MANIFESTO SOCIAL N°13/2022
Favorecimento na seleção dos candidatos para os supostos apartamentos sociais construídos em STP. A sociedade são-tomense tomou conhecimento de uma Nota explicativa do Instituído de Habitação e Imobiliária, datada de 30 de Maio de 2022, na qual é descrito o procedimento usado para selecionar candidatos para habitações ditas de sociais, acompanhada de uma lista de nomes de cidadãos selecionados, que serão posteriormente submetidos ao sorteio para distribuição de habitações sociais acima referidas.
Pelas informações divulgadas e as diversas manifestações de indignação dos cidadãos, constata-se que o Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe insiste na lógica de sempre, primar pelo nepotismo e falta de transparência na gestão da coisa pública, e sobretudo não se preocupar em resolver os problemas da população, mas simplesmente beneficiar e ajudar os seus “oficiais” de propaganda política no país e na diáspora.
As contestações incidem sobre a maneira como os candidatos foram selecionados, uma vez que muitos nomes que constam da lista são: Militantes e simpatizantes ativos dos partidos que integram a atual coligação que governa o país; Quadros nacionais que auferem altos salários e detentores de luxuosas habitações no país e no estrangeiro, bem como familiares, mulheres e amantes dos que detém o poder no país. O Observatório Transparência STP, vem através deste Manifesto Social que poderá acompanhar no vídeo em anexo, repudiar com veemência e juntar a sua voz a de aqueles que discordam e protestam contra esta vergonhosa seleção.
O Observatório Transparência STP reitera que o seu papel enquanto iniciativa da sociedade civil é o de questionar, alertar e contribuir para a defesa da legalidade, dos direitos fundamentais dos cidadãos, da transparência e melhor comunicação por parte dos decisores públicos, cabendo a estes, no âmbito das suas responsabilidades e funções tomar as decisões com vista a salvaguarda do interesse público e no estrito cumprimento das leis em vigor e das regras da democracia que fundamentam o nosso estado. São Tomé e Príncipe, 13 de junho de 2022.
Observatório Transparência STP + transparência > efetividade
Acompanhe o caso em Vídeo :
Fuba cu bixo
13 de Junho de 2022 at 10:16
A quando da construção desta casa o Osvaldo Abreu e o Jorge bom Jesus garantiu nas suas entrevistas que não iria haver favorecimentos e corrupção nas distribuição das referidas casas sociais no entanto estamos a assistir mais uma vez corrupção generalizada, muito triste este governo não vale nada são todos ladrões.
Andorinha
13 de Junho de 2022 at 11:37
Estamos perante um governo mais corruptos e incompetentes de todos tempos em S.tomé desviam contentores de medicamentos desviam dinheiros que nossos parceiros nos empresta estão a vender passaportes estão a roubar areias nas praias a empresa ACA do Osvaldo Abreu a sub-faturar e fazer obras mal feitas Enaport enfim vieram para dizimar tudo que restou em S.tomé e Príncipe.
No dia 25 de Setembro é o momento de ouro para o povo nas urnas fazer desaparecer os partidos da nova maioria encabeçada pelo MLSTP.
Mezedo
13 de Junho de 2022 at 16:44
Alguém devia arranjar um elástico para cortar tua cabeça Andorinha doida.
Só sabe mentir e falar asneiras.
Sem assunto
13 de Junho de 2022 at 19:24
Ridículo. Como que um Istituto de habitação não dispõe de informações dos possuidores e não possuidores de habitações no país? Para que serve aquela m.da?
Para delapidar o fundo público?
Estamos perante um governo que mente descaradamente, promete e não cumpri, não consegue atrair investimentos, executivo de expediente fraco e nulo ainda assim têm coragem de concorer as eleições, surreal!
Jovens, cidadãos deste país não ponham fé em nada que vem dos nossos governantes, trabalhem e lutem para a construção das vossas coisas, eles usan vos par atingirem objetivos pessoais, são desgraçados, pessoas de má índole de A a Z!