É a convicção do primeiro-ministro Patrice Trovoada. Na cerimónia de cumprimentos ao Presidente da República Carlos Vila Nova por ocasião do ano novo, o chefe do governo disse à imprensa que a principal medida a ser implementada em São Tomé e Príncipe é o trabalho.
«A medida fundamental que temos que tomar é trabalhar. Maior seriedade, e respeito pela coisa pública», afirmou Patrice Trovoada.
Trabalho sobrepõe-se ao coktail de medidas de austeridade que segundo o Ministro das Finanças Genésio da Mata, está a ser preparada para entrar em vigor em 2023. Um ano que começou com a rotura do stock de combustíveis. Para Patrice Trovoada, a empresa que comercializa os combustíveis, a ENCO, deveria esclarecer a população.
«A ENCO tem os seus clientes e deveria dar uma explicação, sobre o atraso do navio. Foi simplesmente por causa disso que a ENCO, não tivesse combustíveis. Não tem nada a ver com o Governo, nem com o futuro aumento dos preços», precisou.
O aumento do preço dos combustíveis é uma das medidas de saneamento económico e financeiro para 2023.
«São medidas algumas delas de aperto e outras de caracter compensatório sobretudo para as pessoas mais vulneráveis», explicou o primeiro-ministro.
O governo através do Ministro das Finanças anunciou a subida dos combustíveis para a primeira semana de janeiro, mas depois fez marcha atras. Patrice Trovoada decidiu atrasar a implementação da medida.
«No princípio de janeiro as pessoas saem de um período festivo em que as pessoas tiveram despesas e tivemos em atenção, de não actualizar os preços já no início de janeiro. Poderá ser nos finais de janeiro poderá ser no princípio de fevereiro. Repito as medidas são indispensáveis e necessárias», frisou..
Patrice Trovoada desejou ao Presidente da República um bom ano, paz e felicidade. O mesmo voto foi dirigido ao povo são-tomense.
Ano novo, coloca novos desafios a São Tomé e Príncipe para o combate a crise económica e financeira.
Abel Veiga
Fuba cu bixo
9 de Janeiro de 2023 at 0:43
O papá Patrice esta no bom caminho,nas redes sociais os da velha maioria encabeçada pelo MLSTP estão a ficar doido varidos não conseguem viver na oposição mas podem chorar a vontade vão chorar 12 anos.
Andorinha
9 de Janeiro de 2023 at 1:02
Muito bem Patrice trovoada concordo contigo vamos avançar o povo esta consigo.
Edson Neves
9 de Janeiro de 2023 at 6:53
Sr. Ministro dá declarações como se não soubesse que a Enco é uma estatal e o governo não pudesse intervir direta ou indiretamente através de medidas de controle de mercado. É desconhecimento? Ou declaração pra isentar-se de responsabilidade governamental?
VAI TU
9 de Janeiro de 2023 at 14:56
Não é ESTATAK
Toni
9 de Janeiro de 2023 at 18:17
Controlar o mercado!!! Nunca pagaram á sonangol, qual a força negocial, menos que zero…. Não têm crédito internacional, força negocial = menos que zero, enfim muitas mais coisas…..
Só conseguem donativos!!! Pedinchice!!! É a realidade de um país que não tem razão de existir como tal!! Sim ser uma região autónoma de um outro país, tipo Angola….
Este resultado não é culpa deste governo, mas sim de todos os governantes e governos desde a “independência “!!!
É triste, mas é a realidade.
Vanglega
9 de Janeiro de 2023 at 11:04
Hà nòs pedem trabalho para vencer austeridades.
A eles podem gastar nosso dinheiro em viagem. Rouba-nos comprarem casas, carro e outros Ben’s na EUROPA.
O sacrificios è para o povo, atè nos matam e ñ hà JUSTIÇA
Célio Afonso
10 de Janeiro de 2023 at 8:37
STP é um estado falhado onde
Os politicos aproveitam para se enriquecerem e mais.
A esperança de recuperar o país enquanto estado de direito é praticamente 0.
Só se for um governo indigitado pela ONU.
Margarida lopes
10 de Janeiro de 2023 at 9:09
A desastrosa situaçao politica em STP deve-se ao POVO que é FALSO, traiçoeiro, COBARDE…ele é o PIOR inimigo do pais. Patrice TROVOADA sabe muito bem que trata-se de um povo corrupto,com tendência DELINQUENTE, que se compra com umas miseras centenas de dobras…este é o POVO IDEAL para um PADRINHO MAFIOSO, um psicopata criminoso como é este foragido bandido PT.
Este cara de pau , PT, é vagabundo que nunca trabalhou e que vem querer fazer discurso MORAL sobre o TRABALHO. Por esmola, ele que và se catar, enquanto nao for julgado e condenado pelos crimes cometidos.
Mezedo
10 de Janeiro de 2023 at 11:12
O MLSTP sempre esteve e esta disponível para trabalhar com este povo.
o Ladrão que só vive fora e aparece quando ganha é que não sabe viver na oposição.
quando esta na oposição só fala mal do país até mesmo descredibiliza o país para todo resto do mundo.
Mas ainda vem cadeia para esse Assassino de Quartel de 25/11
sempre amigo
10 de Janeiro de 2023 at 11:44
kkkkkkkkk!
Ralph
11 de Janeiro de 2023 at 5:40
Este problema de inflação e de falta de abastecimento na hora é um que se está mostrar mundialmente. Será difícil encontrar um país em algum lugar que não esteja a confrontar este problema. Infelizmente, a inflação é um flagelo que tende a constranger os governos de realizar a sua solução de primeira esolha, ou seja, atirar muito dinheiro a qualquer problema na esperança de que esse problema se resolva, mesmo se muito dessa gastar acabe por ser esbanjado. Isto quer dizer que a austeridade é o que se precisa. Também tende a ser um problama que se sente na maioria das vezes pelos pobres. Porém, o problema da inflação tem de ser combatido para que a economia possa voltar a funcionar como deve ser. Acho que, nesta situação, não haja outras soluções credíveis.