A União Europeia declarou que está atenta aos acontecimentos de 25 de Novembro de 2022 no quartel do exército que provocaram a morte por tortura de 4 civis.
«Obviamente que a União Europeia está atenta ao que se passou no dia 25 de Novembro, e está a espera que o relatório da investigação seja emitido, e ver quais são as acções que vão ser tomadas em conta», afirmou Rosário Bento Pais(na foto), embaixadora junto ao Estado são-tomense.
Práticas de tortura preocupam a instituição que é um dos principais parceiros e doadores de São Tomé e Príncipe.
«É uma preocupação para a União Europeia saber que houve actos de tortura e que os direitos humanos foram violados nesse dia, para nosso conhecimento um acto único neste país», reforçou Rosário Bento Pais.
Acto inédito que coloca São Tomé e Príncipe no centro das atenções do mundo. «Estamos atentos porque é um dos valores cruciais para a União Europeia, os direitos humanos», concluiu a embaixadora da União Europeia.
Abel Veiga
ANCA
30 de Janeiro de 2023 at 14:58
Lembrem se tambem da morte do cidadãos São Tomense baleados a luz do dia no seixal e outro que apareceu morto na cela num prisido em Lisboa.
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe
Joaquim Semedo
30 de Janeiro de 2023 at 17:52
Patrice vai ao Dubai, vai a America Latina, vai a Índia, escancarou as portas de STP a China e muito mais.
MLSTP só está ancorado a EU, Portugal e Angola. Nada mais. Por UE está com dor de cotovelo. Diversificação de parceiros económicos e diplomáticos e uma afronta a UE. Por isso temos essa reação da UE. Com MLSTP, os empréstimos e as ajudas vem no papel e voltam para a origem em forma de salários chorudos dos consultores europeus e luvas e benesses aos dirigentes e Administradores nacionais. Com PT Cambalacho está em perigo. Por isso esse grito de alerta. Direitos humanos são os Consultores Europeus ganharem salários de ouro durante décadas e o país estar sempre a regredir. Muita hipocrisia por parte dos nossos parceiros.
Nini de Roça Trindade
30 de Janeiro de 2023 at 18:16
Europa é que vai dar ordens n’Africa
Eu tinha razão
Já viram?
Mundo da volta
Mundo sa mali munto
Rucia cu Ucrânia luta luta só, resultado zero
Israli cu Palestina cu Iron cá fé confuson confuson tan
Dehde Karspov sa axi me’
Bruno! Mesma coisa
Dehde fica com arrogância nariz pá cima, resultado zero
Bruno, vaidoso vaidoso só, convencido
Ninguém resolve nada
Povo lamenta lamenta lamenta
Destruição destruição só
Coisas de atraso
Instabilidade no UK
Instabilidade na África Du Zulu desse rapaz Madiba de Telanon sa Bluno me’
Instabilidade no médio oriente
Europa fubá CU bixo
Estados Unidos provoca provoca faz dinheiro faz dinheiro faz dinheiro
Povo São-tomense nada nada
Misericórdia. Misericórdia. Aleluia Aleluia Aleluia
Santome Poderoso ajuda eles com guerra nuclear deles.
São todos assim; coisa de bolilo bolilo bolilo só
Nilson
30 de Janeiro de 2023 at 18:39
Estão a fazer mistura com as coisas
Se a Europa não é amiga d’Africa, como é que a Europa pode ser amiga de São Tomé e Príncipe? São Tomé e Príncipe são duas ilhas lindas e também é um país Africano.
Povo! Pensa bem. Reflete e analisa toda a situação no seu total.
É só arte manhã pá poder
Quem ganha eleição é que governa
União Europeia vai lá pá São Tomé nem sequer vai pá roça da gente dinheiro. Só quer dar dinheiro aos corruptos para roubar e depositar todo dinheiro nos bancos de Europa. Jogo sujo! Jogo sujo! Jogo sujo!
Europa não dá negro confiança, nem sequer valorizam nós aqui na Trindade
Não liga voz alta d’Europeus, conversa fiada só
Estão a misturar questão jurídica, com política vonvon, e na realidade Europa quer aproveitar tudo de São Tomé pá eles comer beber fazer Kizomba deles, e povo são-tomense é que sofre
Tudo isso é jogada
Deixa esses fala fala deles como malucos, vê eles, não diz nada. Fica calado
Concentrar só na melhoria de condições de vida do povo de São Tomé e Príncipe é começa a trabalhar para melhorar a imagem do país no estrangeiro e desenvolvimento sustentável de STP.
A União Europeia não resolve problemas de Rússia, Ukrainia, Israel, Palestina, Irão, violência de tiros de fogos de armas n’America, eles empobreceram todo o continente d’Africa, até Jair Bolsonaro ficou doido, Europa não ajudou ele na psycatria, como é que Europa vai ajudar essa situação?
