Política

Américo Barros fica – Decisão de Vila Nova anulou vontade de Bom Jesus

O Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus sofreu uma derrota política na última semana. O Presidente da República Carlos Vila Nova chumbou o pedido ou a solicitação feita pelo Conselho de Ministros para que Américo Barros governador do Banco Central, fosse exonerado das suas funções.

«Não há fundamentos legais para a sua exoneração. A decisão está tomada. O governador do Banco Central não foi exonerado, por considerar que não estavam reunidas todas as condições legais para o fazer», declarou o Presidente da República, no último fim-de-semana no aeroporto internacional de São Tomé, quando regressou da visita oficial à Guiné Equatorial.

Carlos Vila Nova explicou ainda que a sua decisão de manter Américo Barros como governador do Banco Central, foi comunicada ao Governo antes da sua viagem à Guiné Equatorial.

Um balde de água fria para o Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, que pretendia sancionar Américo Barros, por ter sido seu concorrente ao cargo de Presidente do partido MLSTP.

A tentativa de “caçar” Américo Barros foi lançada por Jorge Bom Jesus, logo após o congresso do partido MLSTP. Enquanto Presidente do MLSTP, Jorge Bom Jesus foi reeleito com 260 votos a favor. Américo Barros, que era vice-Presidente do partido decidiu concorrer ao cargo de Presidente, numa disputa com Jorge Bom Jesus. Mereceu a confiança de 147 congressistas, tendo sido o segundo candidato mais votado no congresso electivo do MLSTP em Março último.

Imediatamente depois do congresso, Jorge Bom Jesus, na qualidade de Primeiro-ministro e Chefe do Governo convocou o conselho de ministros e decidiu pela exoneração do governador do Banco Central Américo Barros, e seu camarada de partido.

«Naturalmente, o senhor Governador acabou por se expor durante o congresso do MLSTP, que foi bastante mediatizado, tanto ao nível nacional, como ao nível internacional», referiu Jorge Bom Jesus numa das suas declarações à imprensa.

Américo Barros expôs-se tanto que tinha que ser exonerado do cargo. Segundo o Primeiro-ministro, o estatuto do Banco Central, «veda a possibilidade dos dirigentes da instituição poderem dirigir organizações sindicais ou políticas ou eventualmente actividade política muito activa».

Presidente da República, Chefe de Estado, o mais alto magistrado da Nação, não concorda com os argumentos do Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus.

Carlos Vila Nova veio anunciar que Américo Barros fica no governo do Banco Central até o fecho do mandato.

Uma decisão de Estado, que baralha ainda mais as cartas políticas no seio do partido MLSTP. A divisão e o confronto interno entre as diversas alas, podem agudizar-se exactamente nas vésperas das eleições legislativas, autárquicas e regionais de 25 de Setembro próximo.

Abel Veiga

9 Comments

9 Comments

  1. Andorinha

    25 de Abril de 2022 at 8:57

    Alguém diz ao Jorge bom Jesus que brincadeira é no parque ok;Então o próprio Jorge bom Jesus em 2019 colocou o Americo Barros como Presidente do banco em uma altura que ele era vice-presidente, em divergência com Evaristo agora que Americo concorreu contra ele para presidencia do MLSTP é que ele esta a ver inlegalidade?
    Faz sai Jorge.

    • Margarida Lopes

      26 de Abril de 2022 at 14:09

      Ô Andorinha qual é a sua birra contra o senhor Jorge Bom Jesus? O seu ÔDIO parece mais pessoal do que comentário ou crítica politica, pois que não tem nenhum argumento.
      Publiquem quando tiverem CONTEÚDO plausível sobre o ASSUNTO, que permite debater.
      Bem haja!

  2. Fuba cu bixo

    25 de Abril de 2022 at 9:13

    Senhor Jorge bom Jesus a ingratidão dói mas o povo não tem nada a ver com vossa gerra de comadre no MLSTP ok, vai correr com cão no hospital ok conversamos no dia 25 de Setembro ok.

  3. Pedro Costa

    25 de Abril de 2022 at 9:23

    Pese embora nao ache que o Americo Barros seje a pessoa certa para estar a frente do BCSTP, tenho que concordar com a decisao do Presidente da Republica, pois o Primeiro Ministro como tem sido de praxe neste Governo, tem dificuldades em lidar com opnioes contrarias e como tal quis-se vingar do seu camarada…… Ora JBJ as lutas politicas nao podem se estravazar ao ponto de uma decisao tao importante como a de demitir e nomear um governador do Banco Central tornar-se algo tao banalizado….. Definitivamente o JBJ nao esta preparado para as funcoes que ocupa……

  4. Santomense

    25 de Abril de 2022 at 14:47

    Primeira derrota a segunda vem a caminho.

  5. Reirape

    25 de Abril de 2022 at 16:45

    Como o JBJ colocou Américo Barros ilegalmente como governador do Banco Central, gostaria de ver o JBJ a retira-lo de lá ilegalmente…manda a polícia tirar de lá o homem…ou lhe corta o salário…seria engraçado!!

  6. Mezedo

    25 de Abril de 2022 at 21:06

    Se o Américo tivesse vergonha na cara devia se demitir por si próprio, pois ele mesmo sabe.

    E o PR devia ter respeito pelos os outros órgãos e não estar ai a fazer trabalho politico oficial para ADI e PR.

    que ela não pense que povo esta burro mais.

    Não queremos partido único em São Tomé mais.

    O senhor já esta a fazer das suas não pensa que vamos aceitar um malandro bandido fugitivo voltar para abusar do povo.
    desta vez saberemos dar respostas ainda que seja com catana.

  7. João Araújo

    26 de Abril de 2022 at 12:24

    Não sou a favor desse governador do banco mas uma coisa é certa temos que deixar de demitir as pessoas antes de terminarem o seu mandato porque depois vem pedir indemnização pelo tempo que não cumpriram. Isso aconteceu com antigos directores da Emae, antigo governador de banco central Luís de Sousa e Agostinho Fernandes quando saiu do Bistp. Esses indivíduos vieram receber muito dinheiro devido a interrupção de seus mandatos e quem paga é o povo.
    O senhor Jorge bom jesus tem que aprender a resolver seu problema dentro do partido e não criar condições para este Estado pobre ajudar a enriquecer esses indivíduos.
    Assim sendo o presidente da República esteve muito bem.

  8. Margarida Lopes

    26 de Abril de 2022 at 14:13

    Comentário PATÉTICO, MEDÍOCRE. É lamentável ler este tipo de argumento pobre e estúpido…vraiment !

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top