Política

José da Graça Diogo fez parte da juventude da independência

Ex-Presidente da Assembleia Nacional José da Graça Diogo, cresceu no ambiente político que promoveu a luta pela independência de São Tomé e Príncipe.

A revelação foi feita hoje pelo ex-Presidente da República Miguel Trovoada, durante o funeral de José da Graça Diogo, no cemitério do Alto São João.

«Conheci José Diogo criança em Kinshasa(capital do ex-Zaire, actual República Democrática do Congo), com o seu pai Manuel Diogo, e outros são-tomenses que viviam em Kinshasa no momento em que conduzíamos a luta de libertação nacional. José Diogo cresceu neste ambiente», revelou Miguel Trovoada.

A Assembleia Nacional, organizou uma sessão solene para homenagear o seu ex-Presidente, que faleceu no último domingo, após doença prolongada.

José da Graça Diogo que Presidiu o parlamento entre os anos 2014 e 2018, completaria 66 anos de idade em Dezembro próximo.

«Soube ser um homem de grande verticalidade, um homem de consenso, que não gostava de choques. É alguém que considero como um dos melhores na nossa arena política», reforçou Miguel Trovoada.

A missa de corpo presente na igreja da Sé, reuniu familiares, amigos, e os titulares dos órgãos de soberania. Miguel Trovoada, considerou o ex-Presidente da Assembleia Nacional como seu filho.

«Cresceu com os meus filhos, com o Patrice e com Daise de que ele era amigo bastante chegado. Vim ver um amigo muito querido, que considero como meu filho, pois era colega dos meus filhos», concluiu o ex-Presidente da República. 

José da Graça Diogo, morreu no hospital central Ayres de Menezes, onde estava internado.

Anita Barros, irmã do malogrado, é profissional de saúde e denunciou no cemitério que o sistema nacional de saúde não conseguiu dar assistência adequada a José da Graça Diogo.

«O sistema falhou contigo sim meu irmão. Como profissional de saúde passei momentos ao teu lado esta semana, vendo o teu sofrimento e nada poderia fazer. Como profissional de saúde tentamos de tudo, mas o sistema não tinha resposta para te dar meu irmão», afirmou em pranto e dor, a irmã do ex-Presidente da Assembleia Nacional.

Membro fundador do partido ADI em 1992, José da Graça Diogo foi engenheiro de telecomunicações e desempenhou várias funções técnicas nas empresas e institutos de telecomunicações do país.

Cemitério do Alto São João, é a última morada de José da Graça Diogo.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Sem assunto

    10 de Outubro de 2022 at 19:15

    “Soube ser um homem de grande verticalidade, um homem de consenso, que não gostava de choques. É alguém que considero como um dos melhores na nossa arena política.”
    Como assim Miguel Trovoada?
    O momento não é de todo propício para falar se do malogrado e da politica, porém convenhamos, este indivíduo realmente foi um politico?
    Pertenceu sim há um grupo, que cada vez em maior número, vêm tomando conta de tudo sem terem noções minímas da realidade prevalecente.
    O momento é de consternação por isso não alongo mais….sinceramente Miguel Trovoada!

  2. Margarida lopes

    11 de Outubro de 2022 at 8:21

    O José da Graça Diogo , està onde està porque também sustentou os vàrios governos que mantiveram a saùde nesse caos até mesmo que fez que se degrade. O Miguel Trovoada deve mas é fechar a fussa.

  3. Pierre Faleiro

    11 de Outubro de 2022 at 21:07

    Triste. mais uma vitima dos malabarismos dos trovadistas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top