Eu to aqui um Trindade, minha casa de madeira quase quebrou, eu sozinha corei madeira tou reparar. Eu sou carpinteiro, camponês, pescador, jardineiro, faço tudo sozinho. Eu coitado, Europa não ajuda. Mas, enfim. Deus ajudamo, trabalho toda semana, mesmo assim no Sábado vou dançar minha Kizomba numa boa
Europa que’?
Responde
Antonio Nilson
30 de Janeiro de 2023 at 18:59
Eu concordo plenamente com a senhor Antônio Vaz que diz:
“Trabalha com responsabilidade e seriedade sem medo e com dedicação para o país desenvolver. Ajuda o povo são-tomense com bom trabalho, sejamos competentes, finos e elegantes, com sabedoria, ética, honestidade, e ponderação. Leve leve — Mais nada! Deixa eles falarem atoa; entra de um ouvido, sai de outro lado.”
Nini Sem Problemas do Bonito de Família Nariz Grande
31 de Janeiro de 2023 at 8:06
Nome Completo: Nini Negro Africano Preto Bem Escuro de Assim Mesmo de Tudo de Bom Sem Problemas
Abusa com o povo
Vai pá cadeia. Depois
Vou ti cantari
Nini Escuro Que Da Mesmo Mesmo
Nini Feio Mas Povo Gosta
31 de Janeiro de 2023 at 8:17
Telanon, bô bê qua Cueda?
Africano so sa problema
Tela sa tela non
Punda ka manda Africano & ngue Santome mece tlata Blanco glavi no VIP, Santomense corrupto Ka tlata preto fe^ fe^ tan?
Misericórdia. Aleluia
Fui é
Umbaza mum
Nini Feio Nariz Grande Rapaz Pobre de 3 Fevereiro
José António
31 de Janeiro de 2023 at 9:57
A União Europeia não tem muita moral para chamar atenção dos outros, já que fecha os olhos quando quer e abre quando quer também.
Veja o que está a passar com as crianças e jovens de Palestina, onde são mortos e torturados todos os dias como animais irracionais pelas tropas israelitas, as casas dos familiares demolidas para erguerem casas de colonos israelitas e a União Europeia nem uma palavra diz à Israel. Ao contrário, a França, Estados Unidos, Inglaterra etc. continuam a entregar à Israel estas armas para continuarem o massacre dos palestinianos, crianças e jovens indefesos.
Olha o que passa nos Estados Unidos de América, onde dezenas de jovens negros são assassinados diariamente nas mão dos policias brancos e a União Europeia nem tosse para condenar.
Onde é que está a moral da União Europeia.
Os búfalos comandados pelo tal senhor Arlécio Costa já deu 3 golpes de Estado em S.Tomé, sendo um com Presidente Miguel Trvoada, Outro com Presidente Fradique, Outro com Maria das Neves, e continuavam a ameaçar de forma permanente a estabilidade deste país. O que é que a União Europeia tinha feito para ajudar a condenar estes malfeitores.
Hoje no coração da Europa existe uma guerra, entre a Ucrania e Russia. O que é que a União Europeia tem feito para buscar a paz. Alguma vez ouviram a União Europeia falar de uma reunião conjunta com as partes para ultrapassarem as divirgencias? A unica coisa que sabem é seguir ordem do patrão Estados Unidos de America para enviarem mais tanques mais aviões, leopardos etc. Esta é a forma da parrar com uma guerra? enquanto os jovens, mulheres, crianças ucranianas estão a sofrer diariamente?
Portanto, para mim a União Europeia que vá catar água e tomar juízo
J. Luis M
31 de Janeiro de 2023 at 17:04
Quantos santomense vão trabalhar ou tratar-se à China, à Rússia ou a país africano? Vêm daqueles países, da Nigéria, Mauritânia e Gabão fazer aqui os seus negócios? – Quanto santomenses, vão trabalhar para esses países, fora da união europeia?—Recordar que, em 2020, havia cerca de 2.600 doentes são-tomenses em tratamentos em Portugal, a maioria a fazer hemodiálise e em tratamentos oncológicos
A que hospital recorreu Patrice Trovoada, na sua última ausência do país? Ao Hospital da Luz, em Lisboa
José Manuel
31 de Janeiro de 2023 at 21:51
O Senhor Sarkozy, ex presidente de França coordenou a União Europeia e foram todos assassinar o Presidente Kadafi na Libia, deixando um país que era prospero num desastre humanitário. Como é possivel União Europeia querer dar lições a qualquer outro país. Quando borbadearam a Libia, mataram velhos, crianças, mulheres etc. e naquela altura não havia direitos humanos para União Europeia.
A União Europeia apoiou Estados Unidos na invasão do Iraque prenderam o Presidente Sadan e enforcaram publicamente, deixando o Iraque numa situação desastrosa. Onde está os direitos humanos desta dita união europeia.
A União Europeia não tem personalidade propria. Quem manda na União Europeia é Estados Unidos.
Por isso, só mesmo S.Tomé é que a UE pode vir esgrimir a sua atitude irresponsável.