Antes de iniciar no último fim de semana, um périplo internacional de caratcter privado, por Portugal, Espanha e Emiratos Árabes Unidos, o primeiro-ministro Patrice Trovoada reagiu à Moção de Censura ao governo, que o MLSTP, maior partido da oposição submeteu à mesa da Assembleia Nacional.
«Quer fazer com que o governo perca foco. Que o governo não trabalhe, que o governo esteja distraído, quando estamos a trabalhar árduamente para por o país nas condições mínimas», declarou Patrice Trovoada.
O Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe definiu a Moção de Censura ao Governo, como sendo uma gesticulação que visa desviar as atenções do executivo na busca de soluções para os problemas sociais e económicos que o país enfrenta.
«Esta equipa que gesticula distruiu o país financeira e económicamente. e toda gente sabe», frisou.
Danilo Santos o líder da bancada parlamentar do MLSTP, anunciou em conferência de imprensa que já foi entregue à mesa da Assembleia Nacional a proposta para debate da Moção de Censura ao governo.
Um debate que vai estar centrado nos acontecimentos de 25 de Novembro que ocorreram no quartel do exército e que causaram a morte de 4 cidadãos nacionais, após tortura.
Nas declarações à imprensa no último fim de semana, o Primeiro Ministro disse que ainda não tinha sido notificado pela Presidente da Assembleia Nacional, Celmira Sacramento, sobre a urgência do debate parlamentar a Moção de Censura.
Abel Veiga

Margarida lopes
17 de Janeiro de 2023 at 9:03
Quem pretende DISTRAIR o governo, o MUNDO, o povo e ABUSAR do PODER é bem este psicopata DITADOR Patrice TROVOADA, mentiroso e COBARDE que anda pelo mundo fora a intrujar os demais sobre o MASSACRE- CRIMINOSO do 25 se novembro ùltimo, que ele montou e mascarou num inventado GOLPE de ESTADO e/ou ataque ao quartel (ainda por definir). O Patrice TROVOADA regressou para STP tendo como o 1° objetivo ELIMINAR FISICAMENTE o ùnico homem com “H”, Arlécio COSTA, que lhe enfrentou pùblicamente chamando-lhe de COBARDE e de bandido, eis porque foi logo eliminbado, pois que com ele vivo em STP o Patrice TROVOADA nao haveria de ter espaço para dirigir com autoridade e maquievalismo…estaria limitado, até mesmo dsetituido logo que tentasse algo.Quanto ao Delfim NEVES, é um outro bandido, da mesma laia que o Patrice T. e o PT nao lhe teme porque sao iguais, cada um quer é dominar, ter poder e roubar para levar uma vida de PACHA…é a ùnica razao que lhes opoe, mas nada têm um contra o outro, trata-se apenas de RIVALIDADE pessoal.
Enquanto o Patrice TROVOADA estiver no PODER em STP a situaçao continuarà sendo de MEDO,de OPRESSAO, de VIOLÊNCIA…com o regime AUTORITARIO-DITADOR.
Queremos alertar aqui que o Patrice TROVOADA nao està a abrigo sobre os crimes que ele tem cometido, tanto do passado (assassinatos do jovem de riboque, e do economista Jorge SANTOS…), nem do presente (o massacre do 2( de novembro de 2022), onde 5 vidas de cidadaos inocentes foram ceifadas. Seja como for haverà justiça.
Vanplega
17 de Janeiro de 2023 at 22:49
Este senhor tem medo da verdade.
Uma falta de respeito para com a casa do povo.
Uma Moção de Censura e o governo ñ vai!
Uma brincadeira
Ele està mais preocupado em matar os Santomenses e caminhar com seu objectivo de implantar DITADURA.
Mais São Tomé e Príncipe é forte e verdadeiro. Talvez ainda enterramos este videlo lá
Margarida lopes
17 de Janeiro de 2023 at 9:20
…toda a GENTE sabe sobre esta equipa, assim como toda a GENTE tanto fora como em STP sabe que o Patrice TRVOADA é um psicopata-criminoso-bandido-mentiroso e sobretudo COBARDE que manda assassinar aqueles que lhe enfrentam, como fez com o Arlécio COSTA…e ele vai PAGAR MUITO CARO por este HORROR cometido no dia 25 de novembro. Vivo ele estarà para assistir a violência que também poderà vir ser cometida à sua volta sobre aqueles e aquelas que ele “talvez”ama (psicopata também pode ter amor pelos seus). O Patrice T. tem que saber o que é o ABUSO, a DOR,a VIOLÊNCIA…tudo o que ele praticou contra os outros. Estaremos aqui para assistir !
