Política

JMLSTP acusa JADI e o Presidente Vila Nova de “manobras ludibriadoras”

A Juventude do MLSTP, partido que nesta altura governa São Tomé e Príncipe, entrou no combate político que se regista actualmente no país, por causa do recenseamento ou não de novos eleitores para participarem no sufrágio eleitoral marcado para 25 de Setembro.

A JMLSTP, através do seu secretário geral Gilson Leite, acusou a Juventude do partido ADI(JADI) de desencadear diligências e manobras ludibriadoras face a polémica em torno do recenseamento e actualização dos cadernos eleitorais.

Os Jovens do MLSTP acusam também o Presidente da República Carlos Vila Nova de ser o arquitecto das manobras ludibriadoras.

«Quais os elementos ou pressupostos eleitorais, usou para marcar as eleições? O Presidente da República não sabia que não estavam ainda criadas as condições para marcação das eleições?», perguntou a JMLSTP.

A JADI também é confrontada com interrogações da JMLSTP. «Com que fundamentos legais sustentam as suas teses de que é possível ainda a Comissão Eleitoral Nacional fazer o recenseamento eleitoral quando tem 90 dias para cumprir com outros expedientes relacionados com o acto eleitoral?».

A JMLSTP considera que a decisão do Presidente Carlos Vila Nova de marcar a data das eleições sem que a Comissão Eleitoral estivesse em funções, vedou qualquer possibilidade de se fazer o recenseamento eleitoral para as eleições de 25 de Setembro.

«Tendo o Presidente da República marcado as eleições e o Tribunal Constitucional feito a distribuição dos mandatos eleitorais tomando como referência a marcação da data das eleições, pelo Presidente da República, e o caderno eleitoral existente feito no ano passado(2021) veda alguma possibilidade legal para realização do recenseamento eleitoral nesta altura, e os do ADI sabem disso», referiu o líder da JMLSTP, Gilson Leite.

JMLSTP conclui que o Presidente Carlos Vila Nova é o único responsável pela actual situação.
«Dizer aos são-tomenses e aos jovens que é o Presidente Carlos Vila Nova, que não quis que houvesse o recenseamento eleitoral, e cabe ao Presidente todas as responsabilidades inerentes desta situação», concluiu Gilson Leite.

O leitor tem acesso a uma cópia do comunicado que a JMLSTP enviou à redacção do Téla Nón –

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Andorinha

    15 de Julho de 2022 at 20:44

    Este Presidente da juventude do MLSTP daqui a pouco vai comprar uma casa em Portugal,MLSTP sempre foi uma fábrica de corruptos MLSTP desde 1975 a fábrica corruptos são a razão da nossa desgraça.

  2. Fuba cu bixo

    15 de Julho de 2022 at 23:05

    Coisa que os rapazes do JAD esta a fazer, Jorge bom Jesus e Delfim vai vira doido, manifestação de hoje foi só um cheirinho quando Patrice Trovoada chegar vai ser uma bomba.

    • Margarida Lopes

      19 de Julho de 2022 at 10:18

      Quando o Patrice TROVOADA chegar, desta vez saï do aeroporto direto para a cadeia esperar o JULGAMENTO…fora, corre o risco de receber a sentença pelos seus vários casos criminosos um deles tem relação com a morte de um homem que foi o cruel assassinato o Jorge Santos em junho de 2018. O Patricevai vai ter que nos explications.

  3. Tania

    16 de Julho de 2022 at 0:47

    Finalmente os jovens estão abrir os olhos. Obrigado jovem leite. Tira todo esse leite aos pinta cabra e avenidas nova. Está claro como água do Rio papagaio k avenida nova, está a fazer manobras para ajudar o pinta cabra. Vamos para cima deles todos. Acorda Dr Jorge bom jesus. Ajuda o povo.

    • Cóbó d'Anca

      17 de Julho de 2022 at 21:36

      Estão a abrir olhos muito tarde, durante os desmando do PT estavam no sono profundo ou era ditadura? ninguém podia fazer manifestação. Lembro de algumas manifestações e greves no tempo do PT não avançaram por ameaças. Agora sim, estamos na democracia.

  4. estevao leal

    17 de Julho de 2022 at 20:28

    de marco ate a setembro e tempo suficiente para o recensear
    nao houve nunca a vontade politica para tal e isso faz se em 15 a 20 dias se quiserem

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top