São Tomé e Príncipe participa ao mais alto nível na cimeira parlamentar entre a Rússia e o continente africano que decorre em Moscovo.
Celmira Sacramento, Presidente da Assembleia Nacional, e segunda figura do Estado representa o arquipélago são-tomense no evento de concertação política e económica entre a Rússia e os países africanos.
A missão em Moscovo, é a primeira visita oficial da Presidente da Assembleia Nacional fora do continente africano. O vizinho Gabão tinha sido o primeiro ponto da visita de Celmira Sacramento ao exterior do país.
Em fevereiro último Vladimir Tararov, embaixador da Rússia em São Tomé e Príncipe garantiu o reforço das relações bilaterais com São Tomé e Príncipe.
Anunciou que Moscovo decidiu aumentar o número de bolsas de estudo para os estudantes são-tomenses, de 5 para 20 bolsas anuais. Promoção da cooperação económica é outra prioridade prevista para as relações bilaterais.
Esta terça – feira, e à margem da cimeira parlamentar Rússia – África, a Presidente da Assembleia Nacional, reúne-se com os estudantes são-tomenses em Moscovo.
A delegação são-tomense liderada por Celmira Sacramento levou encomendas, lembranças, e sabores de São Tomé e Príncipe, que os pais e amigos enviaram para os estudantes na Rússia.
Por causa das sanções submetidas à Rússia pelo “Ocidente Alargado”, e em consequência da Guerra na Ucrânia, a delegação de São Tomé e Príncipe teve que utilizar o trafigo aéreo do “Sul Global” que continua aberto até Moscovo, ou seja, um voo com escalas em pelo menos 3 países africanos, para depois chegar a capital da Rússia.
São Tomé e Príncipe mantem uma posição neutra, em relação ao conflito bélico na Ucrânia que já devidiu o mundo em dois blocos antagónicos.
Abel Veiga

Pedro Costa
20 de Março de 2023 at 13:30
Falta de visão ! Como é que os jovens não abandonam o País ? se os politicos não conseguem dar rumo ao País !
Estranho
20 de Março de 2023 at 17:46
André Aragão também irá?
Lucas
20 de Março de 2023 at 21:08
Ou a Senhora está distraída ou não está a par do que se passa
Expliquem à Senhora a barbárie que Moscovo está a impor na Ucrania e por consequência o que está a custar ao mundo e São Tomé não passa ao lado
Na primeira saída deveria ir a Lisboa pois é para lá que os 78% dos jovens de São Tomé querem ir.Vá e talvez aprenda alguma coisinha como fazer feliz um povo
GERALDO GOMES ALVES
21 de Março de 2023 at 10:17
Mulher fraca, incompetente ! Só mesmo o PT para nos impor a isto……
gustavo lima
21 de Março de 2023 at 10:29
Haja paciência. Nunca vi tanta NULIDADE junta. Esta senhora é uma nulidade por excelência. Já ouviram falar de Pedra com 2 Olhos? Pois, é isto que esta senhora é. Sem EIRA nem BEIRA. Depois vem o sr. PM “Aladin” encantador de cobras mostrar-se admirado pelo facto de que 78% dos jovens querem abandonar o país. Engraçado, descobriu a pólvora. Os seus filhos são bons exemplos. Vivem, estudam e trabalham em STP. Vai mas é passear pá.
Anjo do Céu
22 de Março de 2023 at 11:24
Vai a Russia buscar o quê nesta altura.?
Diamantes, ouro ou prata.ou mas armamento para Quartel e forjar outro 25 Novembro?
Este vosso PM, PR estão mesmo falta de juizo pra um futuro risonho pra STP.
Em principio já estamos altamente condenado. Vamos rezar e agradecer o Governo Português de abrir a porta para estes Jovens para dar destino as suas vidas mas com JUizo…….E Deus abençoe
Gato das Botas
23 de Março de 2023 at 13:55
Portanto, esta senhora, ao fazer isto, está a validar a barbárie; os assassinatos de crianças e mulheres de civis; os violadores dos direitos humanos; os violadores de mulheres e crianças indefesas; no fundo, a pouca vergonha. É isso, não é? Então é bom que tenha essa consciência, já que um pingo de vergonha não parece ter.
Miséria!!