O presidente do MLSTP, partido que apresentou a Moção de Censura contra o governo, disse a imprensa que o despacho da Presidente Celrima Sacramento que rejeita o debate da Moção de Censura foi escrito a mão.
Jorge Bom Jesus, expressou «veemente repúdio e indignação perante a rejeição da moção que nós apresentamos, num despacho que foi feito pela Presidente da Assembleia Nacional que não tem competências para tal», declarou.
Um despacho que segundo o Presidente do MLSTP, viola a constituição, e os direitos politicos da oposição.
Jorge Bom Jesus disse sentir que «há laivos da ditadura, mesmo a nível da Assembleia Nacional».
Deecepcionado com a Presidente da Assembleia Nacional, que ajudou a eleger, o MLSTP apelou Celmira Sacramento a «perceber que é uma oportunidade impar para dignificar a democracia, e ser orgulho para as mulheres em geral. Esta senhora está a se revelar uma vergonha pela sua incompetência», acrescentou.
Para o president do MLSTP a independência do órgão de soberania Assembleia Nacional, está em perigo. «A president da Assembleia Nacional não pode estar a receber ordens de ninguém. Ela deve estar a receber ordens de algum chefe», pontuou, Jorge Bom Jesus..
O despacho da Presidente da Assembleia Nacional diz que os acontecimentos de 25 de Novembro de 2022 estão em segredo de justiça. Por isso mesmo não deve ser alvo de debate parlamentar.
«Não queremos discutir o processo judicial. Há um inquérito em curso. Nós queremos discutir os factos. A moção de censura era para forçar o senhor Primeiro Ministro que tem fugido aos debates e não é a primeira vez», justificou o Presidente do MLSTP.
Jorge Bom Jesus considera que há muitas zonas de sombra em todo o processo do dia 25 de Novembro. «Há muitos mistérios que o poder tenta ocultar».
O líder do MLSTP colocou várias questóes. «Perguntamos, porquê este medo de debater?. Porquê que o senhor Patrice Trovoada tem medo de debater?».
O MLSTP recordou que todas as tentativas de levar o governo ao parlamento para debater os acontecimentos de 25 de novembro foram travadas pela Presidente da Assembleia Nacional. Pediu um debate de urgência e foi negado. Agora a Moção de Censura ao governo para debater o mesmo assunto foi rejaitada.
O líder da bancada parlamentar do MLSTP, Danilo Santos, também interveio na conferência de imprensa para explicar que o regimento da Assembleia define que a moção de censura deve ser debatido no terceiro dia parlamentar subsequente. Mais ainda que a moção de censura não é um instrumento que se autoriza. Segundo Danilo Santos, o dispositivo está regimentado e logo após a sua introdução deve ser debatido.
Abel Veiga
VAI TU
18 de Janeiro de 2023 at 12:18
Eu penso, que a oposição está a incorrer num grande erro. Tudo o que está relacionado com o triste acontecimento de 25 de Novembro, não deve ser discutido na Assembleia, nem os Partidos, devem manifestar as suas opiniões, que sejam passíveis de influenciar e, ou alterar o desenvolvimento das investigações.
Se não houver relatórios sobre o caso, até fins de Fevereiro,então devem exigir discussão na Assembleia, pedir intervenção internacional.
Até lá, se estão interessados em saber o que será, o apuramento de responsabilidades, tem que aguardar com calma.
Duarte
18 de Janeiro de 2023 at 12:38
Kkkkkk.
O MLSTP e seus partidecos de oposição sem assento parlamentar estão bastante desesperados!
Tudo na tentativa de esconder os negocios sujos a volta da concessão dos portos e da Enap seort em favor da safebond!!!!
Fuba cu bixo
18 de Janeiro de 2023 at 13:11
Os Militantes do MLSTP têm que rapidamente eleger um Presidente do partido que abandone a estratégia de odio contra Patrice e concentre no partido assim será tarde demais
A Célia Posser ja havia dito o ódio do MLSTP pelo Patrice é doentio e não podemos estar nisto,o país tem que avançar MLSTP não fala uma única palavra sobre real problemas do país que são muitos.
