Os resultados definitivos das eleições legislativas de 25 de setembro, confirmam a hegemonia do partido ADI no contexto político de São Tomé e Príncipe.
Elísio Teixeira, mandatário da candidatura da ADI às eleições legislativas, acompanhou os trabalhos da Assembleia de Apuramento Geral, até a proclamação dos resultados definitivos.
Os cálculos da Assembleia de Apuramento, deram maioria absoluta a ADI com 30 mandatos.
«Temos dito, nos últimos 12 anos temos sido o maior partido político do país. É a segunda vez que obtivemos uma maioria absoluta», referiu Elísio Teixeira.
A primeira maioria absoluta foi conquistada nas legislativas de 2014. Em 2018 ADI voltou a ganhar as eleições mas com maioria simples, 25 mandatos contra 23 do MLSTP. Não conseguiu governar o país e liderou a oposição nos últimos 4 anos.
Nas eleições legislativas de 25 de setembro de 2022, o povo respondeu à exigência do Presidente da ADI. Patrice Trovoada exigiu maioria absoluta como condição para voltar a ser primeiro ministro de São Tomé e Príncipe.
A declaração do Juiz Presidente da Assembleia de Apuramento Geral, Pascoal Daio, confirmou a vitória maioritária da ADI.
«A Assembleia Nacional vai ser composta por 4 partidos políticos, sendo a ADI com 30 mandatos, o MLSTP com 18 mandatos, o MCI-PUN com 5 mandatos e o BASTA com 2 mandatos», afirmou o Juiz Presidente do colectivo de 4 membros.
Patrice Trovoada será o primeiro líder partidário de São Tomé e Príncipe a ser investido por quatro vezes como Primeiro ministro e Chefe do Governo.
Como tradicionalmente, em clima de paz e tranquilidade, São Tomé e Príncipe deu ao mundo mais uma prova de civismo e maturidade democrática.
Abel Veiga
Leonardo
3 de Outubro de 2022 at 22:25
Força aí ADI cuida bem do país e dos cidadãos em geral.❤️
Paz
4 de Outubro de 2022 at 14:41
São tome e Príncipe agradece… Força jovem
Vitória
4 de Outubro de 2022 at 2:18
Vejam as caras desses juízes. Não tinham outra hipótese senão engolir o sapo.
Agora falta limpar esse tribunal e o supremo.
Silva Cravid deve estar a chorar. Chamou o Patrice de pinta cabra tanta vezes e agora deve estar com rabo entre as pernas.
Esses cabras devem ser todos pintados e mandados para casa. Já roubaram muito com protecção de Jorge e osvaldo abreu.
A vitória sabe bem.kkkkk
paula
4 de Outubro de 2022 at 14:40
Bom trabalho….forca
Ralph
4 de Outubro de 2022 at 4:44
É muito agradável ler este tipo de artigo sobre os resultados de mais umas eleições em São Tomé e Príncipe. Há muitos países em África (e também noutras partes do mundo) que não são democracias e em que não é possível haver uma transição pacata do poder. Posto que a população possa confiar nos processos eleitorais, uma marca de democracias é esta transição pacífica do poder, sejam quais forem os vencedores e os perderdores, isto acontecendo porque todos respeitam o processo e apreciam os méritos de viver numa sociedade livre e bem governada.
Jacinto Novaes
4 de Outubro de 2022 at 7:52
“«A Assembleia Nacional vai ser composta por 4 partidos políticos, sendo a ADI com 3 mandatos, o MLSTP com 18 mandatos, o MCI-PUN com 5 mandatos e o BASTA com 2 mandatos», afirmou o Juiz Presidente do colectivo de 4 membros.”
Abel, são 30 mandatos para a ADI e não 3 como escreveste. Apenas esse reparo.
Vanglega
4 de Outubro de 2022 at 9:54
Devias estar preso.
Por ter tirado a vida de outro
Eduardo Pontes
21 de Outubro de 2022 at 10:05
VANPLEGA, este criminoso do Patrice TROVOADA,nao so mandou assassinar o JORGE PEREIRA DOS SANTOS,como por cima està separando a familia da victima por uns terem dùvidas da implicaçao dele, pois que estao ligados por laços outros a membros desta linhagem…so gente de mal é que pode estar do lado deste individuo. DEUS farà o necessàrio, mas a justiça serà feita, leva o tempo que ela levarà.
Andorinha
4 de Outubro de 2022 at 14:02
Uma Vitória retumbante do Patrice trovoada e o ADI bem merecida depois de serem perseguidos e até presos pelo MLSTP e os partidos que compõem a nova maioria.
O povo mostrou nas urnas que quem manda é o Patrice Trovoada e passaram todo tempo a chamar Patrice de “pinta cabra e fugitivo ” agora vocês levaram uma derrota para saber e deixar de beber.
Fuba cu bixo
4 de Outubro de 2022 at 14:06
Passaram 4 anos a chamar papá de pinta cabra e fugitivo agora toma vai chora em casa, MLSTP respeita povo e deixa de roubar sacanas.
Joao Carlos Silva
4 de Outubro de 2022 at 14:51
O maior Corruptor de todos os tempos na Democracia santomense.
Uma investigação séria das origens dos fundos que o mesmo Mija, devia ser efectuada e com o apoio da
INTERPOL