamos, tanta é a desonestidade…. Ora, se o Cidadão sabia que tinha problemas na Justiça, porque razão aceitou o cargo ?? Só pode ser um acto de pura desonestidade…. Importa tambem questionar,onde anda o Chefe de Governo que não rastreia nada, aceita tudo… O Jorge Bom Jesus é um grande “palhaço”…. kkkkkkkkkk
Original
11 de Fevereiro de 2022 at 22:10
Creio que existe muitos Ernestinos por aí que quando nos convém,abafamos e quando não nos convém,dá o que deu.
Desforra
12 de Fevereiro de 2022 at 10:46
Acho que foi boa iniciativa, terem denunciado e as partes terem agido de conformidade. Mas isso não pode servir só para alguns. Ninguém sabia que o teixeira, até a pouco tempo assessor do PM, tinha uma pendência nos tribunais ligado à homicídio? Ninguém sabe que o actual PGR tem largo currículo de violência doméstica?
Estou a espera de uma denúncia sobre esses indivíduos para subscrever tal como subscrevo a presente. Vamos moralizar de verdade.
Waldir Varela
13 de Fevereiro de 2022 at 10:40
Sou jovem, mas acho lastimável a situação a que o país chegou por causa da “competição politica”. Em África a democracia tem sido uma faca de dois gumes que a cada dia tem agravado a situação dos países em desenvolvimento.
Primeiro – o governo apresenta um homem com problemas na justiça para ocupar um cargo de grande importância.
Segundo – O Presidente da República e a sua cúpula, ignoram ou não são capazes de fazer uma averiguação para ver se o sujeito em casa está apto para ocupar tal cargo e é nomeado.
A sociedade civil intervém e tendo em conta a balbúrdia gerada o indivíduo é retirado.
Militantes do MLSTP defendem no porque acham que é normal que assim se suceda por serem do partido ou pelo facto da vez do ADI, não ter acontecido o mesmo.
Temos que mudar essa visão, pode ser um pai ou um filho teu, se comete um crime deve ser levado a justiça, amor envolve repreensão. O que esses políticos têm feito pelo país? É inadmissível que Cabo Verde esteja há anos de desenvolvimento a nossa frente, tínhamos tudo para fazer mais e melhor, terra, mar, clima favorável, mas os políticos só têm enriquecido as nossas custas e é triste ver que as pessoas os defendem, muito triste mesmo. O que Jorge Amado trará para nós?
Precisamos de jovens, pessoas com ideias, pessoas honestas, precisamos ter amor à pátria.
Mepoçom
14 de Fevereiro de 2022 at 18:36
Meus caros os comentadores da moda, vocês não têm noção da gravidade dos acontecimentos que marcaram o stp a partir de 1975!! A história é longa e controvérsia. Roguemos a Deus que continue a abençoar esse povo sem norte