Sem assunto
18 de Janeiro de 2023 at 14:08
Não creio que o MLSTP com este expediente esteja a salvar alguém, pois só é salvo quem ,definitivamente, assim o desejar ser.
O povo não previa tudo isto? As inconguências e abusos do poder de 2014-2018 em nada serviram?
A memória coletiva do povo santomense é tão curta?
No lugar dos partidos da oposição limitar-me-ia ao silêncio e observação, pois o povo assim desejou.
Vanplega
18 de Janeiro de 2023 at 14:23
Tudo isto è culpa vossa
Ñ fizeram vosso trabalho como deve ser enquanto governante.
Tiveram 4 anos no poder, poderia ser diferente, mais ñ, olharem os vossos bolsos.
Roubando este povo, comprando casas, carros e outros Ben’s
Ñ fizeram o trabalho como deve ser, agora aguenta.
Tudo Sao Tome e Principe, conhecem Patrice e, sabe das verdadeira intensao deste individo
Tiberio
18 de Janeiro de 2023 at 15:06
Sinceramente. Mas quando é que o MLSTP vai cair em si e chegar a conclusão que quanto mais bater nessa tecla pior vão ficar no filme.
Deixem o ADI governar em paz. Eles ganharam com maioria absoluta, observe critica construtivamente, e reorganize o vosso partido para passar a ser uma oposição credível.
O PCD já acabou, o MDFM igualmente, mesmo assim o MLSTP continua a fazer jogadas dos outros partidos moribundos e se afundar cada vez mais?
Por favor MLSTP, acorde, o país precisa de vocês como um partido tradicional credível. Como uma alternativa válida. Deixa de politiquices de terra queimada que já ficou mais do que provado, por diversas vezes que cada vez que vocês agem de má fé contra o ADI ou a pessoa do Patrice Trovoada, o MSTP é que sai mais fragilizado.
Alguém ainda perguntou num dos comentários aqui neste site, há quanto tempo o MLSTP ganha uma eleição? Por isso façam uma análise introspetiva, resolvam os vossos problemas internos, que não são poucos, e depois criticam os outros, porque vocês têm sido uma vergonha, aberração atrás de aberração. Abem os olhos!!!!!
wilson Bonaparte
18 de Janeiro de 2023 at 18:00
O presidente do MLSTP, partido que apresentou a Moção de Censura contra o governo, disse a imprensa que o despacho da Presidente Celrima Sacramento que rejeita o debate da Moção de Censura foi escrito a mão. Claro, porque é muito mais fácil escrever à mão do que usar um computador, não é mesmo?
Jorge Bom Jesus, expressou «veemente repúdio e indignação perante a rejeição da moção que nós apresentamos, num despacho que foi feito pela Presidente da Assembleia Nacional que não tem competências para tal», declarou. Ah, então ela não tem competências, mas vocês a ajudaram a eleger. Interessante.
Jorge Bom Jesus disse sentir que «há laivos da ditadura, mesmo a nível da Assembeia Nacional». Ah sim, porque é claro que a democracia é tão fraca que um simples despacho escrito à mão é suficiente para transformá-la em ditadura.
Deecepcionado com a Presidente da Assembleia Nacional, que ajudou a eleger, o MLSTP apelou Celmira Sacramento a «perceber que é uma oportunidade impar para dignificar a democracia, e ser orgulho para as mulheres em geral. Esta senhora está a se revelar uma vergonha pela sua incompetência», acrescentou. Ah, então agora ela é incompetente, mas antes era digna de ser eleita com o apoio do MLSTP.
Para o president do MLSTP a independência do órgão de soberania Assembleia Nacional, está em perigo. «A president da Assembleia Nacional não pode estar a receber ordens de ninguém. Ela deve estar a receber ordens de algum chefe», pontuou, Jorge Bom Jesus. Ah sim, porque é claro que a independência de um órgão de soberania pode ser tão frágil que uma simples ordem é capaz de destruí-la.
