Política

CEN denunciou compra e venda de lugares nas Assembleias de voto

O Presidente da Comissão Eleitoral nacional denunciou um alegado negócio eleitoral que os partidos políticos de São Tomé e Príncipe realizam durante as eleições.

«Eu estava no meu gabinete quando me disseram. Senhor Presidente, o partido A vendeu todos os seus lugares no distrito de Cantagalo, para o partido B. Vocês sabiam disso?», interrogou José Carlos Barreiros.

Os jornalistas boquiabertos não souberem responder a questão colocada pelo Presidente da Assembleia Nacional. José Carlos Barreiros prosseguiu com o relato, do caso que se afigura como corrupção eleitoral.

«As candidaturas que não têm condições de pôr as pessoas nas mesas de voto que lhes pertencem, vendem os seus lugares nas mesas de voto para outro partido», reforçou.

Um negócio que segundo o Presidente da CEN transforma uma Assembleia de voto, num feudo de um e único partido.

«Acontece que numa Assembleia de voto os 5 membros são todos afectos a um partido. E o quê que pode acontecer nesta Assembleia de voto? Eu não sei», referiu.

 José Carlos Barreiros disse aos jornalistas que as equipas internacionais de observação eleitoral também constataram tais situações in loco. No entanto não se pronunciaram sobre o assunto nos seus relatórios de observação eleitoral.

«No dia das eleições(25 de Setembro) estive num lugar em que na Assembleia de voto, 4 membros da mesa pertenciam a apenas um partido. O quinto membro esteve ausente, e já havia uma pessoa daquele mesmo partido para tomar o lugar do membro ausente, e assim completar os 5 membros de uma mesa de votação. Todos afectos a um mesmo partido», concluiu.

Segundo o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, quem faz as eleições são os partidos políticos através dos seus membros destacados nas Assembleias de voto. José Carlos Barreiros disse que a CEN apenas organizada o escrutínio eleitoral.

A compra e venda de lugares entre os partidos e movimentos políticos nas Assembleias de voto, é segundo a CEN uma prática rotineira nas eleições em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Andorinha

    1 de Outubro de 2022 at 15:26

    A chefe da delegação da UE esta ser ameaçada por militantes do MLSTP e velha maioria por ela apelar que o presidente da comissão eleitoral divulgue os números do mandatos e ninguém diz nada.
    Não é competência do Presidente da comissão eleitoral fazer essas denúncias as denúncias devem ser feitas nas mesas de votos e a prazos para o fazer, isso é mais uma artimanha deste Juiz medíocre para fabricar os resultados das eleições a favor da velha maioria querem roubar deputados ao ADI.

    • Manuel

      3 de Outubro de 2022 at 14:08

      Quando a mesa de voto tem cinco elemento de um so partido, faz se denúcias a quem, por favor não mudem de assunto, as fraudes das maiorias absoluta acabaram se.

  2. Matabala

    1 de Outubro de 2022 at 16:00

    Na mesa de voto NENHUM representante de partido seja MLSTP ou ADI reclamou coisa alguma…agora depois da contagem de votos que está com conversa fiada? É quê? Resultado não foi como esperavam e agora estão a fazer expediente? Mudaram Lei eleitoral como quiseram, mudaram número de deputados eleito por distrito onde tem mais simpatizante para garantir mais nomeação. Tiro saiu pela culatra.. Respeitem vontade do povo

    • Rubem

      3 de Outubro de 2022 at 7:41

      Vai reclamar o quê, se eles foram comprados e não estavam lá?
      A justiça tem que funcionar e punir todos os infractores sejam eles de que partido for. Até quando o poder judicial fechará os olhos e pactuará com a corrupção? E mais os politicos dizem que querem acabar com a corrupção, quando são eles os promotores dos actos vis e maléficos da corrupção

  3. José Manuel

    2 de Outubro de 2022 at 20:05

    Os partidos concorrentes não reclamaram e o presidente da CEN é que vai reclamar? Onze partidos a concorrem às eleições e só um partido é que terá pessoas na mesa? O MLSTP não tinha dinheiro para pagar o seu representante na mesa? O BASTA não tinha dinheiro para pagar o seu representante na mesa? Onde é que estavam os outros partidos.
    Este dito presidente da CEN, técnico medíocre, estava a espera que o seu partido ganhasse. Como perdeu, está a vir com desculpas. O papel do presidente da CEN é de fiscalizar as mesas de votação? e quando viu todos a representarem um so partido, o que é que você fez.
    Este tal José Carlos Barreto bateu no fundo. É um incompetente e não digo medíocre, mas sim péssimo.
    BANDIDO

  4. Margarida Lopes

    2 de Outubro de 2022 at 23:57

    Seja como for os resultados das eleições ainda não foram pronunciadas. Por que meios à ADI-PT andam a espalhar nas redes sociais de terem ganho com a MAIORIA absoluta…mas podemos confirmar que o Patrice TROVOADA está querendo SEMEAR uma confusão ABSOLUTA em STP para que haja banho de sangue, como o tentou fazer há 4 anos tentandp convencer ao seu braço direito da época na pessoa do Lévy Nazaré, que parece ter-lhe recusado de colaborar nesta MALVADEZ de criar uma situação para que houvesse DERRAME de SANGUE. Assim continua o jeito criminoso do Patrice TROVOADA agir…como no Estado Novo ( para quem conhece)”QUEM NÃO ESTÁ COMIGO ESTÁ CONTRA MIM”, posição política própria de DITADOR.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top