SEMPRE AMIGO
17 de Janeiro de 2023 at 11:45
A saber da reação deSua Exclência senhor primeiro ministro Patrice Trovoada,lembrei-me do cèlebre discurso do senador romano Marcus Tulius Cìcero,contra outro senador CATILINA que conspirava em Roma,para subverter o regime e derruba-lo.Paaso a transcrever:”Atè quando, CATILINA,abusaràs da nossa paciencia? Por quanto tempo a tua loucura hà-de zombar de nòs?A que extremos se hà-de precipitar a tua desenfreada audàcia? Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?Quem,dentre nòs,pensas tu, que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente,onde estiveste, com quem te encontraste,que decisão tomaste?….oh tempos oh costumes”.Fim dacitação.Não serà que temos uma situação identica em São Tomè e Princepe?…
,
Anjo do céu
17 de Janeiro de 2023 at 15:02
Patrice trovoada ,PR AN PGR estão todos bem interligados aprotegerem se uns aos outros.Porque em condições normais Patrice trovoada que foi 1º a falar oficialmente no dia 25 Novembro 2022 que tudo está calmo e não houve mortos e era o mesmo que devia ir ao Parlamento retificar o erro e justificar perante o Povo de S.Tomé e Principe e pelo mundo todos os contornos deste INVENTONA.
Como ele sabe que está associado ao crime agora tem medo.Espero que oposição faça o seu trabalho mantendo firme nas suas convicções de arranjar outra forma de manisfestar,e pressionar de novo opnião publica de acelerar as investigações e punir esses bandos de malandros e criminosos e os das FARSTP.Tarde ou cedo vai haver justiça divina
Bem de São Tomé e Príncipe
17 de Janeiro de 2023 at 17:27
Senhor PT não é verdadeiro democrata. Como é que o senhor tem o desplante de dizer que a oposição quer distrair lhe com a Moção de Censura? Ao dizer isso, já demonstra que o senhor não respeita a Constituição do país, ou seja, pode-se concluir que o senhor jurou falsamente ao tomar posse como deputado e chefe do governo. Toda a sua actuação; entrevista, Nota de impressa e comportamentos indicam a sua culpabilidade no massacre de 25 Novembro, ouseja, o senhor próprio, ao longo desse período está autoacusar-se.
Mário Tomé / Riboque
19 de Janeiro de 2023 at 8:22
Sempre foi assim.
Nunca respeitou as Leis do País.
Quando está cá(só enquanto 1ro Ministro) é Rei e Dono disto tudo e ponto final.
Faz a até ultrapassar todos os limites depois quando vais as urnas e perde sobe avião e volta 4 anos depois.
Nenhuma novidade, está a fazer e a comportar-se exatamente como sempre fez.
Infelizmente arrependimento agora não da p voltar a traz.
Gentino Plama
17 de Janeiro de 2023 at 20:15
É simples ler vê-se na pessoa da mesmo,… era risonho, expedito, e tinha todos a volta sem se precisar de intermediário. Interagia com todos. Agora aparece abatido, comprometido consigo mesmo, sentido de medo;… desconfiança até com os que encontram a sua volta. Se se não devesse, não se temia.
Há que ter muito cuidado pois, não se conhece qual é o sentimento daquelas pessoas a qual te confeciona aquele guisado que é acompanhado com a matabala;
A dona que lhe prontifica os fatos, não se esquecendo do motorista que o guia para onde quer que seja.
Mandar tirar a vida neste pequeno mundo em que todos são irmãos, e dar-se ao luxo de que não há quem lhe toca, continua sendo inédito no País.
Ralph
19 de Janeiro de 2023 at 5:43
Embora moções como esta tenham frequentemente algum grau de substância sob a superfície, infelizmente são comumamente uma artimanha para tentar distrair o governo e trazer atenão à causa dos partidos da oposição, como refere o primeiro ministro no artigo. Porém, tenho alguma simpatia pela oposição porque pode ser muito difícil pôr um governo recém-eleito sob pressão bem logo depois de uma eleição. Por isso, moções como esta sem dúvida têm um lugar importante no conjunto de ferramentas de qualquer oposição.