A luz da tensão que se instalou no estreito de Taiwan, desde quarta feira, 3 de Agosto, provocada pela visita da Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de América Nancy Pelosi, a Taipei, o Governo de São Tomé e Príncipe reagiu através de um comunicado.
São Tomé e Príncipe que manteve relações diplomáticas com Taiwan de 1997 à 2016, veio a praça internacional, e através do órgão de soberania Governo, que tem competências na administração da política externa do país, vincar que Taiwan não é reconhecido como país.
«As relações de cooperação e amizade entre São Tomé e Príncipe e a República Popular da China são antigas e históricas e este Governo tem trabalhado para o reforço e consolidação das mesmas, baseado no respeito e defesa da integridade territorial e soberania dos dois países, no palco internacional», declarou o porta voz do governo e secretário de Estado da Comunicação Social, Adelino Lucas.
O governo de São Tomé e Príncipe reagiu na quinta feira, após uma reunião do conselho de ministros presidida pelo Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Jorge Bom Jesus(nafoto) . «O principio de uma só China é também reconhecido pelas Nações Unidas e a União Africana, organizações internacionais onde São Tomé e Príncipe é membro de pleno direito», reforçou Adelino Lucas porta voz do governo.
Abel Veiga
WXYZ
5 de Agosto de 2022 at 17:28
Que marmanjo desse 1o. ministro!!! Porque que estas a meter boca assim tao cedo. Calma um pouco. Mantem se neutral por algum tempo. O mundo da voltas. Ja fomos vitima disso. Lembrem se de quando aconteceu com Vietname? Fomos tomar parte e isso nos saiu caro. Se estas a “ngunda” dinheiro para campanha procure de outra maneira.
Lupuye
5 de Agosto de 2022 at 17:29
Xi mosca na kudgi da flida fa, kwa kwe ka lolo e?!
Jfernandes
5 de Agosto de 2022 at 23:12
Justino Fernandes
JBJ
ENGRATIDAO DOI …
QUANDO FOI PARA MAMAR O DINHEIRO
DE Taiwan ESTAVAS SATISFEITO
AGORA ESTAS A USAR A BOCA COMOQUERES
POR FAVOR SEGURA A TUA LINGA !
VOCE NAO VALE MESMO NADA
VOCE JA MEDIO AS CONSEQUENCIAS DAQUILO QUE DESSE ?
DEICHE DE SER BAJULADOR !
NAO PENCES QUE A CHINA VA CAIR NOS SEU MALAMBARISMOS
VOCE E UMA SARDINHA NO MEIO DESSAS BALEIAS
PERDEU UMA OPORTUNIDADE DE MANTER CALADO .
Esse senhor deve ficar no seu canto
nao meta na danca que nao lhe copete
voce anda a se esticar demais
Temos muitos problemas para se preocùpar
Olha preocupate com o contentor de medicamento
que aguem do seu governo “nova velha maioria” levou por
engano , como quem diz…
voce ja aranhou a forma de matar os Santomenses aos pouco
Nos somos uma gota no Ociano
Sem comentários politica é ntumbelelewane quando voçê descobre as coisas ficas em choque os que demitem-se sâo fortes o suficiente para aceitar a derrota.
Guerra definiçäo – conflicto entre grandes potencia os parasitas lutam sem saber o porquë.
convem ficar no seu cantinho
Agora estais a meter bedelho aonde nao deves
depois amanha , com cara de lata vais peder desculpas
tenha vergonha aomenos uma vez na vida !
JBJ voce e o rosto da vergonha que nos envergonha, E NOS ENVERGONHA A TODOS
Nao va repitir a mesma coisa que fizeram
em 2018 que correram com elimentos dos estados de Africa central , que vieram acompanhar as eleicois depois foram la de juelho a pider batatinhas
JBJ o dinheiro nao compra tudo
E a vergonha e uma delas .
Zé de Neves
9 de Agosto de 2022 at 10:39
Portanto, é oficial, vendeu-nos à China.
País desgraçado, sem tradição diplomática, vende política externa ao kilo de acordo com as circunstâncias. Nenhum país decente, nenhuma empresa decente investirá 1 dobra que seja neste pardieiro mal frequentado e liderado por esta escumalha que representa mal e porcamente este povo. Soubessem os Africanos o nojo que o Chinês comum tem dos africanos e todos os alarmes estariam a soar.