MANIFESTO SOCIAL Nº 12/2022
Suposto “negócio” no pedido de autorização para emissão de Passaportes Especiais de Serviço em STP.
De acordo com informações apuradas junto aos diferentes observadores e pontos focais do Observatório Transparência STP, tanto no País como na diáspora cerca de 70% dos passageiros de nacionalidade são-tomense, na sua maioria jovens, têm apresentado, nos aeroportos, um Passaporte Especial de Serviço.
De acordo ainda com a investigação encetada pelo Observatório Transparência STP, em apenas 15 dias, de 17 de maio a 2 de junho, foram requisitados ao Serviço de Migração e Fronteiras, um total de 27 Passaportes Especiais de Serviço. Salientar que o Passaporte Especial de Serviço é um documento de viagem atribuído aos funcionários de nacionalidade são-tomense, detentores de cargos na Administração Central do Estado ou a pessoas, expressamente, incumbidas pelo Estado em missão de serviço público.
A violação das regras e utilização indevida dos passaportes Diplomáticos e Especiais de Serviço são punidas por Lei. Considerando que, alegadamente, existem indícios que denotam ilegalidades na concessão destes documentos, o Observatório Transparência STP elaborou esse Manifesto Social que poderá acompanhar no vídeo em anexo e solicita a intervenção do Serviço de Migração e Fronteiras, Polícia Judiciária e o Ministério Público para investigarem as eventuais ilegalidades na sua concessão e punir os supostos infratores.
O Observatório Transparência STP reitera que o seu papel enquanto iniciativa da sociedade civil é o de questionar, alertar e contribuir para a defesa da legalidade, dos direitos fundamentais dos cidadãos, da transparência e melhor comunicação por parte dos decisores públicos, cabendo a estes, no âmbito das suas responsabilidades e funções tomar as decisões com vista a salvaguarda do interesse público e no estrito cumprimento das leis em vigor e das regras da democracia que fundamentam o nosso estado.
São Tomé e Príncipe, 7 de junho de 2022. Observatório Transparência STP + transparência > efetividade
Acompanhe o caso em Vídeo :
Fuba cu bixo
7 de Junho de 2022 at 15:11
É para isso que esta nova maioria fizeram tanta confusão queimaram carro da juíza, para saquiar o país e roubar.
Olha para Enaport olha para hospital desvios de contentores de medicamentos olha marginal S.tomé esta a parecer uma zona de guerra mas em 25 de Setembro nos vamos mudar isto.
Carlos Alberto do Espirito Santo
8 de Junho de 2022 at 16:13
E voçê acha que o paìs estava bem nalquela altura.
A juiza estava aonde, quando a assaltaram assembleia da repubblica?
Que actuaçāo teve a juiza com tantos roubo no pais?
Aonde andava a juiza, quando mataram e enterraram o cidadao do Monte Cafè
Para aldrabice ela apareceu, hipocrasia tua èèèè
Vão para trampa
7 de Junho de 2022 at 22:22
Sempre disseram que são tomense não presta. Nunca esperei que tal manifesto pode se ir tão baixo. Se fizeram isso com objectivo de apoiar patrice Trovoada saiba que isso vai prejudicara. São tomense é mau não quer ver outro a desenvolver. Geronio e nilton vive emm Portugal no bem bom e não quer para outro são tomense ir também saber da sua vida. Sinceramente nunca esperei. Roupa suja lava se em casa. Todo país do mundo tem o seu podre mais não se expõe. São tomense tem mau coração faz lembrar Gabriel Costa sobre a carta de condução de STP depois viu se qual foi o resultado. A vossa cegueira pelo poder está a vos fazer de doido. Vai trabalhar deixa a migalha da política. Porquê que observatório não brinda sobre a história de 30 milhões e outras porcarias que o ADI fez quando o ídolo estava no poder?
WXYZ
8 de Junho de 2022 at 8:14
Essa governação de JBJ so veio atrasar o país. Todo projecto que PT tinha para organizar administração pública do país voltou à estaca pre 2014. Essa NM está composta por gajos lastros cheios de pragas.
EX
8 de Junho de 2022 at 11:43
Porque que é apenas Suposto negocio?
Jornalismo de investigação não pode lançar apenas suspeição. Procuram saber dos fatos, entrevista as pessoas que têm os tais Passaporte, procura funcionários da Migração para saber, de certo que vão encontra pelo menos um para falar sobre o assunto.
Procuram respostas no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Procuram produzir uma lista dos indivíduos que possuem esses Passaportes e divulgam, para se saber se são mesmos funcionários públicos ou se estão a serviços do Estado.
Param de se esconderem atras de fato de ser jornalista e lançar suspeição.
Vão assistir Linha da Frente da RTP.
Maria
8 de Junho de 2022 at 16:51
O meu comentário destina-se exclusivamente à ” vão para trampa”. Que fique claro que não pertenço a nenhum partido político pois são todos a mesma coisa. Sou simplismente santomense e é triste ver diáriamente pessoas como tu a defenderem coisas que são erradas. A minha indignação é somente por defenderes algo que é ilegal. Nada justifica venderem passaportes de serviço só para terem mais dinheiro para gastarem em coisas fúteis. É natural que se exponha essas práticas de modo que elas não se repitam. Todo santomense é livre de sair de s.tomé. o que não devia acontecer é fazerem negócio a custa de quem a todo custo quer abandonar o país. Deixem de fazer politiquices com tudo… O país é nosso e estamos a transformá-lo num lugar horrível para se viver promovendo corrupção e esquecendo os valores que devem nortear um ser humano e um cidadão.
Fuba cu bixo
9 de Junho de 2022 at 11:08
Pena muito PCD esta tipo peixe que esta as moscas na feira que ninguém quer comprar e que agora esta em saldo pcd quem ti viu e quem ti vê, agora val tudo para travar a maioria absoluta do Patrice Trovoada Delfim Neves esta todo atrapalhado vendo seu tacho a fogir-lhe nas mãos kkkkkk.
STP
10 de Junho de 2022 at 9:38
Muito bem isso é verdade, sr ou srº (Vão para trampa) roupa suja lava se em casa, Geronio e Nilton prejudicaste muita gente, que quer saber da sua vida, isso não se faz sinceramente, política dividiu povo são-tomense verdade,