O despacho da Presidente da Assembleia Nacional diz que os acontecimentos de 25 de Novembro de 2022 estão em segredo de justiça. Por isso mesmo não deve ser alvo de debate parlamentar. Ah, então agora é tudo culpa do segredo de justiça
Um despacho que segundo o Presidente do MLSTP, viola a constituição, e os direitos politicos da oposição. Sim, porque é claro que a oposição tem mais direitos do que o governo.
boca pito
18 de Janeiro de 2023 at 18:15
Modo kwa ska ndá, milhon ine de MLSTP/PSD ku basta, zeta parlamento bé nem ké ba taçon. Dessa kwá tawa tcila salu.
Mezedo
19 de Janeiro de 2023 at 7:36
Infelizmente o Wilson Bonaparte também esta revelando um falta de conhecimento com essas interpretações feito.
Mas em fim é como coisa ficou.
Tudo que oposição reclama pelo bem da Democracia os cegos vêm como ataque ao Governo.
Eu acredito que se fosse familiares de muitos que estão cá bajulando a favor do governo que foram assassinado no quartel, estariam na rede social a clamar pela Justiça.
Quem vos viu e quem vos vê
Os tempos vão vos mostrar o caminho da verdade.
Margarida lopes
20 de Janeiro de 2023 at 10:58
Com ou sem a oposiçao o governo AUTORITARIO-DITADORIAL do Patrice TROVOADA, vai terminar brevemente e muito MAL, segundo do mau-PRESAGIO que ele mesmo se ocupou a CONSTRUIR começando com a instalaçao do seu regime do massacre do 25 de novembro ùltimo, VIOLENTO-CRIMINOSO-BARBARO no pedestal da sua autoridade toda PODEROSA onde é ele (por instante), o REI da COCADA PRETA com o apoio dos seus capangas de serviço, tendo no cabeçàrio o PAU MANDADO do presidente fantoche, o patético VILA NOVA, com os seus acolitos do Jorge AMADO, Américo RAMOS, KELVE CARAVALHO, ARMINDO (o assassino bis), Célia POSSER( a bipolar-estérica)…e os capanguinhas do ABEL E PINDO etc.
Pedimos encarecidamente a populaçao sao-tomense e princepense, a nao cometer a nenhuma VINGANCA que venha fazer do Patrice TROVOADA um “falso” heroi, em vez de CRIMINOSO-ASSASINO-PSICOPATA E BANDIDO que ele é. Patrice TROVOADA tem, merece e deve ser TRADUZIDO junto da justiça INTERNACIONAL para ser julgado e severamente CONDENADO pelos atos ignobis que ele praticou desde que pisou os pés em STP,com o apoio e de maos dadas com o Gabriel Arcanjo Ferreira da Costa ( nunca podemos e nem devemos esquecer que no inicio eram pessoas que tiveram juntas, eram muito proximos, jogando na mesma equipa desde a França, onde começaram juntos a fazer a camapanha contra o Manuel PINTO da COSTA e a favor do regresso dos TROVOADA, em outubro de 1990). Nao temos a memoria curta, pois se STP està como està atualmente devemos também a colaboraçao do Gabriel Costa…este individuo nao é inocente nesta giga-joga. A HISTORIA merece ser contada com toda a VERDADE sem esquecer de um elemento…o Gabriel Costa està longe de ser um santo nesta atualiade sao-tomense. Sejemos JUSTOS!
Bem de S.Tome e Príncipe
22 de Janeiro de 2023 at 10:00
Contra factos não há argumentos. Mas, os que defendem o PT, mesmo com os factos á vista de todos arquitectam argumentos.25 de Novembro, querem apagar, pq toda a gente sabe, mesmos os de ADI que o PT é o maior responsável.Mas, a justiça vai acontecer. Todos aqueles que ajudaram ou ajudam o PT a branquear a situação vão ter problemas juntamente